Licenciamento Atrasado

Licenciamento Atrasado

Um licenciamento atrasado é algo que deve ser resolvido o mais rápido o possível, para evitar que você tenha problemas no futuro. Afinal, as penalidades para um motorista dirigindo um veículo nessas condições são variadas e transformam essa questão em um grande problema.

O licenciamento de um veículo deve ser realizado anualmente para mantê-lo de acordo com a legislação de trânsito. Por isso, ter o licenciamento atrasado pode gerar diversos empecilhos para você circular livremente com seu carro, moto, ou qualquer outro veículo não licenciado que possua.

Licenciamento atrasado: qual a importância de licenciar?

O licenciamento de veículos é um procedimento obrigatório exigido pelas leis de trânsito, que deve ser realizado todos os anos, durante o período determinado, pelo Detran, para o seu veículo a partir do último número da placa dele.

O objetivo central do licenciamento é avaliar se o seu veículo está apto para continuar circulando normalmente. Ao licenciar, você recebe o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que comprova que o veículo em circulação está com o licenciamento atualizado e de acordo com a legislação.

A posse desse documento é obrigatória e essencial. Em uma blitz de trânsito, a ausência dele pode resultar em diversas penalidades que poderão criar um problema bem maior posteriormente. Mesmo que o veículo tenha sido devidamente licenciado, o motorista estará cometendo uma infração leve e receberá três pontos na carteira, além de uma multa.

Veículo com licenciamento atrasado pode ser apreendido?

Ao ser pego dirigindo um veículo com licenciamento atrasado você poderá sofrer diversas penalidades, pois a falta desse procedimento é considerada uma infração gravíssima. Por isso, além de receber uma multa, o motorista recebe sete pontos na carteira. E o pior: o motorista poderá ter o seu veículo apreendido.

Por isso, a melhor escolha é realizar o licenciamento de seu veículo assim que possível, para evitar um gasto ainda maior de dinheiro e tempo nessa tarefa.

Como pagar licenciamento atrasado

Para pagar a taxa de licenciamento atrasado de um veículo, é, também, necessário realizar o pagamento de duas taxas: o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Além de todas essas taxas, as multas do carro também devem ser quitadas.

A ausência do pagamento de qualquer uma dessas pendências impede que você realize o licenciamento de seu veículo.

Após efetuar o pagamento das pendências de seu veículo, você pode realizar o seu licenciamento atrasado online, com a Dok Despachante. Assim, você normaliza a situação e recebe o CRLV, que permite que você circule sem ter nenhum problema com a fiscalização.

Com toda a praticidade que realizar o licenciamento online proporciona, não vale a pena se submeter aos diversos problemas que o atraso traz.

Precisa pagar licenciamento atrasado? Conte com a Dok Despachante

Com a Dok Despachante, você tem total praticidade para pagar licenciamento atrasado pela internet e resolver essa questão sem precisar perder horas aguardando para ser atendido.

Por isso, quando precisar de um despachante para resolver diversas questões que permeiam o licenciamento atrasado (ou não) do seu veículo – como o pagamento de IPVA atrasado -, conte com a Dok Despachante.

Comentários

Related Posts