Emplacamento de carro 0km

Assim como todos os brasileiros precisam ter o seu próprio RG e CPF como forma de identificação, os veículos automotores também precisam, de alguma forma, se diferenciarem uns dos outros. Por isso, cada veículo tem o seu próprio documento, a placa. É para isso que serve o emplacamento.

Após fazer a compra de um novo carro, moto ou qualquer outro veículo, todo proprietário deve fazer o registro do veículo no Detran – Departamento Estadual de Trânsito do seu respectivo estado. Ao ser registrado, o veículo recebe uma placa, que serve como sua identidade e que terá como função reunir informações sobre multas, documentação, ano de fabricação, sinistros entre outras coisas

Onde fazer o emplacamento?

Imagine a seguinte situação: você encontra o carro dos seus sonhos, em condições melhores do que as esperadas. Perfeito, não é mesmo? No mesmo instante você tem a certeza de que vai fechar negócio.

Contudo, eis que durante a negociação o vendedor fala que a documentação deverá ser feita em um parceiro da concessionária e que não é possível fazer por conta. E mais: o valor é um absurdo!

Muita gente não sabe o que fazer nessa situação, principalmente por medo de perder uma boa oportunidade de compra, mas aqui vai uma informação importante: a concessionária não pode obrigar ninguém a fazer o emplacamento em lugar determinado, muito menos usando como chantagem a negociação do carro.

Illustração de um carro sem placa visto pela frente

O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

Isso configura venda casada, o que é proibido por lei.

Segundo definição do IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, "Condicionar a compra de um item à aquisição de outro produto ou serviço é o que caracteriza a venda casada".

Veja o que diz o artigo 39, I, do Código de Defesa do Consumidor (CDC): "Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994) I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos; (...)"

Ou seja, se você se deparar em uma situação semelhante, onde o vendedor lhe diz que para comprar o carro com determinado preço é necessário fazer a documentação em um local previamente escolhido pela concessionária, faça o seguinte: entre em contato com o órgão de defesa do consumidor e denuncie. Afinal, não faz o menor sentido pagar até 7 vezes mais caro para fazer o seu 1º Emplacamento quando é possível fazer pelo DOK Despachante com facilidade, economia e segurança.

Qual o prazo para fazer o 1º emplacamento?

Ao adquirir um carro 0km muitas pessoas sentem-se ansiosas para pegar a estrada e estrear o novo veículo. Contudo, é preciso tomar cuidado para não levar uma multa por falta de informação.

O prazo para fazer o emplacamento do veículo novo é de 15 dias, contados a partir da data de emissão da nota fiscal. Durante esse período, o proprietário não pode ficar rodando com o carro por aí. Veículo sem placa só pode sair da garagem no dia e horário agendados para se dirigir ao Detran e fazer o emplacamento, certo?

E se autoridade flagrar o veículo circulando via pública em qualquer outra condição, haverá risco de apreensão, multa gravíssima e 7 pontos na carteira.

Illustração de um calendário com algumas marcações

Quais os custos envolvidos no emplacamento?

Agora veja alguns dos custos que deverão ser pagos juntamente com o emplacamento:

  • DPVAT
  • IPVA
  • Taxa de placa
  • Taxa de serviço

Quais os documentos necessários para o emplacamento?

Veja a seguir quais os documentos necessários para solicitar o emplacamento do seu novo veículo:

  • Decalque do chassi
  • Comprovante de residência
  • Nota fiscal
  • RG e CPF ou CNH

Quais os documentos necessários para o emplacamento?

Além do emplacamento, no DOK Despachante é possível regularizar a situação do seu veículo e pagar todos os débitos pelo cartão de crédito – em até 12 vezes! Para consultar o seu veículo em nosso site é bem fácil e rápido.

Tudo o que você precisa fazer é informar o seu e-mail, optar por pesquisar pela placa ou renavam do veículo e pronto. Dessa maneira, você não precisa nem sair de casa para ter qualquer informação sobre o seu documento.

Illustração de papel no tom vermelho com algumas linhas brancas

Precisa parcelar seu documento?
Chega mais.

12x

Você parcela qualquer valor em até 12x.

6

cards

6

cards

Aproveite para usar até 6 cartões diferentes.

Amamos os elogios dos nossos clientes

Nota no Facebook 4.8

Francisca Dos Santos
Olha eu já faço o documento do meu carro há 5 anos só no despachante dok vejo muita honestidade muita rapidez e muita sinceridade é muito confiante eu hein indico despachante dok para qualquer pessoa como já indiquei para várias amigas continuo indicando
Julio César Santos
Praticidade, Agilidade e Transparência... Equipe DOK, muito obrigado pelo 2º ano de prestação do serviços!!! Só tenho a agradecer... fiz o documento no Sábado e hoje (Quarta-feira), já recebi!!! Valeu Equipe DOK!
Fellipe Cruz
ja è segundo ano que faço documento com a #DOK #DESPACHANTE toda a equipe nota mil #CLIENTE #FIEL
Sara Rene
Faço meu documento com eles à 3 anos , muito rápido e de confiança! Estão de parabéns!
Rafael Salvador
Meu documento acabou e chegar, gostei do serviço. Fiquei com receio de início, porém a finalização foi ótima, chegou dentro do prazo e as condições de pagamentos são ótimas!
Rodrigo Araujo
otimo atendimento o doc chegou na data certa. no começo fiquei meio recioso, pelo alto valor do meu doc, mas no fim ficou tudo certinho com um otimo meio de pagamento. com ctza indicarei para amigos.

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Para que serve o primeiro emplacamento?

Esse requisito básico ao comprar um carro é necessário para que seu carro fique vigente com a lei do país, pois após 15 dias da compra do veículo, o condutor que rodar sem placa comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos de sua CNH.

Primeiro emplacamento de moto

Ele deve ser feito no máximo 15 dias após a compra da moto, esse procedimento é necessário para que a moto fique em vigor com a lei vigente no país.

Primeiro emplacamento SP

Em São Paulo como em outros estados, o tempo de tolerância para que o condutor faça o primeiro emplacamento é de 15 dias, o procedimento é obrigatório.

Tire todas as dúvidas
Consulte grátis

Aguarde, consultando seu documento =)