Valor do IPVA 2024: aprenda a consultar e saiba como calcular

Por: Gregory Packs

Publicado em 16 de março de 2022 | Atualizado em 26 de janeiro de 2024

capa de artigo sobre valor do IPVA | DOK Despachante

Salve, Motorista! O valor do IPVA ainda te preocupa? O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de São Paulo foi, em média, 4,1% mais barato para proprietários em 2024, de acordo com a Secretária da Fazenda de SP.

Mesmo assim, diante do preço, muitos condutores optaram por parcelar o pagamento. Você já se viu em alguma situação que gerou dúvidas como: como o imposto é calculado? é possível consultá-lo?

Então, leia nosso artigo até o final para saber tudo sobre o assunto e evite mais sustos com o preço do tributo. 

Como saber o valor do IPVA 2024? 

O cálculo do valor do IPVA é feito de acordo com o valor venal ou Tabela FIPE, além da alíquota que difere para cada veículo e estado, isso porque ele é um tributo composto, ou seja, formado por diferentes fatores. 

IPVA facilitado | DOK

Contudo, é fácil fazer a conta e descobrir o valor para poder se planejar. Saiba mais sobre isso, bem como calcular o IPVA do seu veículo nos tópicos abaixo. 

O que é e como saber o valor venal? 

O valor venal é uma estimativa que o governo faz sobre o preço de alguns bens. O objetivo é ter uma base para o cálculo de certos tributos. 

No caso do IPVA, o valor venal dos automóveis é estabelecido por meio da tabela FIPE para os seminovos e da nota fiscal para os veículos 0 km. 

Pela ferramenta de consulta da tabela FIPE do DOK Despachante, você consegue descobrir o valor venal do seu veículo. Acesse e descubra agora mesmo! 

IPVA facilitado | DOK

A Tabela FIPE muda alguma coisa no valor do IPVA 2024? 

A Tabela Fipe é considerada a principal base para a negociação de veículos no país. A prova disso, é que até os órgãos oficiais se baseiam nela. 

Ela é atualizada mensalmente e apresenta o preço médio dos automóveis. Esses valores podem ser usados como parâmetro para transações e avaliações. Isso também vale para os automóveis mais caros do país.

Como dito acima, é pela FIPE que o valor venal dos automóveis é definido, tornando-a muito importante quando se trata do IPVA. 

Para que serve a Alíquota do IPVA 2024? 

Diferente do valor venal dos carros, a alíquota não costuma sofrer mudanças mensalmente. Esse termo é usado para definir a porcentagem de imposto que será cobrado por um determinado bem. 

IPVA facilitado | DOK

Para calcular o IPVA, os governos definem diferentes alíquotas para cada tipo de veículo e ambas as porcentagens variam conforme a região do Brasil. 

Confira as alíquotas do IPVA SP 2024:

Alíquotas IPVA São Paulo 2024
AlíquotasTipo de Veículo
4%Carros de passeio;
2%Motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;
1,5%Caminhões;
1%Veículos de locadoras registrados em São Paulo.

Como calcular o valor do IPVA 2024

O cálculo do IPVA é feito com base no valor venal do veículo e a alíquota de cada estado. Para estabelecer um preço para o tributo, a Sefaz de cada região, realiza o seguinte cálculo: 

Valor venal X alíquota = IPVA 

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

Portanto, caso você tenha um carro com valor de R$30 mil e resida no estado de São Paulo (SP), a sua tarifa será assim: 

Infográfico sobre como é feito o cálculo do IPVA | DOK Despachante
Infográfico do arquivo DOK | DOK Despachante

Saiba mais sobre IPVA 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Valor do IPVA para moto 2024 

Como não só de carro se move um condutor, também é importante esclarecer como o IPVA de motos é calculado. 

A alíquota de motos tem valores diferentes por conta de ser um transporte mais leve e ter média de preço diferente dos outros automóveis. Em São Paulo, por exemplo, alíquota de motos é de 2% enquanto a de carros é 4%. 

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

No entanto, a conta continua a mesma: valor venal X alíquota = IPVA. Confira na tabela geral acima, a alíquota de moto em todos os estados do Brasil. 

Prazos do IPVA 2024 

Alguns estados oferecem a possibilidade pagar o tributo em uma cota única ou parcelar, recentemente alguns governos criaram a possibilidade de parcelar em mais de três vezes. 

O estado de São Paulo, por exemplo, ofereceu três possibilidades para quitar o IPVA: 

  • Pagar o valor cheio em janeiro, com 3% de desconto;
  • Pular janeiro e pagar o valor cheio em fevereiro, mas sem desconto;
  • Pagar o valor cheio em até cinco parcelas mensais sem desconto.

Isso é o que foi decidido para São Paulo, no entanto, cada estado definiu suas métricas e calendário e nem todos foram publicados ainda. 

IPVA facilitado | DOK

Com isso em mente, acesse nosso blog para ficar por dentro dos conteúdos do IPVA 2024. Conforme surgir alguma novidade sobre o tema, você saberá em primeira mão. 

Se preferir, faça uma consulta na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado para saber mais sobre os prazos do IPVA da sua unidade federativa. 

O que acontece com IPVA atrasado? 

O IPVA atrasado causa muitos impactos: multas e juros, inscrição na dívida ativa, impossibilidade de fazer o licenciamento e por aí vai. 

No primeiro momento, assim que o prazo do pagamento vence, são cobradas multas de 0,22% por dia de atraso, até o limite de 20%. Além disso, também é acrescentado cerca de 1% de juros por mês. 

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

Se ainda assim, a tarifa não for quitada, o débito será inscrito na dívida ativa (cadastro de devedores do governo). A partir daí, os acréscimos de multa serão de 40%. 

Por fim, é importante frisar que sem o tributo em dia, não é possível realizar o licenciamento de moto, carro, caminhão e qualquer outro veículo.

E, segundo o Art.230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), andar sem o documento do carro é considerado uma infração gravíssima e o proprietário recebe multa de R$293,47. 

Infográfico sobre as consequências de atrasar o IPVA | DOK Despachante
Infográfico do arquivo DOK | DOK Despachante

Pague IPVA atrasado com o DOK Despachante 

Há diferentes formas de regularizar o imposto, a escolha de qual usar dependerá se o IPVA está apenas atrasado ou inscrito na dívida ativa. 

IPVA facilitado | DOK

Quando o tributo está apenas atrasado, ele pode ser quitado por meio de guia de recolhimento, caso o veículo seja zero km. Já os automóveis seminovos podem pagar a tarifa informando o número do RENAVAM em bancos autorizados. 

Agora, quando a taxa está inscrita em dívida ativa, é preciso ir até o site do contribuinte e seguir o passo a passo abaixo: 

  • Em “Consultas”, digite o RENAVAM do veículo ou o número de seu CPF/CNPJ;
  • Selecione o débito inscrito e clique em IPVA > Liquidar;
  • Confirme que o pagamento será integral;
  • Em seguida solicite a emissão da guia para pagamento do débito selecionado;
  • Por último, imprima a guia gerada e vá até um dos bancos da rede autorizada.

Um processo super burocrático, não é mesmo? Mas calma, além das opções citadas, também é possível quitar a tarifa em um despachante online, como o DOK.

Na nossa plataforma, você pode regularizar o valor do IPVA de maneira parcelada, estando na Dívida Ativa ou não, nós resolvemos tudo para você.  

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

Isso mesmo, o pagamento pode ser feito em até 12x no cartão e com até seis cartões ao mesmo tempo. Tudo isso pensando em facilitar esse processo e não prejudicar o seu orçamento. Venha para o DOK! 

Saiba como consultar valor do IPVA 2024 de um jeito prático 

Há algumas formas de consultar o seu IPVA, uma delas é por meio do site da Sefaz do seu estado. Para fazer isso, basta entrar no site da secretaria e verificar se há uma área de consulta. 

Em São Paulo, existe uma plataforma específica para isso, basta acessá-la e informar a placa do seu carro e o RENAVAM. 

Mas como dito anteriormente, também é possível consultar os seus débitos aqui no DOK mesmo. Veja como fazer: 

IPVA facilitado | DOK
  • Acesse nossa página inicial;
  • Digite a placa do seu carro ou RENAVAM;
  • Informe um e-mail válido;
  • Clique em “Consulte Grátis”;
  • Prontinho! Todos os débitos do seu veículo aparecerão.

Parcele o IPVA 2024 em até 12x no melhor despachante online do Brasil 

Com mais de 200 mil motoristas atendidos, o DOK é o maior despachante online do Brasil. Afinal, são mais de 17 anos ajudando os condutores a resolverem as burocracias do mundo auto.

E claro que as formas de pagamento não ficariam de fora. O DOK pensa em tudo! Geralmente, nos órgãos oficiais, o processo de parcelamento de débitos veiculares é complicado burocrático. 

Aqui no DOK Despachante, é possível quitar o valor do IPVA em até 12x e com até seis cartões diferentes, por isso, não perca essa oportunidade! 

Conclusão 

Como você viu, o IPVA é um tributo anual que deve ser pago por todos os proprietários de veículos. Para consultá-lo, basta procurar um despachante credenciado à Sefaz, como o DOK. 

IPVA facilitado | DOK

Para fazer o cálculo do imposto, o governo usa o valor venal como base e define uma alíquota (porcentagem) para cada categoria de veículo. Com isso definido, basta calcular o Valor venal X alíquota = IPVA.

Cada estado define seus parâmetros de valor, além do calendário para o pagamento do tributo. 

É importante frisar que não pagar o IPVA não gera nenhum impedimento de circulação com o veículo. Contudo, ficar inadimplente com esse imposto impede o(a) motorista de licenciar seu veículo. Isso, sim, gera uma multa propriamente dita, e se flagrado, o carro é retido. 

Por isso é importante manter todos os débitos em dia. Pensou na resolução das pendências, pensou em DOK Despachante. Acesse nosso site e regularize seu veículo agora mesmo.

IPVA facilitado | DOK

TAGS: valor do ipva 2024/ como saber o valor do ipva de um veiculo/ consultar valor do ipva/ como ver o valor do ipva/ dok despachante consulta 


Perguntas frequentes sobre valor do IPVA 

Quando vai liberar o IPVA 2024? 

O valor do imposto já foi liberado. Para o estado de São Paulo, quem optar por pagar o valor integral em janeiro, recebe 3% de desconto, e caso prefira parcelar, a data de início também é em janeiro.

Qual o valor do IPVA de 2024? 

Isso depende. Diferentemente da taxa de licenciamento, o valor do IPVA depende de dois fatores: o Valor Venal da Tabela FIPE e a Alíquota do veículo. Basta multiplicar um pelo outro e você saberá o valor do IPVA do seu veículo.

Como pagar o IPVA 2024 parcelado? 

Com o DOK Despachante, você pode parcelar o IPVA em até 12x sem burocracia e dor de cabeça. Acesse nosso site ou baixe o app para consultar a placa do seu veículo. Feito isso, basta selecionar a forma de pagamento para o IPVA e pagar o imposto.

Qual o valor do licenciamento 2024? 

Os calendários de licenciamento de todas as unidades federativas são diferentes e seus valores também. Em São Paulo, a taxa de licenciamento anual é de R$ 160,22 em 2024.



Posts relacionados