Parcelamento IPVA 2024: pague com facilidade em até 12x você também!

Por: Redator DOK

Publicado em 06 de janeiro de 2019 | Atualizado em 18 de janeiro de 2024

Capa sobre o parcelamento IPVA 2023 | DOK Despachante

Salve, Motorista! Você sabe quais são as formas de fazer o parcelamento do IPVA?

Se você também deseja dividir o pagamento do seu IPVA, leia este artigo até o final para tirar todas as suas dúvidas! 

IPVA 2024

Como mencionado, o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) varia a cada ano e em 2024 não foi diferente. O que mudou, e geralmente é alterado todo ano, foi o valor que cada veículo representa segundo a tabela Fipe.

Parcelamento de IPVA: o que mudou entre 2023 e 2024?

Em São Paulo, houve poucas mudanças! Ainda é possível pagar o tributo em até 5x, ou, em uma cota única com um desconto de 3% em janeiro.

IPVA facilitado | DOK

Caso o motorista não possa pagar no mês de janeiro, as opções que sobram são: 

  • Parcelar em até cinco vezes pelos bancos credenciados;
  • Pagar a cota única em fevereiro, mas sem o desconto de 3%;
  • Parcelar em até 12x com despachante credenciado, como o DOK.

Como calcular e consultar o valor do IPVA? 

O imposto é calculado por meio da alíquota e valor venal dos automóveis. O valor venal trata-se de um parâmetro do governo para determinar o preço de bens materiais, enquanto a alíquota é a percentagem de tributo cobrado em cima do bem. 

No caso do IPVA, o valor venal de veículos usados é estabelecido por meio da tabela Fipe e o preço dos 0 km é determinado pela nota fiscal. A seguir, veja como é feito o cálculo: 

Valor venal X Alíquota = IPVA 

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

É importante frisar que a alíquota muda conforme o estado e a categoria do automóvel. Confira, abaixo, um exemplo do valor do imposto para um carro em São Paulo

Infográfico com o cálculo do valor do IPVA com base na alíquota de São Paulo | DOK Despachante
Infográfico do arquivo DOK | DOK Despachante

Quer ter certeza do valor cobrado em 2024 para o seu veículo? Isso é fácil, basta acessar o site do DOK Despachante ou baixar o app e consultar!

Aqui, a consulta é gratuita, de modo que sua vida, motorista, pode seguir sem dificuldades. 

Com a placa do automóvel ou número do RENAVAM junto a um e-mail válido, você faz a consulta e escolhe a melhor maneira de pagar o tributo. 

IPVA facilitado | DOK

Como parcelar IPVA no cartão de crédito em até 12x 

Melhor que isso, só se dividíssemos o valor, né? Felizmente, nós também parcelamos! 

Parcele seu IPVA com o DOK! Aqui seu IPVA pode ser dividido em até 12x, com seis cartões diferentes e o melhor, sem burocracias! Veja como fazer: 

  • Acesse nosso site;
  • Digite sua placa ou Renavam e um e-mail;
  • Clique em “Consulte grátis”;
  • Confira os débitos e as formas de pagamento;
  • Selecione como deseja quitar a tarifa e conclua o pedido.

Faça o parcelamento IPVA PR 

Se você é do Paraná, saiba que o IPVA PR 2024 também pode ser parcelado em mais vezes com o DOK.

Seja com o IPVA atrasado ou inscrito na Dívida Ativa, o processo é o mesmo citado acima. Basta consultar, conferir e selecionar as pendências e escolher a melhor forma de pagamento. 

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

A única diferença entre pagar o imposto atrasado e pagá-lo na Dívida Ativa, é o tempo de processamento do pedido.  

Considerando que o segundo é um processo mais burocrático de se lidar, é esperado que ele envolva um prazo maior. 

Mas, de qualquer forma, o parcelamento de Dívida Ativa IPVA pode ser feito no cartão em até 12x ou escolhendo outras formas de pagamento do DOK. 

Como parcelar IPVA SP 

No estado de São Paulo, os contribuintes que perderam o prazo de pagamento, mas não estão na dívida ativa, podem parcelar o IPVA por meio do cartão de crédito em empresas credenciadas na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), como o DOK Despachante.

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

Para conferir o credenciamento, basta seguir este passo a passo: 

  • Acesse o site da Sefaz-SP;
  • Veja quais são as empresas credenciadas;
  • Entre em contato com elas, por meio do site ou atendimento;
  • Consulte as condições de parcelamento.

É importante frisar que só é possível fazer esse procedimento caso o seu tributo não tenha ido para a Dívida Ativa. 

Como fazer o parcelamento IPVA MG? 

Diferentemente de São Paulo, em Minas Gerais todos os débitos atrasados, inscritos em dívida ativa ou não, podem ser parcelados da mesma forma. 

Para fazer uma simulação ou inclusão de parcelamento, basta acessar a página de consulta e informar o CPF ou CNPJ e o RENAVAM do veículo. 

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

Assim que a consulta for feita, basta seguir os passos indicados no site do Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE), para dar continuidade ao parcelamento IPVA MG. 

Também é valido conferir se você está incluso em algum grupo que não precisa pagar o tributo. Leia sobre a isenção de IPVA MG 2024, para saber mais.


Saiba mais sobre IPVA 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Pague o IPVA parcelado da moto em 2024

É normal que muitos motociclistas tenham dúvidas em relação aos tributos, pois nem sempre há conteúdos específicos para esse público.

IPVA facilitado | DOK

No entanto, o parcelamento do IPVA de moto é feito da mesma forma que o parcelamento de outros automóveis. 

Cada estado define qual será a alíquota e junto do valor venal o preço do imposto é calculado. Para saber mais sobre o IPVA de moto, leia o artigo citado. 

IPVA atrasado: quais as consequências? 

Mesmo diante do aumento, ainda assim, é muito importante manter o débito em dia, pois atrasá-lo pode trazer algumas complicações. 

A primeira consequência é multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Passados 60 dias, a multa fixa-se em 20% do valor do imposto. 

IPVA facilitado | DOK

O contribuinte que não quitar o IPVA terá o débito inscrito em Dívida Ativa e o seu nome será incluído no Cadin, impedindo-o de aproveitar eventual crédito da Nota Fiscal Paulista. 

Além disso, atrasar o pagamento da taxa impossibilita o licenciamento e não licenciar o veículo comporta infração gravíssima

Infográfico sobre as consequências de atrasar o IPVA | DOK Despachante
Infográfico do arquivo DOK | DOK Despachante

É importante também, esclarecer uma dúvida recorrente: IPVA atrasado da multa? Não, essa é uma informação falsa ou, dito de outra forma, é uma falta de informação que gera a confusão. 

O IPVA é um tributo estadual e não é compreendido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Portanto, seu atraso ou falta de pagamento não gera multa nem pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Ainda não pagou o IPVA? (desktop) | DOK

Mas, como mencionado, os juros são bem salgados, então, preste atenção quanto a data de pagamento do imposto. 

Conclusão 

Como vimos, o IPVA é um imposto estadual, portanto, cabe a cada unidade federativa decidir quais serão as condições de parcelamento e taxas de pagamento. 

O parcelamento do IPVA pode ser feito em cinco vezes pelos bancos conveniados na Sefaz-SP ou em até 12x pelo DOK Despachante.

Não pagar o tributo, não garante multa nem pontuação na CNH para nenhum motorista, visto que o imposto não está regulamentado no CTB. 

Ainda não pagou o IPVA? (desktop) | DOK

Contudo, o código estabelece que deixar de pagar o licenciamento é infração gravíssima, penalizada com multa e medida administrativa. E para quitar o licenciamento anual é necessário, sim, que o IPVA esteja em dia. 

Se você tem um veículo registrado em São Paulo ou no Paraná, e quer fazer a consulta e pagamento de IPVA 2024, acesse o DOK Despachante e aproveite.

Nossa consulta é gratuita e as formas de pagamento são facilitadas. De PIX a 12x no cartão, o DOK não vai te deixar na mão.  

TAGS: parcelamento ipva df/ parcelar ipva atrasado/ pagar ipva atrasado parcelado 

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

Perguntas frequentes sobre o parcelamento de IPVA 

Como parcelar IPVA 2024? 

O parcelamento do IPVA 2024 pode ser feito com facilidade pela internet. Basta acessar o site do DOK Despachante, fazer a consulta das pendências do veículo, escolher a melhor forma de pagamento e quitar o tributo de forma parcelada em até 12x.

Tem como parcelar IPVA no boleto? 

No DOK Despachante, é possível dar uma entrada no boleto e parcelar o restante no cartão de crédito.

Quantas vezes o IPVA pode ser parcelado? 

Pelo estado de São Paulo, o limite máximo de parcelas disponibilizado para o IPVA é de até cinco. Contudo, é possível pagar em até 12x pelo DOK Despachante. Acesse nosso site e confira!

Como pagar IPVA parcelado pelo celular? 

Pelo app do DOK é possível ter os melhores serviços de despachante veicular na palma da sua mão. Baixe o app e confira as melhores formas de pagamento, incluindo o parcelamento IPVA em até 12x, além do licenciamento, Dívida Ativa e muito mais.



Posts relacionados