IPVA PR

Consulte grátis o valor oficial do seu IPVA PR e pague à vista ou em até 12x

Selo Detran PR DOK Selo Sefaz PR DOK RA1000 DOK
Prêmio Reclame Aqui

Indicado ao Prêmio Reclame Aqui 2023

Melhor empresa de serviços online do Brasil

IPVA no Paraná: tudo sobre o imposto

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual cobrado a todos os proprietários de veículos terrestres registrados no Paraná. Essa taxa é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda (SEFA-PR), responsável por divulgar vencimentos e valores.

O valor arrecadado com esse tributo é revertido para áreas de atuação do governo estadual, incluindo educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, entre outras.

Você precisa pagar esse imposto e quer saber tudo sobre ele? Então, acompanhe este conteúdo até o fim e confira todos os detalhes. Ou então use os botões abaixo ao lado para ir até um trecho específico do texto. O DOK está aqui para esclarecer suas dúvidas!

Como funciona o IPVA PR?

O IPVA do Paraná tem seu calendário divulgado anualmente pela SEFA-PR, órgão responsável pelo recolhimento do débito. Essa entidade estabelece as datas de pagamento, que têm como base os números finais da placa do veículo.

E, apesar do nome englobar “veículos automotores”, a taxa é cobrada apenas aos proprietários de veículos terrestres, incluindo motocicletas, carros, ônibus e caminhões.

Desse modo, automotores de meio aéreo ou aquático, como barcos, lanchas, helicópteros e aviões, não precisam se preocupar com o pagamento desse tributo.

Consulta IPVA PR

Você tem um veículo registrado no Paraná, mas não sabe como consultar o IPVA? Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois existem maneiras simples de conferir se o imposto do seu veículo está regularizado.

Uma delas é com a ajuda do DOK Despachante, que permite a consulta 100% gratuita apenas com a placa ou Renavam do veículo e um e-mail válido. Então, se você deseja fazer uma consulta completa de débitos veiculares, basta clicar no botão abaixo:

Pagar IPVA PR

Se você já consultou a situação do seu veículo aqui no site do DOK, chegou o momento de pagar o IPVA. Em nosso site, você pode fazer o pagamento em até 12 vezes no cartão de crédito, e até optar por uma entrada no boleto bancário ou PIX.

Além do DOK, o governo do Paraná ainda permite que o débito seja quitado em casas lotéricas ou agências bancárias conveniadas. No entanto, essas opções podem ser mais demoradas e burocráticas, pois requerem a emissão da Guia de Recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR).

Se o IPVA for quitado em cota única (de uma só vez), o estado oferece desconto de 3% aos proprietários de veículos. Já em caso de parcelamento, não há essa possibilidade de redução.

Guia IPVA 2024 PR

Caso tenha optado por fazer o pagamento do IPVA PR nos guichês das lotéricas ou agências bancárias conveniadas, é importante ter a GR-PR em mãos.

As guias para pagamento estão disponíveis no site da SEFA-PR, na área "Consultar Débitos e Guias para pagar o IPVA/PR". Essa área deve ser acessada por meio do Renavam, código que pode ser encontrado no canto superior esquerdo do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Parcelamento IPVA PR

O parcelamento do IPVA no Paraná pode ser feito de duas formas. A primeira delas é com o DOK, no qual você pode dividir o valor de qualquer ano (mesmo atrasado) em até 12 vezes no cartão de crédito, tudo isso de forma online, segura e sem burocracia.

Já a segunda opção diz respeito ao pagamento em casas lotéricas ou instituições bancárias conveniadas à SEFA-PR. Neste caso, as formas de parcelamento são bem menores, possibilitando dividir o valor em até cinco prestações, desde que o imposto não esteja em atraso. Para isso, é preciso seguir à risca o calendário de vencimentos.

Calendário e tabela do IPVA 2024 Paraná

O calendário de vencimento é estabelecido pelo governo estadual e pode variar de um ano para o outro. Geralmente, as datas exatas são anunciadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e pela Secretaria da Fazenda do Estado.

No mês de dezembro de 2023, a SEFA-PR divulgou a tabela IPVA PR 2024. Use como referência o último número da placa do veículo e, a seguir, verifique o calendário de vencimento para saber em qual mês você deve efetuar o pagamento do IPVA em 2024:

Mês Janeiro
Final de Placa Cota Única - Vencimento
Final 1 e 2 17/jan
Final 3 e 4 18/jan
Final 5 e 6 19/jan
Final 7 e 8 22/jan
Final 9 e 10 23/jan
Mês Janeiro Fevereiro Março Abril Maio
Prestação
Final de Placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 e 2 17/jan 19/fev 18/mar 17/abr 17/mai
Final 3 e 4 18/jan 20/fev 19/mar 18/abr 20/mai
Final 5 e 6 19/jan 21/fev 20/mar 19/abr 21/mai
Final 7 e 8 22/jan 22/fev 21/mar 22/abr 22/mai
Final 9 e 0 23/jan 23/fev 22/mar 23/abr 23/mai

Veja, abaixo, as datas do calendário IPVA 2023:

Mês Janeiro Fevereiro Março Abril Maio
Prestação Cota Única ou 1ª prestação
Final de Placa Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 e 2 19/jan 16/fev 20/mar 17/abr 18/mai
Final 3 e 4 20/jan 17/fev 21/mar 18/abr 19/mai
Final 5 e 6 23/jan 22/fev 22/mar 19/abr 22/mai
Final 7 e 8 24/jan 23/fev 23/mar 20/abr 23/mai
Final 9 e 0 25/jan 24/fev 24/mar 24/abr 24/mai

Como calcular IPVA PR

Assim como em outros estados brasileiros, o IPVA do Paraná tem como base a alíquota referente ao tipo de veículo e seu valor venal (preço de venda), que pode ser encontrado na Tabela Fipe.

Depois de encontrar os valores mencionados, será necessário multiplicar um pelo outro da seguinte maneira:

Alíquota X Valor Venal = Preço do IPVA

Entretanto, a calculadora de IPVA do DOK torna esse processo muito mais simples e ágil. Basta inserir os valores mencionados na nossa ferramenta, que faremos esse cálculo para você de forma gratuita.

Alíquota IPVA PR

A alíquota é uma porcentagem usada para calcular a quantidade de impostos que você deverá pagar, nesse caso, sobre o valor do IPVA. Vale destacar que as alíquotas podem variar de acordo com o tipo de veículo. Em geral, as alíquotas no Paraná são as seguintes:

Tipo de veículo Alíquota
Automóveis, caminhonetes e utilitários 3,5%
Motocicletas, ciclomotores e triciclos 2%
Caminhões 1%
Ônibus, micro-ônibus e tratores 1%

Essas alíquotas são aplicadas sobre o valor venal do veículo, que é determinado pelas autoridades estaduais com base em seus critérios específicos.

Além disso, é importante verificar as alíquotas atualizadas junto à Secretaria da Fazenda do Paraná, pois elas podem ser alteradas ao longo do tempo de acordo com as políticas do estado.

O que acontece se não pagar o IPVA no Paraná?

O atraso no IPVA pode acarretar em uma série de problemas, dentre os quais:

  • Impedimento na regularização do licenciamento anual;
  • Inscrição do nome do proprietário do veículo na Dívida Ativa;
  • Acréscimo de juros cada vez mais altos;
  • E até mesmo a penhora de bens.

E ao não fazer o licenciamento por conta do IPVA em atraso, o proprietário estará cometendo uma infração gravíssima, punível com multa de R$ 293,47, acréscimo de sete pontos na CNH e apreensão do veículo no pátio do Detran-PR.

Então, evite essas dores de cabeça. Se o seu IPVA 2022 ou de anos anteriores estiver atrasado, conte com o DOK para parcelar esse débito em até 12x.

Isenção IPVA PR: quem tem direito?

A isenção do IPVA no Paraná é prevista em algumas situações específicas, e as regras podem variar de um estado para outro. Nesse caso, as isenções podem abranger:

  • Táxi e mototáxi;
  • Pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autismo;
  • Entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático;
  • Ônibus ou micro-ônibus utilizado no transporte urbano ou metropolitano, em fretamento contínuo ou no transporte escolar;
  • Veículos com mais de vinte anos de fabricação;
  • Máquinas utilizadas essencialmente para fins agrícolas;
  • Veículos ferroviários;
  • Máquinas de terraplanagem, empilhadeiras, guindastes e demais máquinas utilizadas na construção civil ou por estabelecimentos industriais ou comerciais para monte e desmonte de cargas.

Perguntas frequentes

Qual o valor do IPVA 2024 no Paraná?

O valor do IPVA 2024 no Paraná varia de acordo com o modelo, ano e valor venal do veículo.

Quando começa o IPVA 2024 PR?

O calendário de pagamento do IPVA 2024 no Paraná é divulgado pela Secretaria da Fazenda do estado e geralmente começa no início do ano, tendo como base o último número da placa do veículo.

Como consultar IPVA PR?

Você pode consultar o valor do IPVA no site do DOK Despachante, de forma simples, prática e gratuita, isso por meio da nossa calculadora de IPVA.

Como pagar IPVA no Paraná?

O pagamento do IPVA pode ser feito em até 12 vezes no site do DOK Despachante, para isso, basta informar a placa ou Renavam do veículo e um e-mail válido.