O que é CRLV digital?

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), também conhecido como licenciamento, é um documento de porte obrigatório para todos os proprietários de automóveis do Brasil. Além da obrigatoriedade de porte, esse documento também deve ser renovado todos os anos, como descrito no Art. 130 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

É por meio desse documento que os agentes de trânsito conseguem comprovar que o veículo está apto para circular nas vias públicas brasileiras, cumprindo as normas de segurança e ambientais exigidas pelos Departamentos de Trânsito (Detrans).

Ao não renovar o licenciamento de um veículo, o proprietário estará cometendo uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo para um pátio do Detran até que a situação seja regularizada, o que causa mais gastos para o dono do automóvel, que terá de pagar a diária do pátio.

Desde maio de 2020, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo passou a ser emitido de forma digital, extinguindo o documento em sua forma física, impressa no papel moeda verde. Porém, o CRLV-e, como é chamado sua versão digital, tem a mesma validade jurídica do documento físico.

Continue a leitura ou use o menu abaixo ao lado para saber mais sobre a versão eletrônica deste importante documento.

Como acessar CRLV digital

Para ter acesso ao documento digital, é preciso que o proprietário tenha quitado todos os débitos referentes ao veículo, como multas, impostos e taxas obrigatórias, incluindo a taxa de licenciamento.

O documento pode ser acessado pelo portal online do Departamento de Trânsito (Detran) do estado de registro do veículo, no Portal de Serviços Senatran e pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CDT, disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado nas lojas eletrônicas Play Store e App Store. Após usar o aplicativo pela primeira vez e fazer o passo a passo necessário para acessar o documento, o acesso passa a ser possível mesmo se o smartphone não estiver conectado à internet.

Como baixar CRLV-e

Os caminhos para baixar o Certificado de Licenciamento do Veículo são os mesmos para acessar o documento em sua versão digital. Porém, o passo a passo em cada plataforma é diferente. Se quem estiver interessado em fazer o download do documento for pessoa física, o processo difere daquele para pessoa jurídica.

Nos próximos tópicos, mostraremos o passo a passo para que pessoa física e pessoa jurídica possam realizar o download no CRLV.

Há também a possibilidade de fazer a renovação do licenciamento com um despachante credenciado. No DOK Despachante, é possível fazer a consulta de todos os débitos do veículo e a renovação desse importante documento parcelado em até 12 vezes, com até seis diferentes cartões de crédito.

Se você for de SP, ao fazer o licenciamento no DOK, receberá o documento por e-mai. Agora, se residir em outro estado, seu CRLV estará disponível diretamente no portal do Detran ou no app Carteira Digital de Trânsito (CDT), em até cinco dias úteis após o pagamento com o DOK.

Passo a passo para baixar CRLV digital pessoa jurídica

Pessoa jurídica pode baixar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo por meio do Portal de Serviços do Senatran. Para isso, é exigido o Certificado Digital ICP-Brasil emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

Existem dois tipos de certificado: o A1, que tem validade de um ano e fica armazenado no computador, e o A3, com validade de até cinco anos e armazenado em cartão ou token criptográfico.

Com o certificado, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o Portal de Serviços Senatran;
  2. Clique em "Entrar com gov.br", depois selecione “Certificado digital”;
  3. Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
  4. Na sequência será exibido os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
  5. Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos “PDF” ou “p7s”;
  6. O documento será baixado.

Baixar CRLV-e pessoa física

Pessoa física pode fazer o download do documento através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CDT, desde que tenha em mãos o código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o número de Renavam do automóvel.

Confira o passo a passo para baixar:

  1. Baixe em seu aparelho celular o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente;
  2. Clique em "entrar com gov.br" e efetue o cadastro;
  3. Na tela inicial do aplicativo, clique em “Veículos”;
  4. Em seguida, clique em “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
  5. Digite o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
  6. Digite o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  7. O documento estará disponível para download.

Como compartilhar CRLV digital

O compartilhamento do documento é possível para aqueles que possuem cadastro no aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CDT e o tenham instalado no smartphone. Por enquanto, é permitido até cinco compartilhamentos simultâneos, mas existe previsão de aumentar esse número para atender proprietários de grandes frotas de veículos.

Para compartilhar o CRLV, basta inserir o número de CPF de quem deve receber o documento. Essa pessoa recebe uma mensagem eletrônica para aceitar ou não o compartilhamento. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só clicar na opção cancelar.

Quem recebe o documento compartilhado não consegue exportar ou compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, dando maior segurança ao proprietário do veículo.

Como baixar CRLV de outra pessoa

Só é possível baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo na versão digital no nome de outra pessoa se for feito o cadastro no aplicativo CDT com os dados dela. Caso já tenha uma conta cadastrada com seus dados, mas queira usar o veículo e documento de outra pessoa, é necessário sair do seu perfil e acessar novamente o aplicativo usando a conta da outra pessoa.

Como imprimir CRLV digital

A impressão do documento não é obrigatória, porém, há pessoas que preferem circular portando a versão física do CRLV, por isso, a impressão é liberada. A diferença é que agora os Detrans não fazem mais esse serviço, ficando por conta do proprietário do veículo.

É possível fazer a impressão pelo aplicativo CDT e pelo Detran do estado de registro do veículo. Para imprimir através do aplicativo, basta baixá-lo e realizar o cadastro. Acesse a aba “Veículos”, selecione o veículo que deseja ter o documento impresso, em seguida, insira a chave de acesso e clique nos três pontos que ficam localizados no canto inferior direito da tela. Selecione a opção “Exportar”, e o documento ficará disponível para impressão.

Pelo portal do Detran, o procedimento pode sofrer alterações dependendo do estado de registro do veículo. No caso de São Paulo, basta entrar no Detran SP, acessar a aba “Serviços Online”, clicar na opção “Licenciamento Digital (CRLV-e)” e, em seguida, clicar em “Faça pela Internet”. Após concluir o passo a passo, o documento ficará disponível para download e impressão.

A impressão deve ser feita em folha sulfite comum, tamanho A4 e em folha única. É indispensável a presença do QR Code na impressão. A cor usada para a impressão deve ser preta.

Procurando mais informações sobre licenciamento?

CRLV: Consulte o seu!

Saiba mais

Licenciamento 2024

Saiba mais

Licenciamento atrasado

Saiba mais
Renove seu CRLV em até 12x

Perguntas frequentes

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

O que é CRLV digital?

CRLV digital é a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, em vigor desde maio de 2020 em todo o Brasil.

CRLV digital é válido?

O CRLV-e, como também é chamada a versão digital do CRLV, tem a mesma validade jurídica da versão física do documento.

É possível imprimir CRLV digital?

A impressão não é obrigatória, mas aqueles que desejarem podem imprimir o documento, desde que a impressão seja feita em folha única, sulfite A4 e com tinta preta.

Como baixar CRLV digital em nome de outra pessoa?

Só é possível baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo na versão digital no nome de outra pessoa se for feito o cadastro no aplicativo CDT com os dados dela.

Tire todas as dúvidas