Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

Consultar situação do caminhão pela placa

Realizar a consulta de placa de um veículo é uma forma que muitos condutores encontram de verificar se o automóvel está em ordem.

Através da consulta é possível saber se o veículo tem débitos a serem pagos, multas em aberto e se está com os impostos em dia. Ao fazer uso da consulta de placas, o proprietário do veículo consegue organizar de forma melhor suas finanças.

O ideal é fazer consultas regulares e não só quando já suspeita de alguma multa. Dessa maneira fica mais fácil evitar surpresas desagradáveis que podem interferir nos planos financeiros.


Como consultar placa de caminhão

Existem três maneiras de fazer a consulta de placa de caminhão, sendo elas pelo portal on-line do Departamento de Trânsito (Detran) do estado em que o veículo está registrado, pelo site da ANTT ou por um despachante credenciado.

A consulta pelo Detran oferece informações referentes à leis de trânsito, como se o veículo cometeu alguma infração, se tem multas a serem pagas, entre outros.

Lembrando que o site do Detran muda de acordo com o estado, o de São Paulo é www.detran.sp.gov.br, se você é de outro estado, deve substituir a sigla "sp" para sigla que representa seu estado.

A consulta pelo site da ANTT é referente à legalidade para exercer o transporte rodoviário a serviço de terceiros, não oferecendo informações sobre o trânsito.

Placa de caminhão dok despachante, ilutsração de um caminhão

Final de placa de caminhão para licenciamento

O prazo para o licenciamento para caminhões, no estado de São Paulo, é diferente em relação aos carros de passeio e motos. O licenciamento começa no mês de setembro, confira a tabela abaixo:

Mês do Licenciamento Placa
SETEMBRO 1 e 2
OUTUBRO 3, 4 e 5
NOVEMBRO 6, 7 e 8
DEZEMBRO 9 e 0

Com o DOK Despachante, você pode realizar o licenciamento do seu veículo em até 12 vezes, com até 6 diferentes cartões de crédito. Basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário de consulta.

Consultar placa de caminhão SP

Como falado anteriormente, a consulta pode ser feita pelo Detran SP ou por um despachante credenciado.

Com o DOK Despachante, é possível fazer a consulta de forma rápida, prática, segura e sem sair de casa, além de ser gratuita! Para isso, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário com a placa do veículo ou Renavam e o seu e-mail principal.

Tipos de placa de caminhão

Os caminhões, além da placa de identificação do veículo, a com padrão Mercosul, também devem ter mais algumas outras identificações.

Veículos longos precisam ter uma placa que indique o seu comprimento total; veículos que transportam cargas perigosas precisam ter mais duas identificações.

No tópico a seguir, iremos nos aprofundar melhor nos tipos de placas que um caminhão deve ter para circular dentro das leis.

Placa de caminhão dok despachante, ilustração de duas placas

Existe diferença em placas de caminhão tanque?

Veículos que ultrapassam 19,80 metros devem ter uma placa traseira obrigatória.

Essa placa precisa ser metálica ou de madeira, com bordas refletivas, deve ter também faixas inclinadas de 45º da direita para a esquerda, de cima para baixo e na cor preta e laranja alternadamente. Além disso, a placa precisa ser acompanhada de lanternas laterais colocadas a intervalos regulares de, no máximo, 3 metros entre elas.

As placas de segurança precisam ter o número da ONU e o rótulo de segurança. O número da ONU é composto por 4 dígitos e serve para fazer o reconhecimento da carga transportada.

O número de risco identifica a categoria e a intensidade do risco que a carga oferece, a relevância do risco é registrada da esquerda para a direita.

Significado dos Números
2 Desprendimento de gás devido à pressão ou à reação química
3 Inflamabilidade de líquidos (vapores) e gases ou líquido sujeito a auto aquecimento
4 Inflamabilidade de sólidos ou sólido sujeito a auto aquecimento
5 Efeito oxidante (intensifica ao ter contato com fogo)
6 Toxicidade ou risco de infecção
7 Radioatividade
8 Corrosividade
9 Risco de violenta reação espontânea
x Substância que reage perigosamente com água

O que é a placa de caminhão vermelha?

A placa vermelha significa carro de aluguel, ou seja, veículos que fazem transportes de pessoas ou de cargas e que recebem remuneração para tal atividade.

Caminhões estão sempre fazendo o transporte de cargas, por isso é indispensável o uso da placa vermelha. Veículos que fazem este serviço com a placa cinza, ou seja, a placa de veículo de passeio, estão cometendo uma infração de trânsito.

De acordo com o Art. 231 do CTB, veículos que realizarem o transporte remunerado e não estiverem com a placa correta, estão cometendo uma infração gravíssima, com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do automóvel.

Quais débitos são possíveis consultar com a placa de caminhão?

Ao consultar a placa de um veículo você consegue ver toda a situação do automóvel ao que se diz respeito às leis de trânsito.

Realizando a consulta é possível verificar se há débitos para serem quitados, entre eles estão: IPVA, multas, restrições, inspeção veicular e licenciamento.

Placa de caminhão dok despachante, ilustração de uma placa e uma lupa

Rodízio de placa de caminhão em São Paulo

O rodízio em São Paulo foi criado em 1997 com o objetivo de amenizar o trânsito em vias que a circulação de veículos costuma ser grande. O rodízio também serve como forma de ajudar o meio ambiente, pois com menos automóveis circulando, menos poluentes são emitidos.

Para saber qual dia o caminhão pode ou não circular, é necessário saber o número final da placa de identificação do mesmo. Confira na tabela abaixo:

Dia da Semana Fim da Placa
Segunda-feira 1 e 2
Terça-feira 3 e 4
Quarta-feira 5 e 6
Quinta-feira 7 e 8
Sexta-feira 9 e 0

Durante o rodízio, o veículo fica proibido de circular das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, nas vias que fazem parte do mini-anel viário. Confira no mapa abaixo a região que faz parte do mini-anel.

Placa de caminhão dok despachante,

Segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os caminhões ficam proibidos de circular na parte avermelhada do mapa, mas estão liberados para circular na linha vermelha.

Entre as vias que fazem parte do mini-anel viário, as principais são:

  • Av. Paulista
  • Av. Rebouças
  • Av. Nove de Julho
  • Av. Prof. Francisco Morato
  • Av. 23 de Maio
  • Marginal Pinheiros
  • Av. dos Bandeirantes
  • Av. Affonso D´Esgragnolle Taunay
  • Av. Jorn. Roberto Marinho
  • Av. Giovanni Gronchi
  • Av. Morumbi
  • Av. Dr. Guilherme Dumont Vilares
  • Av. João Jorge Saad
  • Marginal Tietê
  • Av. Marquês de S. Vicente
  • Av. do Estado
  • Av. Tancredo Neves
  • Av. Salim Farah Maluf
  • Av. Pres. Paes de Barros

Procurando mais informações sobre placa?

Consultar placa

Saiba mais

Placa Mercosul

Saiba mais

Consultar placa de moto

Saiba mais
Consulte sua placa de caminhão

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Consultar placa de caminhão

Há três maneiras de consultar a placa; pelo site do Detran do estado de registro do veículo, pelo site da ANTT e por um despachante credenciado.

Licenciamento de caminhão

Os prazos para licenciamento de caminhão em São Paulo são diferentes dos prazos para carros de passeio. O licenciamento começa em setembro, com as placas de final 1 e 2, e acaba em dezembro, com as placas de final 9 e 0.

Diferentes placas

Caminhões precisam das placas padrão Mercosul em vermelho, que representa carros de transporte remunerado, da placa que indica seu comprimento e, em casos de carga perigosa, é preciso a placa que indica o nível de perigo.

Tire todas as dúvidas