Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

Sabia que é possível pedir a segunda via do CRV?

(H2) Há algum tempo os documentos de veículos passaram a ter suas versões digitais, começando com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que em sua versão digital fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Seguindo a linha da digitalização dos documentos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou em dezembro de 2019 a Deliberação nº 180 dando permissão a emissão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), menos de um ano depois, em junho de 2020, os Detrans já disponibilizavam a emissão do CRLV-e.

Os últimos documentos a terem suas versões digitais foram o Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o Comprovante de Transferência de Propriedade, também conhecido como DUT (Documento Único de Transferência), através da Resolução nº 809 do Contran. Na versão digital, esses documentos se unificaram e o DUT passou a ser a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).

O ATPV-e começou a valer para veículos novos e que foram licenciados após 4 de janeiro de 2021, para os veículos antigos que ainda não realizaram transferência, o documento que vale é o CRV impresso, por isso, mesmo que o licenciamento tenha sido feito em 2021, o proprietário deve guardar o CRV para podê-lo usar ao realizar uma transferência, seja de propriedade ou localidade, só então terá acesso ao ATPV-e.

Por ser um documento frágil e que não é usado com frequência, é comum que o CRV físico sofra amassados ou seja até mesmo perdido, por isso é possível emitir a segunda via do documento. Continue lendo para saber como fazer!


Como solicitar a segunda via CRV?

A segunda via do Certificado de Registro deve ser solicitada em caso de perda ou extravio do documento, se estiver com má conservação ou sofrer rasuras no momento em que for preenchido.

A solicitação pode ser feita pelo Detran em que o veículo está registrado, por despachantes credenciados e, no caso de São Paulo, pelo Poupatempo.

Mostraremos nos tópicos abaixo como solicitar a segunda via nos Detrans de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

segunda via CRV dok despachante, illustração de um documento licenciamento

Segunda via CRV SP

Em São Paulo é necessário fazer o agendamento prévio, também é preciso que todos os débitos e impostos do veículo estejam pagos.

Faça a vistoria do veículo em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). O laudo emitido pela EVC tem validade estadual, sendo assim, a vistoria pode ser realizada em ECV de qualquer município do Estado de São Paulo.

Pague a taxa necessária, o valor varia, sendo R$ 322,90 para veículos não licenciados e R$ 223,99 para veículos licenciados. Por último, vá ao Detran no dia e horário agendado, portando os documentos necessários.

Caso seja necessário trocar a placa do veículo, essa troca também será cobrada.

Segunda via CRV MG

Em Minas Gerais, não há mais a emissão do CRV físico, portanto, aqueles que desejam a segunda via do documento, só podem emiti-la de forma digital.

Para isso, é necessário preencher o Formulário de Extravio, Furto ou Roubo do Detran MG, imprimir o formulário e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O DAE deve ser quitado para que então o veículo passe por vistoria.

Após a aprovação do veículo na vistoria, o CRV-e ficará disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no Portal do Detran-MG ou no Portal de Serviços do Denatran.

Segunda via CRV RJ

No Rio de Janeiro também é preciso preencher o Formulário de Perda e Extravio, sendo necessário apresentar o original e cópia do Registro de Ocorrência Policial onde foi comunicado o roubo ou furto do documento.

Para emissão de segunda via de CRV, é necessário comparecer ao posto do Detran com o veículo, visto ser obrigatória a realização de vistoria veicular, e apresentar IPVA pago.

Assim como em São Paulo, no RJ também é necessário um agendamento prévio. O agendamento pode ser feito pelo portal online do Detran RJ.

Segunda via do CRV quanto tempo demora?

Normalmente, o Certificado de Registro do Veículo fica pronto em até cinco dias úteis, mas esse prazo pode variar de acordo com a situação e com o local em que a emissão foi solicitada. Por isso, é importante verificar a informação no local em que o serviço será realizado.

Quais os documentos necessários para pedir a segunda via do CRV?

Para emitir a segunda via do documento, o proprietário do veículo deve apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia autenticada do comprovante de endereço;
  • Cópia autenticada do RG, CPF ou CNH;
  • Laudo veicular ECV, realizado em uma empresa credenciada pelo Detran ou vistoria lacrada se o veículo estiver fora do estado de registro;
  • B.O., em caso de roubo/furto;
  • Declaração de extravio do CRV, em caso de perda.

É importante ressaltar que todos os débitos do veículo devem estar quitados. E caso o proprietário do veículo não possa solicitar a emissão, este deve fazer uma procuração pública em cartório, com firma reconhecida, alegando que um terceiro irá solicitar esse documento.

É possível pedir segunda via CRV online?

O Detran SP não disponibiliza a solicitação da segunda via de forma online, porém, é necessário fazer um agendamento prévio para realizar esse serviço pelo órgão. Este agendamento é feito de forma online, pelo próprio site do Detran.

O Poupatempo de São Paulo também oferece de forma online apenas o agendamento para a solicitação, que deve ser feita presencialmente. Para fazer o agendamento pelo Poupatempo, é necessário ter cadastro no site.

Portanto, apenas através de despachante online é possível fazer o pedido de emissão da segunda via. Nos tópicos abaixo, falaremos mais sobre essa opção. Continue lendo para saber mais!

segunda via CRV dok despachante, illustração de um notebook

Como tirar segunda via do CRV no Detran?

Para tirar a segunda via do CRV pelo Detran, primeiramente é preciso comunicar a intenção de um novo documento ao Detran do estado em que o veículo está registrado.

Essa comunicação é feita através da Declaração de Perda e Extravio, que explicaremos melhor no tópico abaixo. Também é necessário fazer o agendamento do atendimento para dar início a solicitação.

Vale lembrar que os serviços do Detran não são padronizados, podendo sofrer alterações dependendo do estado em que o veículo está registrado. Porém, o que não muda é que o veículo não pode ter nenhum débito a ser pago.

O que é a declaração de perda e extravio do CRV?

O Certificado de Registro de Veículo é um documento de posse obrigatória, ou seja, todo proprietário de automóvel deve possuir o CRV. Sendo assim, em caso de perda ou extravio deste documento, o proprietário deve informar ao Detran do estado de registro do veículo para então solicitar a emissão da segunda via.

A comunicação do acontecido é feita através da declaração de perda e extravio, uma espécie de boletim que deve ser preenchido e assinado pelo proprietário do veículo, também é necessário reconhecer firma em cartório.

O Detran SP disponibiliza um modelo de declaração.

Segunda via recibo do veículo em um despachante

Para aqueles que preferem contratar o serviço de um despachante para lidar com a burocracia das leis de trânsito, saiba que é possível fazer a solicitação da segunda via do CRV com o DOK Despachante!

Além de confiável e prático, no DOK ainda é possível fazer a solicitação de forma online, preenchendo o formulário de transferência. Pensando sempre no cliente, o DOK disponibiliza as melhores formas de pagamento, podendo ser parcelado em 12 vezes com até 6 diferentes cartões de crédito.

Para fazer a segunda via do documento com a gente, clique no botão abaixo.


Procurando mais informações sobre transferência?

Detran

Saiba mais

Multas

Saiba mais
Solicite a segunda via do CRV

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Segunda via do CRV

Caso haja perda, rasura, ou qualquer dano com esse documento, será necessário o pedido da segunda via, ele pode ser feito no DOK Despachante.

Documento CRV

O Certificado do Registro de Veículo é o documento usado para comprovar a propriedade do veículo, não é necessário o porte do mesmo.

O que é ATPV-e?

Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo é o documento digital usado, desde janeiro de 2021, para efetuar a troca de propriedade de um veículo.

Tire todas as dúvidas