Para que serve a placa de veículo?

Assim como os seres humanos precisam de um documento de identidade, os automóveis também precisam.

As placas funcionam como um RG para o veículo e esse registro deve ser feito no Detran do estado em que o automóvel está localizado.

É a partir da placa que é possível consultar o histórico do veículo, como multas, características de fábrica, entre outros.

A placa também ajuda a diferenciar e identificar um carro do outro, por exemplo, em um estacionamento cheio de veículos iguais, mesmo modelo e mesma cor, só a placa será diferente, possibilitando a identificação.

Cada placa é única e intransferível. Ou seja, ao vender um veículo, o vendedor não poderá ficar com a placa do automóvel vendido para por no novo.

Ter mais de um veículo com a mesma placa é sinal de clonagem. A clonagem de placa é considerado crime, de acordo com o Art. 311 do Código Penal Brasileiro.

Quem for pego cometendo esse crime sofrerá reclusão de três a seis anos, e multa. Entenda tudo sobre o assunto navegando nos botões abaixo:


Tipos de placas

Ao longo dos anos da história dos automóveis já existiram diferentes tipos de placa até chegar na que hoje conhecemos.

EBR4567SP - CAMPINASEBR4567SP - ITUDOK2021SP - SOROCABA

Essas placas que vemos com frequência nas vias públicas brasileiras entraram em vigor em 1990. Antes delas, as placas eram de chapa amarela com apenas duas letras e quatro números.

Agora, mais uma vez, estamos passando por outra mudança nas placas. A expectativa do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é de que até 2024, todos os veículos estejam com a nova placa Mercosul.

Confira mais detalhes sobre a nova placa no decorrer deste artigo.

Placa cinza

A placa com chapa cinza e letras pretas é a mais comum no Brasil. Essa placa é agregada ao veículo de porte particular. Ou seja, veículos comuns dos cidadãos brasileiros, o que usam todos os dias.

Placa vermelha

Essa placa, de chapa vermelha com letras brancas, está relacionada a carros de aluguel. Ela é usada em todos os veículos que fazem transporte de forma remunerada, como táxis, vans, ônibus e afins.

Placa branca e preta

A placa branca com letra preta é bem parecida com a cinza e fácil de ser confundida, o que muda, é que invés da chapa ser cinza, ela é branca.

Essa placa só pode ser usada por veículos de órgãos federais, municipais e estaduais, como carros da polícia.

Placa branca e vermelha

Quando a chapa é branca e as letras são vermelhas, significa que o veículo é de uso de ensino. Todos que já passaram pelo processo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação já conduziram um veículo com essa placa.

Ela é usada tanto para carros, motos, caminhões e ônibus, desde que seja pertencente a uma auto escola.

Placa verde

A placa verde com letras brancas simboliza teste. Ou seja, o veículo que estiver emplacada com essa identificação ainda não foi lançado no mercado e está em fase de experiência.

Essa placa é de exclusividade das montadoras.

Placa azul

Placa de uso exclusivo para veículos diplomáticos. Veículos de organizações internacionais e embaixadas fazem uso dessa placa.

Placa azul

Placa de uso exclusivo para veículos diplomáticos. Veículos de organizações internacionais e embaixadas fazem uso dessa placa.

Placa preta

Existem dois tipos de placa preta. A placa com chapa preta e letra cinza e a placa preta com letra dourada.

A placa preta com letra cinza é usada por veículo de colecionadores. Para ser considerado um veículo de colecionador, é necessário que o automóvel tenha características originais mantidas por 30 anos ou mais.

Esse tipo de placa é motivo de orgulho para proprietários desse tipo de carro.

Já a placa preta com letras douradas é usada para identificar veículos oficiais do governo e da Forças Armadas. Além das cores serem diferentes, o formato também muda, sendo mais quadrada que as outras placas.

Consultar placa de veículo

Para fazer a consulta completa de um veículo Detran é necessário saber o número do Renavam do carro. O órgão exige esse número como forma de segurança, já que só quem tem o CRLV do veículo tem acesso ao Renavam.

DOK2021

Se o veículo for registrado no Detran MG, é preciso saber o número do chassi do veículo para poder realizar a consulta.

Portanto, como podemos ver, a consulta completa do veículo pelo site dos Detrans só pode ser feita pelo proprietário do veículo.

Consultar placa de veiculo SP

A consulta de placa é importante e pode ser de muita ajuda para os proprietários de veículos. Muitas vezes, é através da consulta que um condutor descobre que existem débitos a serem pagos.

Como já vimos, a consulta pelo site do Detran é um pouco mais burocrática e nem sempre vai disponibilizar todas informações que a pessoa precisa.

Pensando em um jeito de facilitar a vida de quem deseja realizar a consulta, o DOK Despachante criou uma ferramenta que possibilita a consulta completa de uma forma mais simples. Confira abaixo:

Para realizar a consulta com o DOK é simples.

  • Preencha os campos necessários no formulário de consulta, com a placa do carro ou o Renavam e seu e-mail;
  • Clique em "Consulte Grátis";
  • Aguarde as informações que serão encaminhadas ao seu e-mail.

Faça agora mesmo sua consulta clicando no botão abaixo.

Se ao realizar a consulta for identificado algum débito ou multa, não se preocupe, com o DOK é possível quitar seus débitos em até 12 vezes com até 6 diferentes cartões de crédito.

Consulta de veículo pela placa

Com a consulta de veículo pela placa é possível descobrir se o automóvel tem débitos, infrações, restrições, entre outros. Com a consulta pela placa é possível saber se o veículo já foi roubado ou furtado.

Para os interessados em comprar um carro usado, a consulta da placa é uma boa opção para ter mais informações sobre o automóvel. Saber se o veículo está regular antes de adquiri-lo é uma ótima forma de evitar dor de cabeça no futuro.

Através da placa, com uma consulta mais aprofundada, também é possível chegar ao dono do veículo. Essa opção pode ser muito útil quando um veículo se envolve em um acidente e o condutor foge sem prestar ajuda.

Placa Mercosul

Por enquanto, a placa Mercosul só é obrigatória para carros 0km, se tiver o carro roubado, furtado ou extraviado e veículos que passarem por transferência de localidade.

Uma das novidades da placa Mercosul é que com ela, a troca por conta de transferência só precisa ser feita uma única vez.

A troca das placas atuais pela placa Mercosul se deu por diversos motivos, alguns dele são a padronização com os outros países que fazem parte do Mercosul e o aumento da segurança, evitando clonagem.

Para saber mais sobre a placa Mercosul, clique no botão abaixo.


Procurando mais informações sobre placa?

Primeiro emplacamento

Saiba mais

Transferência de Veículo Online

Saiba mais

Consultar placa de moto

Saiba mais

Consulte sua placa

Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Para que serve a placa?

A placa de um veículo funciona como o RG de um ser humano. É a forma de identificar um automóvel. Cada placa é única e intransferível.

Tipos de placa

Cada cor de placa tem um significado. A mais comum de ser vista nas vias públicas são as pratas com letra preta, essas significam que aquele veículo é de uso particular.

Placa Mercosul

Por enquanto a placa Mercosul só é obrigatória para o primeiro emplacamento, para veículos que passarem por transferência, automóveis roubados ou com o lacre danificado.

Tire todas as dúvidas

Aguarde, consultando seu documento =)