Como consultar placa de carro?

A consulta de placa de carro é a forma mais rápida de conseguir informações sobre a situação do veículo. É por meio da consulta que é possível saber se existem multas, impostos e débitos em geral em aberto. Em algumas situações também é possível saber se o veículo já esteve envolvido em algum sinistro ou se já foi roubado ou furtado.

Basicamente, a consulta de placa de carro é bastante utilizada por aqueles que não querem ter nenhuma surpresa desagradável e gostam de se planejar.

Continue a leitura até o final para saber como fazer a consulta e mais detalhes sobre as placas de identificação de veículos.

Emplacamento de carro

Ao adquirir um veículo zero quilômetro, uma das primeiras coisas que o proprietário deve fazer é levar o automóvel para ser emplacado. Isso porque a placa funciona como uma identidade do veículo e, de acordo com o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular sem as placas de identificação é uma infração de natureza gravíssima. Essa infração gera multa no valor de R$ 293,47, acrescenta sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão ou remoção do veículo até que a situação seja regularizada.

Para conseguir fazer o emplacamento do veículo, é necessário realizar o registro do automóvel no Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado. Para isso, é preciso agendar um dia e horário para o emplacamento e apresentar uma série de documentos.

A lista de documentos necessários pode variar de acordo com o estado de registro do veículo, mas geralmente inclui:

  • Nota fiscal do veículo;
  • Decalque do número do chassi original;
  • Cópia e original da carteira nacional de habilitação ou RG do proprietário;
  • Cópia e original do comprovante de endereço (emitida há, no máximo, 3 meses);
  • Cópia e original do contrato assinado por todas as partes (caso o veículo seja financiado).
placa de carro dok despachante: placa mercosul

Quando é necessário trocar placa de carro?

Com a mudança de placas para a padronização do Mercosul, ainda há muitas dúvidas de quando é necessário fazer a troca da placa de identificação do veículo.

A troca pelo novo modelo só é necessária em caso de transferência de localidade ou propriedade, alteração de categoria, furto, extravio, roubo ou dano à placa. Porém, se o proprietário desejar fazer a troca mesmo não se encaixando nas situações citadas, poderá fazê-la sem problemas.

Se o veículo já estiver com a placa padrão Mercosul e passar por uma transferência, não há mais necessidade de fazer a alteração da placa.

Consultar placa de carro roubado

O Aplicativo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) é de acesso público e visa aproximar o cidadão das políticas e ações de segurança pública, permitindo aos usuários realizarem consultas sobre mandados de prisão, veículos com restrições como roubo e furto, pessoas desaparecidas e procurados pela justiça.

Por questões de segurança, só é possível fazer consultas por meio de aparelhos móveis (celulares, tablets e etc.), por isso é necessário fazer o download do aplicativo no smartphone. O app é compatível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Após a instalação do aplicativo, basta clicar na aba de "veículos", informar a placa do automóvel e clicar em "checar situação". Em seguida, aparecerá uma mensagem na tela informando se o veículo tem ou não registro de roubo ou furto.

placa de carro dok despachante: consultar placa de carro roubado

Placa de carro Mercosul

Desde 2014, discute-se no Brasil a padronização das placas de identificação de veículos para a placa Mercosul, já usada nos países integrantes do Mercado Comum do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Porém, somente em setembro de 2018 as placas Mercosul passaram a ser utilizadas no Brasil e, inicialmente, de forma tímida. Em 31 de janeiro de 2020, a nova placa tornou-se obrigatória em todo o território nacional.

Atualmente, a placa Mercosul é obrigatória apenas em algumas situações específicas. Mas, quem não se enquadrar nessas condições e mesmo assim quiser fazer a troca de placa está liberado.

As situações em que a placa Mercosul é obrigatória são as seguintes:

As novas placas mantêm o mesmo tamanho das antigas, com 40 cm de comprimento x 13 cm de largura. Mas, essa é a única característica que continua igual. Informações como cidade e estado do veículo agora só são possíveis de saber por meio do QR Code presente na placa. Além disso, foram acrescentados o símbolo do Mercosul e a bandeira do país na chapa.

Cores de placas de carros

As placas dos veículos funcionam como uma espécie de documento de identificação do automóvel e, por isso, contam com dispositivos para dificultar a sua falsificação ou produção clandestina.

As cores das placas servem para identificar as categorias de cada veículo. Apesar da mudança para a padronização Mercosul, as categorias ainda serão definidas pelas cores. Abaixo, detalhamos o que cada cor significa. Confira!

placa de carro dok despachante: placas

Placa de carro verde

A placa verde com caracteres em branco é exclusiva das montadoras de automóveis, já que essa cor é designada apenas para veículos que ainda estão em fase de teste e não estão totalmente aprovados para entrarem em circulação nas vias públicas terrestres do Brasil.

Placa azul

Já a placa de chapa azul com letras e números brancos é de uso diplomático. Esse tipo de placa só pode ser usado por autoridades internacionais em missão diplomática, como corpo consular, organismo internacional, organismo consular internacional e acordo cooperação internacional.

Placa de carro vermelha

Existem, no padrão usado antes da placa Mercosul, duas variações da placa vermelha. Sendo a placa com chapa vermelha e caracteres branco relacionada a carros de aluguel, usada em todos os veículos que fazem transporte de forma remunerada, como táxis, vans, ônibus e afins.

A placa com chapa branca e letras e números vermelhos indica que aquele veículo é de uso de ensino, ou seja, é um veículo de autoescola. Essa placa é usada tanto para carros, motos, caminhões e ônibus.

Placa preta

Assim como a placa vermelha, também existem duas variações da placa preta: a placa com chapa preta e letras cinzas e a placa preta com letras douradas.

A placa de chapa preta com letras douradas é usada para identificar veículos oficiais do governo e das Forças Armadas. Seu formato também muda, sendo mais quadrada que as outras placas.

A placa preta que vemos com mais frequência é a de chapa preta e letras cinzas. Essa placa é motivo de orgulho para muitos proprietários de veículos, já que, para consegui-la, é necessário manter as características originais do veículo por 30 anos ou mais e passar em uma vistoria específica.

Placa de carro cinza

Sem dúvida, a placa mais comum, a de chapa cinza e letras pretas, é destinada aos veículos de uso particular. Ou seja, os veículos usados no dia a dia por todos os proprietários de automóveis do Brasil.

Procurando mais informações sobre placa?

Consultar Licenciamento

Saiba mais

Multas: regularize seu veículo

Saiba mais

IPVA atrasado? Parcele em até 12x

Saiba mais
Consulte a situação do seu veículo

Perguntas frequentes

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Existe como descobrir placa de carros pelo nome do proprietário?

Como forma de proteção e para passar mais segurança para a população proprietária de veículos, não é possível descobrir o nome do dono do carro apenas com a placa.

Qual aplicativo que identifica placa de carros roubados?

O Aplicativo Sinesp Cidadão é de acesso público e visa aproximar o cidadão das políticas e ações de segurança pública, permitindo aos usuários realizarem consultas sobre mandados de prisão, veículos com restrições como roubo e furto, entre outros.

Como como consultar placa de carro?

Consultar placa de carro é a melhor forma de saber a situação do veículo. No DOK é possível fazer a consulta de forma totalmente online e gratuita, basta preencher o formulário de consulta no topo de nossa página com as informações necessárias.

Como é feito o emplacamento carro zero?

Para conseguir fazer o emplacamento do veículo, é necessário fazer o registro do automóvel no Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado, agendar um dia e horário para o emplacamento e apresentar uma série de documentos.

Tire todas as dúvidas