Saiba tudo sobre IPVA

O IPVA é um dos principais impostos brasileiros, aplicado para proprietários de veículos automotores. É um imposto obrigatório e deve ser pago anualmente, dentro do prazo estipulado no documento fiscal.

Quer entender mais sobre este imposto? Está com o IPVA atrasado e deseja parcelar os débitos? Navegue em nosso conteúdo utilizando o menu abaixo e conheça tudo sobre o assunto:


O que é IPVA?

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), foi criado no ano de 1985, em São Paulo, no projeto de lei 804/85. Seu objetivo era substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), que foi uma taxa vinculada com gastos do sistema de transportes, criada em 1969.

IPVA

Apesar de sua nomenclatura citar as palavras Veículos Automotores, o imposto é válido apenas para veículos terrestres, como carros, motos, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, excluindo barcos e aviões.

Este é um imposto obrigatório para todo o Brasil, porém, existem diferenças de prazos e valores para cada estado do país. Já a responsabilidade em relação ao controle do IPVA é dividida entre o Distrito Federal e os demais estados brasileiros, que recebem a arrecadação de 50% do valor referente aos municípios de onde os veículos são registrados.

O principal objetivo deste imposto é a manutenção de serviços de segurança, saúde, educação e transporte, relacionados com o trânsito e vias municipais e estaduais do país, e deve ser pago anualmente.

Consultar IPVA

Para realizar a consulta de IPVA, existem 3 principais procedimentos: a consulta online utilizando a placa, a utilização do Renavam ou a consulta presencial, na qual o proprietário precisa comparecer a uma unidade da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu município, com o documento do veículo em mãos.

Atualmente, a preferência por consultas online tem aumentado drasticamente, pela praticidade e rapidez do procedimento. Por isso, tanto órgãos públicos, quanto despachantes credenciados, têm estruturado seus sites, para oferecer esta possibilidade aos proprietários de veículos.

IPVA DOK Despachante, ilustração do banner consulte seu IPVA Grátis

Como consultar pela Placa ou Renavam

O proprietário que consulta IPVA pela internet, pode utilizar o código da placa ou o número do Renavam. Para realizar a consulta, basta ter os dados em mãos ao acessar um site credenciado.

Em nosso site, você realiza quantas consultas quiser, sem pagar nada por isso. Siga o passo a passo abaixo e consulte seu IPVA e todos os débitos do veículo:

  • Acesse: https://despachantedok.com.br/ipva
  • No formulário, insira a placa ou Renavam do veículo;
  • Depois, insira um email válido e clique em Consulte Grátis;
  • Visualize seus débitos na coluna da esquerda;
  • Escolha como deseja pagar, na coluna da direita.

Fácil, não é mesmo? Consulta de IPVA 2020 SP é com o DOK!

Secretaria da Fazenda IPVA

Consultas de impostos na Secretaria da Fazenda podem ser realizadas de maneira presencial, nos terminais de autoatendimento, agências SEFAZ ou pela internet. Cada município e estado oferecem diferentes opções.

Para quem prefere fazer o procedimento online, basta acessar a página da SEFAZ de seu estado. Para descobrir o endereço eletrônico, basta seguir a estrutura: www.fazenda.[seu estado].gov.br e utilizar a sigla de seu estado no lugar de [seu estado]. Por exemplo, para o estado de São Paulo, o link ficaria: www.fazenda.sp.gov.br

Já para quem prefere realizar a consulta presencial, é preciso descobrir a localização da Secretária em seu município e comparecer munido do documento do veículo, com o número do Renavam.

Detran IPVA

Por ser um imposto governamental, o IPVA não é gerenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), mas sim pela Secretaria da Fazenda de cada estado.

O vínculo entre os dois órgãos acontece no momento do Licenciamento, pois é preciso estar em dia com o pagamento do IPVA para poder licenciar um veículo. Entenda as principais diferenças clicando aqui!

Valor do IPVA

O valor do IPVA muda de acordo com os diferentes estados brasileiros. Estes aumentos e quedas acontecem pelos cálculos, realizados com base nas alíquotas (percentual ou valor fixo que será aplicado para o cálculo do valor de um tributo) estabelecidas pelo governo, juntamente com informações da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a famosa tabela FIPE.

Cálculo do IPVA

O valor do IPVA é baseado em alíquotas, que são diferentes para cada estado. As taxas costumam variar de 0,5% a 5% sobre o valor venal (uma estimativa do Poder Público sobre o preço de determinados bens) do veículo, determinado pela Tabela FIPE.

Valor do IPVA SP 2020

Em São Paulo, o menor valor do IPVA para este ano é de 1,5% sobre o valor venal, aplicado para veículos de carga, como caminhões.

Já para veículos de transporte de passageiros, como ônibus e micro-ônibus, ou as diferentes variações de motocicletas, como os ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos, o valor é de 2%. Outra categoria que atinge os 2% são as máquinas, como as usadas para terraplenagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares.

Veículos que utilizam como combustível o etanol, gás natural veicular (GNV) ou eletricidade, chegam a 3%.

E por fim, a taxa mais alta desta lista, que se aplica para a maioria dos veículos do estado, de 4% sobre o valor venal. Nela, se enquadram todos os carros com motor flexível, conhecidos como flex, que utilizam etanol, gasolina ou a mistura dos dois tipos de combustíveis.

IPVA 2021

Em São Paulo, o menor valor do IPVA para este ano é de 1,5% sobre o valor venal, aplicado para veículos de carga, como caminhões.

Todos os anos, novos prazos para o pagamento do imposto veicular são divulgados. A data de divulgação costuma ser nos primeiros dias úteis de janeiro, para que todo proprietário consiga se programar.

Para te ajudar a se organizar para o IPVA 2021, preparamos uma tabela com as alíquotas aplicadas atualmente e o passo a passo de como deve ser feito o cálculo.

É importante saber que essas alíquotas podem sofrer leves alterações, além de que cada estado tem sua própria tabela. O exemplo abaixo poderá agilizar seus processos, assim, você não perde tempo quando as informações estiverem divulgadas. Confira a tabela para SP:

Tabela de alíquotas 2020/21
Veículo Porcentagem
Carro a gasolina/flex 4%
Carro a álcool, elétrico ou GNV 3%
Picape cabine dupla 4%
Cabine simples, ônibus e micro-ônibus 2%
Motos e similares 2%
Caminhões 1,5%

Entenda o passo a passo:

  • Primeiro, o proprietário deve ter o documento do veículo em mãos, com as informações exatas da marca, modelo e ano, além do tipo de combustível.
  • Com as informações prontas, é preciso acessar a tabela FIPE (clique aqui e conheça) e escolher a categoria do veículo:
IPVA DOK Despachante, ilustração da categoria do veículo
  • Ao selecionar uma das opções, será possível visualizar um formulário, com campos para as informações do veículo, como no exemplo abaixo:
IPVA DOK Despachante, ilustração de consulta de carros e utilitários pequenos

Insira todos os dados e aperte o botão Pesquisar. Em alguns segundos, aparecerão as informações do valor venal do veículo. Escolhemos o Jeep Renegade como exemplo:

IPVA DOK Despachante, ilustração de exemplo do valor venal do jeep Renegade.

O último passo é aplicar a porcentagem prevista na tabela de alíquotas sobre o valor venal do veículo divulgado na tabela FIPE e descobrir o preço do seu IPVA.

Para nosso exemplo, com o preço médio do automóvel em R$ 60.756,00 e a aplicação da taxa de 4%, o valor do imposto ficou em R$2.430,24.

Outra opção é pesquisar diretamente em nosso site!

Na ferramenta de pesquisa gratuita do DOK, você insere sua placa ou Renavam e pesquisa o valor do IPVA e outros débitos do veículo, e ainda pode fazer o pagamento à vista ou em até 12x nos cartões de crédito.

Quer praticidade? Comece o ano com tudo regularizado no DOK Despachante! Clique no botão abaixo e quite seu IPVA 2021.

Como pagar IPVA?

Para quem ainda está dentro do prazo de pagamento do IPVA, existem 3 opções: realizar o pagamento em despachantes credenciados, pagar em caixas de autoatendimento ou guichês em uma rede bancária autorizada, ou comparecer em uma casa lotérica portando o RENAVAM do veículo.

IPVA

Qual é o prazo para pagar?

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago no início do ano, de acordo com a tabela de final de placa dos veículos. Conheça as datas para pagar o IPVA 2020:

Tabela IPVA SP 2020
Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela 1ª parcela ou cota úncia com desconto 2ª parcela ou cota única sem desconto 3ª parcela
Placa Dia do vencimento Dia do vencimento Dia do vencimento
Final 1 09/01/2020 11/02/2020 11/03/2020
Final 2 10/01/2020 12/02/2020 13/03/2020
Final 3 13/01/2020 13/02/2020 13/03/2020
Final 4 14/01/2020 14/02/2020 16/03/2020
Final 5 15/01/2020 17/02/2020 17/03/2020
Final 6 16/01/2020 18/02/2020 18/03/2020
Final 7 17/01/2020 19/02/2020 19/03/2020
Final 8 20/01/2020 20/02/2020 20/03/2020
Final 9 21/01/2020 21/02/2020 23/03/2020
Final 0 22/01/2020 24/02/2020 24/03/2020

É preciso imprimir o IPVA?

Afinal, mesmo com toda a praticidade dos dias atuais, ainda é preciso imprimir o IPVA para fazer o pagamento do imposto? A resposta é não!

Mesmo para quem escolhe pagar presencialmente, comparecendo até bancos ou casas lotéricas, basta levar o número do código de barrar ou, no caso das lotéricas, o número do Renavam do veículo.

Mas é importante lembrar que o IPVA pode ser pago diretamente pela internet, tantos nos sites da Secretaria da Fazenda de cada estado, quanto em despachantes credenciados, como o DOK Despachante!

Como tirar a segunda via?

Perdeu o documento fiscal e precisa de uma 2 via IPVA? Atualmente, é possível fazer todo o processo diretamente de um smartphone ou computador, acessando as plataformas na internet.

A primeira opção para gerar o boleto de 2 via é acessando o site do DETRAN. Lembrando que é preciso utilizar a sigla do estado desejado no endereço eletrônico, como no exemplo do site de São Paulo: www.detran.sp.gov.br

A segunda opção é acessar o site da Secretaria da Fazenda, na aba Cidadão, e clicar na opção IPVA. Para ambos os casos acima, é preciso ter um cadastro e acessar sua conta com senha.

A terceira e mais prática, é acessar o site do DOK Despachante, com o número da placa ou Renavam, e realizar a consulta do seu IPVA. Após visualizar, você pode pagar o débito, parcelando em até 12x nos cartões.

Parcelamento de IPVA

No começo de cada ano, proprietários de veículos recebem o documento fiscal em suas residências, com o valor e código de barras para pagamento do imposto.

A primeira opção é realizar o pagamento à vista. Ao optar por esta opção, o proprietário recebe um desconto de 3% no valor total do documento.

Outra possibilidade é optar pelo parcelamento de IPVA, dividido em 3 vezes, para pagamento nos três primeiros meses: janeiro, fevereiro e março. Nesta opção, não existe o desconto no valor total.

Já para quem perdeu o prazo e precisa quitar o débito antes que se torne um cadastro na Dívida Ativa, existe a opção de pagamento via despachante credenciado do DETRAN. Para esta opção, o proprietário pode realizar o procedimento diretamente em nosso site.

Apesar de não ter o desconto, poderá escolher pagar o débito à vista, via boleto bancário, ou parcelar em até 12x, utilizando até 6 diferentes cartões de crédito. Para esta opção, basta clicar no botão abaixo!

Perigos do IPVA atrasado

Existem 5 principais perigos para quem atrasa o pagamento das taxas e impostos do governo. Alguns mais leves, já outros, com consequências bem caras. Conheça abaixo a lista dos perigos:

  • Primeiro perigo:

    ao atrasar o pagamento do IPVA, o proprietário receberá um comunicado pelos correios com um prazo para acertar essa dívida. Se não cumprir essa data, poderá ser negativado e ter o nome incluído na Dívida Ativa.
  • Segundo perigo:

    enquanto o pagamento do imposto não for regularizado, o veículo fica impossibilitado de ser licenciado.
  • Terceiro perigo:

    proprietários condutores, pegos com o licenciamento irregular, correm o risco de ter o veículo apreendido.
  • Quarto perigo:

    o atraso do licenciamento faz com que o veículo fique irregular, o que configura em uma infração de trânsito gravíssima.
  • Quinto perigo:

    além da multa de licenciamento vencido, com o veículo apreendido, o proprietário precisará pagar diariamente a estadia no pátio, além de uma taxa para a retirada, depois do débito quitado.

Multa e apreensão do veículo

Para condutores em atraso com o IPVA, ser pego por uma autoridade de trânsito pode significar multa gravíssima e apreensão do veículo.

Ao ter o automóvel apreendido no pátio, será necessário arcar com a estadia, que é cobrada diariamente, e mais uma taxa para a retirada do veículo depois de pagar o valor da multa e regularizar o imposto.

Este é um dos cenários que pode acontecer no momento em que o proprietário deixa de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Nada legal, não é mesmo?

Mas o pior ainda está por vir! Já pensou em ter o nome cadastrado na Dívida Ativa? Não sabe o que é? Continue a leitura e conheça.

O que é a Dívida Ativa?

A Dívida Ativa é o nome dado ao cadastro negativo do governo, aplicado em cidadãos que deixam de pagar seus impostos. Os principais responsáveis pela inclusão anual de nomes neste cadastro são o IPTU e IPVA.

No caso do imposto para veículos, após 3 meses do vencimento do documento fiscal, o nome do proprietário já está apto para ser incluído no cadastro. A partir da inclusão, o valor começa a acumular juros de 1% ao mês, em cima do valor do imposto irregular.

Ao aplicarmos o valor desta dívida no IPVA de um veículo muito popular nos últimos anos, que é o modelo Renegade, da marca Jeep, com um valor médio de R$ 60.756,00, podemos observar o cenário seguinte:

  • Valor do IPVA em 2020:

    4% sobre o valor venal = R$2.430,24
  • Dívida Ativa:

    Acréscimo de 1% do valor do débito, por mês.
  • Acréscimo da Dívida Ativa em 1 ano

    = R$291,62
  • Acréscimo em 3 anos

    = R$874,88
  • Dívida Ativa em 5 anos

    = R$1.458,14
  • Valor total do IPVA + Dívida Ativa após 5 anos

    = R$3.888,38

Como pagar IPVA atrasado?

Depois do prazo do pagamento, o proprietário perde o benefício do parcelamento em 3x sem juros, oferecido diretamente pelo governo. Mesmo assim, é possível gerar a 2 via do documento e realizar a quitação a qualquer momento.

Já para o pagamento deste e outros débitos veiculares em um despachante online, o parcelamento se torna uma opção em qualquer mês do ano.

Se este é seu caso, siga o passo a passo a seguir e regularize!

  1. Acesse nosso site: https://www.despachantedok.com.br
  2. Consulte seus débitos utilizando a placa ou o Renavam;
  3. Escolha a opção IPVA ou Dívida Ativa;
  4. Selecione a forma de pagamento (até 12x, em 6 diferentes cartões ou à vista no boleto bancário);
  5. Pronto! Seu IPVA estará regularizado.

Isenção de IPVA

Apesar de ser um imposto obrigatório, alguns brasileiros conseguem o direito ao benefício chamado de isenção de IPVA, que funciona basicamente desobrigando esta pequena parcela do pagamento.

Isenção de IPVA
Para obter este benefício, é preciso se enquadrar em alguma das características a seguir:
  • indivíduos PCD (Pessoa com Deficiência)
  • Trabalhadores que utilizam o veículo para prestar serviços
  • Donos de veículos antigos (de acordo com o ano de fabricação)

Se você é uma Pessoa com Deficiência (PCD) e está procurando todas as informações para conseguir este benefício, solicite nosso manual:

Procurando mais informações sobre o imposto veicular?

IPVA Atrasado

Saiba mais

Dívida Ativa

Saiba mais

Isenção de IPVA

Saiba mais
Pague seu IPVA em até 12x no cartão

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

Consulta IPVA

A consulta de IPVA é possível ser feita pelo site do Detran, por lá você consegue apenas visualizar os valores, caso seu IPVA já estiver atrasado deve ser gerado um novo boleto e este deve ser pago à vista. No DOK você consulta seu IPVA e já faz o pagamento, que pode ser feito em até 6 cartões e em até 12x.

IPVA SP

O valor do IPVA no estado de São Paulo é 4% em cima da tabela fipe do veículo e o prazo para pagamento vai de janeiro a março. Caso haja atraso é possível estar gerando um novo boleto no site da Secretaria da Fazenda do estado. Se desejar parcelar, o DOK Despachante disponibiliza essa opção.

Sefaz IPVA

O Sefaz ou Secretaria da Fazenda é o órgão do estado de São Paulo responsável pela arrecadação do IPVA, através dele os valores são arrecadados e repassados à nação e aos municípios.

Detran IPVA

Em muitos estados o Detran é o responsável pela arrecadação do valor do IPVA e seu devido repasse à nação e aos municípios.

Parcelamento IPVA

O governo brasileiro libera o parcelamento do IPVA em até 3 vezes, entre janeiro a março. Caso o condutor não consiga pagar dentro desse período é recomendável buscar um despachante para realizar o processo, podendo ser parcelado o valor em até 12x.

Tire todas as dúvidas
Consulte grátis

Aguarde, consultando seu documento =)