Entenda de forma rápida o que é preciso para pagar o IPVA atrasado
-
Tipo de débito: IPVA vencido de um ou mais anos anteriores
-
Abrangência: válido para veículos registrados em qualquer estado
-
Ano(s) em atraso: é possível quitar débitos de anos anteriores de uma só vez
-
Valor: inclui IPVA vencido + multa + juros acumulados
-
Como consultar: pela placa no site ou app do DOK, ou nos portais da Sefaz de cada estado
-
Órgão responsável: Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo está registrado
-
Multa por atraso: 0,33% por dia (limitada a 20%) + juros e inscrição na Dívida Ativa
-
Consequências do atraso: impede o licenciamento e pode gerar apreensão do veículo
-
Isenção: não se aplica a débitos vencidos (exceto casos judiciais ou erros cadastrais)
-
Como pagar com o DOK: à vista no pix ou parcelado no cartão
Como pagar IPVA atrasado?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é considerado atrasado quando o prazo de vencimento é ultrapassado, geralmente fixado nos primeiros meses do ano. Nesse caso, o valor original deve ser pago com acréscimo de multas e juros.
Para regularizar a situação, o proprietário deve acessar o portal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. O sistema solicita o RENAVAM e a placa do veículo para consultar o débito e recalcular automaticamente o valor total devido, já incluindo os acréscimos por atraso.
Além dos canais oficiais, é possível utilizar empresas credenciadas como o DOK, que permite ao contribuinte consultar os débitos e efetuar o pagamento do IPVA atrasado com maior flexibilidade, como o parcelamento no cartão de crédito, o que facilita a rápida quitação da dívida.
O que acontece se não pagar o IPVA atrasado?
O não pagamento do IPVA atrasado acarreta graves consequências financeiras e restrições administrativas para o proprietário e para o veículo. Estas penalidades são cumulativas e impedem a regularização completa da documentação anual.
Uma das consequências mais graves é a impossibilidade de realizar o Licenciamento Anual, tornando o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) inválido.
Com isso, o veículo está sujeito a ser apreendido pelas autoridades de trânsito em fiscalizações, gerando custos adicionais de multa, guincho e diárias de depósito.
IPVA atrasado da multa?
Sim, o IPVA atrasado gera multa e juros de mora, que atualizam o valor devido diariamente. A multa de mora é um percentual aplicado sobre o valor do imposto, podendo variar em média entre 10% e 20% do total, dependendo das regras do estado e do tempo de atraso.
Além da multa, incidem os juros de mora, que geralmente são calculados com base na taxa referencial do governo, como a taxa SELIC, corrigindo o débito ao longo do tempo. É esse acréscimo que torna o valor final significativamente maior do que o imposto original.
IPVA atrasado gera dívida ativa?
Sim, o IPVA atrasado gera Dívida Ativa do Estado. Caso o débito não seja quitado no decorrer do exercício (ano), a Sefaz, após um prazo legal que varia por estado, encaminha o valor para a inscrição em Dívida Ativa.
A inscrição nesta dívida bloqueia o processo de licenciamento, impedindo a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e pode levar à restrição de crédito do proprietário, negativação do CPF/CNPJ.
Parcelamento do IPVA atrasado no DOK
No DOK, você pode consultar e consolidar o valor total de todas as pendências, como IPVA atrasado, multas e taxa de licenciamento, em um só lugar.
Na nossa plataforma ou App é possível quitar todos os seus débitos veiculares, de maneira rápida e sem burocracia. O valor total do IPVA atrasado, já com os acréscimos de multas e juros, pode ser dividido em até 12 vezes no cartão de crédito.