Saiba como pagar ipva atrasado

Perdeu o prazo para o pagamento e não sabe como regularizar o veículo com IPVA atrasado? Esta é uma dúvida bastante comum! Afinal, depois que passa o prazo do documento fiscal, onde este imposto deve ser pago? Ele ainda pode ser parcelado?

Entenda quais são os juros e perigos de rodar sem o pagamento e descubra como realizar a regularização de um jeito que caiba no seu bolso. Tire todas as dúvidas utilizando o sumário para ir direto ao ponto:


IPVA atrasado da multa?

Pagar o IPVA atrasado pode custar caro, e não é só por causa do valor em dinheiro. Os prejuízos envolvem uma tremenda dor de cabeça, sobretudo pelo risco de ficar impedido de rodar com o carro.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o atraso impede que o licenciamento do veículo seja feito, e sem esse documento, o condutor fica impedido de transitar em vias públicas.

Em casos de flagrante em paradas policiais, o proprietário estará sujeito a receber uma multa gravíssima no valor de R$ 293,47 e apreensão do veículo. Uma vez apreendido, o veículo permanecerá no pátio, até o pagamento de todas as taxas.

O proprietário do veículo apreendido, além de quitar o valor do imposto atrasado e do licenciamento, precisará fazer o pagamento da multa e da taxa diária para cada dia que o veículo permanecer no pátio. Fora isso, receberá 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) resultantes da multa gravíssima.

Dicas para pagar seu IPVA atrasado

Deixou o IPVA vencer e agora não sabe como regularizar o imposto? Separamos dicas que vão te ajudar nessa!

Atrasar o IPVA resulta em Dívida ativa?

Se você se impressionou com todos os problemas gerados acima, prepare-se para conhecer a temida Dívida Ativa! Este é o nome do cadastro realizado pelo governo, para controlar cidadãos em situação de atraso com seus impostos. Os principais são o IPTU e IPVA.

Neste caso, proprietários de veículos com o IPVA atrasado tornam-se aptos a terem seus nomes registrados neste cadastro. A partir do registro, o valor da dívida cresce 1% ao mês. Em alguns casos, o proprietário com nome no registro poderá até ter seus bens penhorados para a quitação do valor total.

Como consultar IPVA atrasado?

Depois de conhecer todos os perigos de manter o IPVA em atraso, a primeira coisa a se fazer é consultar a condição do seu veículo e se certificar sobre o pagamento do imposto. Não sabe como realizar esta consulta? Confira opções:

Consultar IPVA atrasado pelo Renavam

A forma mais prática e rápida de consultar seu IPVA, é utilizando o número do Renavam. O Registro Nacional de Veículos Automotores é um código válido para todo o Brasil, presente nos documentos dos veículos brasileiros.

O primeiro passo para realizar a consulta é ter o documento em mãos. Após isso, o proprietário poderá comparecer até à unidade da Secretaria da Fazenda de sua cidade ou realizar a consulta diretamente pela internet.

Para quem prefere fazer o procedimento totalmente online, basta acessar o campo de consulta em nosso site. Aqui, a consulta é grátis e você verifica não só o IPVA, mas todos os débitos de veículo. Assim, poderá escolher quais irá quitar ou até mesmo zerar seus débitos.

Clique no botão abaixo para consultar seu IPVA atrasado gratuitamente:

Onde pagar IPVA atrasado

Para quem ainda está dentro do prazo, o pagamento do boleto de IPVA pode ser pago em bancos (guichê do caixa, autoatendimento, internet banking) ou casas lotéricas autorizadas.

IPVAPAGAR

Já para quem está com o imposto atrasado, o caminho começa em escolher o pagamento por meios tradicionais ou pela praticidade de um Despachante.

Despachante Credenciado

Ao optar por realizar o pagamento de débitos em um despachante, você torna o caminho mais prático. Siga o passo a passo abaixo e regularize seus veículos:

  1. Primeiro, clique neste link e acesse nossa consulta: Consultar IPVA
  2. Depois, insira o número de sua Placa ou Renavam;
  3. Em seguida, utilize um email pessoal ou profissional;
  4. Clique no botão consultar e aguarde as informações;
IPVA atrasado DOK Despachante, ilustração da página principal do site
  1. Ao visualizar seus débitos, clique nos que deseja pagar;
  2. Escolha uma forma de pagamento (parcelado ou à vista);
  3. Pague seu IPVA atrasado e pronto!
IPVA atrasado DOK Despachante, ilustração do painel do usuário

Depois de pago, mesmo em casos de nome registrado na Dívida Ativa, a quitação dos débitos gera a baixa do registro automaticamente.

Secretaria da Fazenda IPVA Atrasado

Para quem prefere fazer pelos meios tradicionais, o caminho é acessar os sites do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) ou da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu estado e seguir os passos abaixo:

IPVA atrasado DOK Despachante, ilustração da identifição do veículo
  1. Insira a placa e o Renavam do veículo;
  2. Emita uma guia de pagamento GRD (Guia para Regularização de Débitos);
  3. Escolha uma das formas de pagamento e condições;
  4. Realize o pagamento da guia em um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda em sua cidade, ou em uma casa lotérica.

Parcelamento de IPVA atrasado

Quando o proprietário está dentro do prazo do documento fiscal, o governo disponibiliza duas opções de pagamento para os proprietários de veículos: o pagamento à vista ou parcelado. No caso do parcelamento, é possível dividir o valor do imposto em 3 vezes, sendo pago nos três primeiros meses do ano.

Para quem não realizar a quitação do valor até março e perder o prazo de pagamento, a outra opção é recorrer aos despachantes, que oferecem um serviço rápido e cheio de possibilidades.

Aqui no DOK Despachante, é possível fazer o parcelamento do IPVA atrasado em até 12x, em até 6 diferentes cartões ou com uma entrada no boleto bancário e o parcelamento do restante. Por aqui, você quita todos os débitos de um jeito que cabe no seu bolso!

Como parcelar IPVA atrasado SP

O parcelamento é realizado em diferentes datas e formatos, de acordo com os estados brasileiros. Para proprietários que residem no estado de São Paulo, é importante saber como parcelar IPVA atrasado SP.

Para quem estiver dentro do prazo dos três primeiros meses, poderá aproveitar o parcelamento sem juros do governo. Já para quem perdeu o prazo, poderá fazer o parcelamento a qualquer momento, em até 12x, utilizando 6 diferentes cartões de crédito. Basta clicar no botão abaixo!


Procurando outras informações sobre IPVA?

IPVA

Saiba mais

Dívida Ativa

Saiba mais

Isenção de IPVA

Saiba mais
Consulte grátis e pague seu IPVA atrasado em alguns cliques

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

IPVA atrasado

O IPVA é cobrado sempre nos primeiros meses do ano, muitas vezes e por diversos motivos, nem todos conseguem arcar com o montante completo ou o parcelamento em 3x liberado pelo governo, não é o suficiente. Para isso, aqui no DOK Despachante, é possível parcelar débitos em até 12x.

Como pagar IPVA atrasado

Com o IPVA atrasado não é possível fazer o licenciamento e isso pode acarretar multas e apreensão do veículo, para que isso não aconteça o DOK Despachante disponibiliza a opção de parcelamento das dívidas veiculares de maneira facilitada direto em nosso site.

Consultar IPVA atrasado

É possível consultar o valor do IPVA atrasado através do site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu estado. O DOK Despachante também disponibiliza a consulta do IPVA atrasado de maneira totalmente gratuita.

Parcelar IPVA atrasado

Após o atraso do IPVA, o governo cobra o valor do imposto à vista e ainda com juros e encargos, caso você queira parcelar, precisará recorrer a um despachante. Aqui no DOK temos todas as facilidades que você merece, realize sua consulta grátis.

IPVA atrasado dá multa?

O IPVA atrasado por si só não permite multas, no entanto, sem o pagamento do IPVA não é possível fazer o licenciamento, que por sua vez é passível de multas e apreensão do veículo.

Tire todas as dúvidas
Consulte grátis

Aguarde, consultando seu documento =)