Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

Saiba como pagar IPVA atrasado

Se você perdeu o prazo para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e não sabe onde regularizar a taxa, saiba que é possível quitar o tributo normalmente. Porém, serão cobrados juros cada vez mais altos.

Em certos casos, além dos juros, o IPVA vencido pode causar outro problema: a inscrição na dívida ativa. Desse modo, o condutor ficará com o “nome sujo” e também será impedido de fazer o licenciamento do veículo, o que impossibilitará o automóvel de circular pelas vias públicas do país.

Não paguei o IPVA, e agora?

O QUE ACONTECE COM IPVA ATRASADO? Seja pela condição financeira reduzida ou por falta de tempo, muita gente deixa de pagar o IPVA e acaba ficando inadimplente com o imposto.

Leia este conteúdo e descubra como regularizar o IPVA de um jeito que cabe no seu bolso e tire todas as dúvidas sobre o assunto. Se preferir, use os botões abaixo para ler um trecho específico.

IPVA atrasado da multa?

A princípio, deixar de quitar o IPVA no prazo obrigatório divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) não gera multa. Nesse caso, ao invés de ser multado, o proprietário do veículo terá que pagar juros cada vez mais altos.

Porém, se o atraso no IPVA impedir o licenciamento, o condutor será multado por cometer uma infração gravíssima. Dessa forma, terá que pagar multa de R$ 293,47 e terá sete pontos adicionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ter o automóvel apreendido.

No entanto, se a demora no pagamento não impossibilitar o licenciamento do automóvel, os juros serão de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20% sobre o valor do imposto. Além disso, também serão aplicados juros mensais equivalentes à taxa Selic.

Atrasar o IPVA resulta em dívida ativa?

Além de todos os problemas citados acima, quem atrasar o pagamento do IPVA corre o risco de ser inscrito na dívida ativa, que é a lista de pessoas que estão em débito com o governo, ou seja, estão com o “nome sujo”.

De acordo com a Sefaz-SP, depois de ter o nome inscrito na dívida ativa, os acréscimos moratórios corresponderão a 40% do preço do imposto. Por isso, é recomendável pagar a taxa quanto antes para evitar que o valor se torne ainda mais alto.

Com o DOK Despachante, você pode pagar online os débitos veiculares atrasados em até 12 vezes, até mesmo os que estão inscritos na dívida ativa. Se preferir, há como dar entrada no boleto bancário e dividir o restante do valor em até seis cartões de crédito diferentes.

Como consultar IPVA atrasado?

Depois de conhecer todos os problemas relacionados ao atraso no IPVA, a primeira coisa a ser feita é a consulta de débitos do veículo para saber se o imposto já foi pago ou não. Para isso, você pode recorrer aos órgãos oficiais ou fazer a verificação no site do DOK.

A consulta pelo site do Detran ou da Secretaria da fazenda pode ser feita online, mas exige dados como Renavam, placa e chassi do automóvel. Para fazer o procedimento com o DOK Despachante, basta informar a placa do veículo desejado.

Para saber todos os detalhes sobre como realizar a consulta online nos sites mencionados, acompanhe os próximos tópicos e conheça as vantagens de fazer a verificação de pendências do veículo pela internet.

Consultar IPVA atrasado pelo Renavam

Uma das formas de consultar o IPVA atrasado é pelo Renavam. O Registro Nacional de Veículos Automotores é um código válido para todo o Brasil e pode ser encontrado no documento do automóvel.

O primeiro passo para realizar o procedimento é ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em mãos. Em seguida, o proprietário poderá realizar a verificação diretamente pela internet, utilizando a ferramenta de consulta da Sefaz ou do Detran.

Consulta IPVA Sefaz

Se você prefere fazer o procedimento online, basta acessar o site da Sefaz de seu estado. Para descobrir o endereço eletrônico, siga a estrutura: www.fazenda.[estado].gov.br e utilize a sigla de sua unidade federativa no lugar de [estado]. Em São Paulo, por exemplo, o link será: www.fazenda.sp.gov.br.

Após acessar o portal da Sefaz-SP, clique em “IPVA - Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores”. Em seguida, selecione a opção “CONSULTAR DÉBITOS - Veículo Próprio”. Feito isso, será necessário fazer login ou se cadastrar via usuário e senha da Nota Fiscal Paulista.

Ao realizar o login ou cadastro, procure por IPVA e clique em “Consulta de Débitos”. Feito isso, uma nova página irá mostrar se o veículo cadastrado apresenta débitos em atraso ou inscritos na dívida ativa. Após consultar, você também poderá fazer o download das informações ao clicar em “Baixar”.

Detran consulta IPVA

Mesmo não sendo o órgão responsável pelo IPVA, a consulta do imposto também pode ser feita no site do Detran de seu estado. Nesse caso, o procedimento é similar à verificação feita no portal da Sefaz, pois o proprietário do veículo também precisará se cadastrar e informar o Renavam do automóvel.

Como cada estado possui o próprio órgão, as etapas para a consulta de débitos veiculares podem ser diferentes. Por isso, mostraremos como é feita a verificação de IPVA atrasado no site do Detran-SP. Confira:

  1. Acesse o site do Detran-SP e clique em “Veículos”. Em seguida, procure por “Pesquisa de débitos e restrições” e selecione o botão “Acesse o serviço”;
  2. Na página seguinte, selecione a opção “Seu veículo”. Feito isso, faça o login no site do Detran-SP ou cadastre-se e clique em “Entrar”;
  3. Em seguida, uma nova página irá apresentar a placa do veículo e o CPF do proprietário. Se ambos estiverem corretos, selecione o captcha “Não sou um robô”, depois clique em “Pesquisar”;
  4. Por fim, todos os débitos do automóvel serão mostrados, incluindo IPVA atrasado e todas as possíveis pendências.

Consultar IPVA atrasado pela placa

Você sabia que além de consultar o IPVA atrasado pelo Renavam, também é possível fazer essa verificação online pela placa do veículo? Esse método é muito mais simples e exige pouquíssimo tempo.

Como os órgãos oficiais solicitam o Renavam, você poderá recorrer ao DOK Despachante para fazer uma consulta grátis pela placa do veículo. Para isso, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. No formulário de consulta disponível no topo desta página, preencha os espaços em branco com seu e-mail e a placa do veículo. Feito isso, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Em seguida, não só o IPVA atrasado, mas todos os outros débitos do automóvel serão mostrados, incluindo licenciamento, DPVAT e eventuais multas.

Onde pagar IPVA atrasado?

O IPVA atrasado pode ser pago normalmente nos despachantes, lotéricas ou bancos conveniados. Na maioria dos estados, basta informar o Renavam para regularizar o imposto. Porém, em certas unidades federativas, ainda é necessário emitir a guia de pagamento no portal da Sefaz.

No entanto, se o imposto estiver cadastrado na dívida ativa, o procedimento será um pouco diferente. No estado de São Paulo, por exemplo, o proprietário do veículo terá que emitir uma guia no site da Procuradoria Geral (PGE-SP).

Pagar IPVA atrasado no despachante

Contudo, também é possível contar com as facilidades de um despachante online para quitar o IPVA atrasado. Ao optar por realizar o pagamento de débitos com o DOK, você torna o caminho mais prático. Siga o tutorial abaixo e regularize seu veículo:

  1. No formulário de consulta presente no topo da página, digite a placa ou Renavam do veículo e insira um e-mail válido. Feito isso, clique em “Consulte Grátis”;
  2. Em seguida, todos os débitos do automóvel serão mostrados, selecione os quais deseja pagar e escolha a forma de pagamento (parcelado ou à vista). Depois, é só aguardar a aprovação do pedido.

Após a compensação do pagamento, mesmo em casos de nome registrado na dívida ativa, a quitação dos débitos gera a baixa do registro automaticamente.

Como parcelar IPVA atrasado?

Antes do vencimento, o governo disponibiliza duas opções para o pagamento do IPVA: à vista ou parcelado. No caso do parcelamento em São Paulo, o valor do imposto é dividido em até cinco vezes, de fevereiro a junho.

Para aqueles que perderam o prazo para o pagamento, é possível recorrer aos despachantes online credenciados para regularizar a situação do veículo, pois essas empresas oferecem um serviço rápido, seguro e cheio de facilidades.

Aqui no DOK Despachante, é possível parcelar o IPVA atrasado em até 12 vezes, utilizando até seis cartões diferentes. Além disso, há como dar entrada no boleto bancário e dividir o restante do valor no crédito.

Como parcelar IPVA atrasado SP?

Se você é proprietário de um veículo registrado no estado de São Paulo e atrasou o pagamento do IPVA, fique tranquilo, pois há como regularizar a situação do automóvel com o DOK Despachante em até 12 vezes, mesmo em caso de dívida ativa.

Além disso, o governo também permite que o parcelamento do IPVA atrasado seja feito por meio da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP). No entanto, o processo é burocrático e exige mais tempo em comparação aos despachantes online.

Posso andar com o IPVA atrasado?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir o veículo com IPVA em atraso não é uma infração de trânsito. No entanto, é recomendável manter os débitos do automóvel em dia para evitar juros e a possível inscrição na dívida ativa.

Porém, se o atraso no IPVA impedir o licenciamento, o veículo ficará irregular. Desse modo, o automóvel não poderá circular pelas vias públicas do país, pois não estará de acordo com as normas de trânsito. Assim, se o condutor for flagrado circulando com o débito vencido, sofrerá com as penalidades impostas pelo artigo 230 do CTB.


Procurando outras informações sobre IPVA?

IPVA

Saiba mais

IPVA 2022

Saiba mais

Dívida Ativa

Saiba mais
Consulte grátis e pague o IPVA atrasado em até 12x

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

O que acontece se eu atrasar o IPVA?

O atraso no IPVA resulta em juros de 0,33% ao dia, até o limite de 20% sobre o valor do tributo. Além disso, o não pagamento do imposto pode impedir o licenciamento do veículo e o nome do proprietário poderá ser inscrito na dívida ativa.

Como faço para pagar o IPVA atrasado?

O IPVA atrasado pode ser pago em bancos conveniados, lotéricas ou despachantes credenciados pelo órgão responsável. Em caso de dívida ativa, a melhor solução é recorrer aos serviços do DOK Despachante para parcelar o valor em até 12 vezes.

Pode pagar IPVA atrasado com cartão de crédito?

A princípio, não há como pagar o IPVA atrasado com cartão de crédito em redes bancárias ou em casa lotéricas. Porém, no DOK Despachante, é possível quitar o imposto em 12 vezes, utilizando até seis cartões de crédito diferentes.

Quanto tempo pode andar com o IPVA atrasado?

É possível andar com o IPVA atrasado até a data de pagamento do licenciamento. Caso contrário, o veículo ficará impedido de circular pelas vias públicas. Se o condutor for flagrado com o CRLV irregular, pagará multa gravíssima (R$ 293,47), terá sete pontos adicionados à CNH e o automóvel será apreendido.

Como descobrir se o IPVA está atrasado?

Para saber se o IPVA está atrasado, o ideal é fazer uma consulta de débitos veiculares. No DOK Despachante, essa verificação é grátis e pode ser feita pela placa do automóvel desejado.

Tire todas as dúvidas