IPVA de moto: tabela, consulta grátis e pagamento parcelado

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 23 de abril de 2021 | Atualizado em 14 de junho de 2021

ipva de moto Dok Despachante blog

O IPVA de moto é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores que todos os proprietários de motocicletas devem pagar anualmente para que a circulação do veículo seja feita dentro da lei.

Assim como o IPVA para carros e caminhões, o valor é calculado com o valor venal da moto e a alíquota que varia de estado para estado. A maior diferença entre o Imposto para carros e motos é o valor, já que para as motocicletas o valor fica bem menor que para carros ou caminhões.

Neste artigo vamos tratar de tudo sobre este imposto para motos, como é feito o cálculo, onde fazer a consulta, como pagar e muito mais! Continue a leitura e acabe com suas dúvidas.

ipva de moto Dok Despachante infografico

O que é IPVA de moto?

O IPVA de moto funciona da mesma forma que o Imposto para qualquer outro veículo terrestre e deve ser pago anualmente pelos proprietários de motocicletas. O atraso do pagamento gera juros de 0,33% por dia de atraso, além de juros de mora que incidem sobre o valor, com base na taxa Selic.

Caso o proprietário não realize o pagamento, mesmo atrasado, terá seu nome na Dívida Ativa e a multa passará a ser de 40% do valor do Imposto. Além dessas complicações, ao não pagar o IPVA, o proprietário de veículo fica impossibilitado de renovar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Circular nas vias terrestres brasileiras sem o CRLV é considerada multa gravíssima, de acordo com o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo até a situação ser regularizada.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consultar IPVA

Parcele seu IPVA
em até 12x

Como calcular IPVA de moto?

O cálculo para saber o valor do IPVA é feito através da multiplicação do valor venal da motocicleta, que é estipulada pela Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e também pode ser consultado pelo site da Imprensa Oficial, clicando aqui, e da alíquota do estado de registro do veículo.

O valor da alíquota varia de estado para estado. Em São Paulo no ano de 2021, a alíquota para motos é de 2%, já na Bahia, a porcentagem é de 1%. Para saber qual a porcentagem do seu estado, acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado.

IPVA de moto 2021

Como citado no tópico acima, o cálculo é feito da seguinte maneira: valor venal multiplicado pela alíquota. Vale ressaltar que o valor venal sofre alterações de acordo com o modelo, ano, cor e localidade do veículo, por isso não é possível dar um exemplo concreto do valor do IPVA, mas abaixo mostraremos o cálculo de uma forma simplificada. Confira:

Usando a alíquota do estado de São Paulo, que está a 2% e usando uma moto com o valor médio de R$ 9.000,00 a conta seria 9.000 x 2%, resultando em 180. Sendo assim, o valor do IPVA para a motocicleta do exemplo é de R$ 180,00.

Quais as mudanças em relação ao IPVA de moto 2020?

O ano de 2020 foi de muitas mudanças referente as leis de trânsito, começando com a mudança no calendário para o pagamento do IPVA que em 2019 era feito de acordo com o final da placa do veículo, assim como o licenciamento. Em 2020, muitos estados aderiram o calendário de pagamento de IPVA de janeiro a março.

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, os órgãos de trânsito foram temporariamente fechados, o que ocasionou no atraso de vários serviços, inclusive no pagamento de débitos, impostos, entre outros. Por conta disso, alguns estados optaram por estenderem os prazos de pagamento.

Em 2021, a tabela não sofreu alterações, com o imposto sendo cobrado de janeiro a março em grande parte dos estados. As alíquotas também continuaram as mesmas do ano passado.

Como consultar IPVA grátis?

É possível fazer a consulta do IPVA de forma grátis no site do DOK Despachante, para isso, é necessário acessar nossa página de Consulta de IPVA, informar a placa ou o número de Renavam do veículo e um e-mail válido. Ao realizar a consulta com o DOK, é possível ter acesso a todos os débitos do veículo e diversas formas de pagamento.

Outra opção é fazer a consulta pela Secretaria da Fazenda do estado em que a moto está registrada. Para descobrir o endereço eletrônico, basta seguir a estrutura: www.fazenda.[seu estado].gov.br e utilizar a sigla de seu estado no lugar de [seu estado]. Por exemplo, para o estado de São Paulo, o link ficaria: www.fazenda.sp.gov.br

Como parcelar IPVA?

A própria Secretaria da Fazenda disponibiliza o parcelamento do imposto em até 3 vezes, para aqueles que não optarem por pagar em cota única com desconto de 3%. Porém, para uma parte da população brasileira, três parcelas não são o suficiente para ajudar no bolso, pensando nisso e em seus clientes, o DOK dá a possibilidade de parcelar o imposto em até 12 vezes!

Com o DOK é possível fazer o pagamento de qualquer débito relacionado à veículos, inclusive o IPVA, em até 12 vezes usando até 6 diferentes cartões de crédito. Há também a opção de pagar uma parte à vista, no boleto, e parcelar o restante.

Como pagar IPVA de moto atrasado?

O IPVA atrasado pode ser pago no DOK Despachante e parcelo em até 12 vezes, com até 6 cartões de crédito diferentes.

Outra opção é o pagamento pelo Detran do estado em que a moto está registrada. Para isso, é preciso acessar o Detran do seu estado, se o estado é São Paulo o endereço eletrônico é www.detran.sp.gov.br/ para acessar o Detran de outro estado, é só trocar a sigla de SP pela sigla que representa o estado desejado.

É preciso ter cadastro no Detran para realizar esse serviço e informar o número de Renavam do veículo, em seguida emita a segunda via de pagamento e realize o pagamento em bancos ou lotéricas.

Quando a moto fica isenta de IPVA?

Apesar de ser falado que o IPVA é um imposto que todo proprietário de veículo terrestre deve pagar anualmente, tanto carro como motos podem ser isentas do pagamento do IPVA, desde que se enquadrem em algumas categorias.

O fator mais comum para que as motos sejam isentas do pagamento é o ano de fabricação, porém o ano que dá direito a isenção pode variar de um estado para o outro, mais abaixo mostraremos uma tabela com o ano de cada estado.

Outros fatos que garantem a isenção são: automóveis de órgãos públicos, partidos políticos, sindicatos, instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos, templos, táxi e mototáxi, e pessoas com direito a tratamento diplomático.

Moto com mais de 20 anos paga IPVA?

Motos fabricadas a 20 anos ou mais não pagam IPVA nos seguintes estados: Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. O ano de fabricação também isenta as motos do IPVA em outros estados, porém o ano muda.

Confira a tabela completa no tópico abaixo.

Tabela de isenção de IPVA para motos

Confira a tabela de isenção por tempo de fabricação em cada estado:

EstadoTempo de Fabricação
Acre10 anos
Alagoas20 anos
Amapá15 anos
Amazonas15 anos
Bahia15 anos
Ceará15 anos
Distrito Federal15 anos
Espírito Santo15 anos
Goiás15 anos
Maranhão15 anos
Mato Grosso15 anos
Mato Grosso do Sul15 anos
Minas Gerais Redução progressiva conforme o ano do carro
Pará15 anos
Paraíba15 anos
Paraná20 anos
Pernambuco Redução progressiva conforme o ano do carro
Piauí15 anos
Rio de Janeiro15 anos
Rio Grande do Norte10 anos
Rio Grande do Sul20 anos
Rondônia15 anos
Roraima10 anos
Santa Cantarinaveículos produzidos até 1985
São Paulo20 anos
Sergipe15 anos
Tocantins15 anos

O IPVA muda de acordo com a cilindrada da moto?

Em 2019 foi feita uma proposta na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para reduzir a taxa do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de até 150 cilindradas.

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) é o autor da proposta e justificou o benefício alegando que 85% dos compradores de motocicletas estão nas classes C, D e E, ou seja, pessoas com menor poder aquisitivo. Outro ponto destacado pelo senador é que “veículos de porte leve não causam estragos às estradas e às pistas pavimentadas, sendo não onerosos na destinação dos recursos captados pelo IPVA”.

Quanto custa o IPVA de uma moto 150?

A norma proposta pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR) entrou em vigor em 1º de janeiro de 2020, e com isso a alíquota para motos com até 150 cilindradas passou a ser zero. Ou seja, os proprietários desse tipo de motocicleta não precisa mais pagar o IPVA.

Quanto custa o IPVA de uma moto 125?

Assim como os proprietários de motos de 150 cilindradas estão isentos do pagamento da taxa do IPVA, o mesmo vale para os proprietários de motos de 125 cilindradas.

Saiba mais sobre IPVA do veículo

Confira os artigos abaixo para saber mais sobre IPVA.

TAGS: quanto custa o ipva de uma moto / valor do ipva de moto / moto isenta de ipva / consultar ipva de moto / quantos anos paga ipva de moto



Posts relacionados
ciclomotor Dok Despachante capa
Tudo sobre ciclomotor

Existe um debate entre os apaixonados pelos veículos de duas rodas sobre ciclomotor ser ou não considerado motocicleta. A verdade […]

Leia mais…