Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

O que é CRLV?

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, mais conhecido como Licenciamento, é o documento mais importante para todos os proprietários de veículos.

Ele é o que mostra que o veículo está dentro de todas as normas ambientais e de trânsito, ficando regular para poder circular nas vias públicas terrestres de todo o território nacional.

O condutor que for pego circulando sem o licenciamento, será autuado com multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da apreensão do veículo como medida administrativa, como está escrito no Art. 230, inciso V, do CTB.

É importante lembrar que para conseguir o CRLV o proprietário do veículo deve quitar todos os seus débitos e deve pagar o IPVA e o Seguro DPVAT.

Está em dúvida se tem algum débito que possa causar maiores dores de cabeça no futuro? Faça sua consulta grátis com o DOK Despachante e se tiver algum débito, pague parceladamente!


CRLV 2020: o que mudou?

Com a Deliberação do Contran nº 180, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo passou a ser digital.

Ilustração de um documento

A versão digital já está disponível para todos os proprietários de veículos no Brasil. Existem alguns estados que não estão mais emitindo o documento físico.

Nesses casos, o condutor pode usar só o documento digital, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e se quiser ainda ter o documento físico, pode fazer a impressão por conta próprio e em casa.

A versão digital tem a mesma validade jurídica que o documento impresso, e pode ser compartilhado com mais quatro pessoas, através do aplicativo, de forma segura.

Como funciona o CRLV digital?

O aplicativo usado para o CRLV-e é o mesmo usado para a CNH digital, o Carteira Digital de Trânsito. O app conta com sistema de QR code, o que pode facilitar o processo em uma blitz, por exemplo.

Ilustração de uma mão segurando celular

O CRLV digital também pode ser compartilhado em até cinco aparelhos smartphone diferentes. Assim, se cinco pessoas usam o mesmo carro, todos eles têm acesso ao documento.

O aplicativo funciona off-line, ou seja, não precisa estar conectado a internet para ter acesso ao documento.

CRLV Digital: Como Tirar o Seu!

Já conhece o CRLV digital? Entenda quando ele é válido e como baixar o seu, para nunca mais precisar andar com o documento físico.

CRLV digital SP

Desde 8 de maio de 2020 a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é inteiramente digital no estado de São Paulo.

Após fazer o pagamento da taxa de licenciamento, o certificado fica disponível para download diretamente no portal do Detran SP, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito no portal de serviços do Denatran.

CRLV digital PR

Desde meados de junho de 2019 o CRLV-e já está disponível para o uso dos proprietários de veículos do Paraná.

Assim como em São Paulo, o aplicativo usado é Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pode ser baixado na Apple Store ou no Google Play.

CRLV digital MG

O documento de licenciamento on-line em Minas Gerais funciona da mesma forma que nos outros estados que já vimos.

Em agosto de 2020, o Detran MG disponibilizou a impressão do documento para os condutores de Minas.

Para fazer a impressão, que deve ser feita com tinta preta, em folha única e de tamanho A4, o proprietário do veículo deve acessar o Detran MG, entrar na aba "veículos", informar a placa do veículo, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por último, o CPF.

É possível imprimir CRLV?

Agora que os proprietários de veículos podem ter o licenciamento digital, através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, é comum que pessoas tenham dúvida quanto ao porte do documento físico.

Ilustração de uma mão segurando celular

Passo a passo de como imprimir o CRLV digital

Aprenda a imprimir o CRLV digital de um jeito simples. Preparamos um tutorial para que consiga baixar e acessar o documento na sua Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Apesar de não ser mais obrigatório andar com o CRLV físico no estado de São Paulo, ainda tem pessoas que preferem ter o documento em mãos. E isso ainda é possível.

Quem preferir, pode imprimir o CRLV em uma impressora comum, em uma folha sulfite A4. O documento deve ser impresso em tinta preta.

Para fazer a impressão, basta acessar o Portal de Serviços do Denatran e imprimir o documento.

O que é o código de segurança CRLV

Para baixar o CRLV digital no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, no caso de pessoas físicas, é exigido um código de segurança do CRV.

Ilustração de um documento

O aplicativo está disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

Esse código serve para distinguir o CRV do CRLV e fica localizado na parte superior direita do Certificado de Registro do Veículo, sendo composto por 11 dígitos.

Qual a diferença entre CRV e CRLV?

Com siglas tão parecidas assim, fica difícil mesmo não se confundir. Mas, apesar dessa semelhança no nome, esses dois documentos são diferentes um do outro e os dois têm sua importância.

Ilustração de dois documentos

O CRLV, como vimos no começo do texto, é o documento que comprova que o veículo está apto para circular nas vias e ruas públicas.

Já o CRV é o documento que contém as principais características físicas do veículo; como cor, modelo, ano de fabricação, tipo de combustível, entre outras.

O CRV é entregue junto com o emplacamento do automóvel. Com ele é possível fazer toda a identificação do veículo e do seu proprietário, como nome, endereço, CPF.

Uma forma mais fácil de conseguir diferenciar um do outro, é lembrar que o CRV era, até um tempo atrás, chamado de DUT (Documento Único de Transferência).

Sempre que um veículo é transferido, o CRV deve ser preenchido com os dados do novo proprietário. Em caso de alguma alteração física no veículo, o CRV também deve ser alterado.

No DOK você pode fazer seu Licenciamento parcelado em até 12 vezes, utilizando até 6 diferentes cartões de crédito. Saiba como clicando no botão abaixo!

2º via CRLV

Em caso de roubo ou perda do documento que comprova o licenciamento, o condutor deve, imediatamente, fazer a solicitação da segunda via. Porque, como falado antes, ele é de porte obrigatório.

Ilustração de dois documentos e transferência

Você pode fazer a solicitação direto com o DOK Despachante, clicando no botão a seguir.

Para poder pedir a segunda via, alguns documentos são necessários. São eles:

  • Número de Renavam ou Placa do veículo;
  • Documento do proprietário.

Procurando mais informações sobre o CRLV?

Licenciamento Online

Saiba mais

Licenciamento Atrasado

Saiba mais

Licenciamento 2021

Saiba mais
Regularize seu CRLV

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

O que é CRLV?

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é um documento obrigatório que todo condutor deve portar ao circular em vias públicas do Brasil. Ele garante que o veículo está circulando de forma regular.

Qual a diferença entre CRV e CRLV?

CRLV é o documento de licenciamento, o que permite que o veículo circule pelas ruas. O CRV é o documento que contém todas as características do automóvel e os dados do proprietário.

É possível imprimir CRLV?

Apesar de não ser mais obrigatório o uso do documento físico, ainda é possível fazer a impressão. Porém, agora, quem decidir portar o documento físico terá de fazer a impressão por conta própria.

Código de segurança CRLV

O código que é exigido na hora de baixar o CRLV-e é encontrado no CRV, no canto superior direito do documento. Esse código é composto por 11 dígitos.

Tire todas as dúvidas