Como conseguir o CRLV digital pessoa jurídica

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 12 de julho de 2021 | Atualizado em 11 de julho de 2022

crlv digital pessoa jurídica Dok Despachante capa blog

Já faz algum tempo que o CRLV passou a ser digital, mas ainda há algumas pessoas que não sabem a diferença entre o CRLV digital pessoa jurídica e pessoa física. Essa diferença afeta de forma mais direta as pessoas na hora de fazer o download do documento.

Neste artigo falaremos sobre este importante documento, tanto em sua forma física quanto digital, qual a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica, como baixá-lo e mais, por isso continue com a leitura até o final.

Vale ressaltar que independente de ser pessoa física ou jurídica, é extremamente importante manter o documento atualizado e que seu porte é obrigatório. Vale lembrar ainda que de acordo com o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com veículo que que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração de natureza gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

crlv digital pessoa jurídica Dok Despachante infografico

O que é CRLV digital?

O CRLV-e, como também é chamado o CRLV digital é a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, popularmente chamado de “licenciamento” ou “documento do carro”. Como falado no tópico acima, este documento é de porte obrigatório, e deve ser renovado todos os anos, caso um condutor seja flagrado conduzindo um veículo sem este documento, ou com o mesmo desatualizado, será autuado.

A versão digital do documento passou a ser usada em todo o território nacional em janeiro de 2021 e tem a mesma validade jurídica da versão física, impressa em papel moeda verde. A versão digital fica disponível no smartphone do condutor, mesmo se não houver conexão com a internet. Para aqueles que preferem a versão impressa, é possível fazer a impressão por conta própria. Falaremos mais detalhadamente disso nos tópicos a seguir.

Aplicativo CRLV digital

O CRLV digital fica disponível no portal on-line do Detran do estado de registro do veículo, no Portal de Serviços Denatran e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consulte grátis

seu licenciamento
e pague até 12x

Com o CDT é possível ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e ao CRLV Digital, além de ser possível fazer o compartilhamento do CRLV com outros usuários do veículo, controle e gerenciamento das infrações de trânsito.

Também é possível receber desconto de até 40% no pagamento das multas, aviso de recall para o seu veículo e fazer a indicação do condutor principal do veículo.

O aplicativo é gratuito e compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. Após o primeiro uso, os documentos ficam disponíveis para consulta mesmo quando não há conexão com a internet.

Como cadastrar CRLV digital

Para cadastrar o CRLV-e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito é preciso ter uma conta no site do governo. Se não possuir, basta clicar aqui e criar uma. Em seguida, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e ao abrir o aplicativo, toque em “Entrar com gov.br”.

Preencha seu CPF e toque em “Avançar”, na próxima tela, digite a senha e selecione “Entrar”. Toque então em “Autorizar” para permitir o uso dos dados pelo aplicativo. Na tela inicial, toque em “Veículos” e em seguida “Toque aqui para adicionar um CRLV”.

Será necessário preencher os próximos campos com o Renavam e com o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo). Seguindo todos esses passos, o documento estará cadastrado.

Compartilhar CRLV-e

Pensando na realidade de que muitas vezes um mesmo veículo é usado por mais de uma pessoa, foi feita a opção de compartilhar o documento eletrônico. Até o momento, é possível fazer o compartilhamento do CRLV digital com até cinco pessoas, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Para compartilhar o CRLV, basta inserir o CPF de quem deve receber o documento. Essa pessoa recebe uma mensagem para aceitar ou não o compartilhamento. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só clicar na opção cancelar. 

O proprietário do veículo tem acesso à gestão de todos os compartilhamentos realizados, podendo manter ou excluir os documentos a qualquer tempo. Quem recebe o CRLV não consegue exportar ou compartilhar o documento do veículo.

Como baixar CRLV digital

Baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo no celular não é um processo complexo, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu smartphone;
  • Preencha o cadastro com seus dados, preste atenção para preencher corretamente;
  • Um link será enviado ao seu e-mail para a ativação da conta do aplicativo;
  • Informe o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV;
  • Crie uma “chave de acesso” contendo 4 dígitos;
  • Pronto! Agora você tem acesso ao CRLV Digital.

Para baixar e ter a opção em PDF é preciso ir menu superior direito da tela do aplicativo e clicar em “Opções”, em seguida em “Exportar”, clique na opção “PDF” e exporte o arquivo.

Passo a passo para imprimir CRLV digital pessoa jurídica

Para pessoa jurídica não existe a possibilidade de baixar e imprimir o documento através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), para que o condutor tenha acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em sua versão digital é preciso acessar o Portal de Serviços Denatran. Confira o passo a passo:

  • Acesse o Portal de Serviços Denatran;
  • No menu do canto esquerdo, clique em “Entrar com gov.br”;
  • Em sequência selecione “Certificado Digital”;
  • Na tela inicial, acesse “Meus Veículos”;
  • Na tela seguinte estão os veículos registrados em nome da referida pessoa jurídica;
  • Clique sobre o veículo desejado;
  • Em seguida baixe o CRLV no formato que preferir: PDF ou p7s;
  • Faça o download do arquivo;
  • O documento estará formatado para ser impresso em folha tamanho A4;
  • Guarde o documento e leve sempre com você quando for dirigir o veículo.

A impressão deve ser feita em folha sulfite comum, branca, com o texto impresso em tinta preta, em folha única. A impressão deve conter o QR Code, já que é através dele que os agentes de trânsito conseguem verificar a autenticidade do documento.

Procurando mais conteúdo sobre licenciamento?

Leia outros artigos nossos sobre licenciamento de veículo para evitar circular em situação irregular! Clique nos links abaixo e confira!

TAGS: crlv digital sp / crlv digital mg / crlv digital rj / crlv digital / crlv digital é valida / crlv digital pessoa jurídica



Perguntas Frequentes

Como imprimir CRLV digital pessoa jurídica?
Para pessoa jurídica, não existe a possibilidade de baixar e imprimir o documento por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Sendo assim, para imprimir o CRLV, leia o passo a passo descrito acima em nosso artigo.
Como baixar o CRLV digital?
Após criar uma conta e validá-la no CDT, basta acessar o menu superior direito da tela do aplicativo e clicar em “Opções”, em seguida em “Exportar”, depois na opção “PDF” e exporte o arquivo. Quer saber como se cadastrar no aplicativo CDT? Confira nosso artigo!
Como cadastrar CRLV digital?
Para cadastrar o CRLV-e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito é preciso ter uma conta no site do governo. Feito isso, basta acessar o aplicativo e selecionar a opção "Toque aqui para adicionar um CRLV”. Caso tenha dúvidas, neste artigo tem tudo o que você precisa saber.
Posts relacionados