Como imprimir CRLV em 5 minutos: etapas, dicas e legislações

Por: Redator DOK

Publicado em 24 de novembro de 2022 | Atualizado em 12 de janeiro de 2024

Imagem de capa com a impressão do crlv finalizada - DOK Despachante

Salve, Motorista! Você sabe como imprimir CRLV em apenas 5 minutos? 

Leia este artigo para descobrir tudo sobre o formato digital do documento, assim como a melhor forma para imprimi-lo!

O que é CRLV eletrônico? 

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), passou a ser chamado de CRLV-e quando se tornou digital em maio de 2020. 

Este é o documento que garante todos os anos a plena circulação do seu automóvel nas vias de trânsito brasileiras. Como parte dos documentos oficiais, seu porte é obrigatório, assim como sua atualização anual.  

Licenciamento 2024 | DOK

Caso isso não seja cumprido, o motorista que for flagrado dirigindo sem esse documento, ou com ele irregular, será penalizado. Confira mais sobre o tema nos próximos tópicos. 

É obrigatório manter o CRLV atualizado? 

De acordo com o inciso 5º do Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado, caracteriza: 

  • Infração – gravíssima;
  • Penalidade – limite de pontos reduzido em dez na nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$880,41 e apreensão do veículo;
  • Medida administrativa – remoção do veículo.

Portanto, para manter o licenciamento em ordem, todos os débitos do automóvel devem ser quitados de antemão. Caso fique alguma pendência, o licenciamento não poderá ser efetuado. 

Quite os débitos veiculares no DOK e dirija com tranquilidade! 

O DOK Despachante é credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e oferece serviços de consulta e pagamento de débitos veiculares de forma totalmente digital. 

Licenciamento 2024 | DOK

Em seus 17 anos de experiência, foram atendidos com excelência e praticidade mais de 200 mil motoristas somente em São Paulo. 

A ferramenta gratuita de busca de multas pela placa, além de licenciamento e IPVA, revolucionou o mercado e facilitou a vida de milhares de pessoas. 

Com o DOK, você pode parcelar multas de trânsito, IPVA atrasado, seguro DPVAT e até mesmo seu licenciamento anual em até 12x no cartão, tudo pela internet

CRLV 2024: quando devo emitir? 

A partir do primeiro dia do mês seguinte ao de seu licenciamento anual, se não estiver com o documento regularizado, o veículo estará sujeito a juros e multa. 

Licenciamento em até 12x | DOK

O licenciamento dos veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque de SP, em 2024, iniciará em julho para final de placa 1 e 2. Confira abaixo a tabela completa.

No Paraná, o licenciamento 2024 possui outro prazo. Para conferir de outros estados, acesse o Detran da sua região e cheque como está sendo distribuído o mês de cada licenciamento. 

Licenciamento SP 2024Carros, Motos, Ônibus, Reboque e Semirreboque
PlacaVencimento
Final 1 e 2Julho
Final 3 e 4Agosto
Final 5 e 6Setembro
Final 7 e 8Outubro
Final 9Novembro
Final 0Dezembro

Saiba mais sobre o licenciamento 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Mas afinal, precisa imprimir o CRLV-e? 

Por mais que o documento seja digital, muitos ainda preferem carregar uma cópia impressa para não ficar dependente do celular. 

Licenciamento 2024 | DOK

Contudo, não há necessidade de imprimi-lo. Apenas o documento em formato digital basta para que a fiscalização nas vias seja feita. 

O CRLV-e inclui em seu conteúdo, um QR code (parecido com o código de barras) para que os oficiais de trânsito possam verificar a situação de cada veículo. 

O que muitas vezes acontece é que o equipamento que identifica o QR code nem sempre está junto aos fiscalizadores. Com isso em mente, é melhor ter uma cópia no carro do que ser autuado pela falta do documento, não é mesmo? 

Veja, abaixo, o método mais fácil para imprimir o seu CRLV-e! 

Licenciamento 2024 | DOK

Entenda como imprimir o CRLV digital em 5 Minutos 

Muitos motoristas ficam em dúvida sobre como baixar o CRLV, quais são os requisitos, taxas e locais para solicitação. Veja a seguir o passo a passo.

Como imprimir o CRLV 2024 pelo Detran? 

O CRLV-e pode ser emitido e impresso no Detran, porém, o órgão solicita que uma série de etapas sejam cumpridas. Conheça cada uma delas: 

  • Condições para o processo de licenciamento do veículo:
    • Deve estar registrado no estado do Detran em questão;
    • O pagamento da taxa de licenciamento (R$160,22 para o estado de São Paulo) deve ser feito antes do fim do prazo estabelecido no calendário para cada placa;
    • Não pode constar nenhuma restrição jurídica ou administrativa;
    • Todos os débitos devem estar quitados.
  • Onde solicitar a emissão:
    • Agências bancárias credenciadas ao Detran;
    • Caixas eletrônicos;
    • Na internet pelo site do Detran do seu estado.
  • Quem solicita:
    • CRLV digital pessoa física: proprietário ou procurador (pessoa com autorização do proprietário para com os direitos do veículo);
    • CRLV digital pessoa jurídica: proprietário ou seu representante legal.

Após cumprir todos os requisitos e esperar 24 horas do pagamento da taxa, o documento pode ser impresso no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) do Governo Federal. 

Imprima o CRLV 2024 SP de um jeito fácil com o DOK 

Se o seu veículo está registrado do estado de São Paulo e você gosta de evitar burocracias, acesse o site do DOK Despachante e confira os serviços em primeira mão. 

Licenciamento em até 12x | DOK

Com o DOK, imprimir o seu CRLV em apenas 5 minutos vai ser tarefa mais fácil, isso porque para motoristas de São Paulo que quitarem os débitos veiculares conosco, é possível emitir o licenciamento diretamente em nossa plataforma, sem precisar acessar o Detran. Siga o passo a passo abaixo e aprenda como: 

  • 1º minuto: acesse a página inicial do site e clique na aba “minha conta”;
  • 2º minuto: faça login na sua conta e verifique o status do seu pedido em “meus pedidos”;
  • 3º minuto: verifique se o CRLV está liberado para impressão;
  • 4º minuto: faça o download do CRLV-e em seu computador e/ou celular;
  • 5º minuto: imprima o documento seguindo as orientações abaixo.

A impressão deve ser feita em: 

  • Folha branca (A4);
  • Página única;
  • Tinta preta;
  • Alta qualidade para a leitura funcional do QR code.

É importante frisar que o documento impresso não pode ser plastificado, já que atrapalharia a leitura do QR code. 

Infográfico de passo a passo para imprimir crlv em cinco minutos - DOK Despachante
Infográfico feito por Livia Pereira – DOK Despachante

Pode fazer a impressão do CRLV mais de uma vez? 

Apesar de existir apenas um proprietário, pode ocorrer de um mesmo veículo ter mais de um motorista frequente. 

Licenciamento 2024 | DOK

Por isso, não há problema em imprimir o CRLV-e mais de uma vez para que todos os motoristas tenham uma cópia do documento em mãos. 

Além disso, também é legal ressaltar que o próprio arquivo do documento digital pode ser compartilhado com outros motoristas, de modo a prevenir uma autuação. 

Entretanto, uma coisa é imprimir cópias do documento e outra é solicitar uma nova via dele porque a primeira foi perdida, invalidada ou roubada. 

Como imprimir 2ª via do CRLV? 

É possível dizer que os processos de 2ª via do CRLV-e estão destinados ao esquecimento. 

Licenciamento em até 12x | DOK

Com a transição da documentação de registro e licenciamento do formato físico para o digital, não há necessidade em pedir uma 2ª via ao Detran, visto que as informações estão protegidas via cadastro no aplicativo de sua escolha. 

Conclusão 

Como vimos, o CRLV-e é um documento que desde maio de 2020 passou a ser digital e é ele que comprova sua plena circulação nas vias de trânsito brasileiras.  

O pagamento de todos os possíveis débitos do veículo é um dos requisitos para emitir o licenciamento anual. 

Por isso, se foi multado ou deixou de pagar o IPVA e quer regularizar tudo para emitir o licenciamento anual, conte com o DOK! Pelo site, você consegue parcelar os débitos em até 12x sem burocracia. 

Licenciamento em até 12x | DOK

Além disso, se você for de São Paulo, ao regularizar o licenciamento com o DOK, é possível imprimir o CRLV-e em 5 minutos, quer saber como? Basta acessar a aba “minha conta”, baixar o documento e imprimir na sua casa.

TAGS: detran imprimir documento/ retirar documento do veículo/ emissao crlv digital


Perguntas frequentes sobre como imprimir o CRLV

Quanto tempo após pagar licenciamento posso imprimir o documento? 

Após quitar todos os débitos do veículo, IPVA, DPVAT e Licenciamento, o acesso ao documento fica liberado em até 5 dias. Passado esse tempo, verifique se a emissão foi concluída e, caso tenha sido, baixe ou imprima o documento pelo portal do Detran ou de alguma empresa credenciada.

Como baixar o CRLV digital 2024? 

Se você for de SP e quitar o licenciamento com o DOK Despachante, acesse nosso site e procure por “minha conta”. Após fazer login em sua conta, verifique a aba “meus pedidos” e veja se o CRLV está liberado. Se sim, faça o download do documento. Para demais estados, basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

É necessário imprimir o CRLV digital? 

Não. A impressão em papel verde, que estávamos acostumados, foi substituída pelo modelo digital do documento, portanto, sua impressão não é obrigatória. Contudo, caso queira, o CRLV pode ser impresso, mas deve seguir algumas orientações, como ser utilizada apenas uma folha A4 branca, a tinta deve ser preta e também precisa conter o QR code para a fiscalização.



Posts relacionados