Como imprimir CRLV em 5 minutos: etapas, dicas e legislações

Por: Redator DOK

Publicado em 24 de novembro de 2022 | Atualizado em 12 de janeiro de 2024

Imagem de capa com a impressão do crlv finalizada - DOK Despachante

Salve, Motorista! Você sabe como imprimir CRLV em apenas 5 minutos? 

Leia este artigo para descobrir tudo sobre o formato digital do documento, assim como a melhor forma para imprimi-lo!

O que é CRLV eletrônico? 

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), passou a ser chamado de CRLV-e quando se tornou digital em maio de 2020. 

Este é o documento que garante todos os anos a plena circulação do seu automóvel nas vias de trânsito brasileiras. Como parte dos documentos oficiais, seu porte é obrigatório, assim como sua atualização anual.  

Caso isso não seja cumprido, o motorista que for flagrado dirigindo sem esse documento, ou com ele irregular, será penalizado. Confira mais sobre o tema nos próximos tópicos. 

É obrigatório manter o CRLV atualizado? 

De acordo com o inciso 5º do Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado, caracteriza: 

  • Infração – gravíssima;
  • Penalidade – limite de pontos reduzido em dez na nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$880,41 e apreensão do veículo;
  • Medida administrativa – remoção do veículo.

Portanto, para manter o licenciamento em ordem, todos os débitos do automóvel devem ser quitados de antemão. Caso fique alguma pendência, o licenciamento não poderá ser efetuado. 

Quite os débitos veiculares no DOK e dirija com tranquilidade! 

O DOK Despachante é credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e oferece serviços de consulta e pagamento de débitos veiculares de forma totalmente digital. 

Em seus 17 anos de experiência, foram atendidos com excelência e praticidade mais de 200 mil motoristas somente em São Paulo. 

A ferramenta gratuita de busca de multas pela placa, além de licenciamento e IPVA, revolucionou o mercado e facilitou a vida de milhares de pessoas. 

Com o DOK, você pode parcelar multas de trânsito, IPVA atrasado, seguro DPVAT e até mesmo seu licenciamento anual em até 12x no cartão, tudo pela internet

CRLV 2024: quando devo emitir? 

A partir do primeiro dia do mês seguinte ao de seu licenciamento anual, se não estiver com o documento regularizado, o veículo estará sujeito a juros e multa. 

O licenciamento dos veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque de SP, em 2024, iniciará em julho para final de placa 1 e 2. Confira abaixo a tabela completa.

No Paraná, o licenciamento 2024 possui outro prazo. Para conferir de outros estados, acesse o Detran da sua região e cheque como está sendo distribuído o mês de cada licenciamento. 

Licenciamento SP 2024Carros, Motos, Ônibus, Reboque e Semirreboque
PlacaVencimento
Final 1 e 2Julho
Final 3 e 4Agosto
Final 5 e 6Setembro
Final 7 e 8Outubro
Final 9Novembro
Final 0Dezembro

Saiba mais sobre o licenciamento 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Mas afinal, precisa imprimir o CRLV-e? 

Por mais que o documento seja digital, muitos ainda preferem carregar uma cópia impressa para não ficar dependente do celular. 

Contudo, não há necessidade de imprimi-lo. Apenas o documento em formato digital basta para que a fiscalização nas vias seja feita. 

O CRLV-e inclui em seu conteúdo, um QR code (parecido com o código de barras) para que os oficiais de trânsito possam verificar a situação de cada veículo. 

O que muitas vezes acontece é que o equipamento que identifica o QR code nem sempre está junto aos fiscalizadores. Com isso em mente, é melhor ter uma cópia no carro do que ser autuado pela falta do documento, não é mesmo? 

Veja, abaixo, o método mais fácil para imprimir o seu CRLV-e! 

Entenda como imprimir o CRLV digital em 5 Minutos 

Muitos motoristas ficam em dúvida sobre como baixar o CRLV, quais são os requisitos, taxas e locais para solicitação. Veja a seguir o passo a passo.

Como imprimir o CRLV 2024 pelo Detran? 

O CRLV-e pode ser emitido e impresso no Detran, porém, o órgão solicita que uma série de etapas sejam cumpridas. Conheça cada uma delas: 

  • Condições para o processo de licenciamento do veículo:
    • Deve estar registrado no estado do Detran em questão;
    • O pagamento da taxa de licenciamento (R$160,22 para o estado de São Paulo) deve ser feito antes do fim do prazo estabelecido no calendário para cada placa;
    • Não pode constar nenhuma restrição jurídica ou administrativa;
    • Todos os débitos devem estar quitados.
  • Onde solicitar a emissão:
    • Agências bancárias credenciadas ao Detran;
    • Caixas eletrônicos;
    • Na internet pelo site do Detran do seu estado.
  • Quem solicita:
    • CRLV digital pessoa física: proprietário ou procurador (pessoa com autorização do proprietário para com os direitos do veículo);
    • CRLV digital pessoa jurídica: proprietário ou seu representante legal.

Após cumprir todos os requisitos e esperar 24 horas do pagamento da taxa, o documento pode ser impresso no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) do Governo Federal. 

Imprima o CRLV 2024 SP de um jeito fácil com o DOK 

Se o seu veículo está registrado do estado de São Paulo e você gosta de evitar burocracias, acesse o site do DOK Despachante e confira os serviços em primeira mão. 

Com o DOK, imprimir o seu CRLV em apenas 5 minutos vai ser tarefa mais fácil, isso porque para motoristas de São Paulo que quitarem os débitos veiculares conosco, é possível emitir o licenciamento diretamente em nossa plataforma, sem precisar acessar o Detran. Siga o passo a passo abaixo e aprenda como: 

  • 1º minuto: acesse a página inicial do site e clique na aba “minha conta”;
  • 2º minuto: faça login na sua conta e verifique o status do seu pedido em “meus pedidos”;
  • 3º minuto: verifique se o CRLV está liberado para impressão;
  • 4º minuto: faça o download do CRLV-e em seu computador e/ou celular;
  • 5º minuto: imprima o documento seguindo as orientações abaixo.

A impressão deve ser feita em: 

  • Folha branca (A4);
  • Página única;
  • Tinta preta;
  • Alta qualidade para a leitura funcional do QR code.

É importante frisar que o documento impresso não pode ser plastificado, já que atrapalharia a leitura do QR code. 

Infográfico de passo a passo para imprimir crlv em cinco minutos - DOK Despachante
Infográfico feito por Livia Pereira – DOK Despachante

Pode fazer a impressão do CRLV mais de uma vez? 

Apesar de existir apenas um proprietário, pode ocorrer de um mesmo veículo ter mais de um motorista frequente. 

Por isso, não há problema em imprimir o CRLV-e mais de uma vez para que todos os motoristas tenham uma cópia do documento em mãos. 

Além disso, também é legal ressaltar que o próprio arquivo do documento digital pode ser compartilhado com outros motoristas, de modo a prevenir uma autuação. 

Entretanto, uma coisa é imprimir cópias do documento e outra é solicitar uma nova via dele porque a primeira foi perdida, invalidada ou roubada. 

Como imprimir 2ª via do CRLV? 

É possível dizer que os processos de 2ª via do CRLV-e estão destinados ao esquecimento. 

Com a transição da documentação de registro e licenciamento do formato físico para o digital, não há necessidade em pedir uma 2ª via ao Detran, visto que as informações estão protegidas via cadastro no aplicativo de sua escolha. 

Conclusão 

Como vimos, o CRLV-e é um documento que desde maio de 2020 passou a ser digital e é ele que comprova sua plena circulação nas vias de trânsito brasileiras.  

ipva 2024

O pagamento de todos os possíveis débitos do veículo é um dos requisitos para emitir o licenciamento anual. 

Por isso, se foi multado ou deixou de pagar o IPVA e quer regularizar tudo para emitir o licenciamento anual, conte com o DOK! Pelo site, você consegue parcelar os débitos em até 12x sem burocracia. 

Além disso, se você for de São Paulo, ao regularizar o licenciamento com o DOK, é possível imprimir o CRLV-e em 5 minutos, quer saber como? Basta acessar a aba “minha conta”, baixar o documento e imprimir na sua casa.

TAGS: detran imprimir documento/ retirar documento do veículo/ emissao crlv digital


Perguntas frequentes sobre como imprimir o CRLV

Quanto tempo após pagar licenciamento posso imprimir o documento? 

Após quitar todos os débitos do veículo, IPVA, DPVAT e Licenciamento, o acesso ao documento fica liberado em até 5 dias. Passado esse tempo, verifique se a emissão foi concluída e, caso tenha sido, baixe ou imprima o documento pelo portal do Detran ou de alguma empresa credenciada.

Como baixar o CRLV digital 2024? 

Se você for de SP e quitar o licenciamento com o DOK Despachante, acesse nosso site e procure por “minha conta”. Após fazer login em sua conta, verifique a aba “meus pedidos” e veja se o CRLV está liberado. Se sim, faça o download do documento. Para demais estados, basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

É necessário imprimir o CRLV digital? 

Não. A impressão em papel verde, que estávamos acostumados, foi substituída pelo modelo digital do documento, portanto, sua impressão não é obrigatória. Contudo, caso queira, o CRLV pode ser impresso, mas deve seguir algumas orientações, como ser utilizada apenas uma folha A4 branca, a tinta deve ser preta e também precisa conter o QR code para a fiscalização.



Posts relacionados