Como pagar licenciamento pela internet com praticidade

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 02 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 14 de junho de 2021

pagar licenciamento pela internet dok despachante capa

Pagar licenciamento pela internet é uma das formas mais práticas de realizar o pagamento de um documento tão importante e que deve ser renovado todos os anos, por todos os proprietários de automóveis.

Sem o pagamento da taxa de licenciamento, o proprietário do veículo não consegue emitir um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), sem este certificado, o veículo fica impossibilitado de circular de forma regular.

O condutor que optar por circular mesmo sem o licenciamento, ou com o licenciamento vencido será autuado. Podendo ser multado com multa de natureza leve (no caso do veículo estar licenciado, mas o condutor não estiver portando o documento) ou gravíssima (no caso do veículo não estar registrado e licenciado), de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

 pagar licenciamento pela internet Dok Despachante

Afinal, posso pagar o licenciamento pela internet?

É possível pagar a taxa de licenciamento pela internet, usando o serviço de internet banking, aplicativos ou caixas eletrônicos dor bancos credenciados.

É bom ressaltar que mesmo o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo seja de responsabilidade do Detran, o órgão não aceita pagamentos.

Onde posso pagar o licenciamento?

O licenciamento pode ser pago em despachantes credenciados ou em lotéricas. Caso o proprietário do veículo seja credenciado no bancos a seguir, o pagamento também pode ser feito pelo internet banking ou nos caixas eletrônicos.

Confira a lista dos bancos autorizados a receber o pagamento do licenciamento:

  • Santander;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Safra;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal.

Como pagar licenciamento pela internet?

Além da opção de pagar pelo internet banking, usar os serviços de um despachante credenciado é uma boa opção para quem deseja realizar o pagamento do licenciamento de forma parcelada.

licenciamento

O DOK Despachante pensa sempre em facilitar a vida de seus clientes e por isso oferece diversas formas de pagamento.

Com o DOK é possível pagar o licenciamento, mesmo atrasado, em até 12 vezes com até 6 cartões de crédito diferentes. Ou, se o cliente preferir, pode pagar uma parte à vista, por boleto bancário e parcelar o restante do valor.

Para usar este serviço, basta preencher o formulário de consulta de nosso site com a placa do veículo a ser licenciado ou o número do Renavam e seu e-mail principal.

Posso pagar só licenciamento? E o DPVAT?

Nos anos anteriores, só era possível pagar o licenciamento após pagar todos os débitos, multas e impostos em aberto, incluindo o seguro DPVAT.

Porém, em 2021 o DPVAT não será cobrado, mesmo ainda existindo o seguro para vítimas de acidente de trânsito. Logo, para este ano, só é necessário pagar o IPVA e a taxa de licenciamento para ter um novo CRLV.

O valor do licenciamento 2021 em São Paulo é de R$ 98,91 para veículos usados e de R$ 131,80 para veículos 0 quilômetros.

Como pagar licenciamento atrasado pela internet

Perdeu o prazo para o pagamento da taxa do licenciamento e não vai conseguir quitar a dívida de uma só vez? Nós temos a solução!

No DOK Despachante você pode parcelar seu licenciamento atrasado em até 12 vezes, usando até 6 diferentes cartões de crédito ou com uma entrada no boleto bancário e o parcelamento do restante.

Faça a consulta grátis no nosso site e veja qual a melhor forma de pagamento para você.

Depois de pagar o licenciamento, o que fazer?

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consulte grátis

seu licenciamento
e pague até 12x

Após efetuar o pagamento da taxa de licenciamento, o condutor só precisa esperar cerca de um dia para ter o documento digital disponível nos portais do Poupatempo, Detran SP, Portal de Serviços do Denatran e pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O licenciamento agora é totalmente digital, não havendo mais a impressão do documento em papel moeda verde. Assim sendo, o condutor pode salvar o documento no próprio celular.

Onde retirar licenciamento pago pela internet?

Como falado anteriormente, o licenciamento em 2021 é inteiramente digital, portanto, não há um local para a retirada do documento.

O licenciamento ficará disponível no portal do Detran de registro do veículo, no portal do Denatran e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. No aplicativo CDT também fica disponível uma versão em PDF do arquivo, permitindo o acesso mesmo sem estar conectado com a internet.

Para ter o documentos em mão, na forma física, é possível fazer a impressão por conta própria. O documento deve ser impresso em folha sulfite comum, em folha única, usando tinta preta. O QR-Code é essencial para a autenticação do licenciamento.

A impressão pode ser feita de duas maneiras, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal do Detran. O método de impressão pelo Detran pode sofrer alterações de um estado para outro. Usaremos o Detran SP como exemplo.

Neste caso, basta entrar no Detran SP acessar a aba “Serviços Online”, clicar na opção “Licenciamento Digital (CRLV-e)” em seguida clique em “Faça pela Internet”.

Após concluir o passo a passo, o documento ficará disponível para download e impressão. É importante lembrar que para serviços on-line no Detran SP é necessário ter cadastro no site.

licenciamento

Para imprimir através do aplicativo basta baixá-lo e realizar o cadastro, acesse a aba “Veículos”, selecione o veículo que deseja ter o documento impresso, sem seguida coloque a chave de acesso e clique nos três pontos que ficam localizados no canto inferior direito da tela, selecione a opção “Exportar” e o documento ficará disponível para impressão.

Saiba mais sobre documento do veículo

Leia os artigos abaixo para não ter mais dúvidas sobre licenciamento!



Perguntas Frequentes

Como pagar licenciamento pela internet?
Atualmente, é possível pagar o licenciamento online nos aplicativos e internet banking dos principais bancos brasileiros, além de despachantes credenciados ao Detran de cada estado.
Como pagar Licenciamento pelo internet banking?
Cada banco tem seu aplicativo ou site para receber este tipo de pagamento. Alguns bancos que oferecem este serviço são o banco Santander, banco do Brasil e Caixa.
Como pagar Licenciamento e multas pela internet?
É possível pagar seu licenciamento, multas e outros débitos relacionados ao veículo diretamente em um despachante online. Além de não sair de casa, os despachantes ainda oferecem opções de pagamento.
Posts relacionados