Atendimento ao Cliente: o equilíbrio entre automação e humanidade

Por: Gregory Packs

Publicado em 19 de outubro de 2022 | Atualizado em 12 de dezembro de 2023

4 pessoas em pé, 2 sentadas próximas a computadores. imagem em preto e branco.

Salve, Motorista! Com certeza, você já teve momentos excelentes e outros não tão bons assim com atendimento ao cliente, não é mesmo? Então, você sabe muito bem a importância desempenhada por esse departamento. 

Responsável por solucionar problemas e tirar dúvidas, o DOK tem como pilar o Atendimento ao Cliente e não mede esforços para garantir a satisfação de seus usuários. 

Agilidade para quem tem pressa, atenção e contato para quem precisa: entenda neste artigo, como o DOK atende seus clientes da maneira que eles querem ser atendidos! 

O que é atendimento ao cliente? 

De maneira simplificada, o atendimento ao cliente funciona como uma grande central de ajuda para os usuários e clientes que precisam de alguma orientação extra ou resolver algum problema com a empresa.  

Mas a verdade é que o atendimento ao cliente vai muito além desse suporte: ele transmite toda a personalidade e propósito da corporação.  

Quando uma marca não se preocupa com a qualidade do serviço executado por esse setor, ela deixa claro que não está 100% comprometida com a satisfação dos seus consumidores. 

Por isso, aqui no DOK, o setor de atendimento é o pilar da empresa! Afinal, como levar praticidade e facilidade, além de alcançar 200 mil clientes sem garantir a melhor experiência a eles?  

Qual a importância do bom atendimento ao cliente?

Além de ser o guardião dos valores da marca, o atendimento é essencial para a empresa como um todo, uma vez que conhece de perto quem usufrui dos serviços prestados e a guia em direção às necessidades do cliente.  

Veja outros pontos fundamentais no trabalho do atendimento: 

  • Interação com os clientes, sendo o ponto de contato da empresa com seu público;
  • Aumento da confiança no serviço;
  • Fidelização dos consumidores;
  • Compreensão das dores e do comportamento dos usuários;
  • Antecipação de possíveis dúvidas dos clientes, o que melhora a experiência deles;
  • Abordagem do cliente da forma mais adequada.

Os tipos de atendimento ao cliente

Quem conhece o DOK, sabe que não brincamos em serviço. Afinal, somos o primeiro despachante online do Brasil e buscamos estar sempre à frente do mercado e em constante evolução.  

Com certeza você já passou pela experiência de se irritar com algum robozinho, seja de sites, centrais de ajuda ou dentro do próprio WhatsApp, não é mesmo? Mas calma que no DOK é bem diferente disso!  

Aqui, trabalhamos integrando diversas técnicas de atendimento e operação para que o cliente seja atendido sempre da forma como ele espera e precisa, equilibrando automação e humanização.

Confira como funciona o nosso atendimento: 

Fluxograma de atendimento ao cliente 

São várias etapas pensadas sempre na garantia da melhor experiência, por isso, o fluxograma de atendimento ao cliente do DOK funciona assim: 

  • O cliente procura nosso site e ali parcela multas, transfere documentos, regulariza sua documentação e muito mais!
  • Se surgirem dúvidas ou contratempos, ele pode entrar em contato com o atendimento ao cliente pelo canal que preferir e ser direcionado ao DOKER, o assistente virtual do DOK Despachante.
  • Programado a partir do mapeamento das principais dúvidas de casos reais dos nossos clientes, esse sistema de automação envia respostas instantâneas com várias informações planejadas e, se for uma dúvida simples, o DOKER resolve o problema na hora!
  • Mas, se caso a questão não for resolvida durante a abordagem instantânea, o cliente é rapidamente direcionado à uma atendente que assumirá a conversa e resolverá o que foi requisitado.
infográfico do fluxograma atendimento ao cliente - DOK Despachante

Atendimento humanizado ao cliente

“Humanizar é atender mais rápido quem realmente precisa” — diz Larissa Rodrigues, gestora de Atendimento ao Cliente. 

A implementação do DOKER foi o ponto de virada na qualidade no atendimento ao cliente, uma vez que funciona como filtro e diminuiu o tempo de espera de 2 a 3 horas na fila para apenas 15 minutos! 

“Antes o cliente perdia muito tempo na fila. A automação esclarece as dúvidas de quem precisa só de alguma informação e, dessa forma, podemos dar atenção pra quem realmente está com algum problema” — explica Larissa.  

Como dito mais acima, no DOK, tudo é pensado para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente. Por isso, todas as conversas com o DOKER são monitoradas por atendentes capacitadas e prontas para assumir o atendimento quando necessário.  

Além disso, vale reforçar que o assistente virtual foi programado considerando aspectos humanos e dores reais. O equilíbrio perfeito entre a empatia, cuidado humano, agilidade e assertividade tecnológica: isso é o atendimento do DOK Despachante. 

Ponto único de Atendimento  

É muito frustrante quando você tem um problema que precisa ser solucionado o mais rápido possível, jogam você de atendente em atendente e, no fim, ninguém consegue resolver, certo? Sem contar o estresse com toda a demora…  

Por isso, o DOK trabalha com o sistema de Atendimento em Ponto Único. Isso significa que a partir do momento que você precisar do suporte especial de atendentes, será somente uma pessoa, muito bem capacitada, que vai acompanhar todo o andamento do processo e resolver o problema para você. 


Saiba mais sobre o DOK Despachante  

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Como funciona o serviço de atendimento ao cliente do DOK Despachante

Conforme falado anteriormente, o Atendimento ao Cliente é um dos pilares do DOK Despachante e está sempre na busca por melhorias e inovações. Conheça como esse departamento se organiza em setores: 

  • Aprovação: verifica os pedidos que entraram e os aprovam para que o pagamento possa ser realizado;
  • Análise de Risco: realiza a verificação de segurança de dados cadastrados no site;
  • Notificações: entra em contato com o cliente, notificando-o sobre qualquer impedimento na realização do licenciamento do veículo;
  • Atendimento: suporte de dúvidas e solicitações;
  • Inspeção de erros: entra em contato com o cliente caso o Detran notifique algum erro ao emitir o documento, como multas posteriores e entre outros;
  • Logística: realiza a parte de envio de documentos e solicitações ao Detran;

Vale destacar que cada setor passa por cursos de atendimento ao cliente específicos para cada função, técnicas, abordagens e outras especializações para estar sempre atualizado e capacitado a proporcionar a melhor experiência ao consumidor. 

Infográfico setores do atendimento ao cliente - DOK Despachante

Por que o DOK Despachante preza pela qualidade no atendimento ao cliente?  

Sem os clientes, o DOK deixa de fazer sentido. A existência da empresa depende da satisfação dos usuários e, por isso, tudo é estruturado a partir das necessidades deles e planejado para proporcionar a melhor entrega e experiência possível.  

Afinal, é missão do DOK Despachante facilitar a vida dos motoristas brasileiros a partir de soluções completas e isso não pode ser alcançado sem empatia, agilidade, transparência, respeito e, principalmente, a satisfação do cliente. 

3 características de um bom atendimento ao cliente 

Para Larissa Rodrigues, gestora do Departamento, as três características essenciais de um bom atendimento são: 

  • Empatia, para entender e sentir a dor da pessoa que muitas vezes chega ansiosa ou nervosa precisando de ajuda;
  • Paciência, para ouvir tudo o que o cliente tem a dizer;
  • Rapidez, para solucionar o problema.

“O cliente não quer ouvir coisas legais, ele quer que você resolva o problema dele” — destaca Larissa. 

Mariana Oliveira, monitora de atendimento, reforça a importância da empatia no setor:  

“O principal é ter empatia, manter a cordialidade com o cliente e ter um bom tom de voz com ele: muitas vezes o cliente pode ter alguma dificuldade ou não estar entendendo o processo. É bom que o atendente, muitas vezes, explique melhor o que já foi falado” 

Conte com o DOK Despachante para consultar e pagar débitos veiculares 

E então, Motorista! Um alívio saber que tanto você, quanto seu tempo serão respeitados aqui, né? Agora que tem certeza disso, chegou a hora de regularizar seus débitos veiculares no DOK! 

No maior despachante online do Brasil, você pode parcelar multas, IPVA, licenciamento e Dívida Ativa em até 12x no cartão de crédito, usando ao mesmo tempo até seis cartões diferentes, se quiser.  

E os motivos não param por aí, também há a opção de pagar tudo à vista por boleto ou pix, além da possibilidade de dar uma entrada no boleto e parcelar o restante no cartão.  

Conclusão  

Neste artigo, você pôde ver tudo sobre o atendimento ao cliente do DOK Despachante e ter a certeza de que a sua satisfação é o que nos move! 

Todo mundo sabe que a possibilidade de resolver burocracias e pendências sem sair de casa ou do trabalho é uma mão na roda! Mas que, por outro lado, o mundo online pode nos deixar perdido de vez em quando.  

ipva 2024

Por isso, um bom atendimento ao cliente, como o do DOK, exige o equilíbrio entre a automação e a humanização, o que garante que cada cliente seja atendido do modo que faça mais sentido para sua realidade.  

Assim, a atenção e o companheirismo humanos são complementados pela agilidade e praticidade do digital! 

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Perguntas frequentes sobre Atendimento ao cliente

Como iniciar um atendimento com o DOK Despachante?

É só mandar uma mensagem no nosso WhatsApp (15) 99710-6764 ou entrar em contato pelas nossas redes sociais.

O que significa atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente é o suporte dado por uma empresa que além de auxiliar o consumidor em dúvidas ou na resolução de problemas, transmite a personalidade e os valores da marca.

Para que serve um bom atendimento ao cliente?

Um bom atendimento aumenta a confiança e fidelidade dos clientes à marca, além de garantir uma boa experiência aos usuários.



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