Despachante Credenciado: o que é e por que você deve confiar?

Por: Gregory Packs

Publicado em 04 de outubro de 2022 | Atualizado em 19 de dezembro de 2023

capa de artigo sobre despachante credenciado pelo Detran | DOK Despachante | Descrição: homem está sentado em uma cadeira enquanto sorri ao olhar para o celular que está em uma das mãos; a outra mão está apoiando sobre o teclado do notebook.

Salve, Motorista! Se você já se enrolou com tantas burocracias na tentativa de resolver algum problema com o Detran ou com a documentação do seu veículo, você precisa conhecer o trabalho do Despachante Credenciado.

Continue neste artigo e descubra o que ele é e tudo o que ele resolve por você!

O que é um despachante credenciado?   

Certamente, já aconteceu de você ficar com medo de contratar algum serviço e o contratado passar a perna em você, não é mesmo?  

Esse receio é bastante comum e também pode aparecer na hora de resolver seus problemas com o Detran e, por isso, é fundamental saber se você contratou — ou não — um despachante credenciado. 

Despachantes de trânsito são pontes que ligam os proprietários de veículos ao Detran e que têm papel super importante em procedimentos essenciais como a regularização de documentos, pagamentos de taxas e desbloqueio de sinistros.  

O Despachante de veículos, para ser credenciado, precisa estar cadastrado no Sistema Nacional de Trânsito (Senatran), no Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD/BR) e no Detran do estado de atuação.  

Isso significa que se trata de um profissional cujo trabalho é legalizado e — o mais importante— fiscalizado, o que evita de você se meter em uma furada!  

Além disso, todo despachante automotivo credenciado é habilitado pelo próprio Detran para realização dos procedimentos legais e administrativos dos quais você precisa.  

Que tipo de serviços um despachante credenciado oferece? 

O Despachante Credenciado oferece muito mais que um serviço: ele impede que você perca tempo em filas e evita dores de cabeça com toda a burocracia envolvida na regulamentação do seu veículo.  

Com ele, você resolve de maneira fácil e prática diversos procedimentos relacionados à emissão de documentos, pagamentos de débitos veiculares e muito mais!

Veja a seguir, alguns serviços realizados por um despachante: 

  • Licenciamento de veículo;
  • Emissão da 2ª via do CRV (Certificado de Registro de Veículo);
  • Transferência de veículo;
  • Pagamento de IPVA;
  • Suporte na isenção de IPVA;
  • Primeiro emplacamento;
  • Regularização de motor;
  • Desbloqueio de sinistro;
  • Registro ANTT.

Qual a diferença entre despachante credenciado e não credenciado?  

Segundo a Lei nº 14.282, o despachante credenciado deve ser formado em curso de nível técnico de despachante documentalista, além de ser cadastrado junto aos órgãos reguladores, como CFDD, Senatran, Detran e outros órgãos regionais. 

Para realização desse curso, é preciso que o interessado passe por um processo seletivo do Detran. Essa oportunidade só é oferecida uma vez por ano em muitos municípios e, para participar, é preciso ter ensino médio completo. 

Em resumo, os despachantes credenciados são formados na área e reconhecidos pelas entidades reguladoras.

O credenciamento comprova que a empresa ou profissional trabalha em conformidade com a Lei e é habilitado para prestação de serviços. 

Já no caso de despachantes não credenciados, nada se pode garantir sobre a sua formação, competências, regulamentação, fiscalização e até mesmo legalidade das operações. Você não vai querer correr esse risco, vai? 

Como saber se um despachante é credenciado pelo Detran?  

Agora que você já viu a importância de contratar profissionais credenciados, certamente vai querer saber como encontrar um, não é mesmo? Veja como fazer isso a seguir: 

Despachante credenciado Detran-SP 

Assim como em outros estados do país, em São Paulo, existe uma infinidade de opções de despachantes de trânsito, credenciados ou não, mas como saber qual é a melhor escolha? 

Para saber se o DOK ou outro despachante é confiável, a primeira coisa a ser feita é verificar se ele consta na lista do Detran SP. Isso mesmo, o órgão disponibiliza todos os profissionais parceiros. 

Essa verificação pode ser feita diretamente no portal do órgão. 

Despachante credenciado Detran-PR 

O Paraná é o estado com a terceira maior frota de veículos do país segundo o IBGE. Por isso, é normal que haja uma vasta opção de despachantes veiculares não só credenciados, mas também não credenciados.  

Sendo assim, é necessário e muito importante verificar o grau de confiança que você pode depositar no profissional contratado.

Para isso, verifique se ele consta na lista do Detran PR. Isso pode ser feito diretamente no portal do órgão, o processo é o mesmo do estado de SP.

Criado no offline e alavancado no online, sempre a fim de reduzir burocracias e facilitar a sua vida, o DOK Despachante é credenciado tanto no Estado de São Paulo quanto no do Paraná e atua há mais de 16 anos no mercado!  

Seja dono do seu próprio tempo e contrate um despachante de confiança. Aqui no DOK, você pode consultar e pagar o Licenciamento, IPVA, Multas, Dívida Ativa e Seguro DPVAT sem precisar sair de casa: tudo prático, seguro e pela internet!  

infográfico vantagens de contratar um despachante credenciado pelo Detran SP e PR | DOK Despachante

Saiba mais sobre Despachante de Veículos 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Vantagens de pagar com despachante credenciado 

Ao longo do artigo, você deve ter percebido que não é uma boa ideia contratar despachante que não seja credenciado, não é mesmo?  

Sendo assim, separei algumas outras vantagens do credenciamento só para reforçar que você faça a escolha certa! 

1 – Confiabilidade 

O credenciamento do despachante garante que se trata de um profissional realmente capacitado e confiável para o serviço e cujas operações estão dentro da lei. Assim, você não sofre punições por conta de falhas ou desvios nos processos. Aqui no DOK, o departamento jurídico cuida de todas as burocracias.

2 – Segurança da sua documentação e do seu veículo 

O Despachante credenciado é obrigado a guardar sigilo profissional, o que impede que dados sensíveis caiam em mãos erradas. 

O DOK tem como objetivo garantir a melhor experiência possível para seus clientes e, por isso, se dedica intensamente para sempre estar em conformidade com os sistemas de segurança, a fim de preservar os dados dos visitantes do site. Conheça a segurança do DOK

3 – Rapidez e tranquilidade nos processos. 

O Despachante credenciado sabe o que faz e resolve os problemas do seu veículo por você. Agora se ele for um despachante online, faz tudo isso e você nem precisa sair de casa!  

No DOK, o maior despachante online do Brasil, você pode executar diversos serviços pela internet e seu veículo fica regularizado em até 48h após o pagamento.

Tudo isso sem filas e sem perder tempo e dinheiro indo de um lugar ao outro tentando entender todas as etapas dos processos.  

4 – Se algo der errado, você está amparado pela lei. 

Como citado, o despachante de veículos tem deveres regulamentados e que devem ser cumpridos. Portanto, caso você tenha algum dano ou prejuízo por ação ou omissão, é dever do despachante, se credenciado, o ressarcimento, de acordo com o Art. 6º da Lei nº 14.282. 

Pague com o DOK Despachante em até 12x 

Precisa regularizar o IPVA do seu veículo, pagar o licenciamento, ficar em dia com multas ou alguma outra pendência? 

Aqui no DOK, seja no site ou app, parcelamos seu débito em até 12x no cartão de crédito, usando ao mesmo tempo até 6 cartões diferentes, se quiser.  

E não para por aí, também há a opção de pagar tudo à vista por boleto ou pix, além da possibilidade de dar uma entrada no boleto e parcelar o restante no cartão. Saiba mais sobre os valores cobrados pelos despachantes

ipva 2024

Conclusão  

Você já perguntou quanto vale o seu tempo? Neste artigo, você pôde ver a facilidade e a praticidade que o serviço de um despachante credenciado, como o DOK, proporciona: segurança, rapidez e, principalmente, tranquilidade! 

Por isso, não perca seu tempo em filas de banco, Detrans ou tentando entender quais os próximos passos para resolver o seu problema. O DOK, o primeiro despachante online do Brasil, resolve todas as burocracias do seu veículo por você. 

E então, Motorista! Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acesse nosso blog e siga-nos no YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram

TAGS: despachante o que é / credenciamento detran sp / despachante detran / despachante de carro / despachantes credenciados ao detran pr


Perguntas frequentes sobre Despachante Credenciado

O que é e o que faz um despachante credenciado?

Um despachante de trânsito credenciado serve como intermediário entre o proprietário de um veículo e o Detran, além de realizar diversos procedimentos essenciais. O credenciamento comprova que a empresa ou profissional é habilitada para o serviço e opera dentro da Lei.

Como saber se um despachante é credenciado?

Para saber se um despachante é credenciado, é só consultar o portal do Detran do estado de interesse.

O DOK Despachante é credenciado pelo Detran?

Sim, o DOK Despachante é credenciado pelo Detran e habilitado pela prestação de serviços tanto no estado de São Paulo, quanto no do Paraná!



Posts relacionados