Aniversário DOK Despachante: há 16 anos auxiliando os motoristas

Por: Redator DOK

Publicado em 27 de dezembro de 2022 | Atualizado em 21 de dezembro de 2023

Capa da confraternização de fim de ano 2022 para DOK 16 anos | DOK Despachante

Salve, Motorista! O mês de dezembro, em 2022, representa 16 anos do DOK, isso significa que é aniversário do seu despachante favorito! 

Hoje, o DOK é uma empresa com presença de mercado, infraestrutura e uma série de serviços que não se preocupa apenas com o seu veículo, mas também com você, Motorista. Quer saber mais sobre o DOK Despachante? Então vem comigo que neste artigo vou te contar a nossa história.

DOK origem: como tudo começou? 

No começo de tudo, em 2006, a primeira casa do DOK Despachante era localizada na Rua Amazonas, Vila Santa Terezinha, em Sorocaba. 

De acordo com Beth Pontes, idealizadora e fundadora do DOK, o imóvel alugado era “pequeninho” e possuía apenas duas salas pequenas.

ipva 2024

Mas apesar de pequeno, foi lá que o sonho de ter o próprio negócio começou a se tornar realidade, tomar forma e crescer. 

Era tudo muito difícil para ser montado, então nós começamos com uma mesa pequena, um computador simples e um telefone, e assim abrimos o DOK, comenta Beth.

Desde a fundação, o DOK é credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo (SP), garantindo os melhores serviços da forma mais segura possível para ajudar os motoristas. 

Para Lenize Rodrigues, atual Supervisora de Atendimento e que trabalha no DOK há três anos e dez meses, depois de 2019, a empresa cresceu de forma exponencial.  

No início da pandemia da covid-19 (março de 2020), ninguém sabia como ficariam as documentações e serviços veiculares, e depois de 30 dias de férias, quando voltamos, tinha o dobro de pedidos. Foi neste momento que enxergamos o verdadeiro tamanho da empresa, pontua Lenize.

Confira mais sobre essas mudanças e a cultura da empresa nos tópicos abaixo.

Foto da primeira placa do DOK Despachante | DOK Despachante
Foto do DOK arquivo | DOK Despachante

DOK Despachante: 16 anos de investimento para crescer diariamente 

Antes de 2011, o trabalho feito no DOK era como uma troca de figurinhas, sempre buscando novos clientes e conquistando um de cada vez. 

Quando você vive de loja, tem que amar aquilo que você faz porque é muita dor de cabeça e muito pouco retorno (…) a gente trabalha só para comer, relembra Beth. 

Após ampliar seus estudos, Gregory Packs (filho da Beth) atual CEO do DOK Despachante, idealizou e desenvolveu um sistema de consulta online de pendências veiculares.  

Foi nesse momento, em meados de 2011, que a “troca de figurinhas” deixou de ser uma por uma e o DOK começou a ter mais retorno. 

O cliente online vem muito mais fácil que o cliente de balcão, foi com a ferramenta de consulta pela placa que a gente viu um retorno maior. Começamos a crescer e a contratar mais funcionários”, destaca Beth.

O que mudou com a ferramenta de busca online? 

O sistema de consulta abriu novas portas para o DOK e seus colaboradores. 

Apesar de ter inovado o mercado com o sistema, apenas ele não seria suficiente para crescer, foi preciso aprender a investir em anúncios, na base do acerto e do erro, para atrair mais clientes no meio digital. 

Durante esse processo, também foi investido na contratação de novos funcionários, bem como no tempo para treiná-los. 

Consulte pendências veiculares com o DOK! 

Ficou curioso para ver o sistema de consulta de débitos veiculares pela placa? Essa é fácil! Basta acessar o site do DOK despachante e logo você verá um campo para preencher. 

Coloque os números da placa ou RENAVAM do seu veículo junto de um e-mail válido e clique no botão verde “Consulte grátis”. 

Pronto! Agora é só verificar se existe alguma pendência veicular, e seguir para o seu pagamento, que pode ser parcelado em até 12x no cartão. 


Saiba mais sobre o DOK Despachante

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


O que aconteceu no DOK entre 2014 e 2022? 

Muitas mudanças ocorreram entre 2014 e 2022 para o DOK Despachante, mas, as principais foram as que oferecemos para ajudar você, Motorista, em todo o processo de trânsito. 

Hoje, o DOK conta com diversas equipes, algumas que existem desde o começo e que foram modernizadas e outras que surgiram ao longo dos anos, entre as mais recentes, estão: 

  • SEO: por meio do site e blog, todas as novidades, dicas e informações do mundo auto para você, sempre usando as fontes de maior relevância e credibilidade;
  • Social Mídia: responsáveis pela gestão do Instagram, Facebook e YouTube, para deixar você sempre atualizado do que acontece por aqui;
  • Design: criando artes para deixar os artigos, stories e site mais acessíveis.

Confira, abaixo, outras mudanças que foram importantes nesse período. 

Presença e compromisso 

Como vimos, o sistema de consulta abriu várias portas para o DOK e a mais importante delas foi a presença digital. 

Isso inclusive, é consolidado em 2016, ano que o DOK se tornou o 1º despachante online a atender todo o estado de SP. E agora em 2023, passamos a atender os estados do Paraná e Santa Catarina.

Lenize conta que durante todo seu período de trabalho aprendeu muito aqui dentro, seja com os colaboradores, durante a troca diária ou com os líderes.

Eu aprendi muito nesses quase quatro anos de DOK, pude ajudar muita gente que entrou depois de mim, tudo que eu aprendi, passei para elas, aqui o trabalho sempre foi desenvolvido no coletivo, como uma grande família, destaca.

Com isso, é possível afirmar que uma empresa de confiança se faz com: 

  • Um bom atendimento presencial e digital;
  • Troca constante e crescimento profissional;
  • Uma liderança disposta a ensinar e ajudar sempre que possível;
  • Serviços reconhecidos por autoridades do trânsito;
  • Compromisso com o cliente e com o colaborador.
Infográfico de linha do tempo com a trajetória do DOK Despachante em 16 anos
Infográfico feito por Bruno Saito – DOK Despachante

Mudanças nas formas pagamentos 

Outras duas mudanças muito importantes para o DOK nesses 16 anos dizem respeito à adição de novas formas de pagamento. 

A primeira, implementada em 2017, foi a possibilidade de o cliente pagar usando boleto + cartão no mesmo pedido. 

Funciona assim: ao dar entrada com boleto, é possível parcelar apenas o valor restante, o que compromete menos o orçamento dos próximos meses. 

Já a segunda mudança, em 2018, estabeleceu que o pagamento do pedido no site pode ser feito em até 6 cartões diferentes, criando uma abertura para organizar a vida financeira. 

Tornar as formas de pagamento mais versáteis, ajuda cada vez mais clientes na medida que se adapta a diferentes necessidades, e isso faz a diferença! 

DOK App 

Segundo o CEO do DOK Despachante, Gregory Packs, no Brasil, a aderência de aplicativos cresceu em média, 70%, em 2022. 

Com isso em mente, se tornou mais que necessário implementar o DOK App.  

Além do interesse mercadológico, o aplicativo também tem a função de aproximar os motoristas aos serviços de despachante online, tornando o acesso mais prático – na palma da mão. 

DOK seguros 

Por último, mas não menos importante, em 2022, o DOK também se tornou corretor de seguros. 

Trabalhando com seguro auto, moto e caminhão, você pode garantir as melhores coberturas com as seguradoras parceiras do DOK. Dentre elas: 

Confira o artigo sobre o DOK seguros e saiba tudo sobre esse novo serviço! 

Confraternização 2022: 16º ano de DOK 

Para celebrar os 16 anos do DOK e também agradecer aos colaboradores pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo de 2022, no último dia 16 de dezembro, aconteceu uma confraternização na empresa. 

Organizada pela Beth em conjunto com a equipe de RH e Financeiro, a celebração contou com comes e bebes, amigo secreto e muita descontração do ambiente de trabalho. 

Confira algumas fotos da confraternização abaixo:

Conclusão 

Nesses 16 anos de história, muito chão foi percorrido e o DOK não seria o que é hoje sem cada colaborador que passou por aqui e, é claro, sem você, Motorista. 

O sentimento é de realização pelo trabalho cumprido, só temos a agradecer. 

ipva 2024

Contudo, não pararemos por aqui. O plano é ir cada vez mais longe, atender cada vez mais estados e incluir mais serviços para tornar a sua vida bem mais tranquila. 

Se identificou e quer fazer parte da equipe? Dá uma olhada na nossa página do LinkedIn que sempre lançamos novas vagas por lá! 

Obrigado por fazer parte da nossa história e que venham mais 16 anos, tão bons quanto esses! 

TAGS: dok despachante/ despachante dok/ dok despachante online/ dok despachante é confiavel 


Perguntas frequentes sobre o DOK Despachante

Qual o melhor despachante online? 

Conte com o 1º e melhor despachante online do Brasil para te atender. No DOK Despachante, você tem os melhores serviços, desde regularização de pendências veiculares até seguros.

Desde quando funciona o DOK Despachante? 

O DOK foi fundado em 2006 pela Beth Pontes. Em dezembro de 2022, a empresa completou 16 anos de história, sendo o 1º despachante online do Brasil, além do primeiro atender todo o estado de SP.

Como saber se o DOK Despachante é confiável? 

Com mais de 200 mil clientes atendidos e 16 anos de história, o DOK é o maior e melhor despachante online para te ajudar. Além disso, a empresa é credenciada ao Detran SP, órgão estadual de trânsito que comprova a excelências dos serviços oferecidos.

Qual a vantagem de contratar o DOK Despachante? 

No DOK, é possível consultar de forma gratuita toda e qualquer pendência veicular. Além disso, elas podem ser pagas em até 12x no cartão e em até 6 cartões diferentes.



Posts relacionados