Vencimento de licenciamento: saiba quando pagar o CRLV do seu veículo

Por: Gregory Packs

Publicado em 01 de julho de 2022 | Atualizado em 26 de janeiro de 2024

Capa de artigo - vencimento de licenciamento 2022 | DOK Despachante

Salve, Motorista! Você é proprietário de um veículo, mas não sabe ao certo o vencimento do licenciamento obrigatório?

É comum que a dúvida surja, ainda mais que os vencimentos variam para cada fim de placa e, também, conforme cada estado.

E, para complicar ainda mais, o vencimento ainda pode ser diferente para determinadas categorias de veículos. Então, se você quer saber a data exata para quitar o débito, leia este artigo até o fim!

Vencimento do licenciamento 2024 em SP

O calendário do licenciamento SP se manteve igual ao de 2023, tanto para os veículos de passageiros quanto para os caminhões, mantendo como base o final da placa do veículo.

ipva 2024

Vencimento do licenciamento 2024 em SP: carros e motos

O pagamento obrigatório do licenciamento SP 2024, terá inicio no mês de julho, assim como foi em 2023.

Atente-se às datas-limite:

Final de PlacaData de Pagamento
1 e 2Julho
3 e 4Agosto
5 e 6Setembro
7 e 8Outubro
9Novembro
0Dezembro
Infográfico sobre licenciamento SP 2024 carros- DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Vencimento do licenciamento 2024 para caminhões em SP

Seguindo a lógica dos anos anteriores, o licenciamento deste ano manteve prazos diferentes para caminhões e tratores registrados no estado de São Paulo. Confira:

Final de PlacaData de Pagamento
1 e 2Setembro 
3, 4 e 5 Outubro 
6, 7 e 8 Novembro 
9 e 0 Dezembro 
Infográfico sobre licenciamento SP 2024 caminhões- DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Vencimento licenciamento 2024 PR

Ao contrário do estado de São Paulo, que considera apenas o último dígito da placa, o Paraná tem como base os dois últimos números para definir os meses obrigatórios de pagamento do licenciamento.

Além disso, a regularização deve ser feita em dias específicos, como mostra a tabela de licenciamento PR detalhada, não o mês todo como acontece em São Paulo. Confira os prazos simplificados em 2024 no Paraná:

Final de PlacaData de Pagamento
1 e 2Agosto
3, 4 e 5Setembro
6, 7 e 8Outubro
9 e 0Novembro

Saiba mais sobre licenciamento

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai gostar de saber disso. Confira:


Vencimento do licenciamento SP em 2023

Em 2023, o licenciamento foi pago obrigatoriamente entre julho e dezembro no estado de São Paulo. Já os proprietários de caminhão, tiveram que quitar o débito entre setembro e dezembro.

Em ambos os casos, foi considerado o último número da placa do veículo para definir o mês de vencimento do licenciamento. Para facilitar, mostraremos os prazos para as diferentes categorias no trecho a seguir.

Vencimento do licenciamento 2023 em SP: carros e motos

Conforme mencionado, os donos de carros, motos, caminhonetes ou ônibus tinham que pagar o licenciamento obrigatório a partir de julho. Confira, a seguir, os prazos referentes ao último ano:

Final de PlacaData de pagamento
1 e 2Julho
3 e 4Agosto
5 e 6Setembro
7 e 8Outubro
9Novembro
0Dezembro
Infográfico sobre licenciamento SP 2023 carros-DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Vencimento do licenciamento 2023 para caminhões em SP

Como você já sabe, os proprietários de caminhões e tratores pagam o licenciamento em prazos diferentes, pois o calendário se inicia mais tarde. No ano anterior, o débito teve o pagamento obrigatório a partir de setembro.

Apesar das datas de pagamento serem diferentes, o cronograma também deve ser consultado conforme o último número da placa do veículo.

Veja, a seguir, o calendário referente a 2023 divulgado pelo Detran-SP:

Final de PlacaData de Pagamento
1 e 2Setembro
3, 4 e 5Outubro
6, 7 e 8Novembro
9 e 0Dezembro
Infográfico sobre licenciamento SP 2023 caminhões- DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

No entanto, vale destacar que, para todas as categorias de veículo, não é necessário pagar o débito no mês referente ao último número da placa do veículo, pois o licenciamento pode ser quitado de forma antecipada. Assim, não há risco de atraso.

Vencimento: licenciamento 2023 PR

Como mencionamos acima, no Paraná o licenciamento considera os dois últimos dígitos para definir o dia do pagamento do licenciamento. Confira a tabela de licenciamento PR detalhada e, abaixo, veja os prazos simplificados em 2023 no Paraná:

Final de PlacaData de Pagamento
1 e 2Agosto
3, 4 e 5Setembro
6, 7 e 8Outubro
9 e 0Novembro

Licenciamento vencido: o que fazer?

Se ao verificar as tabelas de vencimento apresentadas anteriormente, você notou que está circulando com o licenciamento 2023 vencido, é preciso pagar a taxa quanto antes!

Caso contrário, poderá sofrer as penalidades impostas pelo artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

  • Multa gravíssima: R$293,47;
  • Sete pontos na habilitação;
  • Apreensão do veículo irregular no pátio do Detran até a regularização.

Pagar licenciamento vencido

Não pagou o licenciamento conforme o calendário de vencimentos divulgado pelo Detran do seu estado?

Então, você precisa regularizar o débito o mais rápido possível para não ser punido por um agente de trânsito, caso seja flagrado com o documento irregular.

A princípio, os órgãos responsáveis não oferecem a possibilidade de parcelar o licenciamento em bancos conveniados ou lotérica, mesmo que o débito esteja vencido.

Porém, há como dividir o valor em despachantes credenciados, como o DOK. No DOK Despachante Online, você pode parcelar o licenciamento vencido em até 12 vezes no cartão de crédito.

Se preferir, há também como dar entrada no boleto bancário e dividir o restante no cartão. Já se optar por pagar à vista, é possível regularizar o débito via PIX ou boleto.

ipva 2024

Conclusão

Em cada estado brasileiro, é publicado um calendário de licenciamento diferente, isso acontece porque cada Detran é independente e, com isso, estipula as regras de pagamento do documento de forma distinta.

Desse modo, em São Paulo, o licenciamento começa a ser cobrado em julho. Na maioria dos estados, o final da placa é usado para definir o vencimento.

Quer saber mais informações sobre licenciamento, IPVA e outros assuntos relacionados ao trânsito? Acompanhe nosso blog ou redes sociais: FacebookInstagramTikTok e YouTube

TAGS: tabela de licenciamento de carro / tabela de licenciamento do Paraná / calendário de licenciamento de caminhão / calendário de licenciamento de veículos


Perguntas frequentes sobre vencimento de licenciamento

Como saber vencimento de licenciamento?

É preciso conferir o calendário de licenciamento do seu estado, que é organizado com base no final da placa de cada veículo. Em São Paulo, por exemplo, em julho de 2024, serão licenciados carros, motos e ônibus com placas terminadas em algarismos 1 e 2.

Qual o prazo para pagar o licenciamento após o vencimento?

O proprietário tem até o último dia do mês de vencimento para pagar o licenciamento, o qual é definido pelo final da placa do veículo. Caso deixe de regularizar o débito no prazo estipulado, poderá ser penalizado por transitar de forma irregular.

Quanto tempo tenho para pagar o licenciamento após o vencimento?

Na maioria dos estados, os prazos para pagar o licenciamento são os mesmos para todas as categorias de veículos. Já em São Paulo, os vencimentos para tratores são diferentes, pois acontecem entre setembro e dezembro. Enquanto donos carros e motos devem regularizar a taxa a partir de julho.



Posts relacionados