Voltar

{{ placa }} {{ renavam }}

Esse estado não parece certo
Comece com a primeira letra e escolha uma opção

Siga o passo a passo e realize sua transferência

Atualmente é possível fazer todo o processo de transferência online e você só consegue isso através do DOK Despachante.

Como fazer desbloqueio sinistro média monta?

O sinistro acontece quando um veículo se envolveu em um acidente e teve algumas peças danificadas. O sinistro bloqueia a circulação desse veículo até que as peças sejam reparadas. Isso porque circular com um veículo danificado pode causar ainda mais problemas nas vias públicas brasileiras.

Para que o veículo possa voltar a circular normalmente, é necessário fazer o desbloqueio do sinistro, para isso, o proprietário deve seguir os passo abaixo junto ao Detran de seu estado:

  • Apresentar cópia e original, frente e verso, do Certificado de Registro do Veículo e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo;
  • Notas fiscais das peças usadas para o reparo;
  • Laudo da vistoria, realizada por uma empresa credenciada;
  • Laudo original do Inmetro dentro do prazo de validade;
  • Carteira Nacional de Habilitação do proprietário do veículo;
  • CPF;
  • RG.

Caso o veículo com sinistro de média monta tenha sido adquirido através de um leilão, é de responsabilidade do novo proprietário ir atrás da regularização e da nova documentação.


O que é média monta?

O Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu, através da Resolução nº 544, os níveis da gravidade da consequência de um acidente para os veículos envolvidos.


Por conta dessa Resolução, quando ocorre um acidente, um agente de trânsito deve avaliar os veículos envolvidos e classificá-los em pequena monta, média monta ou grande monta.


A pequena monta ocorre quando um veículo teve alguma parte externa danificada, mas que podem ser substituídas e não precisam passar por vistoria.


Média monta é quando os danos são em partes externas, estruturais e mecânicas, mas que podem ser substituídas, permitindo que o veículo volte a circular. Porém, para que isso aconteça, o automóvel precisa passar por vistoria.


Grande monta acontece quando os danos são irrecuperáveis, o que exige a remoção do veículo das vias públicas.

Carro média monta

Um carro média monta é um veículo que esteve envolvido em um acidente e teve peças externas, estruturais e mecânicas danificadas, mas que passou por reparo e vistoria.


O veículo média monta é vendido por um preço mais baixo que os outros, porém, pode trazer problemas para o proprietário. Até mesmo na hora de contratar um seguro, no caso do média monta, é mais complicado.


A circulação desse veículo será regular, mas em seu documento constará que ele já foi um automóvel sinistrado, o que deixa algumas pessoas receosas na hora de comprá-lo.

desbloqueio sinistro dok despachante, ilustracao veiculo
desbloqueio sinistro dok despachante, ilustracao documento

Média monta fica no documento?

Quando um carro envolvido em um acidente é classificado como "média monta" essa informação constará sim no documento. Essa medida é tomada para que a circulação do veículo seja proibida e impedir mais problemas nas ruas.


Veículos com média monta terão no CRV e no CRLV, a informação "Circulação Vetada" ou "Proibida Circulação". Ou seja, enquanto o veículo não fizer o reparo das peças e a vistoria, não poderá circular.


Após o proprietário do veículo fazer a regularização e novos documentos forem emitidos, constará no campo "observação" a informação de "Sinistro Recuperado".

Como funciona o leilão de média monta?

Carros de leilão são vendidos por até 30% a menos do valor de um carro 0 km, isso ajuda muitas pessoas a realizarem o sonho de ter seu próprio veículo.


Porém, é importante ressaltar que esses veículos são automóveis recuperados, ou seja, estiveram envolvidos em um acidente e tiveram as peças danificadas substituídas.


Justamente por isso que os valores são baixos. A chance desse automóvel dar problema no futuro é maior que a de um carro novo. Também existe a possibilidade do proprietário não conseguir um seguro para esse carro.

desbloqueio sinistro dok despachante, ilustracao carro com moeda em cima

Requerimento para desbloqueio de sinistro

Para realizar o desbloqueio do sinistro de um automóvel é preciso fazer um requerimento ao Detran do estado em que o veículo está registrado.


Abaixo você confere o modelo de requerimento do Detran SP.

Como preencher requerimento para desbloqueio de sinistro?

Para dar entrada no pedido de desbloqueio do sinistro é necessário baixar, imprimir e preencher o formulário de Requerimento para Desbloqueio de Sinistro.


Esse Requerimento pode variar de estado para estado e é encontrado no site do Detran. Usamos como exemplo no tópico acima o modelo usado no estado de São Paulo.


O documento deve ser preenchido com atenção. É necessário informar os dados pessoais do proprietário do veículo e informações do automóvel, como placa, Renavam e modelo.


No requerimento também deve ser informado o motivo do sinistro. Se é por dano de média monta, veículo de enchente ou reclassificação da monta. O documento deve ser assinado pelo proprietário e deve ser apresentado no Detran do estado.

O que é CR Exército?

O Certificado de Registro do Exército, conhecido como CR, é um documento de porte obrigatório para os proprietários de carros blindados.

Sem ele em mãos, o veículo pode ser retido até a regularização, como podemos ver na Portaria nº 55 - COLOG de 2017. Isso vale tanto para pessoa jurídica quanto física.

É através dele que um agente de trânsito sabe que aquele veículo tem autorização para ser blindado. Vale ressaltar que a blindagem do veículo deve constar também no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Desbloqueio de sinistro SP com o Dok

Com o DOK Despachante você pode conferir o andamento do seu desbloqueio de sinistro ao realizar a transferência.

Para realizar a transferência com a gente, basta seguir o passo a passo que você encontra clicando no botão abaixo.

E para saber mais sobre transferência clique no próximo botão e fique por dentro de tudo.

placa dok despachante, ilustração de um carro com um cadeado em cima
placa dok despachante, ilustração de um carro com uma lupa a frente

Existe reclassificação de média monta para pequena monta?

Para haver a reclassificação de média monta para pequena monta, é necessário um Laudo de Recuperabilidade, que deve ser assinado por um engenheiro especializado.


O veículo passará por nova avaliação, onde o engenheiro verificará se a classificação estava correta ou se precisará fazer a mudança. Para conseguir esse laudo, confira o passo a passo a seguir:


  • O veículo deve estar na mesma condição que estava após o acidente;
  • A avaliação deve seguir os padrões impostos pelo Contran;
  • O laudo deve estar acompanhado de fotos ilustrativas do veículo mostrando as partes danificadas e as seguintes vistas: frontal, traseira, lateral direita, lateral esquerda;
  • É preciso que o laudo esteja acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica, assinada pelo engenheiro e pelo proprietário do veículo;
  • Os documentos necessários e o laudo devem ser apresentados no Detran do estado de registro do automóvel em até 60 dias, a contar pela data da lavratura do BOAT (Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito).

Procurando outras informações?

IPVA 2021

Saiba mais

Licenciamento 2021

Saiba mais

Placa Mercosul

Saiba mais
Consulte seu Desbloqueio

Perguntas

Aqui estão as respostas para algumas dúvidas frequentes.

Tire todas as dúvidas

O que é média monta?

Média monta é quando um veículo se envolve em um acidente e as partes externas, estruturais e mecânicas sofrem danos, mas que podem ser substituídas, permitindo que o veículo volte a circular após vistoria.

Média monta no documento

Quando um carro envolvido em um acidente é classificado como "média monta" essa informação constará sim no documento. Essa medida é tomada para que a circulação do veículo seja proibida e impedir mais problemas nas ruas.

Requerimento de Desbloqueio

Para fazer o desbloqueio do sinistro de carro é preciso fazer o pedido no Detran de registro do veículo. Para isso, é necessário preencher o requerimento que fica disponível no portal do Detran.

Tire todas as dúvidas

Aguarde, consultando seu documento =)