Corretora de seguros e seguradora: entenda a diferença

Por: Gregory Packs

Publicado em 22 de abril de 2022 | Atualizado em 19 de dezembro de 2023

Contrato de uma corretora de seguros I DOK Despachante

Olá, Condutor! Você sabe qual a diferença entre uma corretora de seguros e uma seguradora?

Enquanto a seguradora é uma empresa que oferece proteção de bens, a corretora faz a intermediação entre o cliente e as companhias de seguro.

Além disso, ambos os empreendimentos têm objetivos e lidam com situações diferentes. Para saber como elas funcionam, qual opção contratar e muito mais, leia nosso artigo até o final!

Corretora de Seguro: como funciona

As corretoras de seguro têm como objetivo representar o interesse dos segurados. Sua função é mediar a compra de seguros. Portanto, a empresa trabalha com profissionais independentes e especializados, chamados corretores, eles vão entender as necessidades dos clientes e traçar um plano. Posteriormente, irão reunir um número de empresas para apresentar os orçamentos disponíveis para o segurado.

Durante o processo é necessário preencher uma proposta para enviar a seguradora e realizar uma vistoria no automóvel. A proposta é um formulário com várias questões sobre o condutor e o veículo, já a vistoria é um procedimento para verificar o carro e as informações que foram passadas sobre ele. Estes processos servem para que a companhia trace uma análise de risco.

Arte sobre o que é análise de risco I Corretora de seguros I DOK Despachante.

Depois de fechar efetivamente o seguro, o corretor tem direito a uma comissão sobre os prêmios recebidos pela seguradora. Todavia, é importante frisar que as obrigações da corretora não acabam aí.

Após a contratação, é de responsabilidade do corretor representar oficialmente o cliente, ele ajuda o segurado em situações como troca de informações, adição de serviços, ocorrências de sinistro, etc.

Seguradora: conheça o serviço

Diferente da corretora, a seguradora é a empresa responsável por oferecer a proteção de bens. Para contratar o seguro o cliente precisa pagar o valor do prêmio, taxa do serviço em si. Além disso, é preciso a pagar a franquia, que é um valor fixo cobrado em situações de sinistro.

Depois de firmar o contrato, a companhia assume o risco e a responsabilidade de indenizar os clientes conforme foi acordado na apólice. Sendo assim, se algo acontece com o cliente, a corretora entra em contato com a seguradora e solicita o pagamento do conserto ou indenização.

Agora que você já sabe qual a diferença entre as empresas, nós preparos um guia com tudo o que você precisa saber sobre seguros, confira nos próximos tópicos!

Seguro auto

O seguro é um contrato, entre um proprietário de veículo e uma companhia de seguro, em que o cliente paga uma taxa para garantir a cobertura de prejuízos. Porém, antes de adquirir o serviço é necessário passar por alumas etapas antes. Veja quais são:

  • 1 — Escolha do tipo de cobertura: antes de contratar um seguro é preciso ter em mente quais coberturas você deseja, essa escolha irá influenciar no valor do prêmio e preço da franquia.
  • 2 — Proposta: após decidir qual é a melhor opção é preciso preencher a proposta, um formulário com questões sobre o proprietário e o veículo.
  • 3 — Vistoria de risco: logo em seguida, é feito uma inspeção no automóvel para validar as informações fornecidas na proposta.
  • 4 — Análise de risco: é a etapa em que a seguradora faz um estudo técnico para estabelecer o preço e as condições do serviço. A análise é feita com base nos dados da proposta e calculada por meio da atuária, uma área matemática que promove pesquisas referentes a probabilidades de eventos. Desta forma, a estatística ajuda na avaliação de risco e definição de prêmio, indenização e benefícios.

É válido lembrar que é possível diminuir os riscos do automóvel na avaliação, isso pode ser feito colocando dispositivos de segurança como o travamento remoto de veículo roubado, entre outros.

O que é adesão de seguro auto?

Depois de passar por todas estas etapas, é a hora de contratar o serviço e assinar o contrato de adesão. O termo de adesão é um documento que formaliza todas as clausulas e condições de um serviço, o segurado deve assiná-lo para sinalizar que concorda com tudo.

Sendo assim, quase todos os contratos de seguro são um termo de adesão. Inclusive a apólice, pois são condições padronizadas e ao assinar o termo o proprietário adere às cláusulas.

O que é apólice de seguro?

A apólice de seguro é o registro que oficializa a contratação e tem como objetivo documentar a responsabilidade da seguradora sobre o veículo e a aceitação de riscos por parte da empresa.

No documento devem conter o período de vigência do serviço, os direitos e deveres dos contratantes e da companhia.

Geralmente, termos como esse são divididos em cláusulas. Nas cláusulas gerais ficam listadas as condições gerais, particulares e especiais do serviço. Já as cláusulas adicionais servem para estabelecer situações suplementares. As últimas cláusulas, normalmente tratam-se da exclusão de cobertura, nela é mencionado os riscos, circunstâncias ou bens não cobertos pela seguradora.

Por fim, caso o segurado queira alterar algo como mencionar uma troca de veículo, será necessário emitir um endosso ou aditivo, um instrumento que altera a apólice original, mas sem modificar a cobertura básica.

Tipos de Cobertura

Se você leu até aqui e está se perguntando como funcionam as coberturas? Calma, nós te explicamos!

Cobertura é a garantia de proteção contra alguns riscos. Existem vários tipos coberturas, veja abaixo as mais comuns e o que elas cobrem:

  • Cobertura básica ou casco: roubo ou furto, colisões, acidentes naturais, raios, enchentes, explosões e incêndios;
  • Cobertura compreensiva: roubo e furto, colisão, acidentes naturais, incêndio, assistência 24h;
  • Danos a terceiros: cobre danos causados pelo segurado a outra pessoa;
  • Acidentes de passageiros: indicado para pessoas que trabalham com transporte de passageiros como taxistas, motoristas de aplicativo, etc. Tem como objetivo indenizar as vítimas contra acidentes ocorridos;
  • Coberturas adicionais: danos nos vidros, faróis, lanternas e retrovisores, assistência 24h e carro reserva para o segurado.

Franquia de seguro auto

Além de pagar o prêmio, que é o preço do seguro em si, o cliente também precisa arcar com a franquia em casos de acidentes.

A franquia é o valor que o contratante poderá se responsabilizar em casos de sinistro. Em situações de acidentes, o segurado precisa pagar parte do conserto do automóvel, e a seguradora fica responsável pelo restante.

O valor da franquia é fixo e costuma ser bem menor que o preço de reparação dos veículos. Apesar dos segurados já quitaram o valor do prêmio, as companhias usam isso como estratégia para que os proprietários não causem acidentes de propósito com o intuito de aproveitar o serviço.

Infográfico sobres os tipos de franquias de seguro auto I Corretora de seguros I DOK Despachante.

Saiba mais sobre SEGURO AUTO

Ainda tem dúvidas sobre seguro? Nós temos alguns artigos que podem te ajudar, confira:


Sinistro ou Evento

Evento e sinistro são sinônimos, ou seja, significam quase a mesma coisa. Ambos são situações que resultam em danos para o cliente, como colisão, alagamentos, etc.

Toda vez que ocorrer algum acidente coberto pelo seguro, trata-se de um sinistro e a seguradora pode ser acionada.

Depois de contatar a empresa, será feita uma vistoria de sinistro, a inspeção é realizada para analisar os danos no veículo e elaborar um orçamento. Caso os danos representem mais 75% do automóvel, será uma perda total e o proprietário terá direito a indenização.

Por fim, ocorre a liquidação de sinistro, que é quando a empresa arca com a indenização e processo é concluído. Não esqueça que depois de finalizado, é preciso fazer o desbloqueio de sinistro.

Classe bônus

Você sabia que quando o segurado não sofre nenhum sinistro na vigência da sua apólice, ao renovar o contrato ele recebe um bônus?

Esse sistema é chamado classe de bônus. Quanto maior o período sem se envolver em um sinistro, maior será a classificação do proprietário.

Exemplo: um condutor renovou seu seguro pela primeira vez, sem sofrer nenhum sinistro. Com a nova apólice, a sua classe bônus foi de 0 para 1, caso ele não se envolva em um acidente durante a vigência do novo contrato, ao fazer a próxima renovação ele será classe bônus 2 e assim por diante.

Cancelamento de apólice

O cancelamento de apólice acontece quando o segurado decide encerrar o serviço antes do prazo de vigência. Ao contrário do que muitos pensam, normalmente não é preciso pagar multa para cancelar o contrato. Dependendo da situação é possível até ter um reembolso.

Para fazer o encerramento basta entrar em contato com a sua seguradora ou corretora de seguros e informar o seu desejo, posteriormente os profissionais irão te informar os próximos passos, conforme foi estabelecido na sua apólice.

ipva 2024

Todavia, geralmente a maioria das empresas pedem que o cliente envie uma carta de cancelamento, você pode conferir o modelo do documento neste link. Por fim, como comprovante você receberá um endosso de encerramento.

Cotação e Contratação de seguro auto online

Cotar um seguro auto é uma tarefa trabalhosa e com muitas burocracias. Por isso, a forma mais fácil de encontrar o seguro ideal para o seu veículo é por meio de uma corretora de seguros on-line, como o DOK que agora também oferece o serviço. Veja como fazer:

  • Entre em contato com o DOK pelo WhatsApp;
  • Forneça alguns dados;
  • Veja quais são os orçamentos disponíveis, trabalhamos com as melhores seguradoras do país, como Aliro, Azul, Bradesco, Allianz etc.

Além do seguro, também é importante para a sua segurança que a documentação do automóvel esteja sempre em dia. Regularize seus débitos com o DOK e dirija com tranquilidade!

TAGS: simulador seguro auto online/ compara online seguro auto/ calcular seguro auto online/ consulta seguro auto online


Perguntas frequentes sobre Corretora de Seguros

Cotar seguro de carro online como faz?

Procure uma empresa de confiança, que seja cadastrada na Susep (Superintendência de Seguros Privados) e preencha um formulário para ver alguns orçamentos.

Qual a melhor seguradora para veículos?

Segundo uma pesquisa feita pelo blog Smartia, corretora de seguros, a companhia “Suhai” é a melhor seguradora para carros.

Qual o valor do seguro auto 2022?

Não é possível definir preços específicos para seguro, pois o valor do serviço implica em vários fatores. No entanto, de acordo com um estudo feito pela TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, o preço de janeiro de 2022 apresenta crescimento de 7,5%.



Posts relacionados