CNH
Melhor autoescola: confira dicas para escolher a opção ideal
Salve, futuro Motorista! Geralmente, escolher a melhor autoescola para tirar sua primeira habilitação é um processo complexo e que envolve […]
Olá, Condutor! Você sabe como fazer o cancelamento de seguro auto?
Todos nós já precisamos cancelar um serviço em algum momento das nossas vidas, porém diante de determinadas situações podem surgir certas dúvidas, como no caso do seguro auto, por exemplo.
Se você está pensando em encerrar sua proteção veicular, provavelmente já deve ter se perguntado coisas como: será que pagarei multa? É possível ter reembolso do valor do prêmio? Como fazer a carta de cancelamento?
Pensando nisso, nós preparamos este artigo com todas estas repostas. Leia o texto até o final para tirar suas dúvidas!
Antes de falarmos sobre o cancelamento de seguro, precisamos entender primeiro como funciona esse serviço e quais são as maneiras de deixá-lo mais prático.
A maioria das pessoas já sabem como funciona um seguro normal, em que uma corretora de seguros é contratada para reunir os dados e necessidades do cliente e depois lhe apresenta alguns orçamentos, mas você sabia que é possível fazer todo esse processo remotamente?
Atualmente é possível solicitar uma cotação de seguro auto online pelas plataformas de algumas corretoras de forma prática, ágil e fácil.
Apesar de parecer um processo chato e burocrático, não é difícil fazer o encerramento de seguro. O procedimento é detalhado em algumas etapas como o pedido do cancelamento, carta de anulação e endosso, mas não chega a ser “um bicho de sete cabeças”.
Acompanhe a sequência para entender como funciona cada um destes passos:
A primeira etapa para cancelar o seguro é entrar em contato com o seu corretor ou com a empresa contratada para informar o seu desejo.
Posteriormente, os profissionais irão te informar quais são os próximos passos, conforme foi estabelecido na sua apólice de seguro auto. No entanto, normalmente a maioria das seguradoras pedem que o cliente envie uma carta de cancelamento. Veja a seguir do que se trata esse documento!
A carta de cancelamento é um documento utilizado para solicitar o encerramento de um serviço que tenha sido contratado anteriormente.
No caso de seguros auto, o registro precisa ser assinado e serve para comprovar que a solicitação é verídica. Dessa forma, o documento resguarda o cliente de receber cobranças futuras e a empresa de possíveis alegações falsas sobre o fim do serviço.
Caso você tenha dúvidas de quais informações colocar na carta de encerramento, nós separamos um modelo de como preencher esse documento, conforme recomendações do Diretório Online de Advogados Jusbrasil, confira:
Ufa! Chegamos na última etapa do encerramento. Após ter passado por todas estas etapas, você deve solicitar ao seu corretor o endosso do cancelamento.
O endosso é um registro que realiza alterações na apólice original do seguro e também serve para documentar o fim da prestação de serviço.
Caso você tenha outras dúvidas sobre seguro, nós temos alguns artigos que podem te ajudar. Confira:
Agora que você já sabe como fazer o cancelamento, provavelmente deve estar se perguntando: “será que eu corro risco de pagar multa?”
Não, você não corre este risco. Geralmente, as seguradoras não cobram multa para encerrar seus serviços, ao contrário, dependendo da situação o segurado tem direito a reembolso do valor do prêmio.
Todavia, é importante frisar que as condições de multa podem variar conforme a empresa. Sendo assim, fique atento as condições que a seguradora estabeleceu na apólice do seguro.
Por fim, a última coisa que pode ocorrer no cancelamento de um seguro auto é reembolso do valor do prêmio. Isso acontece nos casos em que o proprietário pagou um valor maior ao proporcional utilizado por ele. Ficou confuso? Calma, nós te explicamos!
Imagine que o seguro tenha o prêmio de R$4.000 e foi divido em 4 parcelas de R$1.000. Porém, o serviço foi utilizado por apenas dois meses, sendo que R$2.000 já foram quitados.
Desta forma, caso o segurado queira cancelar o serviço, ele deveria ter pago 30% do valor total da apólice, conforme estabelece a tabela de curto prazo da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ou seja, ele deveria ter quitado apenas R$1.200. Portanto, a seguradora deve reembolsá-lo com R$800.
Cotar seguro auto online pode ser uma tarefa cheia de questões e burocracias. Por isso, o meio mais fácil de descobrir qual é o seguro ideal para proteção do seu veículo é com a ajuda de uma corretora de seguros:
Por fim, também é importante para sua segurança que a documentação do automóvel esteja sempre em dia, regularize seus débitos com o DOK e dirija com tranquilidade!
TAGS: como cancelar seguro auto/ cancelamento de seguro / cancelar seguro
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1