Apólice de seguro auto: significado e como entender a sua

Por: Brenda Ponciano

Publicado em 26 de janeiro de 2022 | Atualizado em 08 de fevereiro de 2022

Capa para artigo sobre apólice de seguro, do blog DOK Despachante

Olá, Condutor! Você sabe o que é e como funciona uma apólice de seguro?

Por mais cuidadoso que um motorista seja, nem sempre é possível se livrar de alguns imprevistos como enchente, incêndio, roubo, etc. Diante dessa situação, contratar um bom seguro para o seu veículo, além de evitar problemas, pode deixar sua vida mais tranquila.

Entretanto, antes de adquirir o serviço é preciso estar atento em cada etapa do seu procedimento. Para fazer uma boa contratação, é necessário escolher qual será sua cobertura e estabelecer o valor do prêmio e da franquia.

A cobertura é responsável por determinar em quais situações a seguradora poderá ser acionada. Já o valor do prêmio refere-se ao preço do serviço da seguradora, e o valor da franquia é o preço fixo pago em casos de “ocorrências inesperadas” chamadas de sinistros.

Por fim, todos esses processos são oficializados através da apólice, que por ser um documento com muitos detalhes, pode gerar dúvidas em alguns condutores. Caso você seja um desses, leia este artigo até o final para entender tudo sobre a documentação do seu seguro!

O que é uma apólice de seguro

A apólice é um documento emitido quando você contrata os serviços de uma seguradora para proteger algum bem, que pode ser um produto ou serviço.

No caso de seguro de veículos, o documento oficializa itens como o valor de prêmio e franquia do automóvel, e determina o prazo em que o veículo será protegido pelo seguro.

Além disso, a apólice também formaliza a aceitação de riscos por parte da seguradora, afinal neste tipo de serviço o segurado tem proteção completa em casos de eventos já determinados, como roubo ou furto, por exemplo.

Para que servem as apólices de seguro?

Este documento tão importante, serve como uma éspecie de “contrato”. Sendo assim, é um meio de registra e formalizar um serviço, a apólice também serve para listar os direitos e deveres tanto da seguradora quanto do cliente.

Por isso, também são especificados detalhes dos serviços, como o tipo de cobertura e franquia do seguro. E, por último estão disponíveis no registro as cláusulas que determinam assistências, prazos de vigência e valor do prêmio.

Portanto, a apólice serve para te proteger e comprometer a seguradora a cumprir com o acordo estabelecido. Se o seu carro sofrer uma batida, por exemplo, você enquanto segurado, fica com os direitos que constam no documento.

Qual a diferença entre seguro e apólice de seguro

Para algumas pessoas pode ser confuso diferenciar o que é seguro e apólice de seguro.

Contudo, o seguro trata-se do serviço em si. Enquanto a apólice é o documento emitido quando esse trabalho é contratado.

Deste modo, quando você se refere ao serviço de proteção veicular, você está falando do seguro. Já quando você se refere a apólice, você está falando do registro que oficializa essa contratação.

Tipos de apólice de seguro auto

Normalmente, as categorias de apólice variam de acordo com o tipo de cobertura, pois se o seguro cobre danos a terceiros, ele terá uma categoria de apólice, e se a cobertura for simples, ele terá outro tipo de cobertura. Para entender melhor, acompanhe os tópicos:

  • Apólice multirrisco ou compreensiva: é uma das categorias mais utilizadas. Garante proteção para o segurado e aos bens;
  • Apólice de riscos nomeados: nessa modalidade só existe cobertura para aquilo que está explicitamente contido na apólice;
  • Apólice contra dano a terceiros: aqui o documento também abrange danos a terceiros. Isso quer dizer que se você bater o carro na traseira de outro veículo, a apólice garante o reembolso da indenização que será paga a “vítima” do acidente;
  • Apólice compulsória: o termo compulsório significa obrigatoriedade. Sendo assim, este tipo de documento é usado em casos como o seguro DPVAT, que é uma obrigação legal.

Por fim, é importante frisar que as apólices também são classificadas em abertas e fechadas. As abertas podem sofrer alteração a qualquer momento, conforme a necessidade do segurado. Já as fechadas não oferecem essa opção. No entanto, as apólices de seguro auto são abertas e permitem alteração por meio de endosso.

Infográfico sobre apólice de seguro para o blog DOK Despachante.Atentem-se as informações da arte:A apólice aberta permite alteração a qualquer momento.A apólice fechada não permite alterações, para mudar algo é preciso encerrar o contrato.

Saiba mais sobre SEGURO

Caso você tenha outras dúvidas sobre seguro, nós temos alguns artigos que podem te ajudar. Confira!


Principais informações da apólice de seguro

Apesar de existirem diferentes tipos de apólices, todas elas devem seguir o mesmo padrão. Para estarem no formato oficial elas precisam seguir algumas condições, confira quais são:

Condições gerais

Trata-se das normas que definem a relação e as responsabilidades, direitos e deveres de todas as partes envolvidas. Além disso, as clausulas gerais também estabelecem quais são os itens cobertos pelo seguro.

Condições especiais

São cláusulas específicas que só devem aparecer caso o segurado escolha coberturas adicionais ao firmar o contrato.

Condições particulares

Aqui são especificados outros itens que englobam a contratação do seguro. Normalmente, essas cláusulas esclarecem as regras sobre os benefícios, coberturas e indenizações; início e fim da vigência do contrato e condições para o cancelamento.

Apólice de seguro: como entender

Nós já falamos sobre todas as especificações de uma apólice, mas às vezes ao pegar o documento ainda podem “rolar” algumas dúvidas.

Pensando nisso, nós separamos um material com exemplos para te ajudar a entender melhor este registro. Confira!

Exemplo de apólice de seguro

Como a apólice é um documento pessoal, infelizmente não será possível utilizarmos exemplos com imagens. Contudo, ao longo deste tópico, nós te explicaremos como funciona cada seção do documento.

Na primeira parte da apólice estão os dados do segurado, do corretor e da seguradora. Logo abaixo seguem os dados do serviço. Nessa seção estão informações muito importantes, como o código de identificação (CI), a categoria do seguro e a classe de bônus.

Já na segunda parte do documento são descritas características do bem segurado. Nela são registradas informações como veículo, fabricante, modelo, ano de fabricação, placa, combustível, blindagem, CEP de pernoite, alienação e isenções.

Na sequência, as coberturas e franquias são descritas. E, por fim, as duas últimas seções da apólice de seguro são formadas pelo questionário de risco e pagamento.

No questionário de risco, o proprietário responde a perguntas referentes aos perigos que seu veículo está exposto. Enquanto nos dados de pagamento, é feita apenas a descrição dos valores que compõem o prêmio.

Apólice de seguro auto: significado e como entender a sua - DOK Despachante

Quantos números tem uma apólice de seguro?

Uma das partes mais importantes do documento é o número de registro da apólice, pois por meio dele é possível consultar seu seguro na Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é a entidade responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil.

O número fica localizado no cabeçalho de todas as páginas do contrato e deve seguir a seguinte sequência: SSSSSAAAAFFFFRRRRNNNNNNNEEEEEE. Entenda como funciona:

  • SSSSS Código da sociedade seguradora na SUSEP – 5 dígitos;
  • AAAA Ano de emissão da apólice – 4 dígitos;
  • FFFF Identificador da sucursal da emissão da apólice – 4 dígitos;
  • RRRR Código do ramo da operação – 4 dígitos;
  • NNNNNNN Número sequencial por ramo de operação – 7 dígitos;
  • EEEEEE Número sequencial do endosso (se houver) dentro da apólice a que está vinculado – 6 dígitos.

Como conseguir uma apólice de seguro

Agora, que você já sabe tudo sobre uma apólice, vamos ao ponto principal: como conseguir o documento.

Conseguir uma apólice é relativamente fácil, basta contratar os serviços de uma seguradora, que você terá esse registro. No entanto, você conhece os procedimentos para fazer uma boa contratação de seguro? Confira no próximo tópico o passo a passo que montamos para te ajudar!

Cotar seguro auto online

Cotar seguro auto online pode ser uma tarefa cheia de questões e burocrácias. Por isso, o meio mais fácil de descobrir qual é o seguro ideal para proteção do seu veículo é com a ajuda de uma corretora de seguros:

  • Procure uma corretora de seguros, são profissionais especializados que irão te oferecer diversas opções de coberturas;
  • Vocês encontrarão o plano ideal que atenda sua necessidade;
  • Depois disso, sua corretora lhe apresentará diferentes contratos de diversas empresas e você deve escolher a melhor opção.

Por último, também é importante para sua segurança que a documentação do automóvel esteja sempre em dia, regularize seus débitos com o DOK e dirija com tranquilidade!

TAGS: como consultar apolice de seguro/ como resgatar apolice de seguro/ como cancelar apolice de seguro



Perguntas Frequentes

O que é apólice de seguro?
Apólice de seguro é um documento emitido para formalizar a contratação de um seguro. Nela constam as responsabilidades e direitos das partes envolvidas (seguradora e segurado).
Apólice de seguro e seguro são a mesma coisa?
Não, o seguro é apenas o serviço de segurar um bem, enquanto a apólice é o documento que oficializa a contratação do serviço.
Como conseguir uma apólice de seguro auto online?
Para obter uma apólice de seguro online é preciso contratar um corretor de seguros online, como o DOK Despachante, por exemplo.
Como cotar seguro auto online?
Para fazer o orçamento de seguro online, basta procurar uma empresa que ofereça esse serviço, como o DOK Despachante, por exemplo.
Posts relacionados