Seguro cobre enchente? Saiba em quais situações você pode ter o benefício

Por: Gregory Packs

Publicado em 22 de março de 2023 | Atualizado em 29 de dezembro de 2023

Capa de artigo sobre Seguro Cobre Enchente | DOK Despachante

Salve, Motorista! O verão é a época propícia para chuvas e temporais, que ocorrem principalmente entre o final da tarde e à noite, resultando em inundações e alagamentos que podem causar sérios danos ao veículo. E você sabe se o seguro do seu veículo cobre enchente?

A maioria dos seguros auto inclui a cobertura para inundações e alagamentos, mas há exceções em que o condutor pode perder esse direito. 

seguro dok

Neste artigo, você entenderá quais são as condições para acionar o seguro e como evitar danos maiores ao seu veículo. 

O que é enchente, alagamento e inundação? 

Primeiramente, antes de descobrir se o seguro cobre ou não tal desastre natural, é importante saber que o termo enchente é muito confundido com inundação e alagamento, mas não significam a mesma coisa. Enchentes acontecem quando os rios chegam ao limite, pouco antes de transbordar. 

A principal causa das enchentes é a combinação de fortes chuvas com a drenagem comprometida da água, causada por bueiros com muito lixo acumulado ou a falta da construção desse sistema, por exemplo. Essa situação pode durar por alguns dias, mesmo após a chuva ter passado. 

A enchente serve como um alerta, para que você, Motorista, possa se prevenir de uma possível inundação na próxima chuva. 

Mas afinal, quando o seguro cobre enchente?

Mesmo que a enchente não cause riscos maiores aos veículos e casas, os seguros consideram esse evento como sinônimo de inundação, então é comum encontrar este termo nas apólices. 

O seguro cobrirá os danos causados pela enchente quando for constatado que não era possível evitar a situação, como no caso de um alagamento no momento em que um carro estava estacionado no local. 

A indenização ocorrerá nos casos de perda total (PT) e outros danos causados na parte mecânica, elétrica e funilaria, além de oferecer a higienização completa para o bom funcionamento do veículo

Seguro cobre inundação

As inundações resultam do transbordamento de rios e mares e podem acontecer de forma muito rápida, causar enxurradas e alcançar vários metros de altura.  

Por ser um fenômeno comum em nosso país, todos os seguros de cobertura ampla ou compreensiva indenizam danos causados pela natureza, como as inundações, queda de árvore, chuva de granizo etc. 

Porém, para casos de danos por água salgada, ondas e aumento do nível do mar, não existe cobertura de nenhum seguro. 

Seguro cobre alagamento

Alagamentos são pontos específicos de acúmulo de água, causados principalmente por asfalto com desnível e buracos na via. 

O alagamento pode danificar desde o assoalho do veículo até a parte elétrica, dependendo do nível da água. 

A orientação é desviar ou recuar diante dessa situação. Forçar a passagem pode ser perigoso, porque não é possível ter noção do nível de profundidade da cheia, podendo levar a falha motora do veículo e outros danos mais graves. 

Só haverá indenização se o alagamento ocorrer com o carro parado, ou no caso de uma cheia muito rápida em que não seja possível deslocar-se. 

Se for identificado que o condutor causou a situação de risco ao forçar a passagem, ele perderá o direito à cobertura do seguro. 

Que tipo de seguro cobre enchente?   

O seguro auto que cobre enchentes é chamado de cobertura em desastres naturais. Antes de fechar o contrato, é importante ler as cláusulas para confirmar se o seu tipo de seguro inclui essa garantia. 

Algumas seguradoras oferecem a cobertura inclusa no plano básico de proteção. Porém, essa condição não é obrigatória e, em alguns casos, o motorista precisará contratar o plano à parte. 

O tipo de seguro mais indicado para a garantia contra enchentes é o compreensivo, que abrange a proteção para diversos tipos de sinistros, e, por conta disso, acaba sendo mais caro. 

Como funciona a cobertura de enchente 

Diante de uma inundação, independentemente da quantidade de água que atingiu o veículo, o motorista deve ligar para a seguradora para acionar o sinistro

Na impossibilidade de transitar, a seguradora enviará o guincho para a remoção do veículo até uma oficina credenciada para vistoria e reparos rápidos.  

Quando o motor é afetado pela água ou o prejuízo do dano ultrapassa 75% do valor do seguro, deve acontecer a indenização do sinistro integral. Ela deve ser feita em até 30 dias após o envio das documentações exigidas. 

Qualquer decisão da seguradora que não esteja de acordo, pode ser reclamada diretamente à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). 

Em quais casos a cobertura de enchente não pode ser acionada?

Sabe aquela famosa frase: “acho que dá pra passar”? Além de muito perigoso, tentar atravessar um alagamento é o mesmo que causar uma situação de risco para o veículo.

Essa prática quebra os termos de contrato do seguro, portanto, anula a indenização. 

O seguro pode se recusar a cobrir os prejuízos com o carro depois da enchente?

Por meio das câmeras de monitoramento do trânsito, o seguro investigará se o condutor poderia ter evitado a avaria. 

Estacionar próximo a enchentes também é considerado uma indução ao risco, então, fique atento! Se for comprovada a indução ou manobra de risco, o seguro não indenizará o proprietário do veículo. 

Seguro de carro cobre inundação de garagem?

Sim! A garantia contra inundações também cobre o alagamento por água doce em garagens. Mas é importante ressaltar que a indenização será feita se o motorista for pego de surpresa, ou seja, se ele não teve condições de prever a inundação ou levar o veículo para outro local.  

Infográfico sobre quando o seguro cobre enchente | DOK Despachante
Infográfico feiro por Gabriel Rodrigues | DOK Despachante

Saiba mais sobre coberturas de seguro 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Começou uma enchente, o que fazer? 

Se você for surpreendido por uma enchente, Motorista, a primeira atitude é manter a calma. Procure sempre desviar do trajeto ou dirigir em locais mais altos.

Se isso não for possível, alguns cuidados básicos podem evitar danos maiores. Continue a leitura para conhecê-los. 

Dicas de como evitar danos em enchentes:

  • Observe o porte dos veículos à frente que estão trafegando pelo alagamento;
  • Não tente atravessar se a área for desconhecida ou se o nível da água atingir a metade dos pneus;
  • Não tente dar partida com o carro sobre a cheia ou se ele “morrer”;
  • Desligue o ar-condicionado e outros componentes elétricos menos importantes;
  • Mantenha o veículo em primeira marcha e atravesse lentamente, para evitar ondas e entrada de água no escapamento;
  • Em carros automáticos, mantenha a marcha reduzida em “L” e mantenha a aceleração;
  • Se você estiver em um lugar baixo que alaga rapidamente, tente colocar o veículo ou parte dele sobre uma calçada.

Na hipótese de a água atingir o assoalho, é recomendado manter o carro desligado até que seja feita a vistoria por um profissional.

Para que não ocorram danos posteriores, também é preciso atentar-se às partes importantes do veículo: 

  • O feltro antirruído deve ser trocado, porque perde o isolamento;
  • Bancos e tapetes podem ser apenas lavados e secados corretamente;
  • Jamais ligue o veículo se os filtros de ar estiverem molhados, para não causar pane ao motor;
  • Considere a troca dos óleos do veículo;
  • Cheque o radiador, os discos e as pastilhas de freio;
  • Se a placa do veículo soltar e se perder, deve ser feito um B.O. e solicitação de uma segunda via;
  • Faça a revisão assim que possível, para prevenir prejuízos.

Como saber se meu seguro cobre enchente?   

A única maneira de saber se o seguro auto cobre enchente é consultando o documento da apólice. Nesse contrato, haverá todas as informações sobre as coberturas, a corretora e o segurado. 

A consulta pode ser feita de forma on-line, pelo portal da SUSEP ou diretamente no site da seguradora que emitiu o seu contrato. 

Seguro para Roubo e Furto tem cobertura para danos da natureza?

Infelizmente, esse tipo de seguro não cobre danos da natureza, por ser limitado a prejuízos referentes a crimes. 

Para ter a cobertura contra enchentes, é preciso contratar o seguro de cobertura em desastres ou o seguro compreensivo. 

Onde cotar seguro auto que cobre enchente

Motorista, você sabia que o DOK também é corretora? Nós oferecemos um atendimento personalizado para tirar todas as suas dúvidas e conectar você, ao seguro ideal. 

A vantagem de contratar o DOK Seguros é poder contar com diversas possibilidades para escolher o plano mais adequado entre as maiores seguradoras do Brasil: 

Todas as seguradoras parceiras oferecem a cobertura para enchentes no plano completo. 

A cotação de seguro no DOK é grátis e on-line, basta entrar em contato com nossa corretora e pronto! Faça isso agora mesmo sem precisar sair de casa!

Conclusão  

Situações de enchentes acontecem todos os anos, então é importante se prevenir deste e outros danos de causas naturais, atentando-se muito às cláusulas do seguro auto contratado e seguindo com os cuidados básicos. 

Contratar um seguro auto é indispensável para preservar o veículo, um bem caro e cada vez mais necessário. Felizmente, existem inúmeras seguradoras que oferecem planos e preços variados, entregando mais facilidade ao condutor. 

Lembre-se, Motorista, que é preciso fazer a sua parte: na dúvida entre arriscar e manter-se seguro, é sempre melhor optar pela segurança. Por isso, pense duas vezes antes de agir para não ter prejuízos maiores. 

Este artigo ajudou a tirar as suas dúvidas? Você pode ter ainda mais informações sobre assuntos automotivos nas nossas redes sociais, pelo YouTube, Instagram, Facebook e TikTok

TAGS: seguro de carro cobre enchente, seguro de auto temporal, seguro cobre fenômenos da natureza, seguro contra enchente, enxente. 


Perguntas frequentes sobre seguro cobrir enchente

Minha rua alagou e meu carro não tem seguro: posso acionar a prefeitura?   

Se na região em que você mora é comum acontecer inundações e a prefeitura não consegue corrigir ou não resolve a situação, ela pode ser acionada. Isso também vale para danos à residência.

Morar em área de alagamento deixa o seguro mais caro?

Sim. Áreas com frequentes inundações e alagamentos dependem muito mais da cobertura do seguro, que pode encarecer em até 164%, de acordo com a Proteste.

Qual seguro cobre enchente?   

O seguro de coberturas em desastres cobre enchentes e outros desastres naturais, bem como o seguro compreensivo que abrange praticamente todas as coberturas necessárias ao veículo.

Qual a diferença entre enchente e alagamento?

A enchente é o limite da cheia de um rio que ainda não transbordou. O alagamento é o acúmulo de água em pontos específicos, como no caso de um buraco na via.

Seguro residencial cobre enchente?

A regra é a mesma do seguro auto: na maioria das vezes, é preciso contratar um seguro específico para enchentes e inundações.



Posts relacionados