Tudo sobre o radiador e como prevenir problemas

Por: Redator DOK

Publicado em 21 de novembro de 2023 | Atualizado em 02 de fevereiro de 2024

Capa Artigo Tudo sobre o radiador e como prevenir problemas

Salve, Motorista! Quando o assunto é radiador, muitas pessoas sentem calafrios!

Essa peça parece tão distante e tão complexa que, para boa parte dos motoristas, ela só reaparece quando está com defeitos. Mas, a verdade é que entender o funcionamento do radiador é muito simples e importante.

Afinal, essa peça é crucial no funcionamento do sistema de arrefecimento do seu automóvel. A seguir, nós explicaremos mais sobre isso e compartilharemos as melhores técnicas para aumentar a longevidade desse componente. Continue a leitura e confira!

O que é radiador?

O radiador é um componente utilizado em veículos movidos a motor de combustão interna. Quer saber onde fica o radiador do carro? Geralmente, ele está posicionado na parte frontal do veículo, de forma estratégica para receber bastante ar quando está em movimento. 

Quer manter seu veículo em dia?

Esteticamente, ele se assemelha ao formato de uma grade ou de um aquecedor. É uma peça de tamanho médio, justamente por precisar captar o movimento do vento com frequência.

Para que serve o radiador?

Motorista, você deve estar se perguntando agora qual a função do radiador. Ele serve para dissipar o calor gerado pelo motor, o que diminui significativamente as chances de superaquecimento.

Além disso, essa peça cumpre com os propósitos de controle de temperatura, arrefecimento líquido, transferência de calor para o ar e manutenção da eficiência do motor. 

Em resumo, o radiador garante que a temperatura interna do veículo fique adequada, evitando emissões nocivas e protegendo o motor a curto, médio e longo prazo.

Mantenha seu veículo em dia!

Como funciona o radiador?

O funcionamento do radiador é muito simples. Dentro desse componente, você vai encontrar os seguintes itens:

  • Núcleo do Radiador: onde estão os tubos por onde o líquido de arrefecimento vai fluir. Na maior parte dos casos, ele é produzido a partir do alumínio;
  • Aletas: servem para ampliar os pontos de contato entre o ar e o núcleo;
  • Tampa do Radiador: garante que a pressão ficará estável para elevar o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento.

Sendo assim, o radiador permite que o líquido de arrefecimento (também conhecido como coolant) circule pelo motor. Isso fará com que ele absorva o calor que foi produzido durante a combustão. 

Depois, esse aquecimento será transferido para as aletas e terminará dissipado no ambiente.


Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 

Mantenha seu veículo em dia!

Como limpar o reservatório de água do radiador?

De tempos em tempos, é indicado que você faça a limpeza interna do radiador. Trata-se de uma tarefa simples e que pode ser feita com materiais comuns. Confira como limpar radiador:

Infográfico sobre o passo a passo para limpar o reservatório de água do radiador | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Cuidado com as temperaturas altas abaixo do capô, como o deposito de óleo.

O que acontece quando ferve a água do radiador? 

Motorista, nesse caso, provavelmente há um problema no sistema de arrefecimento do veículo. Várias consequências podem ocorrer, incluindo aumento da pressão e vazamentos em mangueiras e conexões, superaquecimento do motor, danos aos demais componentes do veículo e redução da eficiência do arrefecimento.

Como saber se a água do radiador está circulando?

Para saber se a água do radiador está circulando, é recomendado que você faça a observação visual. Para isso, basta aguardar o motor esfriar depois de desligá-lo, abrir o capô, encontrar as mangueiras conectadas ao componente, ligar o motor e conferir se há um fluxo de líquido constante.

Quer manter seu veículo em dia?

Outro caminho é tocar suavemente nas mangueiras, porém tenha cuidado com a mangueira de combustível. Se estiverem firmes, isso é um indício de que o líquido está circulando. Caso a temperatura entre elas esteja muito diferente, pode haver um problema.

Além disso, você pode optar por verificar o nível de líquido no reservatório, conferir o sensor de temperatura e as luzes do painel, analisar a ventoinha, procurar por vazamentos e checar se alguma sujeira está bloqueando a passagem.

Se você percebe que o nível da água do radiador está baixando, mas não tem vazamento, procure um mecânico. Ele poderá orientá-lo e identificar problemas mais complexos.

Também é recomendável fazer esse contato em caso de danos por enchentes (saiba aqui se o seguro deve cobrir enchente).

Quer manter seu veículo em dia?

Qual água colocar no radiador?

Sugere-se uma mistura de 50% de água (preferencialmente água desmineralizada para radiador) e 50% de anticongelante (um famoso aditivo para radiador) para que o sistema funcione plenamente. 

Motorista, essa é uma proporção estratégica, pois cuida tanto do congelamento em temperaturas baixas quanto do superaquecimento em climas muito quentes. Mas, lembre-se de conferir as orientações do fabricante.

Quanto tempo dura a água do radiador?

A duração da água do radiador vai depender do modelo do veículo e do fluxo de uso. No entanto, geralmente, pode passar vários anos sem precisar ser substituída. Fatores como condições climáticas e revisão de carros são formas de prolongar essa vida útil.

Profissionais da área recomendam a substituição do líquido de arrefecimento entre 30.000 e 150.000 quilômetros rodados ou entre dois e cinco anos.

Quer manter seu veículo em dia?

Conclusão

Motorista, agora que você conheceu mais sobre o radiador, ficou claro que essa peça, muitas vezes esquecida, é fundamental para manter o veículo em pleno funcionamento. 

Neste artigo apresentamos um passo a passo sobre como fazer a limpeza interna do radiador, compartilhamos como você pode verificar se a água do radiador está circulando e, também, qual água colocar no radiador. 

Esses são pontos importantes para que o radiador do seu veículo cumpra seu papel central no controle da temperatura do motor, contribuindo para prevenir falhas mecânicas e garantir a segurança durante os trajetos. 

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Mantenha seu veículo em dia!

Tags: como colocar agua no radiador, agua desmineralizada radiador, água do radiador baixando mas não tem vazamento, vazou toda água do radiador


Perguntas frequentes sobre o radiador

Qual é a função do radiador?

Manter a temperatura do motor, evitando seu aquecimento ou congelamento.

Pode colocar água no radiador?

O indicado é uma mistura de 50% de água com 50% de líquido anticongelante. Essa proporção será ideal para boa parte dos climas.

O que acontece se não colocar água no radiador?

Nesse caso, o componente não conseguirá cumprir sua principal função, o que pode gerar falhas mecânicas e acidentes.

Quanto tempo dura o radiador de um carro?

Em condições normais, um radiador costuma durar entre oito e dez anos.

O que acontece quando a água do radiador do carro está suja?

O radiador pode ser bloqueado, o que impedirá o resfriamento do motor, gerando problemas de superaquecimento.



Posts relacionados