Veículos
Comparamos 5 Carros com sistema ADAS: veja o que descobrimos
Salve, Motorista! O Brasil está num momento promissor na indústria automotiva com a expansão dos carros com sistema ADAS, isto […]
Salve, Motorista! As luzes do painel do seu carro acenderam e você não sabe o que isso significa?
Continue a leitura para ficar por dentro do assunto e entender o que o seu veículo está tentando lhe dizer!
Conheça todos os serviços do DOK
Parcele débitos em até 12x e mantenha seu veículo em dia! Clique no serviço abaixo e resolva em alguns cliques.
Assim como os barulhos, os símbolos luminosos no painel do veículo são o principal meio de comunicação entre o automóvel e quem o conduz. Pois é, seu carro não é o Relâmpago McQueen, mas também fala (ou, pelo menos, tenta).
Com a função de advertir ou apenas informar, as luzes precisam ser conhecidas e bem interpretadas pelo motorista, afinal, qualquer falha ou alerta ignorados podem causar prejuízos não só ao veículo, mas também ao seu bolso e à segurança do trânsito.
As cores das luzes variam de acordo com cada função, estabelecendo níveis de prioridade dentro de um código de sinalização praticamente universal.
Esse código é bastante semelhante aos demais ícones de sinalização do trânsito, com o acréscimo das cores azul, laranja e até mesmo branca, dependendo do modelo do veículo.
Confira, a seguir, o que cada luz indica:
Essas são as que mais assustam, não é mesmo?
Luzes vermelhas indicam que algo exige muita atenção e/ou não está funcionando como deveria, o que pode ser bastante perigoso. Geralmente, elas se relacionam com emergências.
Por isso, é fundamental que o motorista saiba identificar o que cada símbolo representa e, assim, tomar as providências cabíveis em cada situação.
Veja as principais luzes vermelhas do painel:
A bateria do carro ou moto é como se fosse o coração do sistema elétrico. Por isso, a luz vermelha com o símbolo de uma bateria indica problemas nesse sistema automotivo.
Vale ressaltar que a falha não necessariamente precisa ser na bateria, pode se tratar de mau funcionamento de componentes como alternador, fios e até mesmo sensores.
De toda forma, é fundamental encostar o carro na oficina, uma vez que o veículo pode não ligar na próxima viagem dependendo da vida útil da bateria para carro.
Quem nunca tentou sair com o carro e não conseguiu, porque o freio de mão estava puxado, que atire a primeira pedra.
A luz de freio de estacionamento, também chamado de freio de mão, pode ser representada de várias formas: seja por um círculo vermelho contendo um ponto de exclamação ou um “P” dentro dele ou até mesmo pela palavra “Brake”.
Ela indica o acionamento do freio de estacionamento e que, portanto, o motorista não deve tentar colocar o carro em movimento antes de inativá-lo.
Atenção, Motorista! Pois essa luz jamais deve ser ignorada!
Identificada pelo que parece ser uma boia na água, a luz de temperatura do motor (ou luz de água) diz respeito à condição do líquido de resfriamento do motor e também indica se falta água ou há falha no sistema de ventilação, como válvula termostática ou radiador.
Se ela acender, pare imediatamente o carro e procure ajuda especializada. Muito provavelmente o motor do carro superaqueceu ou está muito próximo disso.
A luz de pisca-alerta é outro aviso que não obrigatoriamente está no painel do veículo. Essa indicação pode vir no botão de liga/desliga do dispositivo em alguns automóveis.
Vale ressaltar que o pisca-alerta só deve ser ativado com o veículo parado em caso de algum problema no seu veículo ou na via.
Olhou aquela luz igual a lâmpada do Aladdin no painel do carro e ficou sem saber o que é? Pois bem, essa é justamente a luz de óleo.
Esse é outro símbolo que requer atenção o mais rápido possível para evitar problemas no funcionamento do veículo. Ele denuncia falhas no sistema de lubrificação do motor, como baixo nível de óleo ou algo pior, e exige atenção imediata.
Essa é uma das luzes do painel mais perigosas, afinal, se o motor trabalhar sem lubrificação, ele pode fundir. Então, sempre fique de olho para ver se o seu carro precisa de uma troca de óleo.
A luz de airbag, que parece um bonequinho com balão, indica o funcionamento ou não desse dispositivo de segurança. Ou seja, se o veículo sofrer uma colisão e essa luz estiver acesa, o airbag não vai operar ou apresentará falhas.
Para a sua segurança e dos demais passageiros, é vital que você procure imediatamente oficina especializada, ou até mesmo a própria concessionária, a fim de resolver esse problema o mais rápido possível.
Afinal, o airbag é responsável por salvar muitas vidas no trânsito.
Assim como nos semáforos, a luz amarela no painel do carro é sinal de atenção, isto é, busca alertar e chamar atenção do motorista para algum componente ou situação veicular.
Veja, a seguir, algumas situações para o aparecimento dessas luzes:
A luz com um símbolo de motor de carro acende naturalmente no momento da ignição ou partida, mas deve se apagar logo em seguida.
Se a luz de injeção eletrônica estiver acesa com frequência anormal, isso pode significar problemas no injetor ou no catalisador, o que aumenta o consumo de combustível e pode causar falhas na próxima ignição.
Essenciais para o funcionamento do motor, as velas do carro possuem canal direto para falar com o motorista: a luz com o símbolo de mola no painel.
A luz de pré-aquecimento de velas serve para indicar o aquecimento do combustível para partida em carros flex.
Todavia, essa luz também alerta para questões sérias e que demandam atenção, como o desgaste de velas, corrosão de eletrodos e problemas no isolador.
Por isso, não deixe de procurar ajuda especializada, caso essas luzes do painel operem com frequência anormal.
A luz do carrinho derrapando representa o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e fica acesa enquanto o sistema está ativo no veículo.
Esse controle tem função de corrigir a trajetória do veículo e assume o comando do acelerador e do freio, por exemplo, para pôr o veículo de volta à rota adequada.
Caso a luz permaneça ligada mesmo com o sistema ESC desabilitado, fique de olho e vá até uma oficina verificar o que não vai bem no carro.
Nos veículos que possuem monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), existe uma luz com o desenho de uma ferradura com um ponto de exclamação no interior. Essa é a luz do painel que indica baixa pressão dos pneus.
Dessa forma, quando a luz se acender, é necessário checar se há algum pneu furado e calibrá-lo. Se estiver tudo ok e a luz continuar ligada, é provável que os sensores estejam com defeito.
Representada por um quadrado ou uma janelinha com setas, a luz de desembaçador de para-brisas nem sempre fica no painel do veículo, sendo possível encontrá-la sobre o botão de acionamento do dispositivo.
Esse mecanismo é uma mão na roda, pois facilita e muito a vida do motorista em condições adversas de tempo.
Geralmente identificada por um círculo com as letras ABS dentro dele, essa luz no painel indica que o sistema de freio não está funcionando por algum motivo.
Isso não significa que o carro perdeu o freio, porém a frenagem será mais lenta que o normal. Por isso, redobre a atenção se essa luz estiver acesa e encoste o carro numa oficina!
A luz do “volantinho” ou com a sigla EPS no painel do carro é, na verdade, de direção elétrica e indica defeito nesse componente, como desregulamento do volante ou danos à caixa de direção.
Vale ressaltar que, normalmente, essa luz acende após a partida e se apaga logo em seguida. O alerta vem quando o símbolo permanece aceso.
Então, nesse caso, é necessário procurar ajuda especializada, uma vez que isso pode prejudicar a dirigibilidade do veículo.
As luzes laranjas no painel têm a mesma função das amarelas: alertar e advertir o motorista sobre questões relacionadas ao funcionamento do veículo que não exigem atenção imediata.
Veja só alguns exemplos dessas luzes e seus significados:
Indicada por uma engrenagem laranja com um ponto de exclamação ao lado ou no seu interior, a luz de câmbio automático denuncia defeito ou baixo nível de óleo da transmissão (quando o veículo exige a troca de fluído).
Evite rodar com o veículo se essa luz estiver acesa, uma vez que pode agravar o problema e fazer você pagar não só o conserto, como também o guincho.
Nem todos os veículos têm essa luz no painel. Além disso, ela também pode ser amarela, dependendo do modelo do carro.
Identificada por um círculo amarelo, ela sinaliza desgaste nas pastilhas de freios do automóvel.
Por isso, é vital encostar o veículo na oficina para resolver essa questão o quanto antes para não correr o risco de ficar na mão.
Representada pelo desenho de um carro com uma chave ou cadeado dentro (ou somente uma chave no painel), a luz do imobilizador costuma variar de cor de acordo com o modelo de carro.
Ela sinaliza falha de comunicação entre a chave e o receptor. Ou seja, a injeção eletrônica e a antena instalada no miolo da chave não estão funcionando bem em conjunto e, portanto, pode haver dificuldade em ligar o veículo.
O ideal é chamar um chaveiro ou eletricista para solucionar o defeito, além de verificar se você está tentando ligar o carro com a chave certa.
Luzes azuis ou verdes indicam o acionamento de algum componente do automóvel e permanecem acesas durante a utilização dele.
Luzes de faróis e de posição, essenciais para dirigir à noite, são exemplos desse tipo.
Existente em carros de câmbio automático e representada por um pé dentro de um círculo em verde, essa luz indica para o motorista que é preciso apertar o pedal de freio durante a condução.
Ei, Motorista! Como você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Existem luzes específicas que piscam enquanto acesas, como a de pisca-alerta e de seta.
Contudo, todas as luzes do painel piscando ao mesmo tempo não é nada normal e pode indicar falhas de sensores elétricos ou ainda mais graves.
Por isso, é muito importante procurar ajuda especializada o quanto antes, uma vez que ignorar o problema pode comprometer de vez o funcionamento do carro e encarecer a solução.
Como dito anteriormente, as luzes amarela, laranjas e vermelhas geralmente indicam falhas no funcionamento do automóvel ou situações que comprometem a segurança dos passageiros.
Além disso, luzes verdes, brancas ou azuis indicam o acionamento e utilização de mecanismos dos carros como faróis.
Dessa forma, é fundamental estar com a revisão em dia, visto que qualquer falha em circuitos, fusíveis e outros componentes que prejudiquem o funcionamento do sistema de luzes do veículo põe em risco toda a comunicação entre veículo e condutor.
Já pensou se o seu carro superaquece e não existe nada para avisá-lo disso? Portanto, cuide bem de todos os sensores e componentes do veículo. E ah, faça a higienização regularmente.
Existe uma série de infrações relacionadas às luzes do painel. Veja algumas a seguir:
Ignorar a luz de abastecimento e ficar sem combustível é encarado como infração média, punível com multa de R$130,16, além de quatro pontos na habilitação.
Desprezar a luz do painel relacionada ao uso de cinto de segurança e optar por colocar vidas em risco é enquadrado como infração grave. Além disso, há multa de R$195,23 e cinco pontos na CNH pelo não uso do cinto.
Tanto o airbag quanto o ABS são itens obrigatórios nos carros fabricados a partir de 2014, portanto, conduzir veículo “sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” é enquadrado como infração grave, segundo o Art. 230 do CTB.
Por isso, não dar a devida atenção às luzes do painel de ABS e de airbag pode resultar em multa de R$195,23 e cinco pontos na habilitação.
Ainda sobre o Art. 230 do CTB, desprezar o que as luzes do painel tentam lhe dizer compromete o estado de conservação do veículo e isso pode ser encarado como infração grave.
Assim, a punição é de multa de R$195,23 e cinco pontos na CNH.
Circular com defeitos no sistema de iluminação, de sinalização ou lâmpadas queimadas também é tido como infração média, de acordo com o Art. 230 do CTB.
Dessa forma, é imprescindível prestar atenção às luzes do painel, uma vez que o comportamento irregular ou anormal delas em relação aos faróis, lanternas, setas e entre outros componentes pode lhe trazer ainda mais problemas.
É fácil fugir dessa multa de R$130,16 e dos quatro pontos na CNH: jamais ignore o que as luzes do painel têm a lhe dizer.
Subestimou alguma luz do painel e tomou uma multa? Então, aproveite as opções de pagamento imperdíveis que o DOK, o despachante 100% focado em facilitar a sua vida, oferece.
O DOK parcela multas e outros débitos veiculares em até 12x, usando até 6 cartões de crédito diferentes ao mesmo tempo, se preferir.
Assim, o bolso não pesa e você consegue salvar dinheiro para a manutenção e revisão do seu veículo quando as luzes do painel o alertarem para isso. Acesse o nosso site e fique por dentro de toda a praticidade do DOK!
Neste artigo, você pôde compreender melhor a maneira como o seu veículo se comunica com você a partir das luzes do painel!
Além disso, ficou por dentro do significado de cada cor e dos símbolos que mais geram dúvidas. Inclusive, foram muitos, não é mesmo?
Chega de parar no posto de gasolina e perguntar para o frentista “que luz é essa?”. Agora, você mesmo consegue entender o que seu carro lhe diz.
Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e siga-nos no YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram.
TAGS: luzes do painel significado / sinais do painel do carro / simbolo painel carro / principais luzes do painel
Se a luz de bateria estiver acesa, ela pode estar descarregada. Já se a luz do imobilizador estiver ligada, pode haver falha na comunicação entre a chave e receptor. Verifique também a luz de injeção eletrônica, se ela estiver acesa pode ser problema no injetor.
Existem luzes do painel que piscam naturalmente, como a de seta. Porém, caso mais luzes estejam piscando, isso pode ser sinal de problemas elétricos. De toda forma, procure ajuda especializada.
Luzes do painel são os principais meios de comunicação entre carro e condutor, elas indicam que algo não funciona direito, alertam ou somente informam o uso de algum dispositivo, como faróis.
As luzes de advertência no painel são aquelas representadas em amarelo ou laranja, como a luz de abastecimento e direção eletrônica.
Depende, pois ela pode indicar desde emergências, como a do óleo e a de temperatura do motor, até reforço de algum aviso sobre segurança, como o acionamento do freio de estacionamento, portas abertas e cinto de segurança.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1