Tudo sobre a válvula termostática: da função ao tempo de vida

Por: Matheus Packs

Publicado em 13 de dezembro de 2023 | Atualizado em 05 de janeiro de 2024

Capa Artigo Veja tudo sobre a válvula termostática da função ao tempo de vida | DOK

Salve, Motorista! Uma peça pequena, mas que pode salvar vidas e prolongar o tempo de uso do seu automóvel: essa é a válvula termostática. Diferentemente do que muitos pensam, esse não é um componente que pode ser esquecido e deixado de lado.

Para que esse item possa funcionar perfeitamente e cumprir o seu papel, é essencial conhecer o seu funcionamento e os cuidados indicados.

A seguir, vamos desmistificar a válvula termostática e mostrar o que é, para que serve, como saber se está funcionando ou se parou, onde essa peça fica e até mesmo como preservá-la. 

Lembre-se de anotar os pontos que achar mais interessante e salvar esse artigo para consultá-lo sempre que necessário. Boa leitura!

Quer manter seu veículo em dia?

O que é válvula termostática?

Trata-se de um componente encontrado em veículos automotivos que serve para regular o motor, evitando um superaquecimento.

Essa peça é considerada crucial em sistemas de refrigeração de motores, permitindo que estes durem muito mais tempo e atinjam suas máximas eficiências sem colocar o motorista e os passageiros em risco.

Sua aparência pode variar um pouco de um modelo para outro, mas é possível descrevê-la como um item com certa semelhança com os lampiões tradicionais. A carcaça da válvula termostática é pequena o suficiente para caber na palma da mão e conta com algumas conexões em espiral.

Para que serve a válvula termostática?

Saber qual a função da válvula termostática é um desafio para muitas pessoas. No entanto, trata-se de algo bem simples: A peça serve para regular o fluxo de líquido durante todo o processo de arrefecimento de um carro ou moto;

Se o motor estiver frio, a válvula termostática permanecerá fechada. Sendo assim o líquido de arrefecimento pode aquecer em pouco tempo;

Caso o motor atinja um nível preocupante em termos de superaquecimento, a válvula é aberta automaticamente. Quando isso acontece, o líquido de arrefecimento pode circular através do radiador e reduzir o calor.

Válvula termostática com defeito sintomas

Muitos motoristas se perguntam como saber se a válvula termostática travou. Perceber os primeiros indícios de um problema pode evitar acidentes e diminuir as chances de um problema mecânico grave em um carro ou moto. Por isso, fique atento aos seguintes fenômenos:

  • Superaquecimento do motor: se notar que o motor anda atingindo níveis muito altos de temperatura, é hora de verificar se a válvula termostática não está travada na posição fechada;
  • Baixa temperatura de operação: é possível ver casos em que esse componente fica constantemente aberto, o que faz com que o motor opere em temperaturas mais baixas do que as indicadas e consuma mais combustível. O aquecimento muito lento também pode indicar essa falha;
  • Consumo de combustível em excesso: se você notar que o carro está consumindo mais combustível do que o normal, vale a pena conferir o estado da válvula termostática. Outros problemas com o combustível podem estar relacionados à bomba de combustível;
  • Desempenho diminuído do aquecedor: quem usa o aquecedor interno do veículo deve se atentar ao ar que está saindo dos dutos. Se ele for mais frio do que o comum, pode haver um problema com a válvula termostática;
  • Pressão baixa do óleo: peças defeituosas podem gerar uma pressão mais baixa do óleo, pois ele pode superaquecer junto do motor.
Infográfico sobre sintomas da válvula termostática com defeito | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Onde fica a válvula termostática?

Agora que você descobriu como saber se a válvula termostática está funcionando, deve estar se perguntando qual é a sua localização. Isso pode variar de acordo com o design e o modelo do motor. 

Mas, na maioria dos casos, a válvula se encontra em um local chamado de habitação do termostato, que está conectado ao bloco superior do motor e perto do coletor de admissão. Também é comum encontrá-la na mangueira superior do radiador ou próxima à bomba de água.

Troquei a válvula termostática e continua aquecendo: o que fazer?

Motorista, se mesmo depois da troca, você notar que o motor segue aquecendo demais, é possível que o seu carro apresente um desses defeitos:

  • Sistema de arrefecimento vazando: se o líquido de arrefecimento estiver vazando ou com o nível baixo, é possível que a válvula termostática não consiga evitar o superaquecimento. Sendo assim, procure por manchas de líquido no compartimento do motor;
  • Bomba de água com problemas: a bomba de água faz o líquido de arrefecimento circular pelo sistema e, se não funcionar corretamente, o resfriamento será interrompido;
  • Radiador entupido ou obstruído: sujeiras ou obstruções no radiador podem impedir a dissipação adequada do calor;
  • Ventilador do radiador com problemas: esse componente ajuda a resfriar o líquido de arrefecimento quando o veículo está lento ou parado. Se esse item não funcionar, o fluxo é prejudicado;
  • Sensor de temperatura defeituoso: as leituras da temperatura do motor podem estar incorretas, gerando confusões no sistema de arrefecimento;
  • Tampa do radiador: se a tampa não fechar e abrir nas horas certas, pode haver o superaquecimento do motor.

Mas não se esqueça de uma das dicas mais importantes deste artigo: somente um profissional qualificado pode identificar o problema com certeza e tomar as providências corretas para solucioná-lo.

Não hesite em pedir ajuda a um mecânico de confiança quando o assunto é a válvula de expansão termostática. Buscar revisão de carro também pode ser uma ótima escolha nesses momentos.

Ainda tem muito a aprender sobre o seu próprio carro?

Motorista, se você chegou aqui, provavelmente tem interesse em conhecer estratégias e cuidados para melhorar o desempenho e a vida útil do seu carro ou da sua moto. 

Aqui no blog do DOK Despachante, trazemos dezenas de conteúdos elaborados por especialistas para melhorar a vida dos motoristas de todo o Brasil.

Além das dicas sobre peças e cuidados com o veículo, também falamos sobre documentação, normas de trânsito e muito mais!

Você é nosso convidado para conferir outras matérias e saber mais sobre a válvula termostática e sobre diversos outros temas.

Conclusão

Motorista, neste artigo, você entendeu o que é a válvula termostática, qual sua função e sua importância para o bom funcionamento do motor. Ao compreender cuidar de sua manutenção, é possível evitar problemas de superaquecimento e também garantir um desempenho mais eficiente e uma maior durabilidade do motor.  

Lembre-se que contar com a expertise de profissionais qualificados é fundamental para identificar e solucionar possíveis falhas, garantindo a segurança e a confiabilidade do veículo. 

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn.

Tags: carcaça da valvula termostatica, para que serve a válvula termostática, qual a função da valvula termostatica, válvula termostática com defeito sintomas


Perguntas frequentes sobre válvula termostática

Qual é a função da válvula termostática?

Evitar o superaquecimento em motores de automóveis através da regulação das temperaturas e do controle de líquido de arrefecimento.

O que acontece se a válvula termostática estiver ruim?

O motor pode ficar muito frio ou muito quente, gerando desperdício de combustível ou até mesmo um superaquecimento que pode vir a se tornar um acidente.

O que faz a válvula termostática estragar?

Consulte um mecânico para fazer a troca corretamente. Depois, faça testes e veja se o problema foi resolvido.



Posts relacionados