Pane seca: entenda o que é, como prevenir e como pagar a multa caso o veículo pare por falta de combustível

Por: Gregory Packs

Publicado em 05 de junho de 2023 | Atualizado em 01 de fevereiro de 2024

Capa mostra bomba de combustível enchendo o tanque de um carro para evitar causar a pane seca | DOK Despachante

Salve, Motorista! A pane seca acontece, não exclusivamente, devido à falta de combustível no tanque do automóvel. 

Quer saber mais sobre o tema? Como a pane seca ocorre? Quais são os sinais iniciais? Quais as consequências? E como evitá-la?  

Meu nome é Victor Watanabe, redator deste conteúdo, e neste artigo vou te explicar tudo isso. Confira!

O que é pane seca? 

Como falei há pouco, a pane seca acontece principalmente devido à falta do combustível no tanque, o que faz o veículo parar de funcionar. 

Descubra multas (mobile) [CTA]

Isso geralmente ocorre porque o motorista se esquece de abastecer o tanque, mas não é a única causa. Confira mais abaixo. 

Consequências da pane seca 

Quando um veículo para de funcionar nas vias de trânsito por conta da pane seca, algumas consequências podem ocorrer, tanto para o veículo quanto para o motorista. 

Prejuízos mecânicos da falta de combustível 

Não manter o veículo abastecido pode levar ao superaquecimento e na provável queima da bomba de combustível, que está localizada dentro do tanque. 

Isso acontece porque o mesmo combustível que a bomba encaminha para o motor para alimentá-lo, serve também para mantê-la refrigerada. 

Se não tem combustível o suficiente no tanque, a bomba de combustível superaquece e queima, fazendo com que o motor pare de funcionar. 

Além disso, não só a falta de combustível é um problema, rodar por muito tempo com o veículo na reserva também causa danos mecânicos. 

Mas, Victor, como isso acontece? 

É simples. Os combustíveis contêm uma certa quantidade de impurezas e, se há pouca quantidade no tanque, essas impurezas começam a se acumular em um componente chamado filtro de combustível.

Por conta disso, as válvulas dos ejetores eletrônicos, que pressurizam o combustível e o levam para o motor, começarão a entupir, causando mau funcionamento do motor, queda no desempenho e aumento na emissão de poluentes (que, por sinal, pode causar multa). 

Por outro lado, ter combustível a mais no tanque também é um problema. 

Ao abastecer o veículo com mais do que sua capacidade suporta, o canister (filtro de carvão ativado para retirar os vapores da gasolina no tanque) é danificado e acaba levando água em excesso para o motor, o que também é prejudicial. 

Multa por falta de combustível 

Outro problema de ter o veículo em pane seca no meio das vias de trânsito é a multa por falta de combustível. 

Considerando que é essencial ter combustível no veículo para o seu funcionamento e que é responsabilidade do proprietário mantê-lo abastecido, quando acontece a pane seca, o motorista é penalizado. 

Mas isso não é um transtorno apenas para o motorista, já que a parada repentina de um veículo pode causar colisões e engarrafamentos nas vias. 

Segundo o Art.180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível é uma infração média, e sua penalidade prevista é a multa no valor de R$130,16, além da adição de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista infrator e remoção do veículo como medida administrativa. 

Infográfico mostra quais são as consequências de ter pane seca no veículo | DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino de Almeida | DOK Despachante

Pague multas de trânsito em até 12x pela internet! 

Com o DOK Despachante, você pode pagar todos os débitos do seu veículo sem sair de casa. 

Sejam multas, IPVA, licenciamento ou Dívida Ativa, o DOK é a melhor opção para quem deseja pagar com conforto e praticidade. 

Acesse nosso site e faça uma consulta gratuita dos débitos veiculares. Após isso, basta selecionar quais pendências deseja quitar e qual é melhor forma de pagamento para você. 

Sintomas da falta de combustível 

Existem dois sintomas principais da pane seca que são os mais fáceis de identificar. 

O primeiro diz respeito a uma das luzes do painel do veículo. Quando o tanque está quase vazio, uma luz amarela com um símbolo de tanque de combustível acende. Essa é a luz que indica que veículo entrou na reserva e precisa ser abastecido. 

Outro indicador, este já mais sério, é quando o veículo desliga e para de funcionar sem a ação do motorista. 

Fatores como vazamento ou mau funcionamento do medidor de combustível no painel do veículo também podem indicar uma falha no tanque que pode ser sucedida por pane seca. 


Saiba mais sobre multas 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Como evitar a pane seca 

A melhor forma de evitar a pane seca é sempre ter combustível o suficiente no tanque para que o carro não entre na reserva, mas não é simples assim. 

De nada adianta andar sempre com o tanque cheio se o veículo for abastecido com combustível adulterado, por isso é de fundamental importância saber quais são os indicadores dessa situação. 

Além disso, evite manter combustível acumulado parado, pois, por mais difícil que seja de acreditar, ele também possui validade. 

Deixar o combustível vencido parado no tanque pode ressecar o motor e causar danos a ele. 

Veja abaixo na imagem qual é a validade dos combustíveis: 

Infográfico mostra a válide de três tipos de combustível para orientar o motorista a evitar que eles fiquem parados no tanque  pois pode causar pane seca no veículo | DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino de Almeida | DOK Despachante

Para você que sempre está de olho no combustível que é colocado no seu veículo, aqui vai uma dica: 

O carro deu pane seca: o que fazer? 

Assim como acontece em acidentes de trânsito, quando o veículo para de funcionar na via de trânsito devido à pane seca, é preciso tomar algumas medidas. Veja quais são elas abaixo. 

Medidas de segurança 

A primeira coisa a ser feita é isolar o local para não correr o risco de causar nenhuma colisão ou grande transtorno e engarrafamento. 

Para fazer isso, basta posicionar o triângulo de sinalização a aproximadamente 30 metros de distância do veículo – sempre na direção oposta ao sentido de circulação da via. 

Assim, os motoristas têm tempo de fazer a manobra necessária para não colidir com seu veículo. 

Acionamento do seguro 

Depois de isolar o local adequadamente, ligue para sua seguradora caso possua cobertura de pane seca em seu seguro auto. 

Caso não possua, entre em contato com um familiar/amigo e peça que levem um pouco de combustível em um recipiente apropriado. Veja mais abaixo como isso pode ser feito. 

Ao perceber os perigos e riscos da pane seca, caso queira adicionar uma cobertura a ela em seu seguro auto, envie uma mensagem para o corretor de seguros do DOK Despachante e pergunte qual é a seguradora ideal. 

Caso queira saber mais sobre seguros, leia os artigos abaixo: 

Como fazer o transporte adequado de combustível 

Para transportar combustível, é preciso utilizar algum galão aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que deve conter as seguintes características: 

  • Boa base de suporte, para que, quando colocado no chão, não possa ser derrubado facilmente;
  • A tampa deve possuir capacidade de vedar o galão, para que o combustível não vaze;
  • A estrutura do recipiente deve ser translúcida, permitindo a passagem de luz, para que o frentista possa verificar o quanto de combustível está sendo posto;
  • O diâmetro da boca do galão deve ser maior do que da bomba de combustível, para evitar o esguicho combustível no frentista.

Só assim é possível transportar o combustível com segurança e responsabilidade. 

Lembre-se, garrafas do tipo PET estão fora de questão, já que não atendem a muitos dos critérios definidos pelo INMETRO. 

Infográfico ensina quais devem ser as características dos recipientes para o transporte de combsutível  | DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino de Almeida | DOK Despachante

Conclusão 

Como vimos, a pane seca é causada devido à falta de combustível no tanque, mas, outros fatores podem levar isso a acontecer mais rapidamente. 

Além de causar danos no veículo do motorista, ter o carro imobilizado na via por conta da pane seca pode causar colisões e acidentes de trânsito.

Além disso, o motorista que for flagrado com o carro parado devido à de pane seca será multado em R$ 130,16 e terá quatro pontos adicionados à CNH, além do veículo removido para pátio do órgão autuador. 

Caso o seu carro sofra pane seca, é importante manter a calma e isolar o local do incidente para evitar maiores transtornos.

Em seguida, acione o seguro caso tenha ou ligue para alguém e peça que lhe leve um pouco de combustível. Mas, lembre-se que isso deve ser feito segundo as especificações estabelecidas pelo INMETRO. 

Se você foi autuado por conta da pane seca no veículo, acesse o site do DOK Despachante para pagar a multa em até 12x no cartão. 

TAGS: art 180/ artigo 180 ctb/ acabou a gasolina e agora não pega/ pane seca multa/ multa pane seca/ pane seca infração/ multa por pane seca/ multa pane seca valor 


Perguntas frequentes sobre pane seca 

O que causa pane seca? 

O motivo principal é a falta de combustível, mas, vazamentos no tanque e medições imprecisas no painel podem levar a esse cenário mais rapidamente. Por isso, não é apenas a falta de abastecimento que leva à pane seca.

Como saber se o carro parou por conta de pane seca? 

Caso o medidor de combustível esteja funcionando adequadamente, basta verificar a posição do ponteiro ou olhar no painel se há alguma luz amarela acesa, indicando que a reserva de combustível já acabou.

Quantos litros de combustível marca cada segmento? 

Como cada medidor no painel de combustível é diferente, assim como a capacidade de cada tanque, basta você saber quantos litros cabem no tanque do seu veículo e calcular a divisão correspondente.



Posts relacionados