Descubra como pagar multa farol queimado

Por: Redator DOK

Publicado em 22 de novembro de 2023 | Atualizado em 19 de dezembro de 2023

Capa Artigo Descubra como pagar multa farol queimado | DOK

Salve, Motorista! Com a correria do dia a dia, nem sempre encontramos tempo para revisar os detalhes dos nossos veículos.

Problemas passam despercebidos e, na hora que uma autoridade detecta essa situação, o resultado pode ser uma multa farol queimado.

Se isso aconteceu com você, não se preocupe: é muito simples regularizar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) depois de receber uma multa farol queimado.

A seguir, você conhecerá as orientações para fazer isso de acordo com a lei e sem prejudicar a sua CNH. Lembre-se de salvar este artigo para consultá-lo sempre que for necessário. Confira!

Descubra multas

Por que ocorre a multa farol queimado?

Os faróis (ou farol xenon) não são apenas acessórios em um automóvel, são recursos essenciais de segurança que facilitam a visibilidade no trânsito e promovem uma condução mais segura. Utilizá-los é uma das primeiras orientações que um novo motorista recebe ao realizar os procedimentos da autoescola, e a expectativa é que isso seja respeitado.

Por isso, o desrespeito a essa norma é penalizado e passível de multa, sendo considerado uma infração média, que pode render uma multa de R$130,16 e adicionar quatro pontos à CNH. Então, é importante saber, motorista, que você pode receber uma multa farol queimado durante o dia ou noite.

Como deve ser usado o farol de carro?

De acordo com o Artigo 250 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista deve manter a luz do farol baixa durante todo o período diurno em ocasiões e momentos em que ela é obrigatória, tais como chuva, neblina, cerração, túneis ou rodovias de pistas simples.

Durante a noite, o uso do farol é sempre obrigatório. Contudo, é importante conferir as diferentes circunstâncias em que é indicado o uso com luz baixa, alta ou média.

Descubra multas (mobile) [CTA]

Se isso for respeitado, você não terá problemas. Caso o uso seja irresponsável ou se você for pego com esse elemento queimado, poderá ter multas e infrações aplicadas e receberá quatro pontos na CNH.

Meu farol queimou: e agora?

Motorista, se isso aconteceu e você quer evitar uma multa farol queimado, é importante agir com consciência. Acione imediatamente um profissional mecânico de confiança e explique a situação. Ele te encaminhará para os próximos passos, que incluem:

  • Entender o processo de substituição de farol queimado para seu modelo de carro. O mesmo processo vale para a lanterna e as luzes de direção (ou setas);
  • Comprar um novo modelo adequado e de ótima procedência. Se você está nessa fase, vale a pena ler sobre o farol de LED;
  • Verificação do estado dos outros faróis e, se necessário, fazer a troca;
  • Retirar o farol queimado e posicionar corretamente o novo;
  • Ajuste de luzes do farol, garantindo que elas estão de acordo com o que foi estipulado pelo Detran;
  • Analisar se tudo está funcionando corretamente e se o carro está respeitando as normas de trânsito.
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Caso não conheça um profissional de confiança para isso, busque por referências de conhecidos ou faça uma pesquisa de confiança na internet a partir de “farol queimado onde arrumar”. Lembre-se também que farol de milha queimado dá multa.


Saiba mais sobre multas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 

Parcelar multa

Recebi uma multa farol queimado: o que fazer?

Se a multa farol queimado chegar para você, não se preocupe. Em pouco tempo, tudo pode estar resolvido. Já se foi o tempo em que você precisava esperar em filas, aguardar diversos protocolos e falar com várias pessoas para conseguir regularizar sua CNH.

Hoje em dia, empresas como o DOK Despachante oferecem serviços online de pagamento de multa de forma ágil e eficiente, sempre respeitando as leis brasileiras e com condições especiais que você não encontra em nenhum outro lugar.

Até mesmo em casos de multas graves, tudo pode ser resolvido online, sem burocracias e com total confiabilidade.

Com uma simples busca de poucos segundos, você consegue verificar a situação do seu veículo e, se necessário, fazer o pagamento parcelado em até 12x. Pronto: a situação do seu veículo está normalizada e a multa farol queimado logo constará como paga e resolvida no sistema nacional.

Parcelar multa

Mas, motorista, se você está se perguntando “multa por farol queimado posso recorrer?”, a resposta é sim. No entanto, é preciso seguir um protocolo relativamente longo e isso pode requerer um pouco de tempo.

Caso queira recorrer a multa farol queimado, é preciso encontrar profissionais adequados para orientar todo o passo a passo do processo.

Como evitar multa farol queimado?

Agora que você já sabe o valor da multa de farol queimado e como ela acontece, deve estar se perguntando como impedir que isso aconteça com você, não é mesmo, motorista?

Existem alguns passos que podem ser aplicados para evitar a multa farol queimado. Aqui estão alguns deles:

Parcelar multa
  • Revisão e Manutenção Constantes:
    Ao invés de esperar por algo acontecer para consertar, que tal se prevenir e adiantar os eventuais reparos que seu carro pode precisar? Uma boa revisão pode indicar a necessidade de trocar elementos e diminuir os riscos de multa farol queimado.
  • Substituição Imediata:
    Se o farol queimou, não hesite em fazer a substituição. Pensar na ideia de que “depois eu resolvo isso” é justamente o que causa a maior parte das infrações por esse motivo. Seja responsável com a sua segurança e com o bem-estar de todos ao seu redor. Por isso, consulte um profissional e faça a troca da peça o mais rápido possível.
  • Estoque de Lâmpadas Reserva:
    Se você encontrou uma lâmpada de alta qualidade e indicada para o seu carro, uma boa sugestão é fazer um pequeno estoque do produto para casos emergenciais. Você pode até mesmo deixar um exemplar no veículo como garantia. Mas, lembre-se de conferir regularmente a validade do item e as condições de armazenamento.
  • Verificação Pré-Viagem:
    Se você vai viajar, faça questão de passar em um mecânico de confiança e verificar se o automóvel está pronto para o trajeto, seja ele longo ou curto.
  • Conhecimento de Regras Locais:
    Muitos casos de multa farol queimado ocorrem por falta de conhecimento das normas regionais. Diferentes lugares podem ter regras específicas para esse tema e, se você estiver em um deles, vale a pena conferir se está seguindo tudo corretamente.
  • Revise as Regras de Trânsito de Tempos em Tempos:
    Desde a sua formatura da autoescola, muitas coisas podem ter mudado ou até mesmo sido esquecidas por você. Uma ótima sugestão é tirar alguns minutos para revisitar o Código Brasileiro de Trânsito e checar se o que você sabe ainda é válido. A lei dos faróis mudou algumas vezes e, por isso, exige ainda mais esse cuidado.

Conclusão

Como falamos acima, para evitar a multa farol queimado é fundamental adotar medidas preventivas, tais como a revisão periódica, a manutenção de um estoque de lâmpadas reserva e a verificação pré-viagem.

Dessa forma, motorista, você não apenas preserva a segurança no trânsito, mas também evita possíveis prejuízos financeiros decorrentes do descumprimento das normas.

Vale lembrar que a legislação de trânsito, incluindo as regras sobre faróis, pode passar por alterações ao longo do tempo, isso exige atenção constante e atualização por parte dos proprietários de veículos.

Além disso, caso você receba uma multa farol queimado, conte com o DOK para fazer o parcelamento em até 12 vezes e com até seis cartões diferentes para não pesar no seu orçamento!

Parcelar multa

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: multa lampada queimada/ multa por farol queimado posso recorrer/ farol queimado onde arrumar


Perguntas frequentes sobre a multa farol queimado

Onde pagar multa por farol queimado?

Em instituições reconhecidas, sérias e comprometidas com a regularização do seu veículo. O DOK Despachante é um ótimo exemplo e se tornou referência no segmento.

Qual o prazo para pagamento da multa farol queimado?

É preciso conferir o prazo estipulado pela sua região. No entanto, a maioria das entidades oferece um período entre 15 e 30 dias para que a multa seja paga.

Posso parcelar multa de farol queimado?

Com o DOK Despachante, você pode parcelar s multa farol queimado em até 12 vezes, utilizando até seis cartões de crédito diferentes.

É possível verificar online se há multa por farol queimado para o meu veículo?

Sim. O DOK Despachante possibilita que você consulte se tem uma multa lâmpada queimada em poucos passos, basta informar seu e-mail e a placa do veículo.



Posts relacionados