Saiba quando é aplicada a multa de seta e como pagá-la

Por: Matheus Packs

Publicado em 11 de dezembro de 2023 | Atualizado em 11 de dezembro de 2023

Capa Artigo Saiba quando é aplicada a multa de seta e como pagá-la | DOK

Salve, Motorista! Se existe um assunto polêmico no universo automotivo, com certeza é o uso da seta. Apesar de ser obrigatória, essa prática ainda é esquecida por muitos motoristas desatentos, que se sujeitam a receber uma multa de seta, aplicada para penalizar quem desrespeita essa obrigação no trânsito.

Se você tem uma multa de seta para pagar ou quer saber como evitá-la, esta é uma leitura obrigatória. A seguir, você encontrará um guia completo sobre esse tema e entenderá o que a lei brasileira de trânsito diz sobre a utilização desse recurso. Boa leitura!

O que é a multa de seta?

Trata-se de uma penalização aplicada aos motoristas que desrespeitarem a obrigatoriedade da seta (indicador de direção) no trânsito, ou seja, é uma multa usada para penalizar o motorista que esquece ou simplesmente ignora a obrigatoriedade do uso da seta para alertar outros carros ou motos sobre a intenção de fazer uma curva ou desviar a rota.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, entende-se o uso da seta a partir da seguinte perspectiva:

Parcelar multa

“Art. 35

Capítulo III – DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.”    

Ainda sobre esse tema, vale ressaltar também a forma como são abordadas as penalidades a partir do Código de Trânsito Brasileiro:

“Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES

Art. 196

Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação:

Infração – grave;

Penalidade – multa.”

Reforçamos que não dar seta é infração grave e, por isso, pode resultar na adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, bem como no pagamento de aproximadamente R$195,00 para os órgãos responsáveis pela fiscalização de trânsito no Brasil.

Como dar seta?

Motorista, se essas condições te mostraram a importância de dar seta corretamente, você gostará de saber que foi preparado um passo a passo para promover o uso adequado dessa ferramenta tão valiosa.

  • Localize a alavanca das setas;
  • Escolha a direção para a qual você pretende fazer a manobra (esquerda ou direita);
  • Levante ou empurre a alavanca;
  • Mantenha a seta ativada até completar a manobra;
  • Desative a seta quando terminar;
  • Planeje a seta com antecedência para evitar acidentes;
  • Tenha atenção aos pontos cegos e faça um bom uso dos retrovisores para garantir que nenhum veículo vai colidir com o seu.
Infográfico sobre como dar seta | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Usar seta conjugada é permitido?

De acordo com a Resolução Nº 667, de 18/05/2017, do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido realizar qualquer alteração nos sistemas luminosos de um automóvel. 

Isso acontece porque trata-se de um elemento essencial para o bom funcionamento de um veículo, e a sua alteração inadequada pode gerar sérias consequências para a segurança do motorista, seus passageiros e todos ao seu redor.

Sendo assim, fica claro que a interpretação de que o uso da seta conjugada não é permitido, uma vez que configura uma customização desses recursos e prejudica o bom funcionamento de uma moto ou de um carro.


Saiba mais sobre multas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Recebi uma multa de seta: e agora?

Se isso aconteceu com você, motorista, o primeiro passo é evitar o desespero. Em breve, você vai descobrir que essa situação pode ser muito mais rápida e simples de resolver do que imagina.

Uma das opções é recorrer da multa, mas essa prática tende a ser demorada e nem sempre oferece resultados positivos. Uma alternativa mais promissora seria o pagamento da multa de seta de trânsito diretamente no site do DOK Despachante.

Aqui, as vantagens começam pelo fato de que oferecemos a ferramenta de consulta gratuita de débitos do veículo, sendo necessário apenas informar um e-mail e a placa do seu automóvel.

Uma vez feito isso, basta seguir o passo a passo indicado pela plataforma para fazer o pagamento e parcelar o valor da multa em até 12 vezes. Tudo é feito online, com muita  atenção e eficiência para proporcionar conforto e economia para você, motorista.

Conclusão

Neste artigo, abordamos a importância do uso correto da seta no trânsito, discutindo as obrigações legais e os riscos associados ao seu descumprimento. Além disso, apresentamos a melhor forma de quitar as multas de seta, destacando a facilidade de pagamento com o DOK Despachante.

Aqui no DOK, além da consulta gratuita de débitos, oferecemos opções flexíveis de pagamento, possibilitando parcelamento de multas em até 12 vezes e a utilização de até seis cartões de crédito diferentes.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn

Tags: não dar seta é infração, seta conjugada é permitido, seta de transito, como dar seta


Perguntas frequentes sobre multa de seta

Quanto é a multa por não dar seta?

Até a última atualização do Código de Trânsito Brasileiro, a multa de seta resultava em um débito de aproximadamente R$195,00 diante do Detran, uma vez que essa infração é considerada grave.

Quantos pontos na carteira por não dar seta?

A multa de seta pode acarretar na adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, visto que se enquadra como uma infração grave.

Quando é obrigatório dar seta?

A seta é obrigatória mediante situações de realização de manobras, mudanças de faixa, ultrapassagens, retorno à faixa de origem, entradas ou saídas de rotatórias, estacionamentos e, por fim, paradas e saídas (em apenas algumas regiões).

Onde pagar multa por não dar seta?

No DOK Despachante, oferecemos condições especiais de pagamento, como parcelamento em 12 vezes, pix, boleto e a utilização de até seis cartões diferentes!



Posts relacionados