Revisão de carros: tudo o que você precisa saber para cuidar do seu automóvel

Por: Gregory Packs

Publicado em 24 de agosto de 2022 | Atualizado em 18 de abril de 2024

Capa de artigo revisão de carros - DOK Despachante / Na imagem: veículo na oficina e mecânico avaliando o pneu.

Salve, Motorista! Você sabia que o estado de conservação de um veículo vale muito na hora de vendê-lo?

Por isso, é sempre muito importante manter a revisão do carro em dia, fator essencial também para a segurança de todos.

Quer saber tudo sobre o tema e quais são os componentes mais importantes para serem vistos? Leia este artigo até o final!

O que é revisão de carros?

Sabe quando vamos ao médico para fazer um check-up geral? Pois bem, o mesmo é feito durante uma revisão de carro. São vistos todos os componentes que precisam de troca e os que estão em bom estado de conservação.

ipva 2024

No caso de manutenção, são passados todos os problemas atuais, os que podem afetar o veículo futuramente e então, a oficina responsável pela revisão, passa as orientações ao proprietário, que deve optar por fazer os serviços ou não.

Tem um carro rebaixado? Ele também deve passar por revisão!

Por que é importante fazer a revisão automotiva?

A revisão de carro é fundamental para mantê-lo em bom estado e seguro para trafegar pelas vias. Isto é, sem riscos de problemas mecânicos ou elétricos durante uma viagem ou no meio de uma rota turística.

Além disso, a revisão garante o funcionamento adequado do veículo em diversas condições, seja ao dirigir na penumbra ou à luz do dia, que com o passar do tempo, pode apresentar alguns problemas de uso.

Revisão de carro na concessionária ou oficina mecânica?

Com certeza, você já se perguntou qual é o local ideal para levar o carro fazer a revisão, certo?

Muitos indicam a concessionária enquanto outros optam pela oficina mecânica. Acontece que, para cada caso existe uma recomendação, e você pode entender as diferenças entre elas a seguir:

Revisão na Concessionária

Ao levar o carro na concessionária para a revisão, o serviço é mais especializado e são utilizadas peças originais. Porém, por obrigação da empresa, é comum que ofereçam serviços que o veículo não precisa, além disso, a agenda costuma ser bem disputada.

Vale lembrar que quando a revisão é feita apenas pela concessionária, na hora da revenda, o veículo tem mais valor, devido à qualidade das peças e estado de conservação.

Revisão na Oficina mecânica

Caso você tenha uma oficina mecânica de confiança, essa é uma boa alternativa. Os preços são mais acessíveis e os estabelecimentos dispõem de uma agenda menos lotada. 

Entretanto, é necessário ficar esperto quanto às peças, pois normalmente, não são originais ou são de segunda linha e, por mais que elas sejam mais baratas, a vida útil delas não é tão boa assim.

Infográfico revisão de carro na concessionária X revisão na oficina - DOK Despachante
Concessionária:
-Serviço especializado;
-Peças originais;
-Valorização na revenda;
-Agenda disputada;
-Oferecem serviços desnecessários;
Oficina:
-Preços acessíveis;
-Agendas menos disputadas;
-Peças de segunda linha;
-Diminui a vida útil;
-Menos valor na revenda;

Em quanto tempo devo fazer minha revisão de carro?

Geralmente, as empresas recomendam que a revisão de carros econômicos ou não, seja feita a cada 10 mil quilômetros ou então, uma vez por ano. 

Existem alguns casos que os intervalos de tempo são menores e outros que são maiores, como por exemplo, a revisão do Jeep Renegade versão turbodiesel deve ser feita a cada 20 mil Km. 

Para os veículos com mais de cinco anos de fabricação, recomenda-se diminuir a quilometragem e fazê-la a cada 5 mil ou 7 mil KM.

Sabe aquele manual do carro que costuma ficar no porta-luvas? Nele, você pode encontrar detalhadamente a quilometragem indicada pelo fabricante para fazer a revisão.

Já se perguntou quais são as diferenças nas revisões de 20 mil, 30 mil e 50 mil KM? Apesar de muitos motoristas acreditarem que são diferentes, nelas, são vistos os mesmos componentes que em uma revisão de 10 mil KM.

Quantos quilômetros pode passar do período de revisão?

As marcas costumam dar uma tolerância de 1.000 a no máximo 2 mil quilômetros a mais do recomendado para revisão de carros. 

Vale lembrar que, não é recomendável deixar passar muito do indicado pela fabricante. Próximo de 500 KM a mais, já é importante procurar pela concessionária ou mecânico.

O que acontece se não fizer a revisão de carro no tempo certo?

De acordo com uma pesquisa feita em 2020, pela Polícia Rodoviária Federal, cerca de 12 mil acidentes em vias urbanas e rodoviárias são causados pela falta de manutenção nos veículos. 

Ou seja, fazer a revisão de carro no tempo certo da quilometragem recomendada pode salvar vidas. Por isso, não deixe de manter a manutenção do seu veículo sempre em dia.


Saiba mais sobre direção segura

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso, confira:


5 Itens importantes que devem ser vistos na revisão de carro

Ao fazer a revisão do carro, é importante que todos os componentes sejam avaliados, mas existem alguns que devem ser priorizados, por conta da importância e por interferir no desempenho do veículo. Confira quais são:

1 – Motor

O motor é como se fosse o “coração do carro”. Portanto, você não vai querer ter problemas com ele, vai? Afinal, é um dos itens mais importantes e caros de um veículo. 

O maior problema que ele pode apresentar é o desgaste de peças, como a válvula termostática, que resulta no derretimento de componentes. Nesses caso, é necessário trocá-lo.

As formas de identificar problemas no motor são: luzes do painel, vazamento de fluidos, barulhos, perda de potência e fumaça em excesso.

2 – Sistema elétrico

O sistema elétrico, que alimenta o motor de arranque, de um automóvel é algo que precisa de muita atenção durante a revisão de carros, pois é comum haver panes pela falta de manutenção, principalmente na bateria para carro

Levar o veículo a cada seis meses para avaliar a saúde da bateria é muito importante para evitar dores de cabeça enquanto dirige ou quando for ligar o carro pela manhã. 

Vale lembrar que, quanto mais componentes elétricos o carro possuir, maior é o consumo da bateria.

3 – Revisão de carros: freios

O freio é considerado uma das partes mais importantes do veículo e mantê-lo em bom estado de conservação é essencial para evitar acidentes.

Fique atento às luzes do painel, discos e pastilhas de freio, pois esses pequenos sinais podem indicar a necessidade de manutenção.

4 – Pneus

Sabe quando o pneu está careca, com elevações ou até mesmo furado? Isso quer dizer que já passou da hora de trocá-lo. Por isso, os pneus também são avaliados durante uma revisão de carro.

Afinal, o item nessas condições compromete a estabilidade do carro, além de causar outros problemas, como multas, aquaplanagem, menor aderência no asfalto e entre outros que aumentam as chances de acidentes.

5 – Transmissão

Conhecida como “o corpo do carro”, a transmissão tem a função de transformar a energia vinda do motor em força para as rodas e levá-la até as marchas.

Portanto, com certeza é um item que demanda muita atenção na hora da manutenção.

Alguns sinais que a troca deve ser feita são: embreagem mais alta que o normal, marchas arranhando ou escapando, vazamentos, pedal duro e dificuldade para engatar.

Infográfico cinco 5 itens importantes na revisão de carros | DOK Despachante
- Motor;
-Sistema elétrico;
-Freios;
-Pneus;
-Transmissão.
Revisões que podem ser feitas em casa:
-Óleo do motor;
-Calibragem dos pneus;
-Água no radiador.

Revisões de carro que podem ser feitas em casa

Para você que acha que as revisões só podem ser feitas por especialistas, saiba que existem algumas que podem ser feitas em casa e que, inclusive, ajudam a manter o veículo ainda mais conservado.

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura:

Óleo do motor

Conferir o nível do óleo do motor é uma prática que pode ser realizada em uma revisão de carro em casa. 

Entretanto, requer muita atenção, pois ela deve ser feita com o motor frio, visto que se trata de um líquido inflamável.

Vale ressaltar que, deixar o nível de óleo abaixo do recomendado acelera o desgaste das peças.

Então, sempre fique de olho para ver se o seu carro precisa de uma troca de óleo.

Calibragem dos pneus

Antes de tirar o carro da garagem, verifique se os pneus estão calibrados. Caso seja necessário, vá até o posto mais próximo e faça a calibragem recomendada.

Se você não sabe a medida de ar correta, ela vem marcada no manual ou você pode achar essa informação na internet, basta buscar pelo modelo do veículo.

Água no radiador

Uma prática que você pode fazer antes de sair de casa é ver se o radiador precisa de água. Diferente do óleo, essa prática pode ser feita a qualquer momento, com o motor quente ou frio.

Identificar as marcas de mínimo e máximo é necessário para saber o momento certo de repor. Ignorá-las e deixar o veículo desidratado pode levar ao superaquecimento do motor e pode resultar na necessidade de troca.

Revisão de carro preço

O preço para a revisão de carro pode variar conforme a marca.

Para veículos zero KM, a primeira costuma ser por conta da fabricante (concessionária). Já para os seminovos e usados, os preços podem variar de R$300 até R$2 mil. Vale ressaltar que os modelos atuais vêm com pacote de manutenção já incluso.

Para aqueles que são mais tecnológicos, como Audi, BMW, Jaguar, Mercedes, Volvo etc, a revisão pode sair por um valor mais elevado que os demais.

Multa por mau estado de conservação

Como vimos, não manter a revisão do carro em dia pode ser muito prejudicial não só para si mesmo, mas para todos ao redor. E comprometer a segurança de outras pessoas pode causar alguns problemas e um deles é a multa.

Segundo o inciso XVIII do artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), caso o seu veículo se encontre em mau estado de conservação a ponto de comprometer a sua própria segurança e de outras pessoas, é considerado infração grave no valor de R$195,23, cinco ponto na CNH e retenção do veículo até a regularização.

Dessa forma, não deixe de fazer a revisão de também manter a higienização automotiva sempre em dia! Considere também realizar um polimento automotivo.

Onde pagar multa por falta de revisão?

Está a procura de um lugar confiável para pagar suas multas de trânsito? No DOK Despachante é possível fazer isso de maneira totalmente online e com formas de pagamento facilitadas! Confira o passo a passo:

  • Entre no site do DOK;
  • Preencha o formulário com a placa e um endereço de e-mail válido;
  • Aguarde pelas informações;
  • Confira os débitos;
  • Escolha uma das opções de pagamento: até 12x no cartão em até seis cartões diferentes, boleto + parcelamento, apenas boleto ou PIX;
  • Finalize a operação e pronto, em até 48h, o seu veículo estará regularizado!

E tem mais: você pode acompanhar o seu pedido no e-mail cadastrado ou na aba ‘minha conta’ que se encontra no canto superior direito do site.

Conclusão

Como você pôde ver, a revisão de carros é quando todos os componentes do veículo são avaliados com o objetivo de identificar possíveis manutenções, como troca de peças, pneus, falhas no sistema elétrico etc. Além disso, a revisão é fundamental para garantir a segurança de todos no trânsito

A revisão de carro pode ser feita em oficinas mecânicas ou concessionárias. As principais diferenças estão na disponibilidade de cada um e nas peças utilizadas. 

Lembrando que, as revisões devem ser feitas anualmente ou quando ultrapassarem a marca de 10 mil KM. Porém, existem algumas exceções que podem passar dessa quilometragem. Caso você esteja com o mesmo veículo há mais de cinco anos, o recomendado é fazer a cada 5 mil ou 7 mil quilômetros.

Os valores variam de R$300 a R$2.000. Você também pode fazer algumas revisões na sua própria casa, checando o óleo do motor, calibragem dos pneus e água no radiador.

ipva 2024

Por fim, a revisão de carros também é fundamental para garantir o bom estado do seu veículo e caso você não cumpra isso, a multa por mau estado de conservação é considerada grave e com custo de R$195,23.

Se infelizmente, você tiver sido multado saiba que o DOK Despachante oferece formas de pagamento facilitadas, com opção de parcelamento em até 12x.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre curiosidades do trânsito? Acesse nosso blog e siga-nos no YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram.

TAGS: tabela de revisão / revisão do carro antes de viajar / revisão preço fixo chevrolet


Perguntas frequentes sobre Revisão de carros

O que acontece se eu não fizer a revisão na concessionária?

Se o veículo tiver garantia oferecida pela concessionária e ele for mexido por outra pessoa, ela é perdida.

Quando a revisão deve ser feita?

A revisão de veículos deve ser feita de forma anual ou a cada 10mil KM rodados.

Quais os itens verificados na revisão?

O ideal é que todos os itens devem ser verificados, mas os principais são: motor, freios, transmissão, sistema elétrico e pneus.



Posts relacionados