Como funciona e quais são os benefícios do polimento automotivo?

Por: Matheus Packs

Publicado em 18 de dezembro de 2023 | Atualizado em 18 de dezembro de 2023

Capa Artigo Conheça os benefícios do polimento automotivo | DOK

Salve, Motorista! Fazer o polimento automotivo tornou-se sinônimo de finalizar a limpeza com capricho e cuidado. Esse passo é indispensável para quem deseja obter brilho e um aspecto de carro novo para o seu veículo.

Mas afinal, como funciona esse recurso e quais são as indicações para o seu uso? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas por este artigo, que explora os benefícios dessa prática e apresenta técnicas para prolongar o seu efeito.

Se você tem curiosidade sobre esse tema, vale a pena investir alguns minutos nesta leitura. Esperamos que você aproveite e aprenda muito!

O que é polimento automotivo?

Trata-se de um processo de manutenção estética aplicado em superfícies de pinturas para veículos. A ideia é restaurar o brilho original e trazer mais sofisticação para a aparência do automóvel, disfarçando e até mesmo removendo imperfeições na pintura, tais como arranhões leves, redemoinhos, hologramas e pequenas marcas de contaminação.

Quer manter seu veículo em dia?

Para que esse objetivo seja alcançado, são usados produtos químicos específicos para o segmento automotivo. Dentre os principais disponíveis, estão os compostos polidores, os polidores de acabamento e os selantes.

O uso de equipamentos adequados, como politrizes elétricas ou pneumáticas, e almofadas de polimento e cristalização também faz toda a diferença para proporcionar um resultado brilhante, literalmente.

Mas aqui vai uma dica importante: apenas de ser uma técnica excelente, o polimento automotivo não deve ser usado com frequência, uma vez que isso pode acabar prejudicando a pintura.

É comum que essa prática seja finalizada com ceras que protegem a pintura e que prolongam o efeito desejado.

Quer manter seu veículo em dia?

O que é a massa de polir?

A massa de polir, também conhecida como composto polidor ou pasta de polimento automotivo, é um elemento utilizado no polimento automotivo. Seu principal objetivo é remover imperfeições nas pinturas de veículos.

Geralmente, é uma substância cremosa ou pastosa, feita a partir de partículas abrasivas finas e usada em praticamente todos os tipos de polimento. São essas partículas que conseguem criar um desgaste proposital na superfície do carro ou da moto, dando a percepção de que está nova em folha.

O que está incluso em um kit polimento automotivo?

Motorista, se você está cogitando investir em um kit de polimento de carros, provavelmente precisará optar pelos seguintes produtos:

  • Massa de polir: escolha um composto polidor adequado às necessidades do seu veículo;
  • Politriz: use uma politriz elétrica ou pneumática para facilitar o processo;
  • Almofadas de polimento: escolha almofadas de polimento apropriadas para a politriz e o composto utilizado;
  • Limpador de pintura: utilize-o para remover resíduos e preparar a superfície para o polimento;
  • Cera ou selante: use para proteger a pintura após o polimento;
  • Panos de microfibra: utilize para limpeza e remoção de resíduos;
  • Água: será útil para limpeza intermediária;
  • Boina para polimento automotivo: eliminará riscos deixados pelo polimento.

Outro ponto importante é a lixa que será usada. Se tiver dúvidas sobre isso, vale a pena consultar um profissional e perguntar qual a melhor lixa para polimento automotivo.

Mantenha seu veículo em dia!
Infográfico sobre o que está incluso em um kit polimento automotivo | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Como polir carro?

Agora, vamos para uma das partes mais importantes deste artigo. Afinal, como polir carros manualmente? A seguir, você encontrará um passo a passo completo:

  • Comece com uma lavagem completa do carro. Tenha a certeza de que o veículo estará completamente limpo, pois, do contrário, o polimento pode causar arranhões na pintura;
  • Vale a pena checar e identificar os arranhões e outras imperfeições antes de começar o processo;
  • Recomenda-se uma preparação com um limpador de pintura para a remoção da sujeira e da graxa. Mas atenção: seque a pintura muito bem antes de começar;
  • Escolha uma massa de polir que seja adequada para o seu modelo de carro, preferencialmente optando por uma categoria menos abrasiva e, então, aumente conforme necessário;
  • Aplique pequenas porções de massa de polir na almofada de polimento, espalhando uniformemente;
  • É hora de acionar a politriz e executar movimentos uniformes. Atenção, mantenha o equipamento sempre em movimento para que não haja superaquecimento;
  • Sempre que possível, use um pano de microfibra para remover o excesso de resíduos e conferir como está o progresso;
  • Caso as imperfeições sigam aparecendo, repita o processo. Uma boa dica é usar uma massa de polir um pouco mais forte;
  • Quando estiver satisfeito com o resultado, faça uma limpeza completa da superfície para eliminar resíduos do polimento no veículo;
  • Se desejar, você pode adicionar uma camada extra de proteção à pintura recém-polida por meio de uma camada de cera ou de selante.

Em caso de envelopamento automotivo, o processo pode sofrer alterações. Por isso, é indicado conversar com um especialista.


Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Quanto custa um polimento automotivo?

Motorista, está com dúvidas sobre os valores do polimento automotivo? Tudo vai depender da região onde você está, da qualidade dos produtos escolhidos a da média de preços dos profissionais contratados.

Quer manter seu veículo em dia?

De maneira geral, os custos ficam entre R$100,00 e R$500,00. Fatores como o modelo do carro, a complexidade dos arranhões e os acabamentos desejados podem influenciar esse investimento. Caso o serviço inclua o polimento de vidro automotivo, é provável que esse valor aumente.

Conclusão

Motorista, como podemos ver neste artigo, o polimento automotivo é uma prática utilizada para manter a estética do veículo, preservando a integridade e valorização ao longo do tempo. Essa ferramenta, proporciona brilho e elegância, destacando-se como uma etapa indispensável para alcançar um aspecto de carro novo.

Seja realizado de forma manual ou com o auxílio de equipamentos especializados, o polimento automotivo é um investimento que também contribui para a proteção da pintura, resultando em um veículo que reflete cuidado e atenção.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn

Mantenha seu veículo em dia!

Tags: polimento de carros, kit polimento automotivo, polimento de veiculos, cera de polimento automotivo


Perguntas frequentes sobre o polimento automotivo

O que o polimento faz no carro?

O polimento automotivo consegue eliminar imperfeições na pintura, incluindo arranhões, manchas e marcas. A intenção é restaurar a aparência e o brilho do veículo.

Quanto tempo dura o polimento automotivo?

Isso vai depender de fatores como a qualidade do serviço, o estilo de condução e os cuidados posteriores ao procedimento. De maneira geral, seu efeito pode perdurar por alguns meses ou até um ano.

Que tipo de risco o polimento tira?

Riscos superficiais, como arranhões, manchas e marcas.



Posts relacionados