Condições adversas: o que são e quais os tipos

Por: Gregory Packs

Publicado em 31 de outubro de 2022 | Atualizado em 01 de março de 2024

Capa de artigo condições adversas | DOK Despachante - Descrição: foto em preto e branco de diversos veículos parados no trânsito

Salve, Motorista! Quem nunca passou por condições adversas, certamente não dirige. Perigosas, inesperadas e muitas vezes inevitáveis, elas estão por todos os lados! Continue a leitura e conheça de perto o inimigo do trânsito seguro. 

O que são condições adversas? 

Entende-se por condições adversas, todas as situações que sejam contrárias a uma direção segura.  

Sabe aquelas circunstâncias em que dirigir fica super complicado e é preciso redobrar – ou triplicar, caso você seja motociclista – a atenção para não se envolver em algum acidente? 

Então, esses obstáculos e desafios à dirigibilidade são exemplos de condições adversas. Elas potencializam o risco de acidentes, dificultam o ato de dirigir e são classificadas em vários tipos. Entenda a seguir! 

Dica de ouro

Quais são os tipos de condições adversas 

Perigosas e inesperadas, as condições adversas se dividem em 8 tipos e exigem ainda mais agilidade do condutor na hora de tomar uma decisão no trânsito. 

Além disso, é um dos temas preferidos do Detran na hora de montar a prova teórica e — obviamente – a prática também. Afinal, para ser aprovado no exame do Detran, o futuro motorista deve se mostrar preparado a enfrentar o trânsito com responsabilidade e cautela.  

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de mortes no trânsito (dados pré-pandemia). Preocupante e assustador, não é mesmo?  

Por isso, é fundamental estar sempre atento às situações adversas para não causar nenhum mal a si mesmo nem a terceiros.  

Dica para evitar problemas

Condições adversas de via 

Todos sabem que existem estradas mais perigosas que outras. Inclusive, algumas rodovias têm tantos acidentes em sua trajetória que ficam famosas por isso, como por exemplo, a BR-116, campeã em vítimas fatais, conhecida como Rodovia da Morte.  

Veja alguns exemplos de condições adversas de via: 

  • Asfalto esburacado, ondulado e/ou desnivelado;
  • Má sinalização;
  • Falta de acostamento;
  • Óleo na pista;
  • Animais soltos na via;
  • Poças de água que favorecem a aquaplanagem;
  • Curvas acentuadas, subidas e/ou descidas muito inclinadas;
  • Pedestres que atravessam a rua em locais inadequados.

Condições adversas do condutor  

As condições adversas do motorista são aquelas que dependem do estado mental, físico ou até mesmo emocional.  

Afinal, dirigir com dores, por exemplo, nunca é uma boa ideia, pois além de ser um ato irresponsável no trânsito, pode colocar em risco não só você, mas todos à sua volta.  

Dica para evitar problemas

Em resumo, tudo o que interfere negativamente no raciocínio e nos reflexos do motorista se encaixa nessa condição adversa. 

Confira outras circunstâncias que fazem com que o condutor não dirija da forma correta: 

  • Cansaço;
  • Embriaguez;
  • Efeito de medicamentos;
  • Sono;
  • Uso de celulares e/ou aparelhos eletrônicos enquanto dirige;
  • Música alta;
  • Perturbações físicas ou emocionais.

Condições adversas de tempo

Difícil, se não impossível, encontrar algum motorista ou, principalmente, motociclista que goste de dirigir em tempestades, não é mesmo? 

Temporais são as situações adversas mais conhecidas e infelizmente, são inevitáveis. Por isso, é fundamental redobrar a atenção nesses momentos. 

Dica de ouro

Alguns exemplos dessa adversidade são: 

  • Vento;
  • Chuva;
  • Granizo;
  • Neblina;
  • Fumaça.

Vale ressaltar que nos casos de neblina densa, é muito importante evitar o uso de faróis altos por conta do efeito Tyndall — quando a luz é espalhada pelas gotículas de água presentes na neblina — que atrapalha (e muito) a visibilidade da estrada à frente.  

Assim, com os faróis de luz-baixa na presença de neblina, você evita complicar ainda mais a sua situação com um combo de condições adversas envolvidas: a de tempo e a de iluminação, que será falada mais adiante.  

Condições adversas de trânsito 

Uma coisa é fato: não tem como dirigir bem quando o trânsito está terrível. E este tópico é justamente sobre isso! 

Dica de ouro

Outra condição adversa bastante íntima dos condutores é a de trânsito. Veja alguns exemplos: 

  • Congestionamento;
  • Lentidão;
  • Veículos pesados;
  • Bicicletas ou carroças no tráfego;
  • Estacionamento lotados ou competição por vagas como em eventos e festas.

Essa condição adversa têm um impacto tão grande na vida dos condutores e na segurança do trânsito que existem medidas, como a Faixa Azul SP e o rodízio de placas, feitas especialmente para reduzir o congestionamento, a lentidão e por consequência, o número de acidentes e vítimas.  

infográfico dos tipos de condições adversas: via, condutor, tempo, trânsito, luz, veículo, passageiro e carga | DOK Despachante

Condições adversas de luz 

As condições adversas de luz ou iluminação se relacionam com o excesso ou falta de luminosidade, que interfere diretamente na capacidade visual do motorista e podem levar a um acidente. Veja situações: 

Excesso de luz 

Causado pelo próprio Sol ou pelo farol alto do veículo que vem na via contrária, o excesso de luz pode causar o ofuscamento da visão e até mesmo a cegueira momentânea do motorista.  

Dica para evitar problemas

O crepúsculo, isto é, o início do dia ou fim da tarde, é o momento do dia mais comum disso acontecer, devido à altura do sol no horizonte, que incide diretamente nos olhos dos condutores.  

Penumbra

A Penumbra, ou seja, o momento de quase escuridão também é uma situação bastante perigosa, uma vez que contornos e silhuetas ficam difíceis de serem reconhecidas, há pouca distinção entre tons e cores, além de possibilitar ilusões de ótica.  

Esse momento é particularmente ainda mais arriscado para as motocicletas, uma vez que suas luzes se camuflam com as de outros veículos. 

Noite

A ausência de luz natural à noite, que por si só já é uma condição adversa, torna-se ainda mais crítica quando somada ao cansaço e estresse dos condutores após um longo dia de trabalho.  

Dica de ouro

Ademais, se o motorista da via contrária estiver com farol alto, o condutor experimentará uma cegueira momentânea, causada pelo ofuscamento da visão pela luz forte.  

Por isso, diminua o farol sempre que cruzar com outro motorista, seja de carro, moto ou qualquer outro veículo e redobre a atenção quando for dirigir à noite.  

Condições adversas do veículo 

Defeitos nos veículos estão entre as principais causas de acidentes. Portanto, não torne seu automóvel uma arma no trânsito, mantenha as revisões e manutenções sempre em dia. Entenda mais sobre os barulhos de carro e qualquer sinal diferente, procure um mecânico.

Esse hábito, além de preservar a sua vida e a dos outros, é obrigatório, uma vez que negligenciar o cuidado do carro acarreta em penalidades, conforme os incisos XVIII e XXII do Artigo 230 do CTB.  

Dica para evitar problemas

São algumas condições adversas de veículo: 

  • Ausência de retrovisores;
  • Lâmpadas queimadas;
  • Freios desregulados;
  • Pneus em mau estado;
  • Cintos de segurança ineficazes ou desajustados.

Vale ressaltar que qualquer sinal de irregularidade é apontado nas luzes do painel do seu veículo, por isso, esteja sempre atento.


Saiba mais sobre Segurança no Trânsito

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Existem condições adversas de passageiros? 

Como falado anteriormente, condição adversa é tudo aquilo que atrapalha de alguma forma a direção segura.  

Dica de ouro

Por essa via, é possível, sim, condições adversas de passageiros, uma vez que viajantes fazendo barulho muito alto, brigando ou em situação de instabilidade, distraem o condutor da atividade de dirigir.  

Além disso, o excesso de passageiros também é uma situação de risco, visto que não existem cintos de segurança o suficiente para todos. Ah! E também existe multa para isso, viu?   

Condição adversa de carga  

Às vezes bate uma insegurança em ficar perto de veículos carregados, não é mesmo? 

Cargas mal posicionadas, distribuídas ou embaladas também oferecem riscos de acidentes ao condutor e aos demais envolvidos no trânsito. 

Dica para evitar problemas

Desse modo, também podem ser entendidas como situação contrária à direção segura.  

Dicas para praticar uma direção defensiva em condições adversas 

Dirigir defensivamente é o principal meio de se evitar acidentes em condições adversas. Confira a seguir algumas dicas: 

  1. Preste atenção aos itens de segurança do veículo; 
  1. Cuide da sua postura ao dirigir e fique confortável no assento; 
  1. Mantenha sempre as duas mãos no volante; 
  1. Conheça o seu veículo; 
  1. Mantenha as revisões e manutenções do veículo em dia; 
  1. Saia com antecedência de casa; 
  1. Saiba as leis de trânsito.  

Conclusão 

Neste artigo, você pôde conhecer o significado de condições adversas, além de seus tipos: via, condutor, tempo, trânsito, luz, veículo, passageiro e carga. 

Também conferiu dicas de direção defensiva em condições adversas e ficou por dentro de curiosidades, dados e leis de trânsito. 

Dica de ouro

Por fim, de você tomou alguma multa durante alguma condição adversa, é só entrar no site do DOK e conhecer o parcelamento de débitos veiculares em até 12x, que só o primeiro e maior despachante online oferece! 

Curtiu o conteúdo e quer ficar sempre atualizado? Acompanhe nosso blog e siga-nos no YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram

TAGS: ofuscamento e chuva são respectivamente condições adversas de / granizo e chuva são classificados como condições adversas de / pedestres e animais soltos na via são condições adversas de 


Perguntas frequentes sobre Condições Adversas

O que significa condições adversas?

São as situações contrárias à uma direção segura, ou seja, os obstáculos ou desafios que prejudicam a dirigibilidade e aumentam a chance de acidentes de trânsito.

Quais são as 8 condições adversas?

Condições adversas podem ser de: via, tempo, trânsito, iluminação, condutor, veículo, passageiro ou carga.

Condições adversas podem causar acidentes?

Sim. Condições adversas são situações que aumentam o risco de acidentes e, por isso, demandam mais atenção por parte do condutor.



Posts relacionados