Direção defensiva: como praticar e dirigir de forma segura

Por: Gregory Packs

Publicado em 10 de agosto de 2022 | Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

Capa artigo direção defensiva | DOK Despachante

Fala, Condutor! Quando vemos uma pessoa dirigindo respeitando os limites de velocidade, não significa que ela está sem pressa ou algo do tipo, mas sim praticando a direção defensiva.

Quer saber tudo sobre o tema e como dirigir de forma mais segura? Leia esse conteúdo até o final!

O que é direção defensiva?

Seguindo as normas do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), direção defensiva é o nome dado à maneira que o condutor dirige, isto é, quando consegue prever situações de perigos que podem comprometer a sua segurança, de quem está no veículo e outras pessoas na via.

Para os motoristas que estão na rua há mais tempo, essa prática é reproduzida de forma automática, mas caso você não dirija com tanta frequência ou seja recém habilitado, é fundamental ficar sempre de olho nos retrovisores, manter a manutenção do carro em dia e diminuir a velocidade nas curvas.

ipva 2024

Por que é importante praticar a direção defensiva?

De acordo com um levantamento feito pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), o número de acidentes de trânsito em 2021 foi aproximadamente de 65 mil, sendo mais de 5 mil pessoas mortas.

Dessa forma, a direção defensiva é fundamental para aumentar a segurança no trânsito, visto que a prática diminui os riscos de acidentes.

Tipos de direção defensiva: corretiva e preventiva

Existem dois tipos de direção defensiva: preventiva e corretiva. A direção preventiva é quando o condutor está sempre atento e analisa os possíveis riscos de acidentes. Já a corretiva é quando o motorista age de maneira rápida perante uma situação de risco.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

A direção defensiva depende muito de como o condutor deve agir em situações de perigo no trânsito. Entretanto, ela possui alguns princípios básicos que auxiliam bastante na hora de dirigir. Confira cada um deles:

1 – Atenção

Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. Isso significa que o condutor deve estar sempre ligado a possíveis imprevistos que podem acontecer nas vias, como, subir na calçada, invadir outras pistas, abalroamentos, colisões com outros veículos etc. Além de verificar possíveis acidentes e até prestar os primeiros socorros.

Também é importante estar de olho nos pontos cegos do veículo, que se encontram entre o vidro traseiro e nos espelhos retrovisores. Afinal, caso os espelhos não estejam bem alinhados, existe a possibilidade de não enxergar outros carros e, principalmente, motos.

2 – Ação

O segundo elemento básico da direção defensiva são as ações que o condutor pode tomar em situações de perigo e que são fundamentais para evitar acidentes ou até mesmo diminuir a chance de um acontecer. Afinal, qualquer tipo de ação rápida do motorista pode ser uma vida salva.

3 – Previsão

A previsão é a capacidade de antecipar possíveis riscos, ou seja, sempre observar as ações de outras pessoas.

Por exemplo, ao perceber a presença de crianças brincando na rua, reduza a velocidade, pois elas costumam tomar atitudes precipitadas devido à ingenuidade, e prever esse tipo de situação pode evitar acidentes.

4 – Conhecimento

Conhecer as vias, como, os limites de velocidade, condições do asfalto e até horários em que o trânsito é mais intenso, é fundamental para uma viagem mais tranquila.

5 – Habilidade

Para encerrar a listados elementos básicos, estão todas as habilidades citadas acima. Mas calma, a prática delas virá com o tempo e você vai ver o quanto são essenciais na direção defensiva.

Por isso, é comum que motoristas mais experientes apresentem-nas com mais facilidade devido a seus conhecimentos e ações rápidas em situações de riscos.

Infográfico elementos básicos da direção defensiva | DOK Despachante
- Atenção;
- Ações;
- Previsão;
- Conhecimento;
- Todas habilidades citadas.

Saiba mais sobre multas e licenciamento

Antes de seguirmos para as 5 dicas de como praticar a direção defensiva, separamos alguns artigos sobre licenciamento, multas e valor de despachante. Confira:


5 Dicas de como praticar a direção defensiva

Além de praticar, ler conteúdos de qualidade na internet é uma boa maneira de aprender a direção defensiva. Com isso, separamos 5 dicas que podem te ajudar a praticá-la. Veja:

1 – Estar atento ao itens de segurança

Antes de iniciar uma viagem, cheque os equipamentos de segurança, pois são fundamentais para a prática da direção defensiva.

Sempre verifique se os cintos de segurança estão fechando corretamente; observe se não tem nenhuma luz diferente acesa no painel; confira a calibragem dos pneus e principalmente os freios do veículo.

2 – Posição para dirigir

Não existe uma regra sobre a posição correta para dirigir, porém, o ideal é que o condutor fique com as pernas e braços levemente dobrados e com as costas retas no banco. Sentar desta maneira pode ajudar na direção como um todo.

3 – Mãos no volante

Manter as duas mãos no volante é essencial para a realização de manobras rápidas que podem evitar a colisão com outros veículos. Movimente-as apenas na troca de marcha. 

Se você precisar usar o GPS, o celular deve ficar em um suporte fixo apropriado para isso, pois o uso de aparelhos eletrônicos enquanto dirige é considerado uma infração gravíssima, segundo o artigo 252 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito).

4 – Conhecimento do veículo

Dirigir um veículo que você conhece garante mais tranquilidade ao trocar de marchas, consciência dos pontos cegos e claro, atenção a qualquer barulho diferente que apareça durante o percurso.

É comum que a troca de veículo aconteça constantemente, por isso, antes de dirigir um carro novo ou até pilotar uma moto que você não esteja habituado, busque conhecer detalhadamente para se adaptar mais rápido.

Aliás, é fundamental saber o limite de passageiros do veículo, pois ultrapassar o permitido é uma infração de trânsito.

5 – Leis de trânsito

As leis de trânsito existem para tornar as vias mais seguras para todos. Portanto, conhecê-las reforça os conceitos de direção defensiva.

Alguns exemplos são: respeitar os limites de velocidade, sinalizar todas as suas intenções, parar em sinais vermelhos, dar preferência aos pedestres etc.

Infográfico dicas de como praticar direção defensiva | DOK Despachante
1-Usar itens de segurança;
2-Sentar de maneira confortável;
3-Dirijir com as mãos no volante;
4-Conhecer sobre o veículo;
5-Saber as leis de trânsito.

Compensa fazer curso de direção defensiva?

Para você que possui habilitação, mas tem aquela insegurança para dirigir, saiba que existem cursos de direção defensiva disponíveis em plataformas online e físicas. Desse modo, você pode procurar um centro de pilotagem mais próximo e perca esse medo. 

Vale lembrar que, para quem está no processo para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), algumas aulas de direção defensiva são incluídas no cronograma do próprio Centro de Formação de Condutores (CFC), que ensina os conceitos básicos como: evitar acidentes, tipos de sinalizações e condições adversas, que veremos a seguir.

Quer ler um conteúdo rápido e que pode te deixar mais tranquilo na hora de dirigir? Confira nosso artigo sobre dicas para dirigir melhor.

Como lidar com as condições adversas da direção defensiva

As condições adversas na direção defensiva também podem colocar a vida do condutor, passageiros ou pedestres, em risco. 

Elas são divididas em seis partes que vão de condições climáticas até emoções que atrapalham na condução do veículo. Descubra a seguir, quais são essas adversidades e como evitá-las:

Luz

Tanto a luz solar quanto as de outros veículos podem incomodar e dificultar a visão de quem está pilotando ou dirigindo.

Para evitar transtornos com a iluminação, certifique-se de que o quebra sol esteja em boas condições ou tenha um óculos escuro sempre por perto.

Trânsito

A condição com mais imprevistos na direção defensiva é o próprio trânsito. Afinal, isso inclui veículos, ciclistas, pedestres, animais e alguns eventos que podem resultar em engarrafamentos.

Por isso, para visar um trânsito melhor para todos, ele é dividido em duas partes. Veja:

UrbanasRurais
Trânsito mais intenso;Tráfego mais rápido;
Todas as vias são sinalizadas;Máxima de velocidade maior;
Controladas por faixas e limitadores de velocidade;Menos veículos circulando;
A atenção deve ser redobrada, principalmente em horários de pico.Em datas comemorativas e feriados prolongados, o número de automóveis aumenta.

Tempo

Além da forte luz do sol, condições climáticas como a chuva, vento e neve também afetam o trânsito e diminuem a capacidade de visão do condutor. 

Uma maneira de evitar acidentes em casos como esses, é reduzir a velocidade e manter os limpadores de para-brisa em boas condições. Se por acaso estiver inseguro, procure um local adequado para esperar a chuva passar, o sol se pôr ou o vento diminuir.

Agora, em dias chuvosos, é imprescindível se atentar com a possibilidade de uma aquaplanagem.

Condutor

Por fim, a condição adversa mais perigosa e mais fácil de lidar é a de si próprio, ou seja, leve em consideração o seu estado físico e mental. Algumas dessas que podem te atrapalhar são: 

  • Sono;
  • Dores;
  • Fadiga;
  • Medo ou insegurança;
  • Emoções à flor da pele;
  • Dirigir sob efeito de álcool.

Portanto, se você estiver em alguma dessas condições, a melhor opção é deixar o carro em casa e optar por ir de carona ou aplicativo.

Conclusão

Como você pôde ver, a direção defensiva é a forma que o condutor dirige de forma segura, evitando qualquer tipo de risco a si mesmo, a outros veículos e aos pedestres.

Existem dois tipos, a  preventiva e corretiva, a primeira é quando o motorista  prevê e age para evitar possíveis acidentes, enquanto a segunda é o fato de agir rapidamente depois de uma situação de risco. 

Para colocá-la em prática, você precisa se atentar aos 5 elementos básicos: atenção aos redores, ações rápidas, conhecimento sobre as leis de trânsito, previsão de qualquer situação de risco e habilidades com o veículo.

As condições adversas como luz, tempo, vias, trânsito, condutor e veículo podem atrapalhar no percurso. Por isso, é essencial manter a calma e certificar-se de que tudo está de acordo para trafegar em segurança. Cheque os equipamentos de segurança e se os pneus do veículo estão calibrados.

ipva 2024

Enfim, está procurando um despachante e não sabe qual escolher, o DOK é o primeiro e maior Despachante online do Brasil.

Você pode puxar os débitos do seu veículo de qualquer lugar, basta entrar no nosso site, preencher o formulário com a placa e endereço e-mail válido. Após isso, aparecerão todas as pendências, aí é só escolher a forma de pagamento que fica melhor para o seu bolso e pronto, em até 48 horas o seu automóvel estará regularizado.

Gostou desse conteúdo e quer conferir outros como esse? Acesse nosso blog e siga-nos no YouTube, LinkedIn, Facebook e Instagram.

TAGS: dirigir na defensiva / o condutor no trânsito deve / segurança no trânsito deve / simulado de direção defensiva / direção defensiva reciclagem / oq e direção defensiva


Perguntas frequentes sobre direção defensiva

Quais são os 5 elementos da direção defensiva?

Para uma boa prática de direção defensiva, o condutor deve ter atenção, ações rápidas, previsões do que pode acontecer, conhecimento sobre as leis de trânsito e mostrar habilidades em situações de risco.

Qual a diferença entre direção defensiva, corretiva e preventiva?

A direção corretiva é quando o motorista age de maneira rápida em situações de risco. Já a preventiva é quando o condutor está sempre atento para evitar possíveis acidentes.

O que significa direção defensiva?

A direção defensiva é a maneira que o condutor dirige, mantendo uma distância segura de outros veículos e prevendo qualquer risco de acidente.

Existe curso de direção defensiva?

Se você tem habilitação e tem medo de dirigir, existem cursos de direção defensiva que podem reduzir essa insegurança. Procure o mais próximo da sua cidade.



Posts relacionados