Multa de celular: confira riscos e como pagar em até 12x

Por: Redator DOK

Publicado em 06 de maio de 2022 | Atualizado em 17 de junho de 2024

Capa com motorista manusenado o aparelho telefonico enquanto dirigir para exemplificar a multa de celular | DOK Despachante

Salve, Motorista! A existência da multa de celular é um ótimo exemplo de como a evolução da tecnologia nem sempre pode ser implementada em todos os campos de nossas vidas. 

Hoje em dia, usamos o celular em todas as situações possíveis, seja para trabalho, estudos, lazer e qualquer outra tarefa do dia a dia que precise ser feita com agilidade. Contudo, o trânsito é uma das situações na qual é expressamente proibido usá-lo. 

Mas afinal, você sabe o que diz a multa de celular, quais são os riscos apresentados e como você pode evitar de infringir a lei e, principalmente, garantir a sua segurança? Leia este artigo e saiba tudo isso e muito mais sobre o assunto! 

Multa por dirigir com celular: o que é considerado infração? 

De acordo com o Art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os motoristas são proibidos de dirigir veículo automotor manuseando ou portando telefone celular em uso ou outros aparelhos eletrônicos, como fones de ouvido. 

Parcelar multa (desktop) [CTA]

Isso significa que não haverá penalidades impostas aos motoristas que usarem o aparelho com o automóvel desligado antes de iniciar o percurso. 

Então fique tranquilo, usar o GPS não vai te garantir nenhuma multa, desde que o aparelho telefônico não seja usado enquanto você dirige. 

Além do GPS, a Zona Azul também fica no celular e é bem conhecida pelos motoristas de São Paulo.  

Portanto reforço, caso queira usar o celular, seja para alterar a rota no GPS ou para comprar a Zona Azul digital, encoste e desligue o veículo antes de mexer para assim evitar a multa de celular. Ainda, muitas pessoas optam por um suporte de celular.

Descubra multas

Quais são os riscos de dirigir manuseando o celular? 

Segundo especialistas em trânsito, a gravidade de dirigir enquanto se usa o celular está no fato de que podemos nos distrair de até quatro formas simultâneas. 

Leia os tópicos abaixo e veja como o uso do celular pode te atrapalhar no trânsito:

1 – Visual 

O primeiro risco, e mais óbvio, é o visual, afinal, com os olhos fixados no aparelho, o motorista deixa de olhar para a via em que está conduzindo o veículo, o que é um fator primordial para uma condução segura e prudente. 

2 – Motor 

Outro ponto afetado é a coordenação motora do motorista, que é prejudicada, principalmente, porque com a mão sendo usada para manusear o dispositivo, ela perde a mobilidade necessária para conduzir o veículo.  

Descubra multas

De forma geral, é expressamente proibido que o motorista mantenha as mãos fora do volante, com exceções das seguintes situações: 

  • Para fazer sinais regulamentares de braço;
  • Mudar a marcha do veículo;
  • Acionar equipamentos e acessórios do veículo.

3 – Cognitivo 

Sempre que um usuário está no celular, ele é bombardeado de estímulos, como mensagens, ligações e notificações.  

Logo, com tantas informações, o motorista adquire inúmeras distrações e não consegue focar integralmente na direção do veículo, o que atrapalha a sua atenção e o seu desempenho na direção do automóvel pelas ruas e estradas. 

4 – Auditivo 

Existem exceções, mas sem eficiência auditiva, a maioria dos motoristas não consegue se atentar a detalhes do ambiente e muito menos agir com precisão para guiar o veículo. 

Descubra multas

Por isso, é recomendado que os volumes do som automotivo não excedam o limite permitido por lei, para que o foco do motorista seja mantido no trajeto e no ambiente ao redor. 

Infográfico dos riscos de dririgir manuseando o celeluar, incluindo os riscos: auditivo, visual, cognitivo e motor | DOK Despachante
Infográfico feito por Gabriel dos Santos Rodrigues | DOK Despachante

O que é tempo de reação no trânsito? 

Tempo de Reação (TR) é o nome dado ao intervalo de tempo em que uma pessoa demora para agir perante a determinada situação. 

Diferentemente do reflexo, que é uma resposta involuntária do corpo a um estímulo, sem que a informação tenha ainda chegado ao cérebro, o TR é baseado em uma ação voluntária de cada indivíduo. 

E por que ele é importante no trânsito? 

Descubra multas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de celular ao volante gera uma distração tão grande ao motorista que seu tempo de reação fica mais lento, aumentando, assim, a possibilidade de ocorrer um acidente em pelo menos quatro vezes! 

O que mais considerar ao dirigir manuseando o celular? 

Outro fator muito importante a considerar quando tratamos do Tempo de Reação no trânsito é o tempo de frenagem. 

Ao frear repentinamente devido a uma distração ou acontecimento inesperado, o veículo não para de imediato, ainda percorre alguns metros.  

Além disso, existe o tempo de parada, que é a somatória total de tempo que o veículo leva para parar, junto da distância do TR e do tempo de frenagem. 

Descubra multas

Por consequência desse tempo de parada, também ocorre o deslocamento total do veículo. 

Como saber meu tempo de reação? 

O TR pode ser obtido por meio de um teste online. Mas, vale alertar que, por não haver um pedal de freio, mas sim um botão de mouse, sua veracidade com a realidade encontrada no trânsito não é totalmente fiel. Contudo, não deixa de ser um bom ponto de partida para uma análise rápida. 

Para saber seu Tempo de Reação, siga os passos abaixo: 

  • Acesse o site do teste do TR;
  • Selecione que fará dez tentativas, para a construção de uma boa média;
  • Leia as regras e clique em começar.

Abaixo, tem uma imagem com meu Tempo Médio de Reação (TMR) em milésimos de segundos. No entanto, lembra-se que mencionei que o uso de celular aumenta em pelo menos quatro vezes o TR? Pois bem, agora pegue seu TMR e multiplique por quatro. 

Parcelar multa (desktop) [CTA]
Captura de tela com resultado do teste médio de reação em milisegundo, para ajudar na explicação da multa de celular | DOK Despachante
Reprodução: A REAL ME | DOK Despachante

Como medir a distância percorrida pelo veículo durante o tempo de parada? 

Agora que já calculamos o TMR, podemos calcular a distância total percorrida pelo veículo durante o tempo de parada. 

Mas antes disso, saiba que o uso de celular ao volante, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), em 2022, foi a terceira maior causa de morte no trânsito.  

São registrados, em média, 150 óbitos por dia, totalizando mais de 54 mil mortes no trânsito brasileiro por ano, devido ao uso e manuseio do celular durante a direção. 

Como o cálculo da distância de frenagem e total de deslocamento baseia-se na física, achei um método mais prático para descobri-los: uma calculadora online. 

Descubra multas

Meu TMR, já multiplicado por quatro, totaliza 1200 milissegundos (ms). Sendo que, 1000 milissegundo equivale a um segundo, ou seja, meu tempo médio de reação é de 1,2 segundos. 

Usando a calculadora de distância de frenagem e parada total, insira as seguintes informações: 

  • Velocidade em km/h;
  • Tempo de Reação em segundos;
  • Grau de elevação da via/estrada, caso saiba;
  • Se a via está seca ou molhada.

Espere pelos resultados e descubra assim quantos metros demoraria para seu veículo parar totalmente, bem como qual seria a distância percorrida em metros durante a frenagem. 

A minha simulação pode ser vista na imagem abaixo: 

Parcelar multa (desktop) [CTA]
Captura de tela com os componentes da calculadora da distância de frenagem e deslocamento total | DOK Despachante
Reprodução: A REAL ME | DOK Despachante

Veja que a distância percorrida durante o Tempo de Reação não é dada, mas é fácil calculá-la subtraindo a distância de parada pela de frenagem. 

No meu caso: 

40,26 metros – 20,25 metros = 20,01 metros 

Muita coisa, não é mesmo? Por isso, muita atenção ao volante e em hipótese alguma, mexa no celular.

Parcelar multa (desktop) [CTA]

Saiba mais sobre multas 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Multa por dirigir com celular: principais dúvidas 

Você tem alguma dúvida específica sobre a multa de celular e quer saber mais sobre ela?  

Acompanhe os tópicos abaixo e descubra todas as informações sobre a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil. 

Valor da multa de celular: quanto custa? 

Uma das maiores preocupações dos motoristas quando o assunto é multa ou infração é o valor que ele deve pagar caso seja autuado. 

Parcelar multa (desktop) [CTA]

No caso da multa por dirigir usando telefone celular, existem duas possibilidades de infração, com gravidades também distintas, sendo: 

  • Indireta: com o uso de fones, por exemplo, conectado ao celular, mas sem o seu manuseio – infração média de R$130,16;
  • Direta: manuseio do celular durante a direção – infração gravíssima de R$293,47.

Você pode saber mais sobre como pagar multas neste outro artigo. 

Multa de celular, quantos pontos gera? 

Conforme mencionado no tópico acima, a gravidade da infração pode variar de acordo com o uso do celular. Por isso, a pontuação adquirida ao dirigir usando um telefone também pode mudar. Existem duas possibilidades: 

  • 4 pontos — se estiver usando algum acessório (fone de ouvido) ou o celular indiretamente;
  • 7 pontos — se estiver conduzindo o veículo com apenas uma das mãos no volante.
Infográfico sobre a multa de celular para manuseio do aparelho e conexão com outros acessórios, contendo valores e pontuação de cada infração na CNH do motorista | DOK Despachante
Infográfico do arquivo DOK | DOK Despachante

Parcele multas online no DOK 

Foi multado por usar o celular e não sabe como pagar? Fica tranquilo, no DOK, o pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.

Parcelar multa (desktop) [CTA]

Com mais de 17 anos de tradição, o DOK já atendeu mais de 200 mil clientes e os métodos de pagamento facilitados também vão te surpreender.

Acesse nosso site ou baixe o DOK app e faça uma consulta gratuita das pendências do seu veículo.

Na sequência, basta escolher quais débitos deseja quitar, selecionar a melhor forma de pagamento ( à vista no Pix, cartão em até 12x ou Pix + cartão), inserir os dados solicitados e finalizar o pedido. Rápido e fácil como deve ser!

Se quiser um passo a passo mais detalhado, confira nosso artigo sobre como pagar multa de trânsito

Parcelar multa (desktop) [CTA]

Recorrer multa: o que é? 

De forma simplificada, recorrer a uma multa de trânsito é quando uma pessoa física ou jurídica, apresenta um recurso a um dos órgãos autuadores de trânsito como forma de contestar a penalidade que lhe foi aplicada. 

Saiba tudo sobre as condições para recorrer multa no artigo que acabei de linkar. 

Como recorrer multa de celular? 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os órgãos públicos competentes para autuar e fiscalizar o trânsito no Brasil são: 

  • Nas rodovias e estradas federais: o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
  • Nas rodovias e estradas estaduais: o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Militar Rodoviária Estadual;
  • Nos perímetros urbanos dos municípios: o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Estado e os agentes de órgão municipais de trânsito.

Conclusão  

A multa por dirigir e usar o celular é uma das mais comuns no trânsito brasileiro, podendo gerar graves consequências. Por isso, é fundamental que todos os condutores estejam atentos e contribuam para um trânsito mais seguro. 

Parcelar multa (desktop) [CTA]

Como pudemos conferir, conduzir um veículo com o celular apresenta quatro riscos diferentes: visual, motor, cognitivo e auditivo. Além de garantir maior segurança para você, evitar essa prática colabora com o seu bolso também, afinal, se for autuado pode receber uma multa de até R$293,47. 

Mas, vale lembrar que se você for autuado, pode contar com o DOK para parcelar a multa em até 12 vezes no cartão. 

Além disso, é importante ressaltar que o uso de celular ao volante, confere multas aos motoristas, apresenta uma série de riscos e também reduz drasticamente o tempo de reação, levando ao aumento de acidentes e óbitos no trânsito. 

TAGS: valor multa gravissima/ multa uso de celular/ valor de multa gravíssima 7 pontos/ valor da multa 

Descubra multas

Perguntas frequentes sobre Multas de celular 

Quantos pontos perde multa de celular? 

Transitar usando aparelhos, como fones de ouvido, conectados ao celular, garante quatro pontos ao motorista flagrado. Enquanto manusear o aparelho dirigindo, sete pontos na CNH.

Qual o valor de uma multa de celular? 

O valor é de R$ 130,16, caso seja infração média, ou R$ 293,47 caso se trate da infração gravíssima.

Quanto tempo para sair os pontos da CNH? 

A pontuação da CNH tem validade de 12 meses. No entanto, contam-se esses meses a partir de cada infração cometida.

Como funciona a multa de celular? 

A multa de celular mais cara tem valor R$ 293,47 e sete pontos na CNH. Porém, existe um projeto de lei que quer aumentar a penalidade da multa com fator multiplicador 2x, dobrando seu valor.



Posts relacionados