Zona Azul: entenda como funciona em São Paulo em 2021

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 03 de março de 2021 | Atualizado em 03 de março de 2021

zona azul dok despachante capa blog

As vagas de estacionamento rotativo localizadas nas vias públicas do Brasil são conhecidas pelo nome de “Zona Azul”. Por muitos anos, para estacionar nessas vagas era preciso comprar uma folha azul que permitia que o veículo ficasse estacionado por, no máximo, 2 horas.

Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, esse método foi substituído por meio digital, através de aplicativos para smartphone.

Este artigo traz informações das mudanças, multas, como adquirir o Cartão Azul Digital, qual aplicativo é o correto e mais! Leia até o final para ficar por dentro do assunto.

crv e crlv dok despachante infográfico

Mas afinal, o que é zona azul?

Zona Azul é o nome do estacionamento rotativo de rua do estado de São Paulo. Esse estacionamento é formado por vagas espalhadas nas vias públicas de todo o estado, há vagas especiais para idosos, deficientes e até mesmo para caminhões.

Para estacionar nessas vagas era necessário comprar talões que indicavam o tempo permitido de permanência naquela vaga. Era preciso informar a placa do veículo, o dia em que utilizou a folha e o horário em que o veículo foi estacionado.

Em 2017 os talões começaram a passar por mudanças e em novembro de 2020 foram extintos, dando lugar ao Cartão Azul Digital (CAD), o novo modo de garantir a vaga no estacionamento rotativo.

Qual é o horário zona azul?

No geral, o horário em que é necessário pagar para estacionar nas vagas de estacionamento rotativo são de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e de sábado das 7h às 13h.

Os horários de domingo e feriado variam de acordo com o local, os horários para esses dias ficam disponíveis nas placas de sinalização das vagas.

A permanência nessas vagas tem o limite de 2 horas, sendo usado uma folha do talão, ou um Cartão Digital, para indicar que ficará estacionado por 1 hora, e duas folhas, ou dois Cartões Digitais, para indicar duas horas.

Em alguns locais da cidade de São Paulo o crédito pode valer mais tempo de estacionamento, esses locais são considerados “Áreas Especiais”, como o Parque Ibirapuera e o Parque da Aclimação, onde 1 crédito é válido para 2 horas e 2 créditos para 4 horas; na Praça Charles Miller, 1 crédito é válido para 3 horas e 2 créditos para 6 horas.

Por isso, antes de estacionar é preciso se certificar do horário para aquele local, pois permanecer depois do tempo estipulado é considerado uma infração de trânsito!

Mapa zona azul SP

O mapa permite a visualização das vagas tanto convencionais quanto especiais para deficiente físico, idoso, caminhão, entre outras.

As vagas na cidade de São Paulo são, de acordo com a Companhia de Engenharia de Trafego (CET): 46.887 vagas, sendo 41.553 vaga convencional; 1.989 destinadas a caminhão; 951 para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida (DeFis); 2.320 para Idosos e 74 para fretamento.

zona azul dok despachante mapa

Como funcionava a zona azul SP? O que mudou?

Até 2017 para estacionar nas vagas do estacionamento rotativo era necessário comprar talão, ou folhas soltas, que garantisse que o veículo estava estacionado de forma regular.

Os talões tinham limite de tempo de 1 hora ou 2 horas, e quem utilizasse as vagas, deveria preencher a folha com a data em que foi usado, a placa do veículo e a hora em que estacionou. O máximo de folhas permitidas por vez era de duas folhas.

Em 2020 os talões e folhas foram extintos, dando lugar aos Cartões Digitais que são garantidos através de aplicativos para smartphone. Para saber mais sobre essa mudança, leia os tópicos abaixo.

Zona azul está suspensa em 2021?

Durante a fase vermelha da pandemia do coronavírus, algumas cidades suspenderam a cobrança da zona azul em áreas de hospitais e pontos de atendimento médico.

Porém, essa decisão perdurou apenas durante a fase vermelha. Sendo assim, a zona azul não está suspensa em 2021! Houve mudanças no processo de conseguir os cartões que garantem a vaga, mas as regras continuam as mesmas.

O que é zona azul digital?

A Zona Azul digital tem o mesmo propósito e regras da antiga zona azul com o uso dos talões. A diferença agora é que o processo é feito inteiramente online.

Através de aplicativo para smartphone é possível verificar a disponibilidade das vagas, basta informar o endereço em que deseja estacionar.

A compra dos cartões também é feita pelo aplicativo e até mesmo a fiscalização é realizada por meio digital.

O aplicativo avisa em tempo real quando uma vaga fica liberada, além de avisar que o tempo limite de estacionamento do seu veículo está acabando. Quando isso acontece, existem duas soluções: comprar mais um cartão, ou retirar o veículo da vaga para não ser autuado. Lembrando que só é permitido usar dois cartões por vez.

Qual é o aplicativo zona azul válido?

Atualmente há dois aplicativos válidos para a zona azul em SP, sendo o Estapar Nova Zona Azul de uso exclusivo para a cidade de São Paulo, e o Estapar Vaga Inteligente para garantir vagas de estacionamento rotativo nas outras cidades do estado de São Paulo.

Para não ter erro na hora de baixar o aplicativo ideal para você, colocamos os dois aplicativos lado a lado. O da esquerda é o Nova Zona Azul, já o da direita é o Vaga Inteligente.

Os dois aplicativos estão disponíveis para sistema operacional Android e iOS.

zona azul dok despachante za digital

Quem é a Estapar zona azul?

A Estapar nasceu em 1981 no estado do Paraná, mas não demorou muito para se consolidar nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Logo se tornou a líder no Brasil no segmento de estacionamentos privados.

Foi a primeira empresa a implantar as vagas de estacionamento rotativo de rua com parquímetros no Brasil. Inovou no mercado brasileiro ao disponibilizar nas operações Off Street o sistema online de reserva antecipada de vagas, outra tendência mundial.

Atualmente está presente em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal, em mais de 70 cidades com mais de 400 mil vagas em aproximadamente 700 unidades, além de 22 cidades com o sistema Zona Azul Digital. São 4,7 mil funcionários que atendem cerca de 15 milhões de clientes por mês.

Qual é a multa zona azul?

Permanecer com o veículo estacionado nas vagas do estacionamento rotativo após o tempo estipulado pelo CAD e pelas placas de sinalização é considerada uma multa grave, como vemos no Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Infrações de natureza grave têm multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Nesse caso, além da multa, existe a medida administrativa que é o guinchamento do veículo.

Como pagar multa zona azul pela internet?

É possível pagar a multa por internet banking ou caixa eletrônico, acessando a aba de serviços do Detran, onde é possível ver todos os débitos do veículo, inclusive a multa da zona azul.

Caso esteja com a notificação da autuação em mãos, uma opção é informar o número de código de barras para gerar uma guia de pagamento eletrônica.

Se o veículo não estiver cadastrado em sua conta bancária, será preciso informar o número de Renavam para realizar o pagamento.

Outra forma de quitar a multa online, é pelo site do DOK Despachante! Com a gente é possível pagar seus débitos em 12 vezes com até 6 diferentes cartões de crédito. Para isso, basta preencher nosso Formulário de Consulta, clicando aqui.

Procurando outros conteúdos sobre trânsito?

Para ficar por dentro de tudo que seja referente ao trânsito, leia os artigos abaixo!



Posts relacionados