Zona Azul Indaiatuba: entenda a suspensão

Por: Gregory Packs

Publicado em 20 de março de 2024 | Atualizado em 22 de março de 2024

Salve, Motorista! Passando por reformulações desde agosto de 2023, a Zona Azul em Indaiatuba foi suspensa e não tem previsão de retorno. Continue a leitura para entender o caso.

Para que serve a Zona Azul?

A Zona Azul é um sistema de estacionamento rotativo que visa democratizar o acesso às vagas de estacionamento e aumentar a fluidez do trânsito em áreas de grande circulação. 

Esse sistema funciona por meio da compra de créditos, que podem ser utilizados para estacionar em qualquer vaga da Zona Azul da cidade, sendo fiscalizado por agentes de trânsito. 

Zona Azul Indaiatuba fora de operação

A Prefeitura de Indaiatuba informou que a Zona Azul está suspensa desde o dia 8 de agosto de 2023 e ainda não há previsão de quando voltará a funcionar.

Dica para evitar problemas

A suspensão se deve ao fim do contrato entre o município e a empresa TecPark Comércio, que era anteriormente responsável pelo estacionamento rotativo em Indaiatuba. 

Dessa forma, o serviço passa por reformulação a fim de atender melhor os cidadãos.  

Infográfico sobre se a Zona Azul Indaiatuba está fora de operação | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Como funcionava a Zona Azul em Indaiatuba?

Implementada em 2003, a Zona Azul operou, melhorando a fluidez do trânsito por duas décadas, até ser suspensa. Seu horário de funcionamento era das 10h às 15h30, de segunda a sexta, e das 9h às 12h aos sábados.

Além disso, era possível comprar créditos em pontos de venda credenciados, indicados nas placas de sinalização do estacionamento rotativo, bem como via aplicativos.

Dica de ouro

Créditos no aplicativo Zona Azul Indaiatuba

Embora desativada na cidade de Indaiatuba, os créditos da Zona Azul digital que sobraram no app Digipare poderão ser usados em todos os outros 49 municípios atendidos pelo sistema Digipare.

Além disso, também é possível solicitar o ressarcimento desses créditos via e-mail. Vale ressaltar que esses créditos não expiram.


Saiba mais dicas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Multa por estacionamento em Indaiatuba

Com ou sem Zona Azul na cidade, ainda não é possível estacionar onde bem entender, Motorista. 

Dica de ouro

Afinal, existem lugares nos quais parar o seu veículo é proibido, como em calçadas, próximos a esquinas e em muitas outras situações segundo o Código de Trânsito Brasileiro.  

Assim, ao descumprir normas do CTB e estacionando em lugares proibidos, você pode sofrer as seguintes penalidades:

  • Infração de trânsito grave;
  • Multa de R$ 195,23;
  • Cinco pontos na CNH;
  • Remoção do veículo.

Como e onde pagar?

Estacionou em lugar proibido e tomou multa, Motorista? Não precisa se preocupar. Com o DOK Despachante, você pode pagar e parcelar multas, IPVA e licenciamento em até 12 vezes, usando até seis cartões de crédito ao mesmo tempo.

É fácil e rápido ficar em dia com todos os seus débitos veiculares e se livrar de burocracias. Acesse o site do DOK ou baixe o DOK app e confira todas as facilidades que só o primeiro despachante online do Brasil pode te proporcionar.

Dica de ouro

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir tudo sobre a Zona Azul em Indaiatuba: para que serve, motivos da suspensão, como funcionava e mais!

Além disso, também ficou por dentro da praticidade que o DOK Despachante oferece para você. Afinal, a missão do DOK Despachante é facilitar a sua vida, Motorista, resolvendo burocracias por você.

Com o DOK, você parcela multas, IPVA, licenciamento e outros débitos veiculares em até 12 vezes, usando, ao mesmo tempo, até seis cartões de crédito diferentes. E ainda tem acesso a conteúdos exclusivos, atualizados e confiáveis.
Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.

Tags: horario zona azul indaiatuba, multa zona azul indaiatuba, zona azul digital indaiatuba

Dica para evitar problemas

Perguntas frequentes sobre Zona Azul Indaiatuba

Como funciona a Zona Azul em Indaiatuba?

A Zona Azul está suspensa em Indaiatuba desde 8 de agosto de 2023.

Qual o horário da Zona Azul em Indaiatuba?

Até ser desativada em agosto de 2023, a Zona Azul funcionava das 10h às 15h30, de segunda a sexta e das 9h às 12h aos sábados. Atualmente, o estacionamento rotativo está fora de operação.

Qual o aplicativo Zona Azul Indaiatuba?

O app da Zona Azul na cidade de Indaiatuba era o Digipare. Os créditos nesse aplicativo não expiram e podem ser usados em mais de 40 municípios cadastrados.



Posts relacionados