Zona Azul Londrina: saiba como funciona

Por: Matheus Packs

Publicado em 06 de março de 2024 | Atualizado em 22 de março de 2024

Capa Artigo Zona Azul Londrina horário, valor, app e mais! | DOK

Salve, Motorista! Você costuma circular pelas ruas de Londrina (PR) e enfrenta dificuldade para estacionar em áreas de grande movimento? Então, a Zona Azul pode te ajudar!

Isso porque a Zona Azul vai muito além de uma taxa que você deve pagar para estacionar, ela também serve para permitir um acesso mais justo às vagas e contribuir para a melhoria do trânsito.

Quer saber mais sobre esse importante sistema de estacionamento rotativo em Londrina? Então, acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro de todos detalhes relacionados à Zona Azul na cidade paranaense.

Zona Azul Londrina: para que serve?

A Zona Azul de Londrina, implementada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), vai além de ser uma simples área de estacionamento, pois também é uma importante ferramenta para a organização do trânsito, garantindo a democratização do espaço público por meio da rotatividade das vagas.

Dica para evitar problemas

Com a rotatividade, o tempo de procura por vagas diminui, reduzindo também o congestionamento e otimizando o tempo dos cidadãos. Além disso, essa circulação maior de veículos atrai mais clientes para os estabelecimentos, impulsionando a economia local.

Como funciona a Zona Azul em Londrina?

Em resumo, a Zona Azul Londrina funciona por meio do pagamento de uma taxa que pode variar de acordo com o tempo de permanência na vaga rotativa.

Essas vagas são indicadas por meio de placas, cores e sinalização específicas, as quais também contêm as regras de utilização do estacionamento.

Veja, a seguir, como identificar corretamente a área:

  • Sinalização horizontal: linhas azuis no solo indicam as áreas de estacionamento da Zona Azul;
  • Sinalização vertical: placas indicam o tempo máximo de permanência, os horários de funcionamento, as tarifas cobradas e outras informações relevantes.
Infográfico sobre como identificar corretamente a Zona Azul em Londrina | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

CMTU horários da Zona Azul Londrina

Os horários de funcionamento em Londrina variam de acordo com alguns critérios. Veja, a seguir, quais são eles:

  • Dias úteis: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
  • Sábados: funcionamento reduzido, das 9h às 13h;
  • Domingos e feriados: o estacionamento é livre.

Contudo, vale destacar que algumas áreas operam com horários estendidos, das 8h às 20h, de segunda a sábado. Portanto, é importante estar atento à sinalização do local para confirmar o limite de permanência.

Já em dias de eventos especiais, como shows e feiras, os horários da Zona Azul podem sofrer alterações. Portanto, recomendamos que consulte a CMTU para informações específicas.


Saiba mais dicas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Como e onde comprar Zona Azul Londrina?

A CMTU oferece diferentes formas de compra para facilitar o acesso ao estacionamento rotativo na cidade. Assim, os motoristas podem escolher a opção mais conveniente, entre elas: 

  • Parquímetros;
  • Colaboradores;
  • Aplicativo Estacione Legal;
  • Pontos de Venda autorizados (PDV).

Quanto custa a Zona Azul Londrina?

As tarifas relacionadas à Zona Azul variam de acordo com a localização e o tempo de permanência, permitindo que motoristas encontrem opções que se encaixem em suas necessidades e orçamento.

Para identificar o preço exato, verifique a placa ao lado da vaga, pois conterá informações atualizadas sobre o valor do estacionamento.

Aplicativo Zona Azul Londrina

O aplicativo “Zona Azul Londrina”, disponível para Android e iOS, é uma ferramenta inovadora que facilita e agiliza o uso do sistema de estacionamento rotativo na cidade.

Isso porque, por meio do app, é possível:

  • Compra de tempo de estacionamento: permite comprar tempo de estacionamento à distância, sem a necessidade de utilizar parquímetros;
  • Renovação do tempo: é possível renovar o estacionamento remotamente, evitando multas por exceder do tempo limite;
  • Localização de vagas: o app ajuda a encontrar vagas disponíveis em tempo real, otimizando o tempo de busca;
  • Alerta de vencimento: o aplicativo envia alertas para o celular quando o tempo de estacionamento está próximo de expirar.

Multa de Zona Azul Londrina

Ainda não sabia como identificar Zona Azul em Londrina e acabou sendo multado por descumprir as regras do estacionamento rotativo? Então, terá que arcar com as seguintes penalidades:

  • Multa grave de R$ 195,23;
  • Acréscimo de cinco pontos na CNH;
  • Remoção do veículo.

Vale ressaltar que é importante regularizar a situação do veículo assim que possível. Dessa forma, você evita problemas ao ser parado por agentes de trânsito.

Para isso, você pode contar com o DOK Despachante. Aqui, é possível parcelar multas e todos os outros débitos veiculares em até 12 vezes, com seis cartões diferentes.

Conclusão

Motorista, como foi possível notar, a Zona Azul é um sistema fundamental para organizar o trânsito em Londrina, permitindo mais acesso às vagas, fluidez no trânsito e apoio ao comércio local.

Tendo em vista sua importância, descumprir as regras de Zona Azul resultam em multa de trânsito grave de R$ 195,23. E caso tenha sofrido essa penalidade, conte com o DOK para parcelar a infração em até 12 vezes no cartão de crédito e manter seu veículo em dia.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.  Acesse também o site do DOK.

Tags: epesmel londrina, estacionamento londrina, app zona azul londrina, estacione legal londrina, multa zona azul londrina


Perguntas frequentes sobre Zona Azul Londrina

Como funciona a Zona Azul em Londrina?

A Zona Azul Londrina funciona permitindo o uso das vagas por tempo limitado, mediante pagamento de tarifa.

Quanto custa Zona Azul Londrina?

O preço da Zona Azul varia conforme o tempo de permanência no local. Para saber o valor exato, na hora de estacionar, lembre-se de verificar a placa.

Qual horário da Zona Azul Londrina?

A Zona Azul Londrina funciona de segunda a sexta das 8h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h.



Posts relacionados