Moto paga Zona Azul? Entenda a legislação sobre estacionamento de motos

Por: Gregory Packs

Publicado em 26 de março de 2024 | Atualizado em 02 de maio de 2024

capa artigo moto paga zona azul- DOK

Salve, Motociclista! Se você costuma estacionar sua moto na rua, precisa ficar atento se a moto paga zona azul aí na sua localidade. Está na dúvida? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre a legislação referente ao estacionamento de motos.

Como funciona a Zona Azul?

A Zona Azul é um sistema de estacionamento rotativo presente em várias cidades do Brasil, projetado para aumentar a fluidez do trânsito em áreas com alta demanda de estacionamento, facilitando a circulação e democratizando o espaço público.

Isso é feito através do gerenciamento do tempo de permanência de veículos a partir da cobrança de créditos para estacionamento.

Além disso, a Zona Azul opera dentro de intervalos de tempo específicos e sempre em locais sinalizados por placas de trânsito e pintura no chão. 

Dica para evitar problemas

Mas afinal, moto paga Zona Azul?

Embora o principal propósito da Zona Azul seja atender aos automóveis, as motocicletas também são incluídas nessa dinâmica em muitas localidades nas quais a frota de motos é muito grande.

Assim, é importante ressaltar que motos devem pagar sim a Zona Azul em certas cidades, mas não em todas, e estão sujeitas a penalidades caso as regras desse estacionamento rotativo sejam desobedecidas, então pesquise bem antes de viajar.

Tipos de estacionamento de motos na Zona Azul

Existem diferentes tipos de estacionamento de motocicletas na Zona Azul, conforme o município. Confira as principais modalidades:

  • Bolsão de motos: grupos de vagas exclusivas para motos, identificadas por marcações azuis e sinalização específica;
  • Vagas compartilhadas: áreas onde as motocicletas podem estacionar em qualquer vaga da Zona Azul, desde que não haja restrições específicas;
  • Isenção de Pagamento: vagas reservadas para motos na rua, onde não é necessário pagar a Zona Azul, como na cidade de Botucatu;
  • Tolerância de estacionamento: alguns municípios, como Porto Alegre, oferecem um “pacote de tempo” de estacionamento livre por dia para cada placa de moto. Após o esgotamento desse prazo, a tarifa será cobrada normalmente;
  • Não contemplação: não há reservas de vagas para motos na Zona Azul, nem cobrança de tarifa.

Em quais cidades moto paga Zona Azul?

A cobrança da tarifa da Zona Azul para motos é uma tendência muito forte para os próximos anos. Afinal, a frota de veículos, principalmente a de motocicletas, está aumentando em um ritmo frenético.

Dica de ouro

No entanto, ainda não são em todas as cidades que a moto paga Zona Azul. Você pode consultar essa questão na legislação do município e também nos aplicativos oficiais da Zona Azul de cada localidade.

Algumas das cidades nas quais motos precisam pagar a Zona Azul são:

infográfico sobre tipos de estacionamento de motos zona azul-DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais dicas

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Vantagens da Zona Azul para Motos

A Zona Azul para motos contribui não só para o trânsito, mas também para os próprios motociclistas. Confira alguns benefícios da Zona Azul para motos a seguir:

Dica para evitar problemas
  • Rotatividade de Vagas;
  • Segurança;
  • Acesso a lugares com grande circulação de pessoas;
  • Organização do trânsito.

Afinal, é sempre bom demais encontrar uma vaga bem pertinho do seu compromisso, não é mesmo?

Multa de moto na Zona Azul

Nas cidades onde a Zona Azul cobra tarifa para motos, é preciso seguir essa regra rigorosamente. Afinal, parar sua moto de forma irregular na rua se enquadra como uma infração por estacionar em local proibido, tendo como consequências:

  • Infração grave;
  • Multa de R$ 195,23;
  • Cinco pontos na carteira de habilitação;
  • Remoção do veículo.

Portanto, é sempre bom ficar atento para evitar esses inconvenientes. 

Como e onde pagar a multa?

Você, Motociclista, não sabia que moto paga Zona Azul na sua cidade e levou uma multa? 

Dica para evitar problemas

Regularize a situação do seu veículo agora mesmo com o DOK, o primeiro despachante online do Brasil. Afinal, deixar isso pendente pode te causar muita dor de cabeça lá na frente. 

Por isso, deixe que o DOK resolva isso por você. Basta acessar o site do DOK e parcelar multas, IPVA e licenciamento em até 12 vezes, de maneira prática, fácil e totalmente livre de burocracias.

Conclusão

O pagamento da Zona Azul para motos é uma realidade em diversas cidades brasileiras. As regras e tarifas variam conforme a cidade, mas geralmente são as mesmas dos carros.

Assim, a Zona Azul oferece benefícios para os motociclistas, como maior rotatividade de vagas, segurança e organização do trânsito.

Dica para evitar problemas

Neste artigo, você pôde conferir se as motos pagam Zona Azul, bem como funcionamento, tipos e legislação de estacionamento de moto na rua e muito mais. 

Além disso, ficou por dentro da praticidade que o DOK tem a oferecer para você na hora de regularizar o seu automóvel. Afinal, com o DOK você parcela multas, IPVA, licenciamento e outros débitos veiculares em até 12x, de maneira fácil, prática e livre de burocracias.

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

TAGS: estacionamento de motos / moto na rua

Dica para evitar problemas

Perguntas frequentes sobre moto pagar Zona Azul

Pode cobrar Zona Azul de moto?

Sim, existem municípios nos quais a cobrança da Zona Azul para motos é permitida e praticada.

Quem é isento de pagar Zona Azul?

As regras de isenção da Zona Azul variam conforme a cidade. No entanto, as isenções mais comuns são para pessoas com deficiência, idosos e veículos oficiais.

É proibido estacionar moto na vaga de carro na Zona Azul?

Não, geralmente não é proibido estacionar moto na vaga de carro na Zona Azul. Em muitas cidades, as motos podem estacionar em qualquer vaga da Zona Azul, desde que não haja restrição específica indicada nas placas de sinalização.



Posts relacionados