Viagem de moto: o que fazer antes de pegar a estrada?

Por: Gregory Packs

Publicado em 29 de abril de 2024 | Atualizado em 07 de junho de 2024

Capa Artigo Viagem de moto como se preparar, o que levar e para onde ir | DOK

Salve, Motociclista! Sentir o vento no rosto, o ritmo da estrada e rugido do acelerador é algo que não tem preço. Mas, fazer uma viagem de moto exige um planejamento cuidadoso para garantir uma jornada segura e sem problemas. 

Por isso, preparamos este guia completo para tornar a sua viagem de moto inesquecível. A final, passear de moto é mais do que um hobbie, é um estilo de vida. Confira!

Antes da viagem de moto

Preparar-se adequadamente antes de uma viagem de moto não apenas garante uma experiência mais agradável, mas também aumenta a segurança ao longo do caminho. 

Porém, conforme dito anteriormente, é preciso se planejar antes de se aventurar por trajetos incríveis por aí. Confira os principais pontos de atenção desse planejamento antes de cair na estrada.

Já tem o próximo destino

1. Faça uma revisão completa da moto

Antes de qualquer viagem, certifique-se de que sua moto esteja em perfeitas condições mecânicas para evitar dores de cabeça. Já pensou no transtorno que seria ter que chamar um guincho no meio de uma rodovia distante? 

Na revisão da sua motocicleta, verifique principalmente o óleo, os fluidos, os freios, os pneus (incluindo a pressão e o desgaste), as luzes e a bateria da moto.

2. Planeje sua rota

Escolheu o seu destino, motociclista? Agora, é hora de planejar a rota que deseja seguir. 

Para isso, considere fatores como:

Já tem o próximo destino
  • Tempo estimado de viagem;
  • Condições das estradas;
  • Paradas necessárias para descanso, abastecimento e/ou alimentação;
  • Pedágios para moto;
  • Rota alternativa para contornar áreas problemáticas e congestionadas, além de imprevistos.

3. Verifique o clima

Esteja ciente das condições meteorológicas ao longo do seu trajeto. Use aplicativos de previsão do tempo e esteja preparado para enfrentar diferentes condições, especialmente se estiver viajando para áreas propensas a mudanças climáticas abruptas.

Ah! E não se esqueça de pegar a sua jaqueta e também capa de chuva, motociclista!

4. Faça um checklist

Antes de partir, faça uma lista de itens essenciais a serem levados na viagem, como documentos (CNH, CRLV-e, identidade, seguro da moto), mapa físico ou GPS, garrafa de água, lanches, itens pessoais, além dos acessórios que serão descritos mais adiante.

5. Pratique a pilotagem

Se você é um motociclista inexperiente ou está planejando uma viagem longa, faça alguns passeios menores para ganhar confiança e testar suas habilidades na moto estradeira.

Viajar é bom

6. Descanse bem na véspera

Certifique-se de estar descansado antes de iniciar a viagem, afinal, a fadiga pode comprometer sua capacidade de reação na estrada ou então diminuir o prazer da pilotagem ao longo do trajeto.

7. Informe-se sobre as regras locais

Conheça as leis de trânsito e regulamentos específicos para motociclista no local, estando ciente das diferenças nas regras de trânsito, como Zona Azul para moto, pedágio, faixas especiais e etc. em outras regiões ou países, se aplicável.

8. Mantenha-se conectado

Mantenha seu celular carregado e tenha um plano de comunicação em caso de emergência. Além disso, pode ser interessante considerar utilizar um dispositivo de rastreamento de veículo para maior segurança.

9. Consulte a situação da sua moto

Evite multas e retenção da moto conferindo se está regularizada junto ao Detran. Afinal, circular com o veículo sem licenciamento é infração gravíssima e pode acabar com o seu passeio. 

Viajar é bom

Por isso, acesse o site do DOK, consulte a placa da sua moto agora mesmo gratuitamente e regularize a situação do seu veículo em até 12 vezes, de forma prática, fácil e livre de burocracias.


Saiba mais sobre viagens

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


O que levar na viagem de moto?

Para uma longa viagem de moto segura e confortável, é muito importante carregar consigo alguns itens essenciais. Confira a lista dos principais a seguir: 

  • Equipamento de segurança: capacete de qualidade, luvas resistentes, jaqueta e calça de proteção, botas adequadas e protetores adicionais;
  • Ferramentas e kit de emergência: conjunto básico de ferramentas, kit de reparo de pneus e itens para emergências mecânicas, além de remédios e curativos rápidos;
  • Vestimenta: roupa de chuva, protetor solar e óculos de proteção;
  • Bagagem: bolsas específicas para motocicleta, resistentes à água, e saco impermeável, como o ziploc, para proteger eletrônicos e papéis;
  • Navegação e comunicação: GPS ou suporte para smartphone, comunicador Bluetooth para capacete;
  • Documentos: carteira de motorista, documentos da moto e identificação pessoal, cópias de documentos importantes;
  • Higiene e cuidados pessoais: produtos de higiene pessoal, desinfetante para as mãos e lenços umedecidos;
  • Alimentação e hidratação: garrafa de água reutilizável e lanches nutritivos;
  • Eletrônicos: carregadores e power bank já carregados;
  • Dinheiro e contatos de emergência de fácil acesso.
Infográfico sobre o que levar na viagem de moto | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Acessórios para turbinar sua viagem de moto

Além dos acessórios de segurança que já falamos no nosso blog, existem outros que podem ser uma boa escolha para elevar o conforto, praticidade e tranquilidade da sua viagem de moto. 

Já tem o próximo destino? | DOK

Confira a seguir alguns deles:

Lugares para viajar de moto

O Brasil oferece uma variedade incrível de destinos para viajar de moto, desde paisagens montanhosas e estradas sinuosas até praias paradisíacas e cidades vibrantes. Por isso, pesquise com entusiasmo, motociclista!

Confira algumas das melhores opções para incluir na sua rota turística da viagem de moto:

  • Serra do Rio Rastro;
  • Serra do Rastro da Serpente;
  • Estrada dos Romeiros;
  • Serra da Graciosa;
  • Caminho do Sol.

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir tudo sobre o que fazer antes de viajar de moto: dicas de planejamento, lugares para viajar de moto, o que levar na viagem e muito mais!

Viajar é bom

Além disso, também ficou por dentro da praticidade que o DOK tem a oferecer para você na hora de regularizar o seu automóvel. Afinal, com o DOK você parcela multas, IPVA, licenciamento e outros débitos veiculares em até 12x, de maneira fácil, prática e livre de burocracias.

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: rotas de moto, aluguel de moto para viagem, moto de viagem, viagem de moto casal, mochila para viagem de moto


Perguntas frequentes sobre viagem de moto

O que levar em uma viagem longa de moto?

Para uma viagem longa de moto, leve roupas adequadas para diferentes condições climáticas, itens de higiene pessoal, alimentos e água, itens de segurança como capacete, luvas e jaqueta protetora. Não esqueça do GPS, além de celular e power bank já carregados.

Como se chama quem viaja de moto?

Quem viaja de moto é chamado de “motociclista” ou “viajante de moto”.

O que não pode faltar em uma viagem de moto?

Em uma viagem de moto, não podem faltar os itens essenciais de segurança, como capacete, luvas, jaqueta protetora e botas adequadas. Também se certifique de ter consigo os documentos da moto e identificação pessoal.



Posts relacionados