11 acessórios para motocicletas que você precisa conhecer!

Por: Gregory Packs

Publicado em 24 de janeiro de 2023 | Atualizado em 03 de maio de 2024

Capa de artigo sobre acessórios para motos | DOK Despachante; Descrição: imagem em preto e branco de pessoa de luvas segurando uma chave de roda ao lado de roda dianteira de moto. Imagem em preto e branco.

Salve, Motociclista! Pilotar moto é muito mais do que deslocamento, é um estilo de vida!

Pensando nisso, o DOK separou uma lista completa de acessórios para moto para você dar aquele upgrade na sua motocicleta! 

O que são os acessórios para moto? 

Existe uma infinidade de modelos de moto que combinam com cada perfil de piloto. Todavia, encontrar uma motocicleta, que de primeira já seja perfeita, pode não ser uma tarefa muito simples. E é bem aí que os acessórios para moto entram. 

Com o intuito de facilitar, modernizar, personalizar e trazer mais segurança, os acessórios são itens adicionais que completam a moto e, assim, quem pilota motocicleta pode ter todas as suas necessidades atendidas.  

Dica para evitar problemas

Vale ressaltar que eles se diferem da customização de motos, uma vez que essa envolve a troca de peças originais.  

Continue a leitura e fique por dentro dos equipamentos de segurança, praticidade e personalidade para sua moto custom

Acessórios de moto: Segurança 

Quem pilota moto sabe que o trânsito não é nada amigável para os motociclistas. Por isso, acrescentar itens de segurança ao veículo nunca é demais.

Além dos acessórios de motoqueiros, como alarmes, luvas, jaquetas, joelheiras, botas, capa para moto e chuva, confira a seguir, equipamentos extras para proteção no dia a dia: 

Antena corta pipa 

Super simples e responsável por salvar vidas, a antena corta pipa nada mais é que um bastão retrátil com uma ponta feita para cortar linhas. Assim, ela evita que fios de pipa, que podem estar com cerol, enrosquem e/ou cortem o tronco do motociclista. 

Esse é um item indispensável aos pilotos, principalmente em época de férias, na qual a molecada passa mais tempo brincando pelas ruas da cidade. 

Acessório para moto: antena corta pipa - DOK Despachante
Antena corta pipa – Reprodução: Extra Globo

Protetor de motor e pernas 

Outro acessório de moto indispensável é o protetor de motor e pernas. Mais conhecido como “mata cachorro”, ele pode ser encontrado em dois modelos: que protege somente o motor da moto ou com proteção estendida também ao piloto, e até mesmo com pedaleiras de descanso para pernas, pensadas para o conforto em longos trajetos. 

Esse equipamento de moto, impede que as pernas do piloto fiquem presas entre o veículo e o chão em quedas laterais, evitando fraturas ou danos maiores aos membros do motociclista. Também pode servir para tornar a moto mais estilosa.  

Acessório de moto: protetor de motor e pernas com pedaleira para descanso - DOK Despachante
Protetor de motor e pernas com pedaleira para descanso – Reprodução: QC Veículos

Imobilizadores de moto 

Também chamado de cadeado para moto, esse recurso funciona como um dispositivo antifurto e impede o funcionamento da motocicleta, a não ser que ela esteja com a chave correta.

Assim, os macetes usados para dar partida na moto e furtá-la não dão certo.

Equipamento para moto: imobilizador de chave de ignição de moto -  DOK
Imobilizador de ignição de moto – Reprodução: Mercado Livre

Protetor de manete para a moto 

É um acessório muito interessante que protege o manete da moto, isto é, evita o acionamento do freio em caso de colisão lateral.  

Dessa forma, o protetor de manete impede que o motociclista seja arremessado do veículo por conta da frenagem inesperada em situação de velocidade.

Seja motocross, trilha ou MotoGP, esse item é obrigatório em campeonatos de motovelocidade e essencial para os pilotos que adoram um corredor.

Acessório para moto: protetor de manete - DOK Despachante
Protetor de manete – Reprodução: Andar de Moto Brasil

Equipamentos para moto: Praticidade 

Com certeza, você que anda de moto já desejou ter um baú nos dias que pilotou com a sacola do mercado no guidão, não é mesmo?  

Pois é, mas os acessórios de moto que tornam o dia a dia mais prático não param por aí, como baús e carretinhas para moto. Confira alguns outros: 

Suporte para GPS

Grande parceiro de entregadores, o suporte para GPS ou suporte de celular é um acessório que facilita, e muito, a rotina dos motoqueiros.

Afinal, ele possibilita a visualização do trajeto no mapa do celular e a proteção do aparelho telefônico de uma só vez. 

Artigo para motociclistas: suporte de GPS para moto - DOK
Suporte para GPS para moto – Reprodução: Shopee

Carregador solar de celular 

Mais um grande aliado de motoboys e motogirls, o carregador solar pode ser acoplado ao guidão e garantir que o celular não te deixe na mão por conta da bateria.  

Artigo para motoqueiros: carregador de celular portátil e solar - DOK
Carregador solar portátil – Reprodução: UOL

Baú para a moto 

O baú para moto já é um velho conhecido e, mesmo com o passar do tempo, ele continua sendo muito útil! Além dele, também é possível equipar o veículo com alforges, que têm a mesma função, mas acabam sendo mais espaçosos e estilosos, principalmente viagens de moto.

Para evitar o choque do alforge com carenagem, roda traseira e até mesmo outro alforge, dependendo da carga, é possível adquirir também um afastador de alforge.  

Ainda, se você possui uma moto triciclo, que possui um espaço mais limitado, um baú ou alguns alforges são uma ótima adição.

Bolsa magnética 

Também com função de armazenamento, a bolsa magnética é um dos acessórios para moto que garantem ainda mais praticidade, uma vez que é fixada por meio de ímãs ao tanque de combustível.

Dessa maneira, ela funciona como uma versão reduzida e portátil dos alforges. Além disso, ela mesma pode contar com o suporte para GPS em alguns modelos. 

Bolsa magnética fixada ao tanque: acessório de moto - DOK Despachante
Bolsa magnética para moto – Reprodução: Mercado Livre

Cavalete de moto 

Não são todas as motocicletas que contam com o cavalete central, que é diferente do pezinho, nome popular do cavalete lateral. Esse tipo de cavalete para moto é muito útil na hora de evitar que o veículo tombe com facilidade

O cavalete central pode ser adicionado à maioria das motocicletas que não o têm de fábrica, e é essencial para manter o alinhamento dos carburadores das motos com motor em linha

Além disso, o cavalete central oferece muito mais estabilidade ao veículo parado, proporcionando mais oportunidades de vagas de estacionamento e maior proteção aos pneus.

Por último, algumas motos tipo scooter pesadas têm problemas com o cavalete, então é sempre bom se atentar com esse acessório.

Acessórios para motos: cavalete central - DOK Despachante
Cavalete central – Reprodução: Mercado Livre

Saiba mais sobre Motocicletas 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Artigos para motociclistas: Personalidade 

Cair na estrada é bom, mas é ainda melhor com uma moto cheia de estilo e personalidade. Por isso, há uma infinidade de artigos para os motociclistas deixá-la do seu jeito. Confira alguns exemplos a seguir: 

Capacetes personalizados 

Icônicos, autênticos e até mesmo excêntricos, os capacetes personalizados roubam a cena por onde passam. As possibilidades são imensas: tranças, orelhas, chifres, adesivos e muito mais. Contudo, tenha cuidado, o capacete para uma motocicleta esportiva é diferente de um para moto para passeio.

Veja só alguns tipos de capacete: 

Trança chicana 

O chicote no manete não é muito comum no Brasil, mas, principalmente nos Estados Unidos, as tranças chicanas servem para identificar motoclubes e chegam até ser proibidas em alguns estados.  

Além desse acessório, existem outras práticas comuns de grupos de motoqueiros, como colocar cruzes, lenços ou bandanas amarrados na canela ou guidão de moto e até mesmo fotografias.  

Trança chicana em moto customizada - DOK Despachante
Trança chicana em moto customizada – Reprodução: Dark Choppers

Posso tomar multa por acessórios para moto? 

Existem equipamentos de segurança que são obrigatórios às frotas de veículos e que são regulamentados pela Resolução CONTRAN nº 912 de 28/03/2022.  

Dessa forma, os artigos de moto adicionais jamais devem bloquear, impedir o funcionamento de mecanismos obrigatórios ou fugir dos parâmetros descritos pelo Contran.

Se essas normas forem descumpridas, o proprietário do veículo poderá ser penalizado conforme o Art. 230 do CTB da seguinte maneira: 

  • Tipo da infração: grave;
  • Multa: R$195,23;
  • Pontos na CNH: 5.

Como resolver multas de acessórios para moto? 

Acabou se empolgando com acessórios para moto e infringiu alguma norma de segurança? Pode ficar tranquilo que com o DOK você parcela multas de trânsito em até 12x, usando ao mesmo tempo até seis cartões de crédito diferentes.  

Tudo isso de maneira prática e em poucos cliques. Veja como é fácil, no tutorial abaixo: 

  • Acesse nosso site ou app;
  • Preencha o formulário do topo da página com a placa do veículo e um e-mail válido;
  • Clique em “Consulte Grátis”;
  • Logo em seguida, todas as despesas veiculares em aberto serão mostradas e você poderá escolher quais e como pagar;
  • Complete os dados solicitados, confira todas as informações e finalize;
  • Prontinho! É só aguardar a aprovação do pedido!

Conclusão  

Neste texto, você pôde conhecer três categorias de artigos para moto: acessórios de segurança, praticidade e personalização, além de exemplos, fotos e a multa relacionada ao Art. 230 do CTB. 

Agora que você já sabe como dar um upgrade na sua moto, conheça mais sobre acessórios para carroartigos para bicicletas

Gostou desse conteúdo? Não quer perder nenhuma novidade? Então acesse nosso blog para ler outros artigos e siga nossas redes sociais: InstagramFacebook, YouTube e LinkedIn.   

TAGS: equipamentos para moto / peças e acessorios para moto / tudo para motos / coisas para moto 


Perguntas frequentes sobre Acessórios para Moto 

Quais são os principais acessórios para moto? 

Os principais equipamentos de moto são: antena corta pipa, protetor de motor e pernas, suporte para GPS e baú. Leia o artigo e confira muitos outros!

Antena corta pipa é obrigatória? 

Não, a antena corta pipa não é obrigatória, porém muito recomendada, uma vez que é responsável por salvar a vida de muitos pilotos, pois evita mortes, lesões ou amputações devido ao cerol.

Para que serve o “mata-cachorro” da moto? 

O “mata cachorro” é o nome popular do protetor de motor e pernas, o qual, como o próprio nome diz, tem função de proteger o motor de impacto com o chão e, também, de evitar o esmagamento da perna do piloto em caso de quedas laterais.



Posts relacionados