Puxar documento de moto: saiba como consultar seus débitos

Por: Gregory Packs

Publicado em 06 de abril de 2022 | Atualizado em 17 de abril de 2024

puxar documento de moto DOK Despachante

Salve, Motorista! Você já sabe como puxar o documento de moto e qual a importância desse procedimento?

Se ainda não sabe, pode ficar tranquilo, pois explicaremos todos os detalhes neste artigo. Portanto, leia até o fim e fique por dentro do assunto!

O que é puxar documento de moto?

Quando dizemos “puxar documento de moto”, na verdade, estamos falando sobre consultar débitos veiculares e possíveis restrições. Essa verificação é muito importante para saber se a motocicleta está regularizada antes de comprá-la.

Além disso, ao puxar o documento, você também consegue ver se o licenciamento, IPVA, seguro DPVAT e possíveis multas de sua moto estão em dia. Assim, mesmo se a notificação de autuação não chegar em seu endereço, será possível identificá-la para pagar dentro do prazo.

ipva 2024

Ao puxar o documento da moto e identificar as pendências, você evita o pagamento de juros e outros possíveis problemas, incluindo a apreensão do veículo se o licenciamento estiver vencido ou a inscrição na dívida ativa por IPVA atrasado.

Como puxar documento de moto?

É possível puxar o documento da moto no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado, no portal do Senatran (antigo Denatran) ou em uma empresa credenciada ao órgão, como o DOK. Por meio da última opção, há como fazer a verificação usando apenas a placa do veículo.

Já para fazer o procedimento no site das entidades, você precisa informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) da motocicleta desejada, o qual pode ser encontrado no canto superior esquerdo do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Puxar documento pela placa

A princípio, não há como puxar o documento da moto pela placa no portal do Detran, pois também são exigidos outros dados. Entretanto, isso é possível em despachantes online, como o DOK, onde você pode consultar a situação do veículo dentro de poucos minutos, basta seguir o tutorial abaixo:

  • Acesse o site do DOK;
  • No formulário de consulta disponível no topo da página, informe a placa da moto e um e-mail válido. Em seguida, clique em “Consultar Grátis”;
  • Por fim, todos os possíveis débitos da moto serão mostrados e você poderá pagá-los em até 12 vezes com diferentes cartões de crédito. Há também como regularizar as taxas à vista via PIX ou por meio de boleto bancário.

Puxar documentação pelo Renavam

Para puxar a documentação da moto pelo Renavam, você terá que estar com o CRLV (documento do veículo) em mãos, seja na versão física ou digital.

Vale ressaltar que em ambas as versões o registro nacional contém 11 dígitos e está disponível no canto superior esquerdo do certificado.

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) DOK

Site para puxar documento

Para fazer a consulta dos débitos veiculares de sua motocicleta ou de terceiros, você poderá acessar o portal do Senatran, o site do Detran do estado de registro do veículo ou procurar uma empresa online credenciada ao órgão, como o DOK.

Detran: puxar documentação

Para puxar o documento pelo Detran, você terá que acessar o portal do órgão referente ao estado em que a moto está registrada. Como cada instituição apresenta um endereço de site semelhante, basta digitar “www.detran.[SEUESTADO].gov.br” na barra de endereços de seu navegador.

No entanto, é preciso trocar “[SEUESTADO]” pela sigla do estado desejado. Com isso, se a motocicleta for de São Paulo, o site do Detran responsável será o seguinte: www.detran.sp.com.br.

Após de acessar o site do Detran São Paulo, siga o tutorial abaixo para puxar a documentação da moto:

  • Na página inicial do órgão, procure por “Veículos”;
  • Selecione o serviço “Pesquisa de débitos e restrições” no topo da página;
  • Em seguida, selecione a opção “Seu veículo” ou, caso não queira se cadastrar, clique em “Veículo de terceiros”;
  • Por fim, realize o login ou cadastro com CPF ou CNPJ.

No Rio Grande do Sul, acesse o portal do Detran e localize a área de “Veículos”. Então, clique no tópico “Consulta de veículo” e entre com a sua conta gov.br na nova tela.  

Em Santa Catarina, após entrar no site do Detran do estado, localize a área de “Serviços mais acessados” e clique em “Consulta Veículos”. Na próxima tela, é só inserir a placa e Renavam da moto.  

Já no Rio de Janeiro, é preciso acessar o site do Detran e clicar na aba “Infrações”. Em seguida, selecione a opção “Consulta de Infrações do Veículo” na coluna à esquerda. Logo depois, preencha as lacunas com o Renavam e o CPF ou CNPJ. 

No Detran de Minas Gerais, é um pouco diferente. No site do órgão, você precisa selecionar a aba “Veículos”, e, em seguida, selecionar a opção “Consultar Situação do Veículo” na área “Situação do Veículo”. Por fim, preencha as lacunas no fim da página com a placa e chassi da moto. 

Por último, no site do Detran do Paraná, clique no bloco “Extrato de Veículo”. Então, na próxima tela, é só inserir o Renavam do veículo e fazer a pesquisa.  

Como puxar documento pelo celular

A maioria dos órgãos possui o próprio app, o qual pode ser encontrado na loja de aplicativos do seu smartphone ou de qualquer outro dispositivo móvel. Para facilitar, explicaremos como usar o aplicativo do Detran-SP. Confira:

  • Na loja de aplicativos de seu celular, busque por “Detran.SP” e instale o app;
  • Depois de baixar o aplicativo, faça o login com o mesmo cadastro feito no portal do órgão;
  • Em seguida, procure pela opção “Meus veículos”. Feito isso, clique em “Novo”, informe a placa e o Renavam da moto e aperte o botão “Salvar”;
  • Por fim, todos os possíveis débitos, multas e restrições serão mostrados. Para quitá-los, você poderá recorrer aos bancos conveniados ao Detran ou procurar formas facilitadas de pagamento em empresas credenciadas, como o DOK.

Aplicativo para puxar documentação

Conforme mencionado no trecho anterior, o Detran de cada estado tem o próprio aplicativo. Dessa forma, os procedimentos para puxar o documento da moto podem ser diferentes na plataforma disponibilizada por cada órgão.

Em geral, os aplicativos apresentam botões com os seguintes nomes: “consulta de débitos veiculares”, “consulta consolidada” ou “extrato de veículo”. Portanto, você deverá selecionar uma das opções citadas para puxar a documentação da motocicleta.

No caso de São Paulo, serão exigidos o Renavam e a placa do automóvel. Porém, o aplicativo do Detran de outros estados também pode solicitar o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o chassi da moto. Por isso, é importante ter a habilitação e o CRLV em mãos.

Consultar documento no aplicativo do DOK

Para facilitar o processo de consulta de débitos veiculares e restrições, o aplicativo do DOK permite puxar o documento de moto apenas pela placa. Saiba como:

  • Vá até a loja de aplicativos de seu celular, procure pelo aplicativo “DOK Despachante” e faça a instalação;
  • Feito isso, abra o aplicativo, informe um e-mail válido e o seu celular;
  • Depois de se cadastrar, clique em “Consultar com placa ou RENAVAM”, digite a placa da moto no campo em branco e selecione o botão “Consultar”;
  • Por fim, todos os possíveis débitos da motocicleta aparecerão.
Infográfico sobre como puxar documento de moto pela placa | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais sobre licenciamento

Caso você tenha outras dúvidas sobre licenciamento, nós publicamos outros artigos que podem te ajudar. Confira:


Fazer documento de moto: tudo sobre como documentar seu veículo

Para documentar sua moto, é necessário procurar o Detran. Segundo o artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), depois alterado pela Lei n. 14.071/20, o procedimento deve ser feito em até 30 dias depois da emissão da nota fiscal.

Conduzir sem CNH ou Permissão para Dirigir é uma infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a multa de R$ 880,41 e detenção do veículo. 

Como fazer documento de moto zero km

Se você acabou de adquirir uma moto zero-quilômetro, é preciso estar atento para não perder o prazo obrigatório de registro na base do Detran. Por isso, é aconselhável procurar o órgão assim que estiver com a nota fiscal da motocicleta, pois moto sem placa é considerado infração gravíssima.

Na maioria dos estados, serão exigidas as seguintes documentações para registrar a motocicleta:

  • Cópias das notas fiscais (do fabricante e de revenda);
  • Decalque do chassi original;
  • Documento de identidade ou semelhante;
  • Comprovante de endereço.

Em alguns estados, o procedimento pode ser iniciado pela internet. Porém, é preciso ir até um posto de atendimento do Detran para atribuir os dígitos da placa, gerar o formulário e obter o valor do IPVA e do seguro DPVAT, quando em vigor. 

Em seguida, a entidade irá analisar os documentos itens para expedir o Certificado de Registro do Veículo (CRV). A partir disso, será possível emplacar a moto e gerar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em meio eletrônico (CRLV-e). Dessa forma, você poderá puxar o documento da moto a qualquer momento.

Documento de motocicleta valor

Para gerar o CRV, será preciso pagar o valor do primeiro registro do veículo. Além disso, é necessário quitar o IPVA, o seguro DPVAT e a taxa referente ao emplacamento da motocicleta. No entanto, vale lembrar que o DPVAT não foi cobrado em 2021, 2022 e 2023.

Além disso, a moto terá que passar por vistoria em uma empresa credenciada ao órgão para comprovar a legitimidade e segurança do veículo. Todos os passos citados devem ser feitos em até 30 dias após a compra.

Assim como as demais taxas, o valor para emissão do primeiro documento do automóvel varia de acordo com cada estado. Por isso, não há um preço único válido para todo o país.

No estado de São Paulo, por exemplo, o primeiro registro veículo custa R$ 432,49. Sendo assim, é aconselhável acessar o Detran de seu estado para conferir o custo do procedimento.

2ª via documento de moto

Desde 2021, o CRV digital é realidade no Brasil. Unificado com o CRLV, o documento está disponível para acesso em todo o país e pode ser salvo no seu celular. Basta baixar e se cadastrar no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. 

Contudo, ainda existem estados que emitem o documento em papel por uma taxa. É preciso consultar o Detran e procurar por mais informações e instruções. Ainda, você pode imprimir o CRLV-e em casa. 

Imprimir documento de moto

Se você gosta de deixar o documento no baú da moto, saiba que, atualmente, o CRV deixou de ser impresso em papel-moeda. Além disso, o CRV e o CRLV tornaram-se um só documento: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e).

Agora, o documento do veículo pode ser impresso em casa ou em qualquer outro lugar de sua preferência. Para isso, basta acessar o site do Detran de seu estado ou o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito para baixar o CRLV-e em PDF.

Na hora da impressão, é importante verificar se o documento será impresso em página única. Também é preciso estar atento a possíveis erros que comprometam a legibilidade do QR Code, pois esse código assegura a veracidade do certificado.

Como transferir documento de moto

Para transferir o documento da motocicleta a um novo proprietário, é preciso fazer uma solicitação no Detran do estado em que o veículo está registrado e pagar a taxa referente ao serviço. Vale destacar que o procedimento pode ser diferente em cada órgão.

Em geral, o veículo a ser transferido terá que passar por vistoria e precisa estar sem restrições e com todos os débitos regularizados para que o procedimento seja realizado.

Segundo o CTB, a comunicação de venda deve ser feita em até 30 dias para que o novo dono da moto não seja prejudicado. Caso contrário, o antigo proprietário será multado em R$130,16 e terá quatro pontos adicionados à habilitação.

Documentos para transferência de motocicleta

O documento utilizado para a transferência de moto é a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), que pode ser encontrada no verso do CRV em papel-moeda ou no CRLV-e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Para fazer a transferência, será preciso preencher o verso do CRV ou imprimir a ATPV-e e preenchê-la. Em ambos os casos, será necessário reconhecer firma em cartório por autenticidade do comprador e do vendedor da moto.

Vale destacar que a transferência só poderá ser feita após a vistoria da motocicleta. Além disso, todos os débitos da moto devem estar regularizados. Com o veículo em dia, será preciso pagar a taxa referente ao serviço e fazer a entrega dos documentos exigidos pelo Detran.

Veja, a seguir, os documentos exigidos pelo Detran do estado de São Paulo:

  • Documento de identidade original e CPF (original);
  • Comprovante de endereço (original);
  • Documento de propriedade do veículo devidamente preenchido e com firma reconhecida por autenticidade do vendedor e do comprador;
  • Laudo de vistoria da moto;
  • Comprovante de pagamento de débitos (impostos, multas ou taxas pendentes).

Parcele seus débitos em até 12 vezes com até 6 cartões diferentes

Se depois de puxar o documento de sua moto, você tiver identificado que está com débitos em atraso, fique tranquilo, o DOK te ajuda! Com o DOK, é possível pagar online todas as taxas em até 12 vezes, utilizando seis cartões de crédito diferentes.

Se preferir, você pode dar uma entrada por boleto bancário e parcelar o restante no cartão. Há também como fazer o pagamento à vista via PIX, basta escolher qual opção é a mais viável. Para regularizar as taxas com o DOK, siga o tutorial abaixo:

  • Acesse o site do DOK;
  • No formulário de consulta disponível no topo da página, informe a placa da moto e um e-mail válido. Em seguida, clique em “Consultar Grátis”;
  • Na próxima tela, serão mostrados todos os débitos. Para quitá-los, clique em “Escolher forma de pagamento”;
  • Na página seguinte, escolha uma das opções: “Cartão”, “Boleto”, “Boleto + Cartão” ou “PIX” e clique em “Continuar”;
  • Por fim, confira se todas as informações estão corretas e clique em “Finalizar pedido”. Após concluir todos os processos, basta aguardar a aprovação do pagamento.

Além disso, com o DOK, você evitará filas e toda a burocracia relacionada ao pagamento de débitos veiculares, pois a regularização das taxas pode ser feita no conforto de sua casa, basta ter um computador ou celular com acesso à internet em mãos.

Conclusão

Motorista, como você pôde notar, puxar o documento de moto no site do Detran, no portal do Senatran ou em uma empresa online credenciada é muito importante para identificar possíveis pendências relacionadas ao veículo desejado.

Assim, há como ver se há licenciamento, IPVA, seguro DPVAT e multas em atraso. Desse modo, caso a notificação de autuação não chegue em seu endereço, você poderá pagar a penalidade e evitará possíveis problemas, incluindo juros e apreensão do automóvel.

ipva 2024

No mais, também é possível puxar o documento da moto de terceiros. Com isso, antes de comprar uma motocicleta seminova, será possível identificar se existe qualquer pendência relacionada ao veículo. Dessa forma, você pode evitar cair em uma “furada”.

Por fim, se precisar pagar as taxas de sua moto, você poderá contar com as facilidades do DOK. Assim, ao contratar a empresa, será possível parcelar os débitos em até 12 vezes, com seis cartões de crédito diferentes.

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais InstagramFacebook, YouTubeTikTok e LinkedIn.

Tags: consultar documento de moto, consultar documento de moto pela placa, consultar moto de terceiros


Perguntas frequentes sobre puxar documento de moto

Como puxar documento de moto pela internet?

Para puxar o documento de moto pela internet, você pode acessar portal do Detran de seu estado, site do Senatran ou procurar por um despachante online, como o DOK. No portal das entidades, será exigido o Renavam do veículo, além de outros possíveis dados, incluindo chassi e número da CNH. Já com o DOK, a consulta pode ser feita apenas pela placa da motocicleta.

Como puxar documento de moto pela placa?

Geralmente, o Detran não oferece formas de puxar o documento de moto pela placa, visto que também é exigido o Renavam do veículo em questão. No entanto, é possível fazer o procedimento com o DOK, onde você terá que informar apenas a placa da motocicleta e um e-mail válido.

Por que devo consultar o documento de moto?

Consultar o documento da moto é importante para verificar se existem débitos relacionados à moto. Com isso, você pode ver se a motocicleta que deseja comprar está regularizada. Caso o automóvel seja seu, será possível identificar possíveis pendências.



Posts relacionados