Corrida de moto: modelos para corrida esportiva e mais

Por: Gregory Packs

Publicado em 11 de novembro de 2022 | Atualizado em 16 de fevereiro de 2024

esportes com motocicleta, corrida de moto

Ei, Motociclista! Como um bom apaixonado por motos, o estilo radical faz parte da sua personalidade e temos certeza de que no esporte não é diferente, já que o auge dos esportes radicais são as corridas de moto.

Com diversas modalidades e circuitos, as corridas de moto vão de off-road (fora da estrada) à on-road (na estrada), o que interfere diretamente nos modelos de moto para cada categoria. Falaremos mais sobre isso ao decorrer deste artigo.

O que é corrida de moto?

As corridas de moto são esportes radicais com veículos automotores, como as corridas de carro, por exemplo. O primeiro registro de uma corrida de moto foi em 1879, mas não é nada parecido com o que é hoje.

O mais próximo seria o que conhecemos como a categoria motocross, que ganhou esse nome em 1920 e se popularizou bastante no mundo inteiro.

Existem alguns pontos importantes para entender antes de falarmos das modalidades de corrida, que são os terrenos onde elas são praticadas.

A classificação é feita entre off-road e on-road, ou seja, dentro da estrada e fora da estrada. O que elas têm em comum é que as motos utilizadas são exclusivas para cada uma delas e não permitem garupa, apenas o piloto se mantém em cima da moto.

Mantenha seu veículo em dia!

Modalidades de corrida de moto

Antes de apresentar as modalidades e suas categorias, é importante ressaltar a diferença entre as corridas de motovelocidade e as competições de manobras.

As corridas de velocidade prezam principalmente pela potência das motos. Dessa forma, os modelos utilizados variam em cilindradas de acordo com a categoria da corrida.

Já nas competições de acrobacias, o critério principal é a performance do piloto e a maneira que ele utiliza a moto para realizar os objetivos da disputa.

Motocross

O motocross é uma modalidade esportiva de corrida de moto off-road, isto é, fora do asfalto. O terreno varia de acordo com a categoria e o tipo da moto também.

No Brasil, quem domina os pódios da competição é a equipe de Racing da Honda, logo atrás vem a representante da Yamaha, Monster Energy Geração. São as duas maiores equipes do país.

Freestyle motocross

“Estilo livre” na tradução para o português, o Freestyle é uma categoria dentro do motocross, na qual pontua o piloto que fizer as manobras mais autênticas, sem esquecer da excelência na execução, claro.

Mantenha seu veículo em dia!

Super Cross

Podemos pensar no Super Cross como uma variação do motocross criado nos Estados Unidos. O conceito é o mesmo que já falamos aqui, porém, o foco são as diferenças entre eles.

Essa modalidade também é off-road, mas o circuito tem obstáculos que vão além do terreno natural que já é difícil, uma vez que, são apresentadas uma quantidade maior de rampas, criadas de forma artificial no espaço. Como o circuito é menor, a duração também é mais curta.

Trilha

Mais conhecida no estrangeirismo, a modalidade Trail (trilha – traduzido para o Português) é uma corrida de baixa velocidade que exige extremo controle do piloto. Poderia dizer que é como uma dança entre a moto e o condutor, pois passam a impressão de serem uma coisa só.

Nessa variação de corrida, não se pode pisar no chão ou cair. O controle da moto é a chave. A título de curiosidade, as motos utilizadas nessa modalidade também levam o nome de Trail, são as motos de trilha.

Enduro FIM

Por ser praticada no mesmo tipo de terreno, Enduro é uma variação da categoria de trilha. Seu nome vem do francês “resistência”, e é isso que é avaliado durante a prova, o quão consistente é a performance do piloto dentro do percurso.

Hard enduro

“Hard enduro” é a junção da adrenalina do motocross e da resistência das provas de Enduro, acrescentando dez níveis de dificuldade. Sobretudo, é formulado por obstáculos intransitáveis e pode durar horas ou até dias.

Mantenha seu veículo em dia!

O que é campeonato de Motovelocidade

Como o próprio nome diz, a motovelocidade é onde os pilotos disputam quem é o mais veloz nas pistas. Essa modalidade é on-road e geralmente é realizada em autódromos de corridas.

É considerada de alto risco, ainda mais pela velocidade que as motos alcançam, entretanto, tem o coração do público. A adrenalina é tão contagiante que chega até aos games da criançada, sendo considerado como um dos jogos mais procurados.

Moto GP e Super moto

Moto Grandprix foi a primeira categoria da motovelocidade a ser oficializada e se tornou o campeonato mundial do esporte. Com sua bagagem histórica, a modalidade que se iniciou na Europa, é o campeonato mais “tradicional” da motovelocidade.

Já a Super Moto, é bem mais jovem no campeonato mundial, com apenas seis anos desde a primeira edição. No Brasil, os campeonatos regionais e nacionais começaram em 2006.

Existe corrida de moto e carro junto?

Mesmo parecendo muito empolgante, até o fechamento deste texto, não foi possível encontrar nenhuma informação ou corrida oficial que envolva os dois automotores e, se pensarmos bem, o nível de perigo excederia tudo o que conhecemos nos esportes radicais.

Qual a corrida de moto mais perigosa do mundo?

E por falar em perigo, você sabe qual é a corrida de moto mais perigosa já realizada?

Quer manter seu veículo em dia?

Entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, a ilha Man TT é a localização de uma corrida de moto insana que acontece todos os anos, desde 1907. O circuito tem 60,7km ao total e é construído em terrenos diversos, e deve ser concluído na maior velocidade possível.

Existem 259 casos de acidentes fatais na corrida. Nos últimos dois anos, por conta da Covid-19, as atividades foram suspensas, entretanto, este ano já foram reativadas e existe registro de mais uma vítima.


Saiba mais sobre Motociclistas:

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai gostar de saber disso. Confira:


Moto de corrida: descubra os modelos mais utilizados

Mesmo que, por conta da fama, hoje em dia seja comum ver nas ruas alguns modelos muito parecidos com os das pistas, todas as motos utilizadas nas corridas são feitas somente para essa finalidade e têm suas particularidades.

A seguir, vamos ver alguns dos modelos usados no MotoGP 2022.

O que essas motos têm de beleza, também têm de potência e estrutura para as pistas. Mas não vamos nos prolongar muito para você não se apaixonar ainda mais por essas verdadeiras máquinas.

Mantenha seu veículo em dia!

Moto de corrida de trilha

As motos para corrida em solo off-road são chamadas de Trail (trilha) e sofrem alterações para cada categoria do esporte por conta do solo e das manobras exigidas.

A Moto de corrida mais rápida do mundo

Quando falamos de motocicletas esportivas, a Kawasaki é tradicional, sendo conhecida até pelos leigos do motociclismo.

A Ninja H2R, produzida apenas para as pistas de corrida, tem um motor de 326 cavalos e chega a atingir até 400km/h. Muita coisa, né?!

Imagem da moto de corria Ninja Kawasaki H2R | DOK Despachante
Kawasaki Ninja H2R – Reprodução Kawasaki

Existe também, a versão para as ruas urbanas, a Ninja H2, que alcança até 326km/h, bem acima do permito pelas leis de trânsito. Com uma dessas é muito fácil se empolgar, não é mesmo? Então, fazer uma consulta no documento da sua moto é sempre importante.

E se você não tem uma moto de corrida, mas pretende equipar a sua para deixar mais com a sua cara, confira nosso artigo sobre acessórios de motocicleta.

Onde assistir corrida de moto?

Agora que você já conhece o básico sobre o mundo das corridas de moto e com certeza ficou com vontade de acompanhar os campeonatos, temos algumas indicações de onde assistir na televisão. Confira:

Mantenha seu veículo em dia!
  • Moto GP (SporTV);
  • Mundial Superbike (ESPN+);
  • MXGP- Mundial de Motocross (BandSports).

Conclusão

O mundo dos motociclistas é apaixonante, não é? As corridas de moto ganharam um espaço enorme dentro do esportivo e vêm se potencializando em diversas modalidades e categorias.

Mesmo com origem europeia, a força do motociclismo esportivo é mundial e ocorrem campeonatos no mundo inteiro. Mas o que faz sucesso mesmo são as motos! Muitos modelos que vemos nas ruas hoje, foram inspirados nos veículos que estão presentes nas pistas.

Bom, eu fico por aqui, motociclista! Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre as corridas de moto. Não esqueça de conferir os artigos que separamos para você, no nosso “saiba mais” e siga-nos no Facebook, YouTube e Instagram para ficar sempre por dentro das novidades do trânsito.

TAGS: Corrida de moto no barro, Moto de corrida bmw, Corrida de moto real, Corridas loucas de motos


Perguntas frequentes sobre corrida de moto

Qual a moto mais veloz?

A moto mais rápida já produzida é a Kawasaki Ninja H2R, chegando a atingir até 400km/h.

Qual é a velocidade máxima de uma moto de corrida?

A velocidade convencional para uma moto de corrida é de 300k/h, para isso a moto precisa ter no mínimo 600 cilindradas.

Qual o peso de uma Moto GP?

O peso máximo uma Moto GP oficial é de 157kg, sem gasolina.

Qual a corrida de moto mais perigosa do mundo?

Na Islândia, a Man TT, leva o título de corrida mais perigosa do mundo, pois vale tudo! Além disso, foram registrados muitos casos de morte nessa competição.



Posts relacionados