Modelos de moto: saiba como escolher a ideal para você

Por: Gregory Packs

Publicado em 14 de setembro de 2022 | Atualizado em 22 de março de 2024

Capa do artigo modelos de moto | DOK Despachante | Descrição: duas mulheres em cima de uma moto, a que está na garupa aponta para o horizonte, ambas sorriem e usam capacete.

Ei, Motociclista! Deseja entrar para o clube dos “motoqueiros”, mas não sabe por onde começar? Vem comigo, que eu vou te ensinar tudo o que um iniciante precisa saber sobre os modelos de moto.

Existem muitas variações de moto: grandes, pequenas, com ou sem marcha, até as elétricas serão citadas neste artigo. Mas o que todas elas têm em comum são as obrigações.

Então, antes de escolher o seu modelo preferido, vou deixar um vídeo que você vai precisar assistir para saber quais débitos terá que pagar ao comprar uma moto, seja ela zero-quilômetro ou usada. Confira:

Quais modelos têm o melhor custo-benefício?

Quando falamos de custo benefício, pensamos no valor de compra, quilômetro por litro de rotação e custo da manutenção. Para fazermos essa análise, temos que separar os modelos de moto por categorias.

Mantenha seu veículo em dia!

Contudo, alguns dos modelos não se encaixam em “custo-benefício”, mais para frente, você vai entender o porquê. Então, por enquanto, vamos falar das mais populares que vemos circulando pelas ruas. Confira:

Além da separação por tipos, há também a subdivisão por cilindradas. Sendo assim, modelos diferentes podem ter a maior potência de motor, o que altera o desempenho da moto.

Modelos de moto cinquentinha

As 50cc ou “cinquentinhas” são as motos que atingem até 50km/h. Na realidade, são chamadas assim popularmente, pois não são motocicletas, mas ciclomotores. Portanto, o número de cilindradas não as classifica como motos.

A cinquentinha mais famosa do mundo é a linda Vespa, que ganhou fama mundial por ser a primeira scooter lançada após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, na Itália. A ciclomotor foi nomeada assim, pois seu criador, Corradino D’Ascanio, disse que o barulho motor se assemelhava ao de um inseto.

Agora que já relembramos qual é esse modelo de moto, vamos ver quais 50cc estão no mercado hoje. Podemos começar com a DAFRA zig, por exemplo, que faz 67 quilômetros por litro e você encontra à venda por volta dos R$5 mil.

O último lançamento de ciclomotor da Shineray foi a JET 50, a marca a descreveu como “mais potente”, mesmo sendo uma 50cc. Desse modo, o modelo chegou às ruas em 2022 custando R$8.290.

Modelo de moto vespa clássica 50cc | DOK Despachante
Vespa clássica – Reprodução: www.vespa.com

Modelos de moto 150

As motos 150cc podem ser consideradas de entrada, pois são as mais comuns nas ruas brasileiras e a mais conhecida. Entre elas está a CG 150 da Honda, um sucesso de vendas. Desde seu lançamento, que ocorreu em 2004, o modelo ainda é uma ótima opção para quem busca economia.

A segunda na nossa lista de motos 150cc com bom custo-benefício é a Factor 150, famosa nos fóruns de motos na internet por ser econômica e confortável de pilotar, além do seu design muito bonito, que contém diversos detalhes em comparação aos concorrentes de linha.

Moto street

Existem diversos modelos de moto, cada um com características próprias para atender variados públicos. A moto street, que significa “rua” em português, é como o nome sugere: uma classe feita para circular pelas vias urbanas da cidade.

As motocicletas do tipo street podem variar de 150 a 500cc, isso depende da marca escolhida. Entretanto, as mais compradas são as com menor cilindrada por conta do custo mais baixo.

Modelos de moto 160

Os modelos da Honda ganham destaque quando se trata de motor com 160cc. A popular CG Titan 160 é uma das versões da moto mais famosa do Brasil, uma street com tanque de 14,6 litros e consumo de 41km/L, que não sai do ranking das mais econômicas.

Para os fãs de motos mais altas e robustas, tem também um dos últimos lançamentos da Honda, a NXR 160 Bros ESDD, além de muito bonita e com tanque de 12 litros, a Trail de entrada da marca tem painel digital e suspensão de alta absorção.

Assim, é indicada para múltiplos terrenos. Então, se você gosta de se aventurar em estrada de terra, essa é uma excelente opção.

Modelos de motos 250 cc

As motos de 250cc, mesmo se tratando dos modelos de entrada (mais básicos), costumam ter um custo um pouco maior do que as já apresentadas neste artigo. Entretanto, não há uma diferença tão relevante no valor final.

Quando o piloto escolhe uma 250cc, ele procura se manter na mesma “família” da sua moto anterior para não se deparar com uma mudança muito drástica. A Yamaha, por exemplo, é uma marca muito popular entre os motoqueiros de primeira viagem. Por isso, vamos falar da sua evolução para cilindradas maiores.

A Yamaha Fazer 250, por exemplo, tem um design sofisticado que lembra as motocicletas esportivas de 300cc. A representante da marca japonesa do segmento de naked street tem um bom desempenho para o uso na cidade e rodovias, atingindo o limite de 150 km/h.

Dessa forma, a Fazer comporta as necessidades dos que a têm como meio principal de transporte. Quando se trata de consumo de combustível, a naked faz entre 31 km/L a 21 km/L, alternando entre gasolina e etanol.

Não vamos sair da marca japonesa, agora com a trail pequena da Yamaha, a Lander 250, que une conforto e aventura. O modelo tem um tanque relativamente grande de 13,6 litros e injeção eletrônica, com isso, a moto faz, em média, 30km/L.

Moto naked

O termo já foi citado algumas vezes durante este artigo, mas talvez você ainda não saiba o que significa. Os modelos conhecidos com naked têm como sua principal característica a falta de carenagem (estruturas que cobrem o motor).

Também conhecidas como “motos nuas”, as “nakeds” exibem seus motores e, diferente do que pensam, não é apenas por estética. Por serem pesadas para a potência do motor que carregam, esse design ajuda no desempenho.

Moto Honda 300 cilindradas
CB300 Honda Reprodução: www.carros.ig.com.br

Moto trail

Esse termo não é tão conhecido por aqueles que não são mega fãs de moto, mas diz respeito às motos de trilha. As trail têm como objetivo serem confortáveis, não à toa que seu design foi desenvolvido de tal forma. Essa é uma moto de pilotagem completamente sentada, tem uma suspensão alta e rodas de uso misto para on e off-road.

Yamaha Crosser 300 Reprodução: www.motorede.com.br

Modelos de moto elétrica

As motos elétricas estão ganhando muita ascensão nos últimos anos pela facilidade e economia que trazem. Assim, essa tecnologia está se inserindo cada vez mais em todo o mercado automotivo.

A Voltz é uma marca especializada em motos elétricas, sua produção é focada nessa tecnologia. Por isso, está a muitos passos à frente das fabricantes que estão tentando ganhar esse espaço.

As motos da Voltz têm um custo mais elevado em comparação às concorrentes. No entanto, a marca se destaca com a alta tecnologia e experiência que, até o momento, só ela carrega.

Qual tamanho de moto é ideal para o dia a dia?

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, a altura do piloto não influencia na escolha do modelo da sua moto, a não ser as pessoas fora de média (altas ou baixas demais). Já para as pessoas dentro do padrão, isso não é um problema.

Para o uso diário, o que vale mesmo é o consumo de gasolina e a prática que o piloto tem em conduzir a moto. Os modelos menores são mais fáceis de lidar no trânsito, mas, para quem tem prática, um modelo grande pode ser até mais confortável.

Modelos de motos pequenas

Os menores modelos de motos são as scooters, as quais são mais leves e têm um estilo de pilotagem sentado, que é super confortável. A princípio, mesmo que sejam consideradas pequenas, encontramos opções de até 300cc no mercado, sem perder a delicadeza.

Portanto, nossa recomendação de intermediária é a PCX da Honda, a scooter tem 150cc e um valor de investimento dentro dos padrões. Além disso, a moto tem iluminação full led, conjunto óptico frontal e um lindo painel digital, fazendo com que seu design futurista a diferencie das concorrentes.

Moto Honda PCX 2022 prata | DOK Despachante
PCX 2022 – Reprodução: www.honda.com.br/motos

Modelos de motos grandes

As maiores motos que encontramos para o dia a dia são as nakeds, que têm entre 300cc a 650cc para cima. Porém, elas não são tão confortáveis e não compensam para uso diário devido ao custo de manutenção e economia de gasolina.

Contudo, um exemplo de motocicleta grande que vale ser citada é a Honda Twister 250, pois ela é mais acessível como a maioria dos modelos de entrada da marca e tem essa pegada ousada e chamativa das motos grandes.


Saiba outras curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Qual marca apresenta a melhor moto para trabalhar?

Quando o assunto é moto para trabalho, os modelos da Honda assumem 80% do mercado nacional, a queridinha tem concorrentes à altura.

Desse modo, vamos falar sobre todas as marcas de moto que têm modelos que disputam o mercado com ela.

Modelos de moto Honda

Após anos sendo usada como ferramenta de trabalho de milhares de brasileiros, a linha CG da Honda lançou a CG 160 Cargo, um modelo pensado exclusivamente para trabalhar. Pensando nisso, a marca aprimorou a moto mais vendida do Brasil, característica essencial para o uso profissional.

Uma curiosidade interessante é que, como foi pensada para trabalho, o espaço onde ficaria o banco do garupa, tem uso exclusivo para o baú de moto. Aliás, caso o proprietário tente mudar isso colocando um banco extra, pode ser penalizado por customização de moto.

moto CG cargo 160 branca | DOK Despachante
Honda CG Cargo – Reprodução: www.honda.com.br/motos

Modelos de moto Yamaha

Já citamos sua conterrânea 150cc, mas a Yamaha Factor 125i é a melhor opção para o uso profissional. O modelo da marca tem um tanque de 15,7 litros e promete fazer 46km/L. Apesar de não ser feita para “só trabalhar”, ela atende muito bem a demanda por ser uma moto urbana e barata.

Vale destacar que a 125cc da marca foi a segunda motocicleta mais vendida no território nacional, perdendo apenas para a líder de vendas da Honda.

Qual marca tem a moto ideal para viajar?

Agora, quando pensamos em viagem, o conforto é um fator essencial e é possível encontrar isso em diversas marcas.

O que afeta verdadeiramente o segmento de moto para viajar são os modelos, pois motocicletas mais pesadas e grandes tendem a ser mais confortáveis e a apresentarem melhor desempenho nas estradas.

A seguir, mostraremos algumas opções das principais marcas com essa característica para que você, motociclista, possa avaliar qual delas combina mais com a sua personalidade.

Modelos de moto BMW

A BMW é conhecida pelas suas lindas motos esportivas. Vamos começar falando dela, pois é uma marca que pode facilmente ser adaptada ao uso do dia a dia.

A BMW R 1250 G foi premiada como moto do ano em 2020. O modelo tem o Shift Cam da marca, que é conceituado por dar um upgrade na performance do motor. Com 1254 cc, sua potência é surreal se comparada aos outros modelos que falamos neste artigo.

Como a própria montadora define a motocicleta “com espírito ainda mais aventureiro”. Se você gosta de adrenalina e viagem, talvez a aventureira da BMW seja a moto ideal para você viajar.

Modelos de moto Kawasaki

Para fugir um pouco do óbvio e não falar apenas da Kawasaki Ninja, a linha mais conhecida da marca. Ainda no design esportivo, mas com uma pegada mais espaçosa, a Versys 650 Tourer da Kawasaki é uma moto para quem está acostumado com a potência das esportivas, mas que precisa de mais espaço.

Como a cor verde representa a marca, esse modelo não teria uma tonalidade diferente. Porém, também existe a opção all black (toda preta) para os mais “básicos”. Apesar que ter uma Versys não é para quem quer passar como discreto.

Moto esportiva

A definição simples das motos esportivas é o desempenho, essa categoria de motocicletas tem um design aerodinâmico, o qual é inspirado em modelos de corrida. Além disso, sua forma de pilotar é mais brutal, pois o piloto fica quase deitado em cima do tanque.

No entanto, esse não é um modelo muito confortável para transportar uma pessoa na garupa, mesmo que exista a possibilidade, essa é uma moto mais individual. Além disso, as cilindradas das motos esportivas costumam se iniciar em 650cc.

pilotagem de moto esportiva
Pilotagem do moto esportiva – Reprodução: www.g1.globo.com

Modelos de moto Harley Davidson

Diferentemente do que muitas pessoas acham, a Harley não é um modelo, mas sim uma marca de motos muito famosa pelo seu estilo único e inconfundível.

Dessa forma, ter uma Harley vai além de ter uma moto, é um estilo de vida! Apesar do investimento para ter uma em sua garagem ser alto, a marca é especialista em motos de estrada, os modelos Custom e Cruiser são pensados para o público que gosta de estar sempre percorrendo distâncias maiores.

Entretanto, não podemos esquecer que o catálogo da marca também exibe a “Grand american touring” que, na tradução é “A grande turnê americana”, uma linha de motocicletas touring que tem o ar de “sonho americano”.

Moto custom

A moto custom (personalizada) é um modelo que ficou muito popular junto à marca Harley Davidson, pois engloba um estilo completamente único e uma presença incrível, ganhando destaque por onde passa.

O estilo apresenta uma moto “estradeira” com uma pilotagem mais confortável, inclinada para trás e com as pedaleiras mais à frente. O conforto também se estende ao garupa, visto que esse design permite que o passageiro fique mais à vontade durante o percurso.

Moto touring

As motocicletas touring que, como no próprio nome tem “tour” (passeio), é a moto para quem gosta de viajar e prefere fazer isso em apenas duas rodas.

Essa categoria foi criada para suprir as necessidades do turismo em duas rodas e não é um modelo para se ter de primeira, mas é sensacional para os experientes pilotos e viajantes amantes do estilo.

Moto touring bordô da Harley Davidson | DOK Despachante
Harley Davidson Touring – Reprodução: www.motoonline.com.br

Consulte antes de escolher uma moto usada

Agora que você já sabe quais são os modelos de moto, suas características exclusivas e provavelmente tenha se identificado com um ou mais modelos, está na hora de escolher qual será a sua primeira ou próxima motocicleta. E se você quiser equipá-la, confira os principais acessórios de moto.

Sabemos que comprar um veículo zero-quilômetro não é a realidade da maioria das pessoas do nosso país. Então, temos uma dica valiosa para você que está pensando em adquirir uma moto usada ou uma moto antiga.

Antes de fechar o negócio com o antigo proprietário, mesmo tendo certeza que aquele veículo precisa ser seu, faça uma consulta para confirmar a situação dos documentos e dívidas que aquela moto pode ter.

E por fim, aqui vai a dica de ouro: com DOK, você faz essa consulta grátis só com placa da moto e um e-mail ativo. Vale lembrar que isso é válido para o estado de São Paulo, aos demais estados, será necessário também o Renavam do veículo.

Conclusão

Afinal, qual é o modelo de motocicleta ideal para você? Neste artigo, falamos sobre os tipos de moto e suas diferenças, valores e benefícios.

Concluímos que, para os motociclistas iniciantes, as melhores opções são as confiáveis scooters, que são modelos leves, econômicos e com uma pilotagem bastante confortável.

Entretanto, se o objetivo for um veículo para trabalho, acreditamos que as street, como a CG 160 da Honda, tenham o melhor custo-benefício a longo prazo. Afinal, elas se adaptam muito bem à correria urbana.

Esperamos ter ajudado a descobrir seu motociclista interior e, se isso aconteceu, não esqueça de acessar o site do DOK para consultar os documentos da sua futura moto antes de comprá-la.

TAGS: modelos de motos honda/ modelos de moto biz/ modelos de motos altas/ todos os modelos de moto


Perguntas frequentes sobre Modelos de moto

Quais são os tipos de moto?

Existem sete principais modelos de moto, entre elas: scooter, street, naked, trail, big trail, custom e touring.

Qual a melhor moto de baixa cilindrada?

Só você sabe o que se encaixa na sua realidade, mas os scooters da Honda são consideradas como as melhores motos de baixa cilindrada do mercado.

Qual o modelo de moto mais confortável?

Para estradas e viagens, sem dúvidas, a touring é a mais confortável. Já para o uso urbano, são recomendadas as scooters.

Qual moto apresenta o melhor custo-benefício?

Atualmente, as motos mais compradas pelos brasileiros para trabalho pertencem à família CG da Honda. Tendo isso em vista seu custo-benefício, que é considerado o melhor para quem busca uma motocicleta para o dia a dia.



Posts relacionados