Acessórios para bicicleta: quais são e como usar?

Por: Redator DOK

Publicado em 18 de agosto de 2022 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

capa de artigo acessórios para bicicleta. na imagem: homem e mulher adultos na bicicleta atrás de uma criança também na bicicleta; todos utilizam capacete, óculos de sol e luvas de ciclismo | DOK Despachante

Salve, Ciclista! A busca por acessórios para bicicleta vem aumentando significativamente a cada ano!

Seja ela causada pela conscientização ambiental dos cidadãos, pelo uso em atividades de lazer ou pela alternativa mais acessível de transporte.

O fato é que conforme a procura aumenta, novas possibilidades e modelos de peças e acessórios para bicicletas são lançadas no mercado. Entretanto, com tantas opções, é possível que você fique com dúvida em quais acessórios escolher.

Diante disso, você sabe dizer quais são os melhores acessórios para conduzir uma bicicleta e quais são obrigatórios por lei?

ipva 2024

Se você disse que sim, e pensou no capacete e nas luzes refletoras, você não está errado. Mas também não está certo. Quer descobrir por quê? Então continue lendo este conteúdo!

O que são acessórios para bicicleta?

Acessórios para bicicletas são elementos que auxiliam na proteção e no desempenho do ciclista ao pedalar, além de também contribuírem com a segurança no trânsito como um todo. Eles podem ser divididos em:

  • Obrigatórios;
  • Complementares.

Sendo que, ambos podem possuir ou não, a função decorativa, pois muitos acessórios de mesmo modelo e marca possuem versões em cores e padrões diferentes.

Nesse caso, fica a critério de cada ciclista escolher o que melhor combina com seu estilo pessoal ou com a bicicleta usada.

Acessórios segurança bicicleta: quais são obrigatórios?

Por regulamentação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a bicicleta é considerada um veículo de impulso humano usada para locomoção de passageiros.

Isso significa que, por ser um veículo, o ciclista tem seus direitos estabelecidos pelas leis de trânsito. Mas por essa mesma razão, também tem deveres a cumprir.

De acordo com o Art. 105, inciso 6º do CTB, os acessórios obrigatórios para bicicletas são:

Campainha

A campainha de bicicleta atua como dispositivo de alerta para demais usuários da via, de modo a prevenir acidentes por meio da sinalização sonora.

Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais

A sinalização são as luzes refletoras que tem como função, destacar a bicicleta na via, de modo que seja percebida por inteira pelos motoristas de veículos automotores terrestres, ciclomotores e demais ciclistas durante à noite.

Espelho retrovisor do lado esquerdo

Como os veículos lentos e de grande porte devem transitar pela faixa da direita, o espelho retrovisor no lado esquerdo da bicicleta serve como auxílio para fazer ultrapassagens.

De acordo com o Art. 29, inciso 9º do CTB, esta “deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas”.

infográfico dos acessórios para bicicleta obrigatórios pelo CTB:
- buzina;
- espelho retrovisor esquerdo;
- luzes refletoras.
DOK Despachante

Melhores acessórios para bicicleta: quais são os mais comprados?

Como dito na introdução, os melhores acessórios para bicicleta não precisam ser necessariamente os mais utilizados e tradicionais.

Essa contraposição acontece porque diferentes tipos de bicicletas pedem por acessórios obrigatórios e complementares de especificações variadas. Estes, ajudam no desempenho e na proteção dos ciclistas, de acordo com o que é necessário para as diferentes categorias que participam.

Por exemplo, na categoria MTB (Bicicletas Mountain Bike), bicicleta de ciclismo que contempla o curto deslocamento em montanhas e suas proximidades, estão dentre os acessórios para bicicleta mais comprados:

Capacete de MTB

O capacete de MTB tem mais ‘buracos’ de ventilação que o capacete ‘coquinho’, de uso comum na prática de skate.

Essa característica se deve ao fato de que o percurso montanhoso desgasta mais o físico do ciclista, do que um percurso urbano, e permite ao condutor mais conforto ao transpirar.

A variar do modelo, pode ter viseira acoplada, botão de ajuste na nuca, lanterna traseira e outras funcionalidades.

Vale ressaltar que o capacete é um dos acessórios de segurança para bicicletas, mas ao contrário do que se acredita, ele não tem como função salvar a vida do ciclista como é o caso dos motociclistas (saiba mais aqui), mas sim proteger de possíveis erros de pilotagem.

O que de fato salva a vida de ciclistas são as boas práticas de trânsito dos motoristas e motociclistas das vias, assim como seu bom estado.

Óculos

Você sabia que os óculos de ciclismo são mais adequados que os os convencionais óculos de sol? Isso porque são feitos com materiais mais flexíveis e confortáveis, fundamentais para essa prática esportiva, pois diminui o risco de quebra em uma possível queda, por exemplo.

Pelo fato do design ser mais colado à face, o acessório para bicicleta evita o contato de detritos (ciscos, sujeiras, insetos) com a região ocular. Além disso, os óculos para ciclismo possuem plaquetas mais confortáveis e ajustáveis, o que ajuda a manter sua estabilidade em movimentos bruscos.

Sapatilha

Outro acessório para bicicleta que se faz muito importante no dia a dia de quem pedala com frequência são as sapatilhas de ciclismo.

Esses calçados são específicos para ciclistas pois ajudam a manter os pés mais firmes nos pedais e aumentam o ritmo na bicicleta.

Nas sapatilhas de MTB, é comum encontrarmos modelos mais leves, com solado mais alto e resistente, um formato anatômico que garante mais proteção ao tornozelo, forros impermeáveis e fechos diversos que aumentam a segurança e conforto de quem está pedalando.

Luva de dedo longo

A luva de dedo longo é uma das principais medidas preventivas que ciclistas adotam, pois, diferente das luvas de meio dedo, que os deixam expostos, essa protege mais as mãos em momentos de queda, visto que chegam ao chão primeiro. 

Os modelos mais recentes já contam com microfuros para garantir melhor transpiração, texturas antiderrapantes na parte da palma para conferir melhor envolvimento das mãos com o guidão, além de serem mais leves e finas.

Demais modalidades de ciclismo

Além do MTB, existem outras 5 modalidades principais de ciclismo:

  • Para estrada;
  • De pista;
  • Downhill;
  • BMX;
  • Gravel.

Vale ressaltar que de modo geral, os acessórios para essas bicicletas são os mesmos já mencionados ao longo do texto, porém, algumas modalidades exigem itens específicos. Pesquise antes de praticar.

Não se esqueça que em alguns dias somos motoristas, em outros pedestres e até mesmo ciclistas. Por isso, não deixe de saber o que diz a nova lei sobre ultrapassagem de ciclistas.


Saiba mais sobre como os códigos de trânsito englobam bicicletas

Ei, ciclista ou motorista! Se você chegou até aqui, acho que você também vai precisar saber disso. Confira:


Acessórios para bicicleta infantil

Um pouco diferente das bikes de adulto, os acessórios para bicicleta infantil são mais decorativos, mas não significa que todos eles não possuam função.

O jeito foi adaptar os acessórios já usados nas bicicletas de adulto para algo mais icônico e divertido. Veja alguns deles:

Buzina

A campainha é um acessório obrigatório para bicicletas, e por isso, também não pode faltar nas versões infantis.

É comum que as crianças busquem por acessórios para bicicleta mais chamativos, como as buzinas com formato de animal ou que emitem um som diferente.

Uma das mais populares e marcantes da última década foi a manopla de aceleração, que imitava o som de acelerados das motocicletas. E por falar em moto, confira acessórios equipar a sua.

Cestinha

Esse acessório se tornou popular devido à sua função de armazenar coisas, e depois ganhou design mais inteligente e atrativo.

Para as crianças, ter uma cestinha é sinônimo de ter um carro. Afinal de contas, com a bicicleta é possível se locomover, pilotar e, principalmente, contar com espaço para a bagagem.

Peças e acessórios para bicicletas: qual a diferença?

Semelhante a um carro, por exemplo, as peças da bicicleta são os componentes essenciais que lhe fazem funcionar.

Se para o carro isso significa possuir motor, sistema elétrico, suspensão, escapamento, carcaça e muitos outros, para a bicicleta, as peças fundamentais são: rodas, suspensão, freios, pedal, guidão, corrente e entre outros.

Já os acessórios para bicicleta são os itens adicionais obrigatórios ou complementares que auxiliam e melhoram o desempenho dos ciclistas nas diversas modalidades.

Onde comprar acessórios para bicicleta?

Existem lojas mais generalistas que englobam outros esportes além do ciclismo, e também lojas mais direcionadas ao esporte.

Entretanto, mesmo em lojas esportivas de modo geral, é possível encontrar acessórios mais específicos. Caso não encontre o que busca, procure por lojas próprias de ciclismo ou até mesmo no site do fabricante do acessório, assim você pode descobrir seus distribuidores e lojas parceiras. 

Considerando tanto a loja física, quanto a loja online, a ‘Decathlon‘ é uma ótima opção de local de compra. Tanto para itens de nível iniciante e intermediário, quanto profissional. 

Outra opção de local de compra é a loja ‘Ciclista Store’ que tem sede em Curitiba/PR e loja online que envia para todo o Brasil.

Antecipe os erros do futuro hoje mesmo

Atualmente, com o avanço de tecnologias e pensamentos sobre consumo sustentável, as bicicletas elétricas ganharam bastante espaço nas vias. 

Pensando nisso, novas dúvidas apareceram e classificações foram criadas. Saiba o que o CTB adotou sobre os ciclomotores e como as bicicletas se diferem deles.

Bom, agora que você já sabe como dar aquela turbinada na sua bicicleta e também na da criançada, que tal colocar alguns acessórios em seu carro?

Para não perder nenhuma outra dica, fique de olho em nosso blog e redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook. Afinal, estar presente no seu dia a dia é o que nos faz #SERDOKER.

Conclusão

Os acessórios para bicicleta são componentes instalados no veículo ou portados pelos ciclistas que aumentam a sua performance ao pedalar e que podem ser obrigatórios ou complementares.

ipva 2024

Os acessórios obrigatórios são aqueles exigidos pelo Art. 105, inciso 6º do CTB, enquanto os complementares são opcionais e podem ser decorativos ou usados para melhorar o desempenho dos ciclistas.

Vale ressaltar que existem inúmeros acessórios para bicicletas, cada um para uma função diferente e para atender diferentes modalidades de ciclismo.

Por fim, depois de saber quais são os acessórios para bicicleta fundamentais e como são diferentes das peças, não deixe de conferir a situação da sua bike, para dar uma melhorada no desempenho e aumentar as suas funcionalidades.

TAGS: acessorios bicicleta infantil / acessorios para guidão de bicicleta / melhores acessorios para bicicleta / peças e acessorios para bicicletas


Perguntas frequentes sobre acessórios para bicicleta

Quais são os acessórios para bicicleta?

Os acessórios são divididos entre obrigatórios e complementares, cada classificação tem suas especificidades e normas. Os acessórios obrigatórios para bicicletas são: buzina, espelho retrovisor esquerdo e luzes refletoras.

É obrigatório o uso de capacete para andar de bike?

Ao contrário do que muitos acreditam, não é obrigatório o uso de capacete para andar de bicicleta.

É crime andar de bicicleta na rua?

Desde que seja feita de maneira apropriada, a circulação do ciclista na rua é permitida. Entretanto, o ciclista não pode circular pela calçada, exceto em caso de sinalização permissiva.



Posts relacionados