Acessórios para carros: 5 itens proibidos que podem gerar multa

Por: Gregory Packs

Publicado em 21 de julho de 2022 | Atualizado em 29 de dezembro de 2023

Capa artigo acessórios para carros - DOK

Fala, Condutor! Os acessórios para carros estão se tornando cada vez mais comuns nos dias atuais. Entretanto, alguns desses itens são proibidos e podem gerar multa ao motorista. Você sabe quais são eles? Leia até o final para descobrir o que é permitido e o que não é.

O que é acessório de carro?

Para quem não está familiarizado, os acessórios para carros servem para modernizar, facilitar e suprir algumas necessidades que os modelos mais antigos não possuem. Seja na parte do conforto ou segurança, eles estão cada vez mais presentes nos veículos.

Devido ao aumento do valor dos carros novos e usados, uma maneira de economizar e atualizar o seu veículo, é comprar alguns acessórios para deixá-lo parecido com os modelos atuais.

Quais são os acessórios para carros mais procurados?

Segundo a Chevrolet, a demanda por acessórios para carros no ano de 2021 foi acima de 20% que nos anos anteriores. Mas afinal, quais são os itens mais procurados? Confira:

ipva 2024

Sensor de estacionamento   

O sensor de estacionamento chegou com a proposta de auxiliar os motoristas na hora de fazer a temida baliza e também evitar a colisão com outros carros.

Além de muito útil para os recém habilitados, também pode facilitar a vida dos condutores experientes pela rapidez e facilidade ao estacionar.

Calhas de chuva   

De extrema importância para os dias chuvosos, as calhas de chuva (também conhecidas como limpadores de vidro), oferecem segurança e conforto ao motorista.

Por ser um item fundamental para a visibilidade no trânsito, é sempre bom verificar o desgaste para não riscar os vidros do carro e/ou perder a sua efetividade.

Central multimídias 

Muito comum nos modelos atuais, o central multimídias (também conhecido como kit multimídia) modernizou os veículos com a função bluetooth, que conecta o celular ao carro e possibilita escutar suas músicas favoritas, acessar o GPS de forma mais visível e atender ligações sem preocupação com multas.

Faróis de LED 

Sendo um dos itens mais procurados do mercado, os faróis de led deixam o veículo mais chamativo, possuem durabilidade maior do que os normais e passam mais segurança na iluminação ao trafegar pelas vias.

Porém, em 2021, qualquer tipo de alteração no farol passou a ser proibida. Você pode saber mais sobre isso neste vídeo do DOK!

Itens de segurança dos pets

Para você que adora levar seus animaizinhos para passear, os acessórios mais procurados são os extensores de cintos de segurança, cadeirinhas e a capa protetora que evita rasgos nos bancos.

Quer saber mais sobre a maneira correta de transportar cachorros no carro? Confira nosso artigo.

Suporte para celular

O celular se tornou essencial na vida das pessoas, mas como sabemos, utilizá-lo no trânsito é proibido por lei. Porém, o suporte para celular tem se tornado muito comum, principalmente por ser um bom substituto para o central multimídia, pois não existe nenhuma restrição do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para esse acessório.

Contudo, a única regra é que o suporte para celular não deve ficar muito perto do câmbio, caso contrário, resulta em multa média de quatro pontos, no valor de R$130,16.

5 acessórios para carros proibidos por lei

Como vimos, tudo indica que equipar o carro com acessórios é uma tendência que chegou para ficar. Entretanto, alguns itens são proibidos e outros até permitidos, mas com restrições e de acordo com as normas do CTB. 

Caso o acessório não esteja seguindo os padrões estabelecidos, o proprietário do veículo pode ser autuado com multa grave no valor de R$195,23, cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo até que seja retirado o acessório ou atualizado na documentação, conforme o artigo 98 do CTB.  

Infográfico acessórios para carros  proibidos por lei - DOK Despachante1- Películas escura 5G
2- Engate em carro incapaz de tracionar reboque
3-TV visível para o motorista
4-Faróis de xenon e LED
5-Envelopar o carro sem atualizar o documento

Agora, para evitar problemas com as autoridades de trânsito e equipar o seu veículo sem preocupações, conheça cinco desses acessórios para carros que são proibidos:

1- Películas escuras (G5) 

As películas escuras, (também conhecidas como insulfilm) são ótimas para os dias ensolarados, pois dão mais privacidade ao motorista e passageiros. Além do mais, deixam o veículo mais elegante.

Porém, segundo a resolução nº 254 do Contran, a transparência dos vidros deve ser de 75%, ou seja, as películas escuras não devem ultrapassar 25%. 

Foto níveis de película - DOK Despachante
Níveis de película escura (Reprodução: Portal Automóveis)

2- Engate em carro incapaz de tracionar reboque

O engate para reboque se tornou popular nos últimos anos e isso se deu mais pela questão estética do que pela utilidade do item, tirando o seu real propósito.

Acontece que, atualmente, para instalar esse acessório para carro, é preciso seguir a regra de condutores com a CNH categoria B que podem levar até 3.500 Kg e na categoria C até 6.000 Kg, seguindo a resolução nº 197 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Foto engate para reboque - DOK Despachante
Engate para reboque (Reprodução: Pemavel Veículos)

3- TV visível pelo motorista com o carro em movimento

Algumas centrais multimídias vêm equipadas com TVs e DVDs, mas o condutor só pode assistir a qualquer coisa quando o carro estiver estacionado.

De acordo com a resolução nº 244  do Contran, esse meio não é proibido, mas a partir do momento que tira a atenção do motorista no trânsito, passa a ser e o condutor estará sujeito a multa grave.

Foto TV no carro - DOK Despachante
TV no banco carro (Reprodução:  Shutterstock – La Opinión)

4- Faróis de xenônio não originais 

Muito parecido com as regras do farol de led, os faróis xenons estão proibidos no Brasil desde junho de 2011, pela resolução 384. A única exceção é para o caso de o veículo vier com a customização direto da fábrica.

Foto carro com faróis xenon - DOK Despachante
Faróis Xenon (Reprodução: Peçashop)

5- Envelopar o carro sem modificar o documento

Uma alternativa para aqueles que querem cobrir alguns riscos ou mudar a cor do veículo é o envelopamento. Porém, se o envelopamento cobrir mais de 50% do veículo, o Detran entende que a cor foi alterada.

Desse modo, fazer isso sem alterar no documento do veículo é proibido, gerando multa grave e até apreensão. Saiba mais neste vídeo do DOK!


Saiba mais sobre o DOK e pagamento de multas 

Antes de verificar os quatro perigos da má instalação de acessórios no carro, separamos alguns conteúdos que podem te interessar. Acesse:


Quatro perigos da má instalação de acessórios no carro

As más instalações de acessórios no geral podem causar inúmeros problemas e no seu carro não é diferente. Confira quatro perigos que podem acontecer se não instalar corretamente:

1- Perda de garantia

Adicionar peças que não são originais e/ou que não sejam da mesma marca que o veículo, pode acarretar na perda da garantia. Desse modo, esteja sempre atento às normas de segurança presentes no manual de instruções do seu carro.

2- Desgaste da bateria

Quanto mais dispositivos são conectados ao veículo, maior o consumo da bateria que, com o tempo, perde a sua vida útil.

Por isso, é imprescindível ter cautela antes de conectar muitos dispositivos ao mesmo tempo, como carregadores de celular, caixas de som e até mesmo o GPS, para não ficar na mão durante uma emergência, por exemplo.

Lembrando que, cada veículo possui um tipo de bateria. Descubra a do seu carro neste vídeo do DOK!

3- Falha de outros equipamentos

As más instalações podem resultar em falhas de outros equipamentos no carro. Portanto, para evitar transtornos, procure um profissional especializado na instalação de acessórios para carros, pois como explica o engenheiro Erwin Franieck, mentor em engenharia avançada da SAE Brasil, em entrevista para o UOL, “É possível instalar uma simples caixa de som e acabar sem o vidro elétrico”.

4- Incêndio

A parte elétrica de um carro é um pouco difícil de entender e o principal risco das más instalações é o curto circuito que pode resultar em incêndio.

Além do mais, a falta de manutenção e vazamento de líquidos inflamáveis, por exemplo, também podem causar incêndios. Dessa forma, leve seu veículo a um mecânico de confiança e não tente fazer as instalações elétricas sozinho.

Como resolver multas por acessórios para carros

Foi multado por conta dos acessórios e não sabe o que fazer? Saiba que o DOK Despachante oferece serviços de regularização de débitos, com formas facilitadas de pagamento e de maneira totalmente online, sem precisar sair do conforto da sua casa.

Para conhecer nossos serviços, acesse nosso site, preencha o formulário na página inicial com a placa e um e-mail válido e já será possível conferir todas as pendências do seu veículo. 

Caso queira esclarecer qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe que está sempre disposta a te atender da melhor e mais rápida maneira possível.

E por falar em acessórios, se você também tem moto, confira nosso artigo sobre o tema e confira quais são os 11 itens de motocicleta que facilitarão a sua vida.

Conclusão

A popularidade dos acessórios para carros segue numa crescente, com o propósito de suprir as necessidades que os veículos antigos não possuem, como o central multimídia, sensor de estacionamento que auxilia o motorista na hora de estacionar, calhas de chuva para os dias de chuva e entre outros. Sem dúvidas, esses itens também deixam os veículos mais modernos e atualizados. 

Apesar dos acessórios facilitarem o dia a dia, também podem causar transtornos caso não sejam instalados corretamente.

Dentre os principais riscos pela má instalação dos itens estão: o não funcionamento de outras partes do veículo, desgaste de bateria e até mesmo incêndio.

ipva 2024

Vale destacar que alguns itens são proibidos, como os faróis de xenon, engate para reboque, as películas escuras (principalmente a G5), TV visível ao motorista e envelopamento do carro sem alteração no documento.

Portanto, evite instalar esses itens para não ter o carro apreendido, levar multa e pontos na CNH. Por fim, se o seu veículo for multado por conta dos acessórios para carros que são proibidos, entre no site do DOK que resolvemos para você de forma rápida e segura.

Gostou desse artigo e quer conferir mais conteúdos como esse? Confira quais são os acessórios obrigatórios para bicicletas e siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube .

TAGS: peças e acessórios automotivos / acessório veicular / coisas de carro / peças para veículos


Perguntas frequentes sobre acessórios para carros

O que é acessório de carro?

Os acessórios para carros são itens que facilitam, modernizam e suprem as necessidades do proprietário do veículo.

Qual acessório não posso colocar no carro?

Os acessórios para carros considerados proibidos são: películas escura G5, faróis de xenon, engate para reboque, TV visível para o motorista e envelopar o carro sem alterar no documento. Caso o seu veículo possua algum desses itens, pode resultar em multa e apreensão do veículo.

Quais os principais acessórios para carro?

Os principais acessórios para carros são os sensores de estacionamento, central multimídia, itens para transporte de pet e suporte para celular.



Posts relacionados