Aprenda como calcular seu combustível: qual a melhor opção, qual o gasto em viagens e por km

Por: Gregory Packs

Publicado em 25 de abril de 2022 | Atualizado em 09 de fevereiro de 2024

Capa para artigo sobre como calcular combustível para o blog DOK Despachante

Olá, Condutor! Você sabe como calcular os gastos do seu combustível?

Atualmente, com a alta no preço, muitos condutores têm traçado alternativas para economizar dinheiro. Uma das maneiras de fazer isso é por meio do cálculo de gasolina ou etanol. Para saber como calcular o combustível por km ou para viagens de carro, leia este artigo até o final!

Arte para artigo com dicas para calcular combustível I DOK Despachante

O que é combustível

Já que estamos falando sobre combustível, você o sabe que eles são?

Combustível são substâncias que ao reagir com o oxigênio produzem calor. Uma das suas principais utilidades é acionar motor de veículos. Para moverem os carros existem dois tipos: a gasolina e o etanol, mais conhecido como álcool.

Dica para evitar problemas

A gasolina é extraída do petróleo e trata-se de uma fonte de energia não renovável. Já o álcool pode ser extraído por meio de diversos vegetais, no Brasil ele é retirado da cana-de-açúcar e é um combustível renovável.

Ambos possuem vantagens e desvantagens. O álcool, por exemplo, é menos poluente e por ser composto de água beneficia o veículo, lavando o sistema automotor. Porém, é importante frisar que a água também pode levar a corrosão e a ferrugem.

Já a gasolina, por ser derivada do petróleo transforma seus resíduos em carbono e pode deixar uma borra preta sobre o motor. Todavia, ao contrário do etanol, o combustível tem propriedade propriedades lubrificantes e é útil para hidratar todo o sistema. E existe mais de um tipo, saiba tudo sobre a gasolina comum e aditivada.

Álcool ou gasolina: qual compensa mais

Pode ser que você esteja se perguntando agora: se os dois tem prós e contras, com qual opção eu devo abastecer, álcool ou gasolina? É muito difícil responder essa questão, pois cada automóvel tem suas particulares, assim como os condutores têm diferentes de dirigir.

No entanto, caso você percorra distâncias pequenas é recomendado usar gasolina e às vezes etanol para limpar o motor. Caso você faça trajetos maiores, o indicado é abastecer com álcool e de vez em quando usar gasolina para lubrificar o sistema. Mas nunca, em hipótese alguma, abasteça com combustível adulterado.

Agora, na questão financeira, é preciso ter em mente que apesar de ser mais barato o etanol rende menos que a gasolina. Segundo um padrão estabelecidos há anos, o álcool rende 30% a menos que a gasolina.

Desta forma, só vale a pena abastecer com álcool, se o seu preço for proporcional ao seu rendimento comparado a gasolina.

Como o etanol equivale a 70% da quantidade total de gasolina, para saber qual opção escolher é preciso multiplicar o preço do litro de gasolina por 70% se o resultado for menor que preço do etanol é mais econômico abastecer com o álcool.

Infográfico com dicas para calcular combustível I DOK Despachante.

Como fazer cálculo de combustível

Apesar da conta citada acima ser funcional para alguns condutores, não é para todo mundo que essa regrinha se aplica, pois nem todos os motores são os mesmos e consomem a mesma porcentagem. Desta forma, para descobrir qual combustível compensa mais para o seu automóvel é preciso calcular:

  • Quantos quilômetros o veículo andou com 1 litro de gasolina?
  • Quantos quilômetros o auto rodou com 1 litro de etanol?

Se o rendimento com etanol for de 70%, a regrinha é válida. Entretanto, se o percentual for diferente é preciso ajustar o cálculo, observe como fazer:

  • 1. Divida o desempenho da gasolina pelo etanol. Exemplo: se seu carro faz 6,2 km/litro com álcool e 8,3 km/litro com gasolina, deve-se dividir 6,2 por 9, o resultado será 0,74 ou 74%, esse é o percentual de rendimento do veículo com etanol;
  • 2. Para saber qual combustível é mais econômico divida o preço do litro do etanol pelo o da gasolina, se o resultado for igual ou inferior a 0,74, o álcool é a melhor opção;
  • 3. Outra opção é multiplicar o preço da gasolina por 0,74, se o resultado for menor que o valor do álcool, vale a pena abastecer com ele.

Saiba mais sobre DICAS automotivas

Tá precisando de mais dicas sobre o mundo automotivo? Nós temos alguns artigos que podem te ajudar:


Como calcular consumo de combustível por km

Para saber o valor do combustível por quilômetro é simples, basta dividir o valor médio do litro da gasolina pelo consumo médio do carro.

Exemplo: Se a gasolina custa R$ 6,50 e o seu carro roda 12 km com um litro, a conta fica assim: 6,50/12 = 0,54 — esse é o valor gasto por quilômetro.

Como calcular quanto vou gastar de combustível na viagem?

O cálculo de combustível para viagens também é fácil! O primeiro passo é saber quantos quilômetros o seu automóvel percorre com um litro de combustível. Depois, é preciso saber qual é a distância total que você irá percorrer e por último fazemos os cálculos.

Por exemplo, supondo que seu veículo faça 10 km com 1 litro de adustível e vá viajar por um percurso de 220 km, a conta será a seguinte: 220/10 = 22.

Agora, sabemos que você o precisará de 22 litros de gasolina ou etanol para viajar. Para saber quanto irá gastar é só multiplicar 22 pelo valor do combustível na sua cidade.

Como fazer cálculo de combustível e pedágio, juntos

Caso você não queira fazer todos estes cálculos manualmente, atualmente há alguns sites que fornecem aos usuários o valor do combustível e pedágios juntos. Veja alguns deles:

  • Mapeia: nesse site você precisa adicionar o local de partida, local de destino, o preço da gasolina ou álcool e quantos quilômetros o seu veículo faz por litro. Depois disso, o site fornecerá o tempo médio da viagem, os gastos com pedágio, combustível e a distância que será percorrida. Tudo de forma grátis.
  • Rotas Brasil: o ‘Rotas’ funciona de maneira muito parecida ao Mapeia, porém ele também fornece dados para automóveis diferentes como caminhão e moto.
  • QualP: esse site, também funciona como o Mapeia, mas tem o ‘plus’ de ser possível salvar a rota e calcular a viagem de carro de volta.

DOK Despachante online

Esses sites são uma maravilha, né? Facilita muito a nossa vida, seria incrível se também houvesse uma plataforma para regularizar os débitos do veículo, não é mesmo?

A boa notícia é que isso já existe! Aqui no DOK, você consegue pagar todos os seus débitos veiculares, como IPVA, licenciamento e multas. E o melhor de tudo é que dá para parcelar em até 12x com até 6 cartões diferentes. Confira como fazer:

  • Acesse nossa página de IPVA;
  • Informe sua placa ou Renavam;
  • Digite um e-mail atual e clique em “Consulte Grátis”;
  • Confira os débitos na coluna da esquerda;
  • Selecione a forma de pagamento na coluna da direita.

TAGS: calculo gasto combustivel / calculo combustivel km/ calculo combustivel viagem/ calculo consumo combustivel


Perguntas frequentes sobre cálculo de combustível

Como calcular qual combustível é mais vantajoso? 

Antes de tudo é preciso saber o rendimento de consumo de etanol do seu veículo. Se, por exemplo, o seu rendimento for 72% ou 0,72, para saber com qual opção abastecer é só dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina, se o resultado for igual ou inferior a 0,72, o álcool é a melhor opção.

Como calcular combustível e pedágio? 

Hoje em dia, há sites em que é possível ter o valor do combustível e pedágio, apenas fornecendo alguns dados. Algumas plataformas que fazem isso são: “Mapeia”, “Rota Brasil” e “QualP”.

Como calcular gasolina por km?

É preciso dividir a quilometragem que seu veículo roda com um litro de combustível pela distância total da viagem. Depois, é só multiplicar o resultado pelo preço do adustível na sua cidade.



Posts relacionados