O que é melhor para o seu veículo, álcool ou gasolina?

Por: Redator DOK

Publicado em 11 de dezembro de 2019 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

alcool ou gasolina

Quem tem um carro flex pode sentir dificuldade na hora de escolher entre álcool ou gasolina para abastecer, visto que, por mais que o álcool seja mais barato que a gasolina, esta nem sempre é a melhor opção de combustível.

Para ajudar você na escolha, preparamos esse artigo com informações sobre o álcool e a gasolina e como calcular a diferença a fim de saber qual é o melhor para o desempenho do seu veículo e também para o seu bolso.

Quer saber mais? Continue lendo!

Álcool ou gasolina: as diferenças no desempenho

O álcool e a gasolina são combustíveis muito diferentes e cada um possui uma eficiência energética que deve ser levada em conta. Esta diferença não é percebida apenas no rendimento do veículo, mas no bolso do motorista.

Os carros movidos a álcool sempre gastaram mais que os a gasolina, e somente a partir do momento em que os motores flex surgiram é que os motores a álcool ou gasolina ficaram iguais um ao outro.

Com o surgimento dos motores flex, os motoristas precisaram começar a pensar em que combustível era mais vantajoso para seus veículos.

Assim, os motoristas em geral começaram a optar por apenas um dos combustíveis, o que estava mais em conta.

No entanto, para saber se um dos combustíveis é mais vantajoso, é preciso ver o percentual do preço. Em geral, o álcool é mais vantajoso se custar até 70% do valor do litro da gasolina.

Hoje em dia, os veículos estão mais econômicos nos percursos feitos na cidade e gastam um pouco mais na estrada. Em nosso blog você encontra um artigo sobre os carros mais econômicos do ano.

O que é melhor para o veículo, álcool ou gasolina?

Será que existem diferenças visíveis no veículo quanto ao uso de álcool ou gasolina?

Na verdade, no que diz respeito à manutenção e desgaste das peças do carros, não existem diferenças ou problemas gerados pelo abastecimento com um outro combustível, mesmo que muita gente ateste que é melhor abastecer com gasolina que álcool, ou que o veículo “se acostuma” com algum combustível.

Veja, a seguir, mais mitos sobre o uso dos combustíveis.

Assim, o que é melhor para o veículo deve ser considerado no momento de abastecer, ao comparar os preços, visto que o consumo do álcool é maior que o de gasolina. Para entender melhor, os veículos leves consomem, percorrendo a mesma distância, até 30% a mais com álcool que com gasolina.

Mitos sobre o uso dos combustíveis

Como já dito, muita gente acredita em mitos sobre os combustíveis, mas que geralmente não são reais. Veja a seguir alguns deles:

Combustível aditivado rende mais

Mentira. A gasolina aditivada rende por litro o mesmo que a convencional, pois sua função não é a de ser mais econômica, e sim a de ajudar na limpeza do motor do veículo.

Assim, tanto a gasolina como o álcool aditivados melhoram o desempenho do motor porque o mantem limpo, o que evita o excesso de consumo de combustível.

Álcool causa falhas na partida a frio

Esta afirmação é verdadeira quando se trata de veículos antigos, no entanto, agora os veículos são dotados de tecnologias modernas que tornam o uso da gasolina para ligar o veículo indispensável.

Para que o motor funcione normalmente, é preciso apenas que se espere um pouco até que as luzes da injeção eletrônica se apaguem. Caso ocorram problemas (principalmente em dias frios), é porque existem falhas no carro ou no combustível utilizado.

O motor é menos eficiente com álcool

Mentira. O automóvel abastecido com álcool tem um desempenho melhor e não pior, e pode chegar a até 30% a mais.

No entanto, o carro que é abastecido com álcool consome mais combustível, apesar de ficar mais potente.

Não é bom misturar álcool e gasolina no carro flex

Mentira. Os veículos flex são preparados para a mistura, assim, não ficam danificados quando o veículo é abastecido com álcool e gasolina.

A primeira vez deve ser com gasolina

Mentira. O que acontece é que, antes de chegar ao motorista, a concessionária faz testes e é abastecido com um combustível.

Assim, quando o motorista pega o carro e deseja abastecer, a central eletrônica demora a se adaptar com outro combustível.

Quando você compra um carro flex zero, deve utilizar apenas um combustível, não importando se álcool ou gasolina, e deixar o carro ligado por 15 minutos em média, pois isso faz com que a central se adapte a outros materiais.

O rodízio de combustíveis é necessário

Não. Não existe problema em utilizar apenas um combustível no carro flex, pois os veículos foram feitos para ser versáteis na hora de abastecer, e não complicar a vida do motorista.

Assim, você deve abastecer com o combustível e com a quantidade que for mais vantajosa para seu veículo e na hora que desejar.

Como fazer o cálculo do álcool ou gasolina

Agora que você já viu que a maior diferença entre o álcool e a gasolina é o preço em relação ao rendimento, ensinamos como calcular esta diferença:

Para saber qual é mais vantajoso, basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, a melhor opção é o álcool. Se for maior que 0,7, então opte pela gasolina.

ipva 2024

Exemplo:

Nos últimos 15 dias (18 de novembro a 2 de dezembro), em São Paulo, o preço do álcool é, em média, R$ 2.901 e o da gasolina é, em média, R$ 4.373. Assim, o resultado é de 0,663, o que significa que a gasolina está sendo mais vantajosa que o álcool.

Neste artigo você viu tudo sobre combustíveis, além de desmentir algumas crenças que ainda existem por aí. Você também aprendeu a calcular qual o combustível mais barato no momento, a fim de escolher o que é melhor para seu carro e também para o seu bolso.

Gostou do conteúdo? Acesse o blog do DOK Despachante para mais novidades e dicas. Quer saber mais sobre o serviço de despachante? Conheça o que o DOK tem a oferecer para você através do site.



Posts relacionados